Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 739723 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Renascença
« Responder #5355 em: Fevereiro 07, 2025, 01:59:15 pm »
Caro Pdf quem não lida bem com opiniões contrarias é  o meu caro. Viu se hoje. Tenha mais calma, tenho notado que Anda muito nervoso...

Quanto a acontecimentos passados  não conheço essas personagens e portanto abstenho-me  de mais comentários.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5356 em: Fevereiro 07, 2025, 02:01:13 pm »
Atento, tenha calma.
No dia que sairem os barometros da rádio,  falamos ..

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5357 em: Fevereiro 07, 2025, 02:03:16 pm »
Quer a RR quer a RFM melhoraram e tendo em conta que as as mudanças na RR não terminaram ainda, o que está para já mal em cada uma para mim:
RR:
O Paulo Fragoso precisa de alguém para o ajudar e o rubrica do Daniel Leitão tinha mais piada em conjunto com o pessoal que antes fazia o T3.
RFM:
O Helder no género de rádio que ele faz é óptimo, precisa é de uma companheira fixa para por vezes o acalmar, e não tenho certezas se este estilo é o ideal para uma RFM.
22h-2h da manhã está tudo errado, os programas deviam, trocar de horário entre sim, simplesmente acabar com o 22h - 00h passando o Oceano Pacífico para mais cedo, ou então passar tudo a espaços de 2h das 19h às 2h.
Talvez a Dance Music ficasse melhor na Mega, mas também é só 2h por semana, entre as 00h e a 1h nem aquece nem arrefece.
O Helder ao fim-de-semana tem um programa, só consegui ouvir uns 5m, não achei muita piada, mas 5m não dão dá para aferir muita coisa.
Claro que em relação a um dos pontos relacionado com o Oceano Pacifico, queria dizer 19h-1h da manhã e não 2h, mas era mesmo ter no máximo o Oceano a começar às 23h.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5358 em: Fevereiro 07, 2025, 02:33:40 pm »
Caro administrador Luis, o admistrador pdf lancou a suspeita de estar a ser pago por dar a minha opinião. Que eu é  o que faço neste forum, dar a minha opinião  franca e sincera.
Sabe, se me quer suspender por isso, força...

E isso é o suficiente para ser levado a sério e retaliar da forma que retaliou?

Caro Pdf quem não lida bem com opiniões contrarias é  o meu caro. Viu se hoje. Tenha mais calma, tenho notado que Anda muito nervoso...

Quanto a acontecimentos passados  não conheço essas personagens e portanto abstenho-me  de mais comentários.

Nervoso em que medida e porquê? Lol

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5359 em: Fevereiro 07, 2025, 02:44:53 pm »
Estou para ver quando é que uma rádio portuguesa começa a meter isto na playlist: https://www.youtube.com/watch?v=WGz8kVmwFtM

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5360 em: Fevereiro 07, 2025, 03:07:35 pm »
Excelente, excelente informativo às 15h na RR com um jornalista chamado Alexandre. Interação leve e bem feita com o Paulino Coelho, noticiário com magnifica dicção, ótimo timbre e muita muita desenvoltura. Muito, muito competente, mais vivo do que os jornalistas costumam ser. Vai longe.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5361 em: Fevereiro 07, 2025, 03:31:51 pm »
Já vos ocorreu que ninguém ouve rádio 13 horas seguidas e que quem ouve a RR a essas horas pode não ter o mesmo perfil de quem ouve às horas de ponta (onde está o consumo "a sério") e à noite (em que por tradição na rádio portuguesa se facilita menos e o ouvinte é mais exigente)? E que não tenham decidido mexer por isso?
Mas isso não faz sentido, torna o produto RR incoerente. O modelo das Três da Manhã devia ser replicado ao longo do dia, até às 20:30. À noite a grelha está certa, com o programa do Paulino Coelho e a Edição da Noite.

E sim, a RR não devia ser uma rádio musical de êxitos. Ainda por cima na minha opinião é um produto fraco - felizmente eu posso ouvir rádios estrangeiras nesse segmento, que dão de calcanhar! Mesmo audiometricamente não é bem sucedido, consegue ficar atrás de uma rádio com uma rede em FM limitada como é a M80.

A RR deve avançar para um modelo mais à imagem da Observador até há sensivelmente um ano, com informação, desporto e "conversas mais descontraídas". Tem profissionais óptimos em cada uma dessas áreas, haja vontade para isso, como se vê nas redes sociais da RR e no podcast. É pena esses conteúdos estarem a ser completamente desperdiçados no FM.

Sinal dos tempos também é muito este aspeto (já vi isto depois dos 5 minutos dos posts e daí o double post, sorry): se fosse nos anos 80/90, esta emissão com pontos de quebra era vista como generalista. Em 2025, é visto como a vês, quebrada face ao resto da emissão e tornando-a incoerente.

O principal problema da RR ver desaparecida a ligação a ser um produto de êxitos é que perde audiência com isso. Muita gente espera ouvir algumas coisas recentes quando ouve a RR, e verdade seja dita que à sua maneira, a RR sempre agiu assim. A diferença é que dantes dominava o mercado com a RFM, agora não. Desaparecer essa ligação poderia desvalorizar comercialmente a estação, na minha opinião.

Outro problema deste modelo que prevês - que é muito mais audível, sem dúvida, não ponho em questão e sabes que era absoluto fã do modelo anterior do Observador a ponto de fazer o esforço de a ouvir em condições aquém das ideais - é que reduz a audiência da RR. A versão informativa com a Carla Rocha foi o mais próximo que estivemos disso, se foi melhor ou pior executado é discutível, mas certo é que reduziu a audiência da RR. E isso não é do interesse de quem dirige, sobretudo por ser menos dinheiro a entrar e porque querem vender o grupo como líder. Aliás, caso dúvidas tivesses eles reduzem a informação durante o dia para blocos de 3 minutos e metem gente nova lá... acho que isso diz tudo.

Estou a ouvir a RR há mais de 1 hora - como som ambiente, apenas - e realmente esta hora das 14/15 está absolutamente igual ao que era. Não bate a cara com a careta do que acontece nas pontas, vai de Vanessa da Mata a Miley Cyrus. Efetivamente impunha-se alisar mais e aproximar mais ao que acontece nas horas de ponta (a 100% penso que não será totalmente possível). Como esse bloco só daqui a 2 semanas é que sai, se calhar só nessa altura.

Em sentido negativo: abrem uma Bola Branca com um jogo importante, um Sporting x Porto, que arranca às 20h15, e abrem-na... às 20h? Apenas 12 minutos antes já a contar com o informativo mais curto? Não era de abrir isto com mais tempo?

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5362 em: Fevereiro 07, 2025, 04:09:11 pm »
Quanto ao Nelson, carissimo, acha que as opções que a RR toma , sao baseadas em quê? Nos  gostos pessoais do Conego Franco? Que tudo vive à  base das percepções que se têm  do mercado? E depois  como negociam os contratos publicitários , se os estudos não  valem nada?
O mercado rádio  é  um negócio  e é  assim que tem que ser entendido...
Ninguém fala em perceções.
Fala-se sim de factos.
A atual RR desrespeita a sua história.
Não serve ninguém, nem quem procura informação, nem quem procura desporto, nem quem procura religião, e nem quem procura música a metro.
O bom de eu não querer chegar às rádios nacionais, é o poder ter a liberdade para bater aqui e nas redes sociais, sobre o que está mal, em prol da verdadeira rádio que acredito.
Acha que faz algum sentido um grupo com 3 rádios, terem rádios a canibalizarem-se umas às outras?
Isto é falta de organização, é falta de competência.
A RFM pode ser essa rádio de música a metro do grupo.
A RR deve ser a generalista, que sempre foi até há sensivelmente 15 anos, quando começou a cortar na informação.
O que é que a RR tem que diferencia das demais?
É sobre isto caro R4.
Gosto demasiado da RR para não querer vê-la bem.
Mas às vezes parece que dentro da própria casa, há quem não a queira bem.
E os estudos...
Os estudos são uma grande treta!
Já dei um exemplo prático, e mais poderia dar...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5363 em: Fevereiro 07, 2025, 04:37:30 pm »
Se sao  uma grande treta como eles conseguem negociar com a agências de publicidade? Isso é que para mim é  um mistério.  E a RR até tem fama de negociar bem esses contratos.
Quanto ao resto, como vê aqui muita gente a gostar dessta nova renovação.
Já  notei que não gosta e não se indetifica.  Está no seu direito e nada tenho a dizer...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5364 em: Fevereiro 07, 2025, 05:26:23 pm »
Se sao  uma grande treta como eles conseguem negociar com a agências de publicidade? Isso é que para mim é  um mistério.  E a RR até tem fama de negociar bem esses contratos.
Quanto ao resto, como vê aqui muita gente a gostar dessta nova renovação.
Já  notei que não gosta e não se indetifica.  Está no seu direito e nada tenho a dizer...

Muita gente: uma ou duas.

Ainda bem que o Júlio não faz estudos de mercado. RR rumo à liderança!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5365 em: Fevereiro 07, 2025, 05:37:31 pm »
Mas porque é agora,  qualquer post tenho que levar consigo.
Nao posso expor a minha opinião?
Estou a ser pago é?
Faco estudos de mercado paras as minhas empresas e chega me...
Agora vai me persegir qualquer  coisa que eu escreva?
Daqui a bocado sou eu a suplicar pela  suspensao.
Enfim...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5366 em: Fevereiro 07, 2025, 05:38:12 pm »
Mas porque é agora,  qualquer post tenho que levar consigo.
Nao posso expor a minha opinião?
Estou a ser pago é?
Faco estudos de mercado paras as minhas empresas e chega me...
Agora vai me persegir qualquer  coisa que eu escreva?
Daqui a bocado sou eu a suplicar pela  suspensao.
Enfim...

É um fórum, também respondo a outras pessoas.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5367 em: Fevereiro 07, 2025, 05:40:19 pm »
Vê se...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5368 em: Fevereiro 07, 2025, 05:43:16 pm »
Vê se...

É só verificar o meu histórico.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5369 em: Fevereiro 07, 2025, 05:47:15 pm »
Ja verifiquei
Bom, ate o admistrador acalmar não vou mais comentar  neste topico. Já vi que enervo o admistrador.
FUI...