Autor Tópico: Rádio Voz de Matosinhos  (Lida 10952 vezes)

ZECA

• Sr. Member
Rádio Voz de Matosinhos
« em: Março 03, 2016, 05:33:16 pm »
Alguém já ouviu estas duas rádios de Porto e Matosinhos?
A de Matosinhos composta por ex membros da Clube de Matosinhos e Lidador, tendo como mestre de cerimónias o icon da rádio no Porto, Manuel Monteiro, apostando claramente num formato igual ao da Clube de Matosinhos. Tudo on line. Não me perguntem como sobrevivem, não sei.

A Rádio Portuense por aquilo que já me apercebi, sobrevive à custa da boa vontade de meia dúzia de entusiastas de rádio, com acompanhamento relatos de futebol do FCporto, Boavista e Salgueiros, outros acontecimentos da cidade e um ou outro programa de musica pimba e fins. Porém,  houve um programa que me surpreendeu pela positiva dedicado aos sons tribais do Rock Progressivo/Hard Rock dos anos 70/80.

Acho que para fugir à massificação do FM por rádios que não são mais que um conjunto de amigos de 2 ou 3 grupos económicos, a rádio online será claramente o futuro.
« Última modificação: Julho 12, 2016, 12:48:28 am por AG »

radioportuense

• Newbie
  • *
Re: Rádio Voz de Matosinhos
« Responder #1 em: Março 24, 2016, 12:40:01 am »
Boa noite amigo.
Não pude deixar de reparar no seu comentario ao qual deixo aqui uma resposta.
Agradecendo desde já a sua analise em relação a Portuense quero reafirmar que esta correcta a sua analise.
Somos uma pequena rádio que adora a cidade do Porto e fazemos apenas por hobie pagando todas as despesas inerentes do nosso bolso.
As deslocações quando são longe, TEMOS ALGUMAS PARCERIAS ENTRE ELAS A CLAQUE DO BOAVISTA.
ATENCIOSAMENTE
CARVALHO ARAÚJO

pdf

• Visitante
« Responder #2 em: Março 24, 2016, 08:18:02 pm »
Eu gostava era de ter o Manuel Monteiro de novo no éter...

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #3 em: Março 25, 2016, 09:09:02 pm »
Acho que para fugir à massificação do FM por rádios que não são mais que um conjunto de amigos de 2 ou 3 grupos económicos, a rádio online será claramente o futuro.

Já estivemos muito mais longe desse tempo. No online e nas plataformas do cabo também.
Também penso o mesmo: o online é o futuro. É deixar a concorrência e as operadoras fazerem o resto.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #4 em: Março 26, 2016, 11:53:56 am »
Apesar das vantagens oferecidas pelas emissões online,  não creio que a Internet esteja em condições de substituir as redes convencionais de emissores hertzianos. A começar pela própria natureza da Internet, baseada numa enorme rede de servidores, routers, computadores, etc. Tudo vai bem quando as coisas correm bem, todavia, se houver uma falha grave numa infra-estrutura, a rádio online pode simplesmente deixar de conseguir enviar o "stream".

Por outro lado, imaginem uma rádio que tem uma
média de 1000 ouvintes passar rapidamente, num dia em que a programação ou a actualidade noticiada na emissora em questão o justifica, a ser "sintonizada" por 100000 ouvintes. Haverá capacidade de resposta do servidor do "stream" para um aumento abrupto da audiência? Mais: há um evento catastrófico e os cabos de fibra óptica, as linhas telefónicas e as células das redes móveis e outras estruturas ficam in inoperacionais, se não destruídas. A rádio em VHF-FM pode bastar-lhe accionar os geradores nos estúdios e nos emissores. Se o emissor estiver comprometido, pode recorrer a um emissor de reserva. Tenha 1 ou tenha 100000 ouvintes, todos os que se encontrem dentro da área de influência do emissor são servidos. 
Outra limitação relevante: estou a ouvir rádio online no carro, através de uma ligação 3h ou 4G. Chego a uma aldeia transmontana perdida no mapa e deixo simplesmente de ouvir, porquanto a rede é muito fraca se não nula, ou porque a velocidade de ligação é muito baixa. E como se não bastasse, tenho um serviço de Internet móvel com tráfego limitado, e plafond, digamos, de 2 GB/mês. Vou ouvir a rádio online X o dia todo,  através de um "stream" MP3 a 128 kbps. Será que tenho tráfego até ao final do mês?

Naturalmente que não estou a afirmar que a Internet não seja deveras útil, contudo não é imune a um número razoável de limitações de cariz técnico ou de outras naturezas que podem por vezes inviabilizar a escuta de rádio através da rede global.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

ZECA

• Sr. Member
« Responder #5 em: Março 31, 2016, 01:06:05 pm »
Boa tarde.
Quanto às iniciativas on line de Matosinhos/Porto apenas tenho de aplaudir, independentemente do conteúdo, se é de musica popular/pimba ou de Rock. Ontem ouvi o programa nocturno da Rádio Portuense, dedicado ao Hard Rock/Prog Rock ao qual o animador dá o nome de "tasco" e fiquei admirado pela qualidade do mesmo. Fez-me lembrar os velhos tempos da Radio Caos/Delírio. Uma espécie de regresso às piratas.Bem podia estar em FM, era disto que o Porto precisava.

Quanto à on line de Matosinhos, é uma espécie de Rádio Clube de Matosinhos com os mesmo tiques onde alguns nomes que rodaram por algumas locais do Grande Porto retomam os serviços mínimos. Noto aquelas vaidades que eram típicas na Clube de Matosinhos, 100 pimba pelo que ouvi, onde o chefe de cerimonias é o Rei Monteiro.

Descobri igualmente que agora Gondomar tem uma rádio on line. Vou estar atento a essa iniciativa.

Quanto à viabilidade da rádio on line, até concordo que atualmente existem claramente limitações de servidores e afins. Mas, será algo que a curto/medio prazo vai ser uma realidade para ficar. A massificação da internet é uma realidade imparável. A rádio on line está para o FM agora..como o FM estava para OM há uns bons anos. E olha-se agora para a OM. Morta.

Mas Luis Carvalho, a rádio on line até pode substituir e bem a rádio FM. Olhe-se para o caso do emissor de uma rádio do centro que partiu por causa do mau tempo. Ficou sem emissão em FM mas o on line manteve-se. Afinal, podemos ver a questão ao contrario.

Baco

• Newbie
  • *
« Responder #6 em: Abril 06, 2016, 12:25:20 pm »
Bom dia pessoal. Encontrei este fórum pelo facto de estar a procurar algo mais sobre a Rádio Portuense... A verdade é que e após consultar o site desta rádio, admirei-me pela variedade de programas e atividades que os mesmos desenvolvem. Ouço principalmente os relatos do fc porto, porque acho engraçada a forma de relatarem os jogos e ate mesmo por normalmente convidarem comentadores que nada têm a haver com futebol!! muito bom!! Apesar de não ser Boavisteiro, congratulo tambem esta rádio de acompanhar os Boavista do Norte A sul.  Hoje vou estar atento ao programa de hard rocck, pois vao ter um especial com a minha banda favorita..os Pink Floyd. Também pelo que me deu a entender os obreiros desta rádio não ganham nada com isto... nós e que ficámos a ganhar com estas alternativas...
Pesquisei a Radio voz de matosinhos.. pensei que ia estar dentro da onda da radio portuense, mas não.. mais fraquinho.. mas é a minha opinião. A rádio Portuense traz algo de novo as rádios online. Quer pela variedade quer pela qualidade.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #7 em: Abril 08, 2016, 03:23:21 pm »
Eu também ouvi o programa,  curioso,  dedicada à primeira hora aos Pink Floyd. Tirando o pequeno corte que houve devido ao servidor da Rádio,  fiquei até  ao fim a ouvir o programa que referiu. Uma notável surpresa encontrar um programa destes numa radiozinha como essa da Portuense..a página do Facebook do programa anuncia mais de 3000 ouvintes nesse dia.  Será  verdade?

Mfa

• Newbie
  • *
« Responder #8 em: Janeiro 18, 2017, 12:33:50 am »
Li à pouco no facebook da RVM que em breve haveriam novidades e que estariam no FM. A ser verdade, será que compraram frequência ao Acácio Marinho? Não vejo outra hipótese. Mas teriam meios econômicos para isso?
Vem por aí certamente alguma surpresa na "brisa do Norte".

guest6

• Visitante
« Responder #9 em: Janeiro 18, 2017, 07:38:11 am »
??!!!

guest6

• Visitante
« Responder #10 em: Janeiro 18, 2017, 07:53:57 am »
"Olá a bom dia
Este é o seu programa
Viva a Manhã que em breve estar consigo em FM e claro on-line !
Vamos mudar, mas... sempre consigo!
Vamos estar juntos entre as 7 e as 10 H !
Em breve tenho mais notícias !
Jorge Manuel Sá !"

Este é o texto que está no Facebook. Se eu sei português, o que depreendo é que ESTE programa irá passar para FM, o programa NÃO a rádio.

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

guest6

• Visitante
« Responder #11 em: Janeiro 18, 2017, 10:17:19 am »
Tenha lá calma, basta estar atento a pormenores.

Calma? Desculpe, mas baseado em que falso pressuposto depreende que NÃO estou clamo?
Obrigado.
Passe bem

guest6

• Visitante
« Responder #12 em: Janeiro 18, 2017, 11:17:58 am »
Bem me parecia que os pressupostos eram falsos...
Adiante...
Em breve poderei ter acesso a alguma informação que possa confirmar ou não, o que aqui é falado.

pdf

• Visitante
« Responder #13 em: Janeiro 18, 2017, 06:40:31 pm »
Espero que seja verdade.

Só posso desejar boa sorte ao Jorge Manuel Sá, que foi meu colega e é um radialista que merecia melhor.

Além disso será oportunidade para termos o Manuel Monteiro de novo no FM!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #14 em: Janeiro 18, 2017, 09:42:35 pm »
isso sim: Manuel Monteiro no éter já!!