Autor Tópico: Rádio Sim  (Lida 75812 vezes)

Danl

• Hero Member
Rádio Sim
« em: Abril 05, 2016, 12:38:02 pm »
Com uma programação pensada principalmente para um público alvo de idade mais avançada, considero que a Rádio Sim é das 4 do Grupo Renascença a mais bem trabalhada. À excepção da informação e desporto em que RR ganha claramente, a Rádio Sim destaca-se por uma selecção musical bastante interessante com músicas dos 40, 50, 60, 70 e 80 e vários programas de autor. Já ouvi musicas francesas, italianas, em inglês e claro, predominantemente em português.

Estou na casa dos 30 anos, ouço a Rádio Sim regularmente e com prazer. Dispenso as outras 3, à excepção (repito) da RR na qual a informação e o desporto ainda têm qualidade.

Penso que a Rádio Sim só não tem mais audiência porque se limita, em grande parte do território, a utilizar a rede nacional de OM.

Um forista, noutro tópico, sugeria que a Rádio Sim devia ocupar as rede da RR. Eu optaria antes pela da RFM.

Qual é a vossa opinião sobre esta emissora que completa dentro de alguns meses 8 anos de existência?
« Última modificação: Novembro 29, 2021, 06:53:44 pm por AG »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rádio Sim
« Responder #1 em: Abril 05, 2016, 12:57:08 pm »
Não exactamente. Limita-se, em parte significativa do território, a NÃO ser ouvida por via hertziana (...).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Danl

• Hero Member
« Responder #2 em: Abril 05, 2016, 02:29:48 pm »
Não exactamente. Limita-se, em parte significativa do território, a NÃO ser ouvida por via hertziana (...).

Como se sabe, os emissores de OM têm uma potência relativamente baixa. E em FM aproveita os dos antigos emissores regionais. Acho até que muita gente de idade ainda desconhece a existência desta rádio.
A minha dúvida é se grande parte do seu público alvo a ouve através da net.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3 em: Abril 05, 2016, 04:07:35 pm »
Deixe-me colocar a questão na seguinte forma: a Rádio Sim não tuge nem Muge... nem Vila Real, nem Bragança, nem muito menos Guarda... Com a desactivação da maioria do parque de emissores OM, a estação faz-se ouvir decentemente na região sul, graças aos emissores OM do Seixal e de Vilamoura; em VHF-FM via Palmela, Portel e Elvas. Com uma boa rede FM na margem sul e no Alentejo, a par dos dois emissores OM citados, grande parte do sul não tem grande dificuldade em sintonizar a rádio. Indo um pouco para Norte, atravessando o Ribatejo, o emissor de Rio Maior (92,6 MHz) assegura uma boa cobertura da região. 
Já no Centro, se existe sinal VHF-FM nas regiões de Leiria e Viseu, Coimbra é servida via OM (981 kHz). Mais a interior, resta um pequeno emissor OM em Castelo Branco. Com a desactivação dos restantes emissores OM,  a recepção em grande parte da Beira Baixa e toda a Beira Alta... chapéu. Sinal zero. Trás-os-Montes? Bragança, nada. Vila Real, quase nada. Sobrevive um pequeno emissor em Chaves.
No litoral, entre a Onda Média de Coimbra e o Norte, a emissora só se faz ouvir a partir de Gaia, mercê do emissor FM de Valongo. Já por terras bracarenses, nos 101,1 MHz, o emissor FM da Sim mais potente da estação sénior (os restantes emissores principais estão afectos à RR) dá conta do recado.

Resumindo e concluindo: para a dimensão geográfica do país, temos uma rede OM reduzida à expressão mínima, com 2 emissores de 10 kW a operar com apenas 2,5 ou 3 kW (Coimbra e Vilamoura) ; temos Seixal, mais dois pequenos emissores operacionais em Castelo Branco e Chaves. Já na faixa VHF-FM, a cobertura é muito satisfatória no Alentejo, Grande Lisboa e Ribatejo. As cidades de Leiria e Viseu são privilegiadas com emissores FM. Aveiro? A frequência de Valongo é ocupada pela Rádio Província. E receio que a recepção dos 981 kHz Coimbra seja muito fraca. Já no grande Porto, como referi, a cobertura é satisfatória, graças aos 100,8 MHz. A cobertura no Minho, mormente no distrito de Braga, é, como também referi, muito boa. Todavia, receio que o sinal no Alto Minho, incluindo a cidade de Viana do Castelo, não seja propriamente razoável. Seguindo para território transmontano, o sinal é nulo em grande parte da região, excepto na zona de Chaves. Nas Beiras e excluindo eventualmente um outro caso pontual, a recepção da Rádio Sim é nula,  salvo em Castelo Branco.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Danl

• Hero Member
« Responder #4 em: Abril 05, 2016, 06:26:45 pm »
Obrigado, Luís.

Desconhecia que os emissores de Vila Real, Bragança e da Guarda ainda estivessem a operar. Sei que o sinal de Castelo Branco à noite é praticamente engolido pelo das rádios espanholas e que na Covilhã a Rádio Sim nem consegue ouvir. Logo, 10kW teóricos que na prática devem estar muito abaixo desse valor.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Abril 05, 2016, 07:25:56 pm »
Permita-me a correcção: os emissores OM em Vila Real, Bragança, Guarda, Muge, Évora, bem como Valongo e Viseu, encontram-se desligados há relativamente poucos anos. Relativamente a Castelo Branco e Chaves, tratam-se de emissores de 1 kW. Os emissores de 10 kW (potência nominal) activos são: Coimbra, Vila Moura e Seixal. Todavia, saliento, nenhum dos 3 se encontra a operar à potência máxima; Coimbra emite com 3 kW,  Vilamoura com 2,5 kW, salvo erro, e quanto a Seixal, parece-me que também não esteja a operar nos 10 kW, todavia também não deve estar a utilizar o emissor de reserva (1 kW).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #6 em: Abril 05, 2016, 07:36:41 pm »
Relativamente à Rádio Sim, é pena que devido a questões legais, não seja possível ter RDS com o mesmo PI. Seria bastante útil em zonas em que há possibilidade de ouvir a Sim em mais que uma frequência, no norte do distrito do Porto/sul do de Braga; região Oeste entre Leiria e Rio Maior; Alentejo, sobretudo.

Danl

• Hero Member
« Responder #7 em: Abril 06, 2016, 11:16:25 am »
Permita-me a correcção: os emissores OM em Vila Real, Bragança, Guarda, Muge, Évora, bem como Valongo e Viseu, encontram-se desligados há relativamente poucos anos. Relativamente a Castelo Branco e Chaves, tratam-se de emissores de 1 kW. Os emissores de 10 kW (potência nominal) activos são: Coimbra, Vila Moura e Seixal. Todavia, saliento, nenhum dos 3 se encontra a operar à potência máxima; Coimbra emite com 3 kW,  Vilamoura com 2,5 kW, salvo erro, e quanto a Seixal, parece-me que também não esteja a operar nos 10 kW, todavia também não deve estar a utilizar o emissor de reserva (1 kW).

Obrigado.

Se assim é, não acho correcto que a Rádio Sim anuncie que emite para todas essas cidades do interior quando efectivamente não o faz. Castelo Branco e Chaves é muito pouco, ainda para mais apenas com 1 kW. Ouve-se naquelas cidades e provavelmente nos seus arredores. Bragança, Vila Real, Guarda e Covilhã não conseguem ouvir via herztiana a Rádio Sim. No fundo, praticamente todo o interior norte e centro.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #8 em: Abril 06, 2016, 02:30:05 pm »
Ainda quando Muge operava com uma potência razoável, os 594 kHz chegavam a grande parte do sul e zona centro. Com efeito, 60 a 80 kW a "saírem" de uma torre de meia onda,  proporcionaram uma cobertura satisfatória de parte significativa do território nacional. Com a redução da OM à expressão mínima, obviamente que a cobertura da Rádio Sim se ressente, tanto mais que a rede VHF-FM, de poucos emissores, não faz milagres. E chega-se ao caricato de se fazer, por exemplo, Lisboa-Porto a escutar a Sim nos 102,2 MHz Palmela, para ter depois de comutar manualmente para os 92,6 Rio Maior. E depois mudar para os 95,1 Leiria. Seguindo para Norte, chega-se ao caricato de mudar dos 95,1 para a Onda Média (981 kHz Coimbra) para posteriormente ir perdendo o sinal. Sem alternativa de escuta em terras de moliceiros e ovos moles,  só é possível recuperar a recepção na zona de Gaia, em FM (100,8 MHz).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

guest160

• Visitante
« Responder #9 em: Julho 14, 2017, 03:35:29 pm »
Algum membro do fórum sabe quantos anos tem a Rádio Sim?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #10 em: Julho 14, 2017, 05:21:15 pm »
Algum membro do fórum sabe quantos anos tem a Rádio Sim?
Começou a emitir em Agosto de 2008.

guest160

• Visitante
« Responder #11 em: Novembro 22, 2017, 08:32:14 pm »
Sabem se o Zé Manel ainda faz locução na Sim? Se sim, qual é o painel ?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #12 em: Novembro 22, 2017, 08:53:53 pm »
Sim, entre as 19 e as 22h.

tuscano

• Hero Member
« Responder #13 em: Abril 14, 2018, 01:30:41 pm »
A Rádio Sim, tem alguns problemas, aponto dois, mas o problema pode ser mais meu, pois não pertenço bem ao chamado público alvo. seja lá o que isso seja, mas gosto de alguma da música que eles passam:
1- A 2ª parte da emissão da manhã, acho que a dupla não funciona a 100%, A Mariana Marques Vidal, funciona melhor sozinha, não aprecio muito o colega.
2- As duas horas diárias dedicadas ao fado 22h-00h têm mérito, mas o serem todos os dias parece-me um pouco demais.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #14 em: Agosto 20, 2018, 01:12:25 pm »
Hoje, porque estava curioso com o tema posto à debate, ouvi o fórum da rádio Sim, às dez horas. Pois, NEM um ouvinte ligou para responder. Repito, NEM UM...

Ou o auditório da Sim, está de férias, ou então a rádio está mesmo mal. Ou então o programa! Até porque o público da Sim, constituído maioritariamente por idosos reformados, tem tempo e costuma ser muito participativo.

Bem, o excelente Insónias, da RR, também raramente tinha ouvintes a participar, o programa valia pelos bem escolhidos convidados e pela boa conversa que se gerava, com a óptima condução da Sónia Santos.

Enfim...