Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 517081 vezes)

sintonia

• Sr. Member
Re: Rádio Renascença
« Responder #4635 em: Março 24, 2024, 04:01:35 am »
DIREITO DE RESPOSTA

Um comentário como este mostram bem que 1 milhão e 200 mil votos não foram exatamente um engano, nem protesto. Sintonia, tenho respeito por si, também sou cristão, mas há uma coisa que particularmente quem o é, não pode fazer: julgar nem excluir. É essa a beleza da Igreja. Não tem de relegar os Seus valores Bíblicos, mas como diz o povo, não é com vinagre que se caçam moscas. Quer uma RR mais cristã, mas que não se fique por ser uma rádio religiosa, da qual até os crentes fogem (basta ver a expressão da Maria no Bareme, e tem emissores em Lisboa e Porto)? Pequenos pensamentos, antes da hora certa, um vale a pensar nisto ou uma singela oração três ou quatro vezes por dia. Por favor, não chame os Padres nem os atuais fariseus para a frente de uma rádio que tem de ser aberta ao mundo, para incluir, e cumprir o designío de Cristo, bem interpretado pelo atual Papa: TODOS, TODOS, TODOS.
Querendo pensar que se referia no seu comentário a qualquer outro aspeto, digo-lhe que ainda assim, o Duarte é um excelente locutor, uma voz com presença e que trabalhou muito para chegar onde está.

"...tenho respeito por si, também sou cristão, mas..."

Mas é tipo: espera lá que já te vou crucificar com três ou quatro cravos, porque quem sai da narrativa e pensamento mainstream é o que merece, hoje em dia, é isso caro pdnf?

E comparar a pequena e recente Rádio Maria com a antiga e porta-aviões que é a RR parece-me, no mínimo, despropositado.

Eu não chamo os padres nem os fariseus para nada, fique descansado. Infelizmente eles já lá estão, e muito bem instalados, e têm destruído muito mais do que edificado. Foi assim há 2000 anos com Cristo, e hoje pouco ou nada diferente.
"Solta-nos Barrabás!". E a Cristo? "Crucifica-O!".

Quanto ao resto comentarei, já a seguir, conjuntamente com o que outros utilizadores disseram e também me acusaram.

Esta RR não é nada. Limita-se a umas graçolas, a tipos a abanar o traseiro e a dizer piadinhas completamente sem graça.

Na irmã espanhola COPE estes "artistas" nem para limpar as instalações da COPE eram contratados.

A atual RR não é para levar a sério e a Marktest já devia ter acabado com esta fantochada se fizesse um trabalho mais independente e desprendido...

Estou totalmente de acordo, nem diria melhor; mas, aqui - pelos vistos -, fica mal dizê-lo. Temos de limitar-nos a dizer elogios, e maravilhas, e fazer como os músicos do Titanic que tocaram alegremente enquanto assistiam o navio a afundar...

A verdade não cabe mais aqui, nem na "democracia" que tantos dizem defender. É uma "democracia" enviesada aos pensamentos de um só lado, e na qual quem ousa discordar é alvo de fogo-cerrado. Uma tristeza ao que chegámos!

Efetivamente que triste comentário! Renato Duarte é talvez o melhor repórter da atual equipa da RR e, ao longo dos anos a RR sempre soube incluir e não excluir, em linha com os valores evangélicos permanentemente atualizados pelo Sumo Pontífice. A RR nunca teve na sua matriz nem pretendeu ser uma "rádio beata" mas tentou articular a fé com o mundo vivendo nele, tal como o faz a sua congénere espanhola Cadena COPE.
Além disso o locutor em causa nunca se utilizou da antena da Emissora Católica para defender quaisquer ideiais pessoais nem fazer referência aos seus gostos. E a RR não é para desligar, claramente repensou o desporto, não perdeu de todo o tempo de informação e palavra e continua a ter no meio rádio em Portugal profissionais de excelência, não discordando que a programação e a seleção musical necessitem de acertos, mas a  matriz da RR não se perdeu com Renato Duarte.

Não faz ele outra coisa, mas o pessoal gosta. Se tivesse escrito assim, então estaria a dizer a verdade.

Mas, já agora, eu escrevi apenas uma simples e curtíssima frase sobre esse locutor/seu trabalho na sequência dos vossos comentários sobre a deriva da RR e, curiosamente, vocês é que estão a desenvolver uma autêntica tese de suposições sobre o que eu NÃO DISSE e fazendo juízos de naturezas várias, e até muito pessoais, já repararam?

A atual RR não é nada e há profissionais que não se enquadram numa rádio com a matriz da RR.
O resto é conversa fiada...

Subscrevo inteiramente. E foi exactamente isso que eu quis dizer com aquela frase, mas os colegas de fórum já se encarregaram de deturpar as minhas palavras e atribuir-me (graves) acusações e, aproveitaram, fizeram sobre mim (graves) juízos de valor...

...mas o acolher "todos, todos, todos" deles é só aplicável para alguns. Parece-me.

[...]
Estas palavras não têm nem um pingo de crítica a quem professa a fé católica.

É só ler o que me disse a seguir para ver como não fez outra coisa senão criticar-me e, inclusive, chamar de mau cristão.

Lamento ter de informar, mas "professar a fé católica" implica defender valores que, hoje em dia, são contrários aos do mundo e aos que a maioria das pessoas defende (e agora acha bem e tanto recomenda).
Porventura alguém aqui já leu e conhece o Catecismo da Igreja Católica?
Ou falam de um catolicismo de senso-comum e sem fundamento algum?

[...]
De um agnóstico, baptizado, com a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé feita (que não me fizeram mal nenhum), espero que o caro Sintonia reflicta sobre essas palavras em relação ao Renato Duarte.
Independentemente de verrinarmos certas figuras ou estações neste espaço, acredito que todos nós não procuramos atacar o carácter, orientações sexuais, credos ou preferências dos profissionais que compõe este meio maravilhoso que é a rádio.
[...]

Mas onde é que eu falei em "orientações sexuais" de tal locutor? Não serão os caros companheiros de fórum que estão a associá-lo a coisas ou factores às quais eu não fiz a menor alusão? E a que se deve essa defesa tão acérrima a quem está completamente fora do espírito de base da RR? Realmente, dá que pensar...

[...]
A Páscoa é uma época de renascimento. Espero que o Sintonia faça renascer certos fundamentos que não se coadunam, nem com um bom cristão, nem com o pensamento do representante maior do Deus católico na Terra e que muito tem feito para que as gentes se reencontrarem com a sua Igreja.
[...]

Começo a ter dúvidas se esse "representante" tem feito para "as gentes se reencontrarem com a sua Igreja" ou se se tem limitado a um populismo que agrada às massas mas distancia-se do sentido do apelo à conversão (efectivo) e mudança de vida (efectiva) a que o Evangelho desafia.

É tão fácil dizer "todos, todos, todos"...
...mas este TODOS significa "como são", e não "como estão".

O apelo à conversão cristã é o sentido do Evangelho. Populismos baratos ficam bem nos media, mas estão longe da verdadeira Tradição Católica.

A RR atual acaba já amanhã se algumas empresas que a sustentam quiserem...

A atual RR vai contra a matriz fundacional da RR

Podem invocar o Papa Francisco à  vontade que nem isso justifica a defesa de tal coisa.

Quem se der ao trabalho de fazer o levantamento do que se passa nos programas esteja à vontade.
Aquilo é de tal forma vomitivo que eu não consigo ouvir mais de 10 segundos determinadas personagens...

Completamente. A matriz fundacional da RR já lá vai e lá as "virgens ofendidas" só choram e ainda se dizem "católicas" para que a torneira financeira da Igreja que as sustenta não feche. Mas a RR de católica já pouco ou nada tem.

Quanto ao que me disse sobre o "levantamento do que se passa nos programas" também lhe respondo: é que é tal e qual. Só não vê (ou ouve) quem não quer. É, literalmente, à descarada. E às vezes a RFM já parece ter mais pendor católico do que a própria RR!

"Certas personagens", Atento? Eu desligo logo ou mudo de estação. É simples. Com a actual RR nem vale a pena tentar dar uma segunda oportunidade àquelas novas "cartilhas" veladas do "somos tão cool". Que Deus nos livre de tamanha hipocrisia e demagogia!

O Sintonia creio que tem um amplo portfólio sobre o assunto...

Infelizmente sim, caro Atento. E é sofrível, garanto-lhe.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #4636 em: Março 24, 2024, 04:05:44 am »
A título de curiosidade, seguem os resultados do Censos 2021 sobre religião (professa) em Portugal:

Fica a partilha :)

ocentos15

• Sr. Member
« Responder #4637 em: Março 24, 2024, 06:08:53 pm »
Venho deixar uma nota muito positiva à integração da equipa da Renascença no espetáculo da Joana Marques na Altice Arena, ao qual assiti ontem à noite. Excelente integração da rádio (não no espetáculo, mas em todos os caminhos de acesso à sala onde a marca "RR" esteve presente. Ouviu-se também a emissão da Renascença pelo Altice pré e pós espetaculo), passaram também anuncios ao programa da manhã... mas mais do que isso, no final do espetáculo, quem leu os créditos atentamente percebeu que muito foi feito com a prata da casa. Os "amigos" da Joana, como lhes chamou. O guião (co produzido pela equipa de escritores das 3 dá manhã), a sonoplastia, os vídeos, a produção... tudo com nomes da casa. Até a voz-off extraordinária do Diogo Pires que foram resgatar ao braço mais jovem do grupo (Mega) foi bem conseguida. A prova de que há muito talento na Buraca que vai para além da rádio. Que seja uma premissa para que haja mais grandes produções com o carimbo da casa e acções em que se fundem talentos das várias rádios do grupo. Estão de Parabéns!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4638 em: Março 24, 2024, 06:21:19 pm »
Venho deixar uma nota muito positiva à integração da equipa da Renascença no espetáculo da Joana Marques na Altice Arena, ao qual assiti ontem à noite. Excelente integração da rádio (não no espetáculo, mas em todos os caminhos de acesso à sala onde a marca "RR" esteve presente. Ouviu-se também a emissão da Renascença pelo Altice pré e pós espetaculo), passaram também anuncios ao programa da manhã... mas mais do que isso, no final do espetáculo, quem leu os créditos atentamente percebeu que muito foi feito com a prata da casa. Os "amigos" da Joana, como lhes chamou. O guião (co produzido pela equipa de escritores das 3 dá manhã), a sonoplastia, os vídeos, a produção... tudo com nomes da casa. Até a voz-off extraordinária do Diogo Pires que foram resgatar ao braço mais jovem do grupo (Mega) foi bem conseguida. A prova de que há muito talento na Buraca que vai para além da rádio. Que seja uma premissa para que haja mais grandes produções com o carimbo da casa e acções em que se fundem talentos das várias rádios do grupo. Estão de Parabéns!

Grande exercício de força e competência, muito bem :) muito boa gente teria deixado isto para uma produtora externa, como acontece tantas vezes!

Claro que depois temos o verso dessa medalha, que é: toda a gente se encheu com um extra este mês vindo daqui. :P

Mas muito bem, muito bem.

Atento

• Hero Member
« Responder #4639 em: Março 24, 2024, 07:41:32 pm »
Só faltou mesmo o Cardeal Aguiar a bombar na corneta anunciando tamanha façanha.

Não terá tido tempo, pois, entre uma entrevista aqui, outra acolá e o amparar de Punto da Costa, não sobra efetivamente muito tempo...
« Última modificação: Março 24, 2024, 07:43:15 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4640 em: Março 24, 2024, 08:43:14 pm »
E faltava lá o Atento a tocar a pandeireta, mas também não deve ter muito tempo, porque tem estar sempre a dizer mal  de tudo o que mexe e isso toma lhe todo o tempo.
A RR tem um novo auditório de gente nova, muito atraído pela das Três da vida airada.

Quem não Gosta, ouve outras rádios.

A vida é mesmo assim..

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4641 em: Março 25, 2024, 09:49:13 am »

Grande exercício de força e competência, muito bem :) muito boa gente teria deixado isto para uma produtora externa, como acontece tantas vezes!

Claro que depois temos o verso dessa medalha, que é: toda a gente se encheu com um extra este mês vindo daqui. :P

Mas muito bem, muito bem.

Uma das melhores decisões que têm feito nos últimos anos tem sido sem dúvida não deixarem cair a Genius y Meios.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #4642 em: Março 25, 2024, 01:09:30 pm »
Ao relatar ontem o amigável jogo da seleção contra a Suécia, a RR continua a apostar nos relatos.
A todos aqueles que suspeitavam que a RR ia acabar com eles, vê se que se enganaram.
Fico contente, a marca RR é Bola Branca é uma marca inconfundível e incontornável do desporto em Portugal.
E sinceramente gostava que homens como Pedro Azevedo e Carlos Dias, continuassem na Bola Branca.
Espero bem que sim...
Não era suspeitar.
Era algo que iria acabar por acontecer, caso continuassem a manter os relatos na NET.
Estava à vista de todos, inclusive das pessoas que estavam dentro da casa.
A diferença é que existia quem não quisesse ver.
Graças a Deus a Renascença já inverteu, e bem, esse caminho do online, vocacionando novamente os relatos para a antena.
Só assim faz sentido.
Uma rádio não se faz de enlatados.
A Renascença, com a história que tem, não podia continuar nesse caminho.
Noto que há mais informação, há mais palavra, e é isso que se deseja numa rádio generalista.
Acho que ainda não está no ponto em que pessoalmente eu gostaria, mas tem crescido nesse sentido.
Quando eu critico a Renascença, não é porque quero ser maldoso, mas sim porque gosto demasiado tanto da rádio, como de alguns amigos que tenho no grupo (não só na Bola Branca).
E também porque numa fase bastante difícil da minha vida pessoal, foi provavelmente a única companhia de todas as horas que eu tinha.
Fico contente de ver a Renascença a apostar em mais palavra.

Edit: Sobre o pessoal da velha guarda, posso dizer que há rumores de movimentações. Mas pediram-me para não falar publicamente sobre mais nada, e vou respeitar esse pedido
« Última modificação: Março 25, 2024, 01:11:31 pm por nelsonsoares »

Danl

• Hero Member
« Responder #4643 em: Março 25, 2024, 01:28:43 pm »
Ao relatar ontem o amigável jogo da seleção contra a Suécia, a RR continua a apostar nos relatos.
A todos aqueles que suspeitavam que a RR ia acabar com eles, vê se que se enganaram.
Fico contente, a marca RR é Bola Branca é uma marca inconfundível e incontornável do desporto em Portugal.
E sinceramente gostava que homens como Pedro Azevedo e Carlos Dias, continuassem na Bola Branca.
Espero bem que sim...

Não era suspeitar.
Era algo que iria acabar por acontecer, caso continuassem a manter os relatos na NET.
Estava à vista de todos, inclusive das pessoas que estavam dentro da casa.
A diferença é que existia quem não quisesse ver.
Graças a Deus a Renascença já inverteu, e bem, esse caminho do online, vocacionando novamente os relatos para a antena.
Só assim faz sentido.
Uma rádio não se faz de enlatados.
A Renascença, com a história que tem, não podia continuar nesse caminho.
Noto que há mais informação, há mais palavra, e é isso que se deseja numa rádio generalista.
Acho que ainda não está no ponto em que pessoalmente eu gostaria, mas tem crescido nesse sentido.
Quando eu critico a Renascença, não é porque quero ser maldoso, mas sim porque gosto demasiado tanto da rádio, como de alguns amigos que tenho no grupo (não só na Bola Branca).
E também porque numa fase bastante difícil da minha vida pessoal, foi provavelmente a única companhia de todas as horas que eu tinha.

Fico contente de ver a Renascença a apostar em mais palavra.

Se me permite, algo que eu gostaria de ver implementado na Renascença seriam sínteses de noticias a meia-hora. Por exemplo, entre as 6:30 e as 23h. Sairia da programação o Hotel Califórnia (diário)... continua a não cativar-me, desculpem... ficando apenas a edição de fim de semana cuja qualidade fica situada a anos luz.
E, claro, uma cada vez maior aposta vertente desportiva de modo a que regressassem os tempos áureos da Bola Branca.

joao_s

• Hero Member
« Responder #4644 em: Março 25, 2024, 11:37:51 pm »
(...)

Podem invocar o Papa Francisco à  vontade que nem isso justifica a defesa de tal coisa.

Quem se der ao trabalho de fazer o levantamento do que se passa nos programas esteja à vontade.
Aquilo é de tal forma vomitivo que eu não consigo ouvir mais de 10 segundos determinadas personagens...

A RR foi a rádio do povo, toda a gente ouvia. A popularidade que a estação conquistou não tem paralelo nos dias de hoje, rebentava com a escala da AAV que estamos habituados a consultar. Foi uma emissora muito influente, uma vez que chegava a todos os estratos da população, de norte a sul do país, portanto transversal à sociedade. A dificuldade de reinvenção do modelo surgiu com a concorrência das emissões diurnas das televisões generalistas.

Mas, outro enigma se coloca ao grupo R/COM. O sucesso da M80 foi oferecido de bandeja pela R/COM, a audiência elevada da M80 é obtida com a sonoridade da… RFM dos anos 80!! Ou seja, o que se ouve na M80 da década de 80 e 90, ouvia-se na RFM. Uma ação generosa para com a concorrência ou então um estrondoso falhanço. Não haja dúvidas, os dados de audiência assim o comprovam, caso o modelo inicial da RFM se tivesse mantido e fosse reinventado, hoje seria líder. Com 3 canais de rádio é possível ajustar os conteúdos e focar o público-alvo. A RFM tinha vários condimentos que não vemos nos dias de hoje, desde programas de autor, rubricas de economia e de outros assuntos, fomentava o interesse dos jovens e dos pais, tendo subjacente a inspiração cristã.

---/APONTAMENTO/---
Talvez os serviços de rádio e televisão da BBC sejam os mais eficazes da Europa. Cumprem vários objetivos relevantes e também se verifica uma realimentação entre o serviço de rádio e de televisão, um reforça o outro, o que tem impacto nas indústrias de música, culturais e de eventos , com a consequente disseminação pela Commonwealth e mundo .

Uma das vertentes está relacionada com o público jovem. Um programa muito popular do serviço de televisão da BBC chamava-se Top Of The Pops (TOTP), esteve no ar entre 1964 e 2006, entretenimento para jovens e não só. Em Portugal esta sonoridade da BBC teve o carimbo da RFM, nos anos 80 e 90 (A RFM dos anos 80  chegou a ser considerada ao melhor nível do que se fazia na Europa, em termos desta tipologia de rádio).

Aterrando no som mainstream, eis uma minúscula amostra do que se ouvia na RFM dos anos 80 (também nas na BBC Rádio | TV ):

O que “bombava” nas antenas da RFM em 1987 (entre parêntesis a frequência onde se escutou a emissão)
DEF LEPPARD – Animal (1987)  [106.8 RFM];
Porque só se tem 16 anos uma vez:
WET WET WET - Sweet Little Mystery (1987) [106.8 RFM]; T'PAU - Heart And Soul (1987) [106.8 RFM]; ERIC CLAPTON - Behind The Mask (1987) [106.8 RFM]; THE HOUSEMARTINS – Build (1987) [106.8 RFM]
Da série de televisão popular na RTP2, Modelo e Detetive, para a RFM:
AL JARREAU – Moonlighting (1987) [106.8 RFM]
Há temas que dão que pensar, mesmo aos 16, por exemplo, opções precipitadas que têm efeito boomerang para o próprio.
LEVEL 42 - To Be With You Again (1987) [106.8 RFM]
Em 1986, entrou em funcionamento o centro emissor de 106.8 Montejunto. Os baixos (graves, bass) eram poderosos, por exemplo, neste tema (faz parte da BSO do filme “Selvagem e Perigosa”, popular em 1986):
FINE YOUNG CANNIBALS - Ever Fallen In Love (1986) [106.8 “O outro canal da Renascença”]
Também passavam temas dos TOPS de anos anteriores ao lançamento da estação:
U2 - New Year's Day (1983) [106.8 RFM | 99.8 FM Estéreo da Rádio Comercial]
YAZOO - Don't Go (1982) [106.8 RFM | 99.8 FM Estéreo da Rádio Comercial]
Já em 1988:
THE PRIMITIVES – Crash (1988) [106.8 RFM]; THE FOUR TOPS - Loco In Acapulco (1988) [106.8 RFM]; Uma canção com garra dos gémeos escoceses THE PROCLAIMERS - I'm Gonna Be (500 Miles) (1988) [106.8 RFM]
Em 1989, os ritmos brasileiros conquistam a Europa…
KAOMA – Lambada (1989)  [106.8 RFM]
etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc…

Boxx

• Hero Member
« Responder #4645 em: Março 26, 2024, 08:55:44 am »
Confesso que em mais de 40 anos como ouvinte de rádio, essa RFM da segunda metade dos 80’s foi a rádio com que mais me identifiquei.

jb360

• Newbie
  • *
« Responder #4646 em: Março 26, 2024, 10:51:18 am »
Mas onde é que eu falei em "orientações sexuais" de tal locutor? Não serão os caros companheiros de fórum que estão a associá-lo a coisas ou factores às quais eu não fiz a menor alusão? E a que se deve essa defesa tão acérrima a quem está completamente fora do espírito de base da RR? Realmente, dá que pensar...

pá, lol, que pachorra este dizer-mas-sem-dizer, este tirem-as-vossas-conclusões — e depois a vitimização quando lhe respondem.

É a lenga lenga desta gente que diz os maiores disparates da forma mais cobarde possível, para nunca chegarem a conversar com argumentos.

E pelo meio, umas postas sobre a "democracia", que pelos vistos fica em causa quando as pessoas levam respostas a coisas absurdas. Quer fazer um monólogo? Vá falar para uma caixa de sapatos homem. Ou alguém lhe tirou a palavra?

Afinal, Renato Duarte não se enquadra porquê? Fala mal? Fala esquisito? Não lê bem? Tem mau gosto? Não tem voz de rádio? Adora a belzebu? Três metros de leitura e não deu um argumento.

Sobre o resto: folgo em saber que encontramos a RR com mais vida, e não uma M80 light. Até porque historicamente a RR explora o equilíbrio música-palavra, muito necessário em tempos de "fadiga de informação", em que o público fica mais desligado ou menos atento.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4647 em: Março 26, 2024, 11:30:16 am »
Sim, finalmente a RR está com alguma "coragem" em querer ser diferente.
Por exemplo, o Crónicas da Idade Mídia é uma lufada de ar fresco quando discutem temas como a overdose de comentadores nas TVs.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #4648 em: Março 26, 2024, 11:40:16 am »
(...)

A RR foi a rádio do povo, toda a gente ouvia. A popularidade que a estação conquistou não tem paralelo nos dias de hoje, rebentava com a escala da AAV que estamos habituados a consultar. Foi uma emissora muito influente, uma vez que chegava a todos os estratos da população, de norte a sul do país, portanto transversal à sociedade. A dificuldade de reinvenção do modelo surgiu com a concorrência das emissões diurnas das televisões generalistas.

Mas, outro enigma se coloca ao grupo R/COM. O sucesso da M80 foi oferecido de bandeja pela R/COM, a audiência elevada da M80 é obtida com a sonoridade da… RFM dos anos 80!! Ou seja, o que se ouve na M80 da década de 80 e 90, ouvia-se na RFM. Uma ação generosa para com a concorrência ou então um estrondoso falhanço. Não haja dúvidas, os dados de audiência assim o comprovam, caso o modelo inicial da RFM se tivesse mantido e fosse reinventado, hoje seria líder. Com 3 canais de rádio é possível ajustar os conteúdos e focar o público-alvo. A RFM tinha vários condimentos que não vemos nos dias de hoje, desde programas de autor, rubricas de economia e de outros assuntos, fomentava o interesse dos jovens e dos pais, tendo subjacente a inspiração cristã.

---/APONTAMENTO/---
Talvez os serviços de rádio e televisão da BBC sejam os mais eficazes da Europa. Cumprem vários objetivos relevantes e também se verifica uma realimentação entre o serviço de rádio e de televisão, um reforça o outro, o que tem impacto nas indústrias de música, culturais e de eventos , com a consequente disseminação pela Commonwealth e mundo .

Uma das vertentes está relacionada com o público jovem. Um programa muito popular do serviço de televisão da BBC chamava-se Top Of The Pops (TOTP), esteve no ar entre 1964 e 2006, entretenimento para jovens e não só. Em Portugal esta sonoridade da BBC teve o carimbo da RFM, nos anos 80 e 90 (A RFM dos anos 80  chegou a ser considerada ao melhor nível do que se fazia na Europa, em termos desta tipologia de rádio).

Aterrando no som mainstream, eis uma minúscula amostra do que se ouvia na RFM dos anos 80 (também nas na BBC Rádio | TV ):

O que “bombava” nas antenas da RFM em 1987 (entre parêntesis a frequência onde se escutou a emissão)
WET WET WET - Sweet Little Mystery (1987) [106.8 RFM]; T'PAU - Heart And Soul (1987) [106.8 RFM]; ERIC CLAPTON - Behind The Mask (1987) [106.8 RFM]; THE HOUSEMARTINS – Build (1987) [106.8 RFM]
Há temas que dão que pensar, mesmo aos 16, por exemplo, opções precipitadas que têm efeito boomerang para o próprio.
Em 1986, entrou em funcionamento o centro emissor de 106.8 Montejunto. Os baixos (graves, bass) eram poderosos, por exemplo, neste tema (faz parte da BSO do filme “Selvagem e Perigosa”, popular em 1986):
FINE YOUNG CANNIBALS - Ever Fallen In Love (1986) [106.8 “O outro canal da Renascença”]
Já em 1988:
THE PRIMITIVES – Crash (1988) [106.8 RFM]; THE FOUR TOPS - Loco In Acapulco (1988) [106.8 RFM]; Uma canção com garra dos gémeos escoceses THE PROCLAIMERS - I'm Gonna Be (500 Miles) (1988) [106.8 RFM]
etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc…

Excelente análise. Tempos que, infelizmente, não voltam!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4649 em: Março 27, 2024, 11:48:09 pm »
(...)

---/APONTAMENTO/---

Já em 1988:

Existem três pessoas neste fórum que tenho especial empatia (não desfazendo dos demais), quer em conhecimento transmitido, quer em afinidade de pensamento.
Um deles é o caro joao_s.
Já escrevi isto uma vez e volto a reiterar: o senhor é o poeta deste fórum!

Muito obrigado pela sua partilha. É sempre um gosto poder aprender e consigo aprendo sempre!

Saudações bigodeanas! 😎
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva