DIREITO DE RESPOSTA
Um comentário como este mostram bem que 1 milhão e 200 mil votos não foram exatamente um engano, nem protesto. Sintonia, tenho respeito por si, também sou cristão, mas há uma coisa que particularmente quem o é, não pode fazer: julgar nem excluir. É essa a beleza da Igreja. Não tem de relegar os Seus valores Bíblicos, mas como diz o povo, não é com vinagre que se caçam moscas. Quer uma RR mais cristã, mas que não se fique por ser uma rádio religiosa, da qual até os crentes fogem (basta ver a expressão da Maria no Bareme, e tem emissores em Lisboa e Porto)? Pequenos pensamentos, antes da hora certa, um vale a pensar nisto ou uma singela oração três ou quatro vezes por dia. Por favor, não chame os Padres nem os atuais fariseus para a frente de uma rádio que tem de ser aberta ao mundo, para incluir, e cumprir o designío de Cristo, bem interpretado pelo atual Papa: TODOS, TODOS, TODOS.
Querendo pensar que se referia no seu comentário a qualquer outro aspeto, digo-lhe que ainda assim, o Duarte é um excelente locutor, uma voz com presença e que trabalhou muito para chegar onde está.
"...tenho respeito por si, também sou cristão, mas..."
Mas é tipo:
espera lá que já te vou crucificar com três ou quatro cravos, porque quem sai da narrativa e pensamento
mainstream é o que merece, hoje em dia, é isso caro pdnf?
E comparar a pequena e recente Rádio Maria com a antiga e porta-aviões que é a RR parece-me, no mínimo, despropositado.
Eu não chamo os padres nem os fariseus para nada, fique descansado. Infelizmente eles já lá estão, e muito bem instalados, e têm destruído muito mais do que edificado. Foi assim há 2000 anos com Cristo, e hoje pouco ou nada diferente.
"Solta-nos Barrabás!". E a Cristo? "Crucifica-O!".
Quanto ao resto comentarei, já a seguir, conjuntamente com o que outros utilizadores disseram e também me acusaram.
Esta RR não é nada. Limita-se a umas graçolas, a tipos a abanar o traseiro e a dizer piadinhas completamente sem graça.
Na irmã espanhola COPE estes "artistas" nem para limpar as instalações da COPE eram contratados.
A atual RR não é para levar a sério e a Marktest já devia ter acabado com esta fantochada se fizesse um trabalho mais independente e desprendido...
Estou totalmente de acordo, nem diria melhor; mas, aqui - pelos vistos -, fica mal dizê-lo. Temos de limitar-nos a dizer elogios, e maravilhas, e fazer como os músicos do Titanic que tocaram alegremente enquanto assistiam o navio a afundar...
A verdade não cabe mais aqui, nem na "democracia" que tantos dizem defender. É uma "democracia" enviesada aos pensamentos de um só lado, e na qual quem ousa discordar é alvo de fogo-cerrado. Uma tristeza ao que chegámos!
Efetivamente que triste comentário! Renato Duarte é talvez o melhor repórter da atual equipa da RR e, ao longo dos anos a RR sempre soube incluir e não excluir, em linha com os valores evangélicos permanentemente atualizados pelo Sumo Pontífice. A RR nunca teve na sua matriz nem pretendeu ser uma "rádio beata" mas tentou articular a fé com o mundo vivendo nele, tal como o faz a sua congénere espanhola Cadena COPE.
Além disso o locutor em causa nunca se utilizou da antena da Emissora Católica para defender quaisquer ideiais pessoais nem fazer referência aos seus gostos. E a RR não é para desligar, claramente repensou o desporto, não perdeu de todo o tempo de informação e palavra e continua a ter no meio rádio em Portugal profissionais de excelência, não discordando que a programação e a seleção musical necessitem de acertos, mas a matriz da RR não se perdeu com Renato Duarte.
Não faz ele outra coisa, mas o pessoal gosta. Se tivesse escrito assim, então estaria a dizer a verdade.
Mas, já agora, eu escrevi apenas uma simples e curtíssima frase sobre esse locutor/seu trabalho na sequência dos vossos comentários sobre a deriva da RR e, curiosamente, vocês é que estão a desenvolver uma autêntica tese de suposições sobre o que eu NÃO DISSE e fazendo juízos de naturezas várias, e até muito pessoais, já repararam?
A atual RR não é nada e há profissionais que não se enquadram numa rádio com a matriz da RR.
O resto é conversa fiada...
Subscrevo inteiramente. E foi exactamente isso que eu quis dizer com aquela frase, mas os colegas de fórum já se encarregaram de deturpar as minhas palavras e atribuir-me (graves) acusações e, aproveitaram, fizeram sobre mim (graves) juízos de valor...
...mas o acolher "todos, todos, todos" deles é só aplicável para alguns. Parece-me.
[...]
Estas palavras não têm nem um pingo de crítica a quem professa a fé católica.
É só ler o que me disse a seguir para ver como não fez outra coisa senão criticar-me e, inclusive, chamar de mau cristão.
Lamento ter de informar, mas "professar a fé católica" implica defender valores que, hoje em dia, são contrários aos do mundo e aos que a maioria das pessoas defende (e agora acha bem e tanto recomenda).
Porventura alguém aqui já leu e conhece o Catecismo da Igreja Católica?
Ou falam de um catolicismo de senso-comum e sem fundamento algum?
[...]
De um agnóstico, baptizado, com a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé feita (que não me fizeram mal nenhum), espero que o caro Sintonia reflicta sobre essas palavras em relação ao Renato Duarte.
Independentemente de verrinarmos certas figuras ou estações neste espaço, acredito que todos nós não procuramos atacar o carácter, orientações sexuais, credos ou preferências dos profissionais que compõe este meio maravilhoso que é a rádio.
[...]
Mas onde é que eu falei em "orientações sexuais" de tal locutor? Não serão os caros companheiros de fórum que estão a associá-lo a coisas ou factores às quais eu não fiz a menor alusão? E a que se deve essa defesa tão acérrima a quem está completamente fora do espírito de base da RR? Realmente, dá que pensar...
[...]
A Páscoa é uma época de renascimento. Espero que o Sintonia faça renascer certos fundamentos que não se coadunam, nem com um bom cristão, nem com o pensamento do representante maior do Deus católico na Terra e que muito tem feito para que as gentes se reencontrarem com a sua Igreja.
[...]
Começo a ter dúvidas se esse "representante" tem feito para "as gentes se reencontrarem com a sua Igreja" ou se se tem limitado a um populismo que agrada às massas mas distancia-se do sentido do apelo à conversão (efectivo) e mudança de vida (efectiva) a que o Evangelho desafia.
É tão fácil dizer "todos, todos, todos"...
...mas este TODOS significa "como são", e não "como estão".O apelo à conversão cristã é o sentido do Evangelho. Populismos baratos ficam bem nos
media, mas estão longe da verdadeira Tradição Católica.
A RR atual acaba já amanhã se algumas empresas que a sustentam quiserem...
A atual RR vai contra a matriz fundacional da RR
Podem invocar o Papa Francisco à vontade que nem isso justifica a defesa de tal coisa.
Quem se der ao trabalho de fazer o levantamento do que se passa nos programas esteja à vontade.
Aquilo é de tal forma vomitivo que eu não consigo ouvir mais de 10 segundos determinadas personagens...
Completamente. A matriz fundacional da RR já lá vai e lá as "virgens ofendidas" só choram e ainda se dizem "católicas" para que a torneira financeira da Igreja que as sustenta não feche. Mas a RR de católica já pouco ou nada tem.
Quanto ao que me disse sobre o "levantamento do que se passa nos programas" também lhe respondo: é que é tal e qual. Só não vê (ou ouve) quem não quer. É, literalmente, à descarada. E às vezes a RFM já parece ter mais pendor católico do que a própria RR!
"Certas personagens", Atento? Eu desligo logo ou mudo de estação. É simples. Com a actual RR nem vale a pena tentar dar uma segunda oportunidade àquelas novas "cartilhas" veladas do
"somos tão cool". Que Deus nos livre de tamanha hipocrisia e demagogia!
O Sintonia creio que tem um amplo portfólio sobre o assunto...
Infelizmente sim, caro Atento. E é sofrível, garanto-lhe.