Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 512961 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3615 em: Abril 26, 2025, 02:17:17 pm »
Sim, 91.2 estão francamente melhores. Onde isso é evidente é logo após oRio Mondego, em direção a sul, onde a Emissora das Beiras era fortemente interferida pelos 91.3 da Condestável. Agora, duram com RDS e som perfeito para lá de Pombal, os 94.0 são necessários por, diria, que uns 20kms, e isto porque 92.6 são interferidos pela futura RDS. A estar assim, pergunto-me se não fazia mais sentido ser 91.2 a estar em Emissão Nacional.

Achas que pode ter ocorrido uma deslocação do emissor?
Não arrisco dizer isso, mas alguma coisa fizeram, isso é seguro. Para Norte, já testei três vezes, e três vezes apanhei 91.2 na zona do São João, e claríssimos na Fernão de Magalhães. Além disso, a Emissora das Beiras só chegava razoavelmente, num telefone, dentro de um comboio, a partir de Estarreja, esse limite subiu para Esmoriz.
Talvez uns elementos radiantes mais recentes?  ???

Posso dizer-te que vim em 91.2 desde Coimbrões a Arcozelo pela A44 e sinal em 91.2 do Observador era inexistente...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3616 em: Abril 26, 2025, 02:25:03 pm »
Sim, 91.2 estão francamente melhores. Onde isso é evidente é logo após oRio Mondego, em direção a sul, onde a Emissora das Beiras era fortemente interferida pelos 91.3 da Condestável. Agora, duram com RDS e som perfeito para lá de Pombal, os 94.0 são necessários por, diria, que uns 20kms, e isto porque 92.6 são interferidos pela futura RDS. A estar assim, pergunto-me se não fazia mais sentido ser 91.2 a estar em Emissão Nacional.

Achas que pode ter ocorrido uma deslocação do emissor?
Não arrisco dizer isso, mas alguma coisa fizeram, isso é seguro. Para Norte, já testei três vezes, e três vezes apanhei 91.2 na zona do São João, e claríssimos na Fernão de Magalhães. Além disso, a Emissora das Beiras só chegava razoavelmente, num telefone, dentro de um comboio, a partir de Estarreja, esse limite subiu para Esmoriz.
Talvez uns elementos radiantes mais recentes?  ???

Posso dizer-te que vim em 91.2 desde Coimbrões a Arcozelo pela A44 e sinal em 91.2 do Observador era inexistente...
Do outro lado da VCI, acontece exatamente o mesmo, o sinal dura até ao Freixo, depois começa a esbater-se, e perde-se em Avintes.
Para mim, há duas explicações para isso, sendo que, particularmente do lado Ocidental, como bem sabes, até os sinais do interior mais próximos, como Santa Justa têm dificuldades. A primeira é a elevação que é Negrelos, que tapa sinais, a segunda, é a proximidade ao Monte da Virgem, que gera dificuldades aos sinais de qualquer lado que não sejam de lá, por muito bom que seja o rádio. Não te consigo dar uma explicação, apenas posso limitar-me a constatar o que ouço.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3617 em: Maio 02, 2025, 02:43:00 pm »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3618 em: Maio 03, 2025, 01:18:02 pm »
E está de volta a incontornável Rita Camarneiro.

Para mim, e a locutora mais surpreendente da rádio em Portugal.  As tiradas dela são o seu ponto mais non sense...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3619 em: Maio 03, 2025, 02:34:20 pm »
E está de volta a incontornável Rita Camarneiro.

Para mim, e a locutora mais surpreendente da rádio em Portugal.  As tiradas dela são o seu ponto mais non sense...
Infelizmente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3620 em: Maio 03, 2025, 03:48:04 pm »
Ontem, sexta-feira, junto ao Hospital privado Casa de Saúde de S. Mateus, em Viseu, constatei que os emissores da Observador e da RCI localizados no Caramulo (respetivamente em 91,2MHz e 105,5MHz) tinham um desempenho completamente diferente. Enquanto se escutava perfeitamente e com uma excelente sonoridade a RCI, a rádio Observador mal se conseguia escutar e com uma sonoridade horrível. Fica a constatação do desempenho para que os técnicos analisem...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3621 em: Maio 03, 2025, 04:03:53 pm »
RCI nao esta no Caramulo. Mas olha Viseu.
91.2 vs 98.9 ai sim pode se comparar

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3622 em: Maio 03, 2025, 04:13:19 pm »
RCI nao esta no Caramulo. Mas olha Viseu.
91.2 vs 98.9 ai sim pode se comparar

Não está no Caramulo? na página da RCI na internet dizem: "centro emissor nº 1 na serra do Caramulo"...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3623 em: Maio 03, 2025, 04:21:52 pm »
Sim,mas na zona de Vouzela. Fornelo do Monte.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3624 em: Maio 03, 2025, 05:37:54 pm »
Sim,mas na zona de Vouzela. Fornelo do Monte.

OK. Obrigado pela informação.
Dada a localização e diferença de potências, está explicado como é que a RCI consegue "entrar" muito melhor do que a Observador em Viseu!

Paulinho

• Newbie
  • *
« Responder #3625 em: Maio 06, 2025, 10:36:29 pm »
Os 94 de Leiria chegam à Viseu

pdnf

• Hero Member
« Responder #3626 em: Maio 08, 2025, 01:21:33 am »
Apenas para confirmar o já referido pelo João: após a Mealhada, troquei da TSF para a Observador, foi em 88.1 até Coimbra-Norte e daí em diante fixou bem os 94.0. Note-se que 91.2 de Viseu tinham melhor sintonia, mas estavam em Local. A partir do momento em que entrei na A13-1 perdi de imediato o sinal da Observador Nacional, como a local de Viseu estava a encher pneus com a música, resolvi experimentar a guerra 106.4 Maunça /Viseu (a verdadeira guerra das laranjas 😊😊). Só quando notei o sinal da Antena 3 a ficar estável voltei aos 94.0 que ainda não estavam tão bons quanto a 3 (numa frequência com problemas, note-se) mas já dava para começar a ouvir, isto à passagem de Penela. Daí em diante, rolei sem problemas, entrando Rio Maior quase a chegar à A23, até Sacavém. Contudo, há um pormenor relevante, que pode comprometer a análise de Rio Maior, é que 92.6 da RCPampilhosa estavam desligados esta tarde.

Uma nota engraçada, durante a entrevista a Ferreira Leite, na Tarde Política,  a dada altura a senhora estava-se a queixar, de uma forma subtil, de algo que já não me recordo, e entra no ar, por cima dela, a Mariana Ribeiro e só se ouve a frase do jingle, que é o nome do podcast: "Amiga, faz parte!". Momento caricato. 😆😆
« Última modificação: Maio 08, 2025, 01:24:40 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.