Existem três pessoas neste fórum que tenho especial empatia (não desfazendo dos demais), quer em conhecimento transmitido, quer em afinidade de pensamento.
Um deles é o caro joao_s.
Já escrevi isto uma vez e volto a reiterar: o senhor é o poeta deste fórum!
Muito obrigado pela sua partilha. É sempre um gosto poder aprender e consigo aprendo sempre!
Saudações bigodeanas! 😎
#BS, Luís P Borges, Rui Cleto, obrigado pelas palavras. Apenas procuro trazer para aqui um testemunho, se possível, com enquadramento. #BS, poeta, eu? “Nã”.
A rádio marcou a minha geração. Por um lado o FM ganhou força com a estação “FM Estéreo da Rádio Comercial”, que promoveu a aproximação aos modernos modelos europeus de rádio, portanto uma abertura ao exterior até então sem precedentes, por outro lado, a proliferação das rádios piratas.
O programa “Despertar” da Emissora Católica Portuguesa foi, de facto, único em Portugal. Galvanizou todas as faixas etárias, incluindo as mais jovens. A RFM, sucessora do “FM Estéreo da Rádio Comercial”, uniformizou os hábitos de escuta de rádio das camadas jovens e não só, de norte a sul, com programação diversificada ao longo do dia e fins de semana que ia ao encontro dos interesses de um vasto auditório, com curiosidade pelas novidades, pelos clássicos, pelo conteúdo falado e por um certo estilo de fazer rádio. Uma forma de "educar o ouvido". O conteúdo falado de então era muito bom, não existe paralelo na rádio atual (deste tipo).
A influência da estação espalhou-se pelo território, graças à cobertura nacional, pelo que, a reação do público, independentemente da localidade do país, era a mesma. Um entre vários exemplos de um estilo de som, impulsionado pela rádio, que se ouvia nos bares, esplanadas, cafés, discotecas e um pouco por todo o lado, em espaços de socialização (entre parêntesis a frequência onde foi escutada a emissão):
JAMES - Sit Down (1989) [91.7 | 104.1 RFM]
---/APONTAMENTO/---
À boleia do “Top Of The Pops” da BBC, um programa jovem pioneiro na Europa e copiado em vários países, da Alemanha, aos Países Baixos e também Espanha (chamava-se “Tocata”, exibido às terças na TVE1), segue-se um ligeiro apanhado do que se ouvia na rádio na primeira metade da década de 80, quando se alinhou com as tendências emanadas da Europa.
NOTA: Este foi o melhor programa televisivo do género, dinamizado por radialistas da BBC, prestigiante para os artistas que atuavam rodeados de público. Não é possível aceder aos conteúdos disponibilizados pela BBC, fica uma amostra do que vai vazando para a net, no entanto com bastantes lacunas.
Antes de meados de 1983 não havia emissor de Montejunto, aqui, no Ribatejo, sintonizava-se o “FM Estéreo da Rádio Comercial” em 97.4. Algumas sonoridades que se ouviam à época:
O sucesso vindo de Itália
RYAN PARIS - Dolce Vita (1983) [97.4 FM Estéreo R Comercial /* versão maxi */] Escoceses
SIMPLE MINDS – Waterfront (1983) [97.4 FM Estéreo R Comercial]
XTC - Senses Working Overtime (1982) [97.4 FM Estéreo R Comercial] o POP típico da primeira metade dos anos 80, às vezes criticado devido à presença/aparência dos protagonistas, com o escoceses
FICTION FACTORY - Feels Like Heaven (1983)Os êxitos dos TOPS Europeus chegam a Portugal através das antenas do “FM Estéreo da Rádio Comercial”, as preferências das camadas mais jovens começam a alinhar-se com as camadas equivalentes dos países congéneres e o olhar crítico ao mainstream também, ie, cada um define as suas preferências face à multiplicidade de estilos disseminados.
TEARS FOR FEARS - Everybody Wants To Rule The World (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial] Da Alemanha, o som vanguardista dos
PROPAGANDA – Duel (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial /* versão maxi */]
EURYTHMICS - There Must Be An Angel (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial]
MARILLION – Kayleigh (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial] Hoje, tema da SmoothFM
SADE - Your Love Is King (1984) [99.8 FM Estéreo R Comercial]
MIDGE URE - If I Was (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial] Em 1985, o “FM Estéreo da Rádio Comercial” já acusava algum desgaste, oportunamente colmatado pelo “o outro canal da Renascença". Este tema rodava em todo o lado, incluindo as piratas, e esta estação foi a última a chegar
JENNIFER RUSH - The Power Of Love (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial]
Composição simples que resultou num estrondoso sucesso, inclusive aproveitado nos sons digitais de ficheiros de computador que corriam em MS-DOS. Um estímulo à imaginação de miúdos e graúdos, estando esta diretamente relacionada com a criatividade. Sem dúvida, emblemático de uma época. Interpretação com naturalidade, resultou bem.
LIMAHL - The NeverEnding Story (1984) »1» [99.8 FM Estéreo R Comercial]
Este apanhado do ambiente sonoro mainstream proporcionado pela rádio da primeira metade da década de 80, a pioneira nesta categoria de produto, digamos assim, é meramente indicativo e esteve relacionado com os recursos áudio/vídeo disponíveis na net e que obedeceram aos critérios de seleção. Uma gota num oceano.