Deixe-me colocar a questão na seguinte forma: a Rádio Sim não tuge nem Muge... nem Vila Real, nem Bragança, nem muito menos Guarda... Com a desactivação da maioria do parque de emissores OM, a estação faz-se ouvir decentemente na região sul, graças aos emissores OM do Seixal e de Vilamoura; em VHF-FM via Palmela, Portel e Elvas. Com uma boa rede FM na margem sul e no Alentejo, a par dos dois emissores OM citados, grande parte do sul não tem grande dificuldade em sintonizar a rádio. Indo um pouco para Norte, atravessando o Ribatejo, o emissor de Rio Maior (92,6 MHz) assegura uma boa cobertura da região.
Já no Centro, se existe sinal VHF-FM nas regiões de Leiria e Viseu, Coimbra é servida via OM (981 kHz). Mais a interior, resta um pequeno emissor OM em Castelo Branco. Com a desactivação dos restantes emissores OM, a recepção em grande parte da Beira Baixa e toda a Beira Alta... chapéu. Sinal zero. Trás-os-Montes? Bragança, nada. Vila Real, quase nada. Sobrevive um pequeno emissor em Chaves.
No litoral, entre a Onda Média de Coimbra e o Norte, a emissora só se faz ouvir a partir de Gaia, mercê do emissor FM de Valongo. Já por terras bracarenses, nos 101,1 MHz, o emissor FM da Sim mais potente da estação sénior (os restantes emissores principais estão afectos à RR) dá conta do recado.
Resumindo e concluindo: para a dimensão geográfica do paÃs, temos uma rede OM reduzida à expressão mÃnima, com 2 emissores de 10 kW a operar com apenas 2,5 ou 3 kW (Coimbra e Vilamoura) ; temos Seixal, mais dois pequenos emissores operacionais em Castelo Branco e Chaves. Já na faixa VHF-FM, a cobertura é muito satisfatória no Alentejo, Grande Lisboa e Ribatejo. As cidades de Leiria e Viseu são privilegiadas com emissores FM. Aveiro? A frequência de Valongo é ocupada pela Rádio ProvÃncia. E receio que a recepção dos 981 kHz Coimbra seja muito fraca. Já no grande Porto, como referi, a cobertura é satisfatória, graças aos 100,8 MHz. A cobertura no Minho, mormente no distrito de Braga, é, como também referi, muito boa. Todavia, receio que o sinal no Alto Minho, incluindo a cidade de Viana do Castelo, não seja propriamente razoável. Seguindo para território transmontano, o sinal é nulo em grande parte da região, excepto na zona de Chaves. Nas Beiras e excluindo eventualmente um outro caso pontual, a recepção da Rádio Sim é nula, salvo em Castelo Branco.