Autor Tópico: Rádio Press  (Lida 1819 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Rádio Press
« em: Setembro 21, 2023, 07:58:40 pm »
A propósito de recordar o passado da TSF alguém dos decanos deste fórum me pode dizer onde eram os estúdios e o emissor da Rádio Press?

Será plausível que, sabendo que a Rádio Press era dos donos do JN e que existe ou existia um emissor de reserva de 5kW no edifício do JN no Porto na Gonçalo Cristóvão, esse seria o local dos estúdios e do emissor?

Já agora lanço a mesma pergunta para a episódica Rádio Activa. Desde já o meu obrigado.

Danl

• Hero Member
Re: Rádio Press
« Responder #1 em: Setembro 21, 2023, 08:50:58 pm »
A propósito de recordar o passado da TSF alguém dos decanos deste fórum me pode dizer onde eram os estúdios e o emissor da Rádio Press?

Será plausível que, sabendo que a Rádio Press era dos donos do JN e que existe ou existia um emissor de reserva de 5kW no edifício do JN no Porto na Gonçalo Cristóvão, esse seria o local dos estúdios e do emissor?

Já agora lanço a mesma pergunta para a episódica Rádio Activa. Desde já o meu obrigado.

Salvo erro, os estúdios da Rádio Press ficavam na Rua das Mercês - uma perpendicular à Avenida Fernão Magalhães situada não muito longe do antigo Estádio das Antas. Posteriormente (após a fusão da TSF com a Press) passaram a delegação da TSF e Rádio Energia no Porto. Apesar de ser ainda muito jovem naquela altura ainda me lembro de ir levantar alguns cds conquistados em concursos da saudosa NRJ da qual era ouvinte assíduo.
Relativamente ao emissor... pois, desconheço onde estava localizado.

Boxx

• Hero Member
« Responder #2 em: Setembro 21, 2023, 09:02:56 pm »
O emissor chegou a estar nessa moradia da Rua da Mercês, 58. Nessa altura, eu morava na Rua Costa Cabral, a 50 m em linha reta desse local. O som da Press, ainda na frequência original 91.5, era potentissimo! Mais tarde, quando conquistaram a RRN mudaram o emissor para Valongo, emitindo em 105.3

Boxx

• Hero Member
« Responder #3 em: Setembro 21, 2023, 09:05:51 pm »
Para além da Radio Energia, também a XFM, do mesmo grupo (Lusomundo) chegaram a ter essa morada na Rua da Mercês. Tenho um CD de uma banda Portuguesa dos meados dos 90, chamada Supernova, ganho na X e que fui levantar, a pé, a essa morada.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Rádio Press
« Responder #4 em: Setembro 21, 2023, 10:08:54 pm »
A Activa não me lembro onde tinha os estúdios, mas o emissor estava (até aos tempos da Voxx) Colégio do Perpétuo Socorro ao Marquês.

Só mais tarde é que saltou para o Monte da Virgem, para a torre da anciã Rádio Satélite (que servia a Cidade/Foxx/etc). Agora só mora lá a M80.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Setembro 21, 2023, 10:10:28 pm por pdf »

Boxx

• Hero Member
« Responder #5 em: Setembro 21, 2023, 10:21:35 pm »
A Activa não me lembro onde tinha os estúdios, mas o emissor estava (até aos tempos da Voxx) Colégio do Perpétuo Socorro ao Marquês.

Só mais tarde é que saltou para o Monte da Virgem, para a torre da anciã Rádio Satélite (que servia a Cidade/Foxx/etc). Agora só mora lá a M80.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A rádio activa tinha estúdios e emissor na Rua Costa Cabral, no prédio esquina com a Alvaro Castelões

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #6 em: Setembro 24, 2023, 11:45:00 pm »
Para além da Radio Energia, também a XFM, do mesmo grupo (Lusomundo) chegaram a ter essa morada na Rua da Mercês. Tenho um CD de uma banda Portuguesa dos meados dos 90, chamada Supernova, ganho na X e que fui levantar, a pé, a essa morada.

A XFM no Porto apenas era escritório. Mais nada. A Energia de igual modo. Duas rádios que não empregaram uma viva alma no Porto nem promoveram um unico animador de emissão. Duas nodoas de rádio centralistas que acolheram qualquer jovem do Porto para fazer rádio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7 em: Setembro 25, 2023, 01:38:34 am »
Sim Zeca, aliás, toda a gente sabe que os estúdios da X e da Energia no Porto eram uma única secretária, sem uma cadeira sem nada...

No que dá não se ler o que está escrito...

Boxx

• Hero Member
« Responder #8 em: Setembro 25, 2023, 08:36:37 am »

A XFM no Porto apenas era escritório. Mais nada. A Energia de igual modo. Duas rádios que não empregaram uma viva alma no Porto nem promoveram um unico animador de emissão. Duas nodoas de rádio centralistas que acolheram qualquer jovem do Porto para fazer rádio.

Não é verdade: Artur Carvalho entrou nessa altura na Radio Energia (vindo da Nova Era).
José Carlos Tinoco (Labirinto) tinha programas na XFM

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #9 em: Setembro 25, 2023, 10:00:38 am »

Não é verdade: Artur Carvalho entrou nessa altura na Radio Energia (vindo da Nova Era).
José Carlos Tinoco (Labirinto) tinha programas na XFM

A Energia nunca teve emissão a partir do Porto.