Autor Tópico: Rádio Amália  (Lida 28307 vezes)

Danl

• Hero Member
Re: Rádio Amália
« Responder #135 em: Abril 14, 2025, 11:16:47 am »
Depois da SBSR em 98.0, eis que agora temos a AMALIA em 104.3:

https://drive.google.com/file/d/1XJj-AFUrQEyAP_vr2Iv664lBh7ITc3YX/view

Este emissor deve estar bom, deve...

Mas olha que para meu espanto vou conhecendo pessoas que me dizem ser ouvintes da Rádio Amália. Não muitas, é certo, mas sempre pensei que o impacto fosse residual no Grande Porto.

Há dias dei comigo a pensar o seguinte: de maneira a melhorar a sua cobertura, que tal Amália em 101.3 e transferir a Nova Era para 91.0, mantendo, claro, os 100.1
Seria sensata essa mudança ? Pergunto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #136 em: Abril 14, 2025, 11:25:15 am »
Depois da SBSR em 98.0, eis que agora temos a AMALIA em 104.3:

https://drive.google.com/file/d/1XJj-AFUrQEyAP_vr2Iv664lBh7ITc3YX/view

Este emissor deve estar bom, deve...

Mas olha que para meu espanto vou conhecendo pessoas que me dizem ser ouvintes da Rádio Amália. Não muitas, é certo, mas sempre pensei que o impacto fosse residual no Grande Porto.

Há dias dei comigo a pensar o seguinte: de maneira a melhorar a sua cobertura, que tal Amália em 101.3 e transferir a Nova Era para 91.0, mantendo, claro, os 100.1
Seria sensata essa mudança ? Pergunto...

Há, claro que há. Desde gente mais velha, mas também a gente mais nova. Em pequeno comércio, apanha-se muito. Ainda na semana passada, entrei em duas lojas de materiais de construção/ferragens no Almada, onde não é muito fácil para a Amália, e lá estava ela sintonizada, mesmo com algumas pipocas, numa delas. O fado é um produto que chama.

Com 100.1 a funcionar em pleno, os 101.3 são praticamente redundantes. Mas é uma jogada de risco, a NOVA ERA tem mais concorrência. Talvez preferisse arriscar os 102.7 da SW, e manda-los diretamente para os 91.0. Embora, repito, para mim 100.1 e  101.3 são redundantes no Grande Porto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #137 em: Abril 14, 2025, 11:35:22 am »
Os 101.3 não são redundantes.

A abdicar de algum seria o de Paredes. Um está em cascos de rolha, outro a mirar diretamente a cidade do Porto e tem melhor captação no litoral, o que mais interessa cobrir.

Vocês têm de perceber de uma vez por todas que cobertura não é só o que ouvem de carro nas vossas viagens nos vossos percursos. Dentro de casas, zona ocidental do Porto e Matosinhos, por exemplo, sabem qual é o sinal dos 100.1 num vulgar rádio de interiores? ZERO ou perto disso. 101.3, por sua vez, entra com o sinal todo no máximo.
« Última modificação: Abril 14, 2025, 11:38:13 am por pdf »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #138 em: Abril 14, 2025, 11:37:13 am »

A abdicar de algum seria o de Paredes. Um está em cascos de rolha, outro a mirar diretamente a cidade do Porto e tem melhor captação no litoral, o que mais interessa cobrir.
E punha a Marginal na frequência de Paredes, nunca a Amália que está bem onde está.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #139 em: Abril 14, 2025, 11:40:12 am »

E punha a Marginal na frequência de Paredes, nunca a Amália que está bem onde está.

Paredes é um daqueles clássicos que chega a todo lado mas não chega bem a lado nenhum.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #140 em: Abril 14, 2025, 11:54:43 am »
No Vale do Sousa só a TSF tem um melhor desempenho que os 100,1.

Danl

• Hero Member
« Responder #141 em: Abril 14, 2025, 12:03:51 pm »

Paredes é um daqueles clássicos que chega a todo lado mas não chega bem a lado nenhum.

Houvesse €€€ e talvez os 100.1 pudessem ser deslocalizados para Santa Justa, já que Valongo é concelho contíguo a Paredes.

Relativamente à Amália, continuo a achar que a cobertura dos 91.0FM piorou na AMP desde que o emissor foi deslocalizado de Matosinhos para o Porto. Voltamos à velha questão... Santa Eufémia talvez ajudasse bastante.

pdnf

• Hero Member
« Responder #142 em: Abril 14, 2025, 12:11:31 pm »

Vocês têm de perceber de uma vez por todas que cobertura não é só o que ouvem de carro nas vossas viagens nos vossos percursos. Dentro de casas, zona ocidental do Porto e Matosinhos, por exemplo, sabem qual é o sinal dos 100.1 num vulgar rádio de interiores? ZERO ou perto disso. 101.3, por sua vez, entra com o sinal todo no máximo.

Concordo em absoluto com o último parágrafo, aliás, ainda ontem escrevi algo similar na Observador, a propósito da não cobertura em Coimbra.
Contudo, com o emissor a trabalhar em condições, como está agora, não concordo assim tanto com isso. Por vezes vou para a Biblioteca de Serralves, zona aparentemente difícil e que fica numa espécie de -1, e o sinal de 100.1 não é muito diferente do de 101.3, entra bem o RDS. Aqui na zona do São João, seguramente, os 100.1 são melhores os 101.3, mas de longe, e, no entanto, da minha janela vejo a RETI e a Antena da PT. Atenção que há diferenças entre a NOVA ERA e a JORNALFM.
Em minha casa, em Canelas, onde tenho dificuldades manifestas aos emissores de leste, a NOVA ERA, a par da TSF são as únicas frequências em que se consegue ter um sinal decente. Admito que Matosinhos possa ser distinto, para pior. Contudo, e apesar da NOVA ERA não estar em Santa Justa, em Matosinhos Sul o meu rádio vai buscar sempre 105.8 em lugar de 90.0.

Em todo o caso, sim, acho que seria um erro tirar a Nova Era de 101.3 para lá por a Amália. A redundância é sempre Paredes, como Valongo é na M80 face ao Porto.

Houvesse €€€ e talvez os 100.1 pudessem ser deslocalizados para Santa Justa, já que Valongo é concelho contíguo a Paredes.

Relativamente à Amália, continuo a achar que a cobertura dos 91.0FM piorou na AMP desde que o emissor foi deslocalizado de Matosinhos para o Porto. Voltamos à velha questão... Santa Eufémia talvez ajudasse bastante.
Eu acho que tens uma perspectiva particular, por estares no topo da Serra, mas a verdade é que não consigo localizar nenhum local onde me pareça que Santa Justa seja melhor que Paredes. No mínimo, é igual. Eu não gosto de Santa Justa, não escondo isso. Se tivesse uma rádio no Grande Porto e a pudesse mandar para a Justa ou para a Eufémia, é que sem dúvida a segunda. Claro que a Virgem é a Virgem. ;)
E, com isto, continuo sem perceber porque 91.0 e 89.5 não estão em Vila do Conde.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #143 em: Abril 14, 2025, 12:57:18 pm »
91,0 e 89,5 MHz já deviam estar em Santa Eufémia há muito. Ainda por cima com a obrigação de refletores a norte, o que dirigiria de qualquer forma o sinal inteiramente para a Invicta. Não se percebe.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #144 em: Abril 14, 2025, 04:39:59 pm »
91,0 e 89,5 MHz já deviam estar em Santa Eufémia há muito. Ainda por cima com a obrigação de refletores a norte, o que dirigiria de qualquer forma o sinal inteiramente para a Invicta. Não se percebe.

Deslocalizar a Amália para Santa Eufémia deve ter custos que o Montez não está para ter, e daí ainda estar no excelente estado em que está, em que a propagação para sul é a miséria que bem sabemos. Pergunto-me qual será a adesão da Amália no Porto, não vejo cá ninguém a ouvir.

Agora: para a Amália eu ainda desconto, é um grupo mais pequeno, há problemas, etc etc etc... não é muito desculpável mas pronto, para o que é e como é também não se perde muito.

Para a Smooth não. Para a Smooth é incompetência pura e dura.

Danl

• Hero Member
« Responder #145 em: Abril 14, 2025, 09:10:45 pm »

Deslocalizar a Amália para Santa Eufémia deve ter custos que o Montez não está para ter, e daí ainda estar no excelente estado em que está, em que a propagação para sul é a miséria que bem sabemos. Pergunto-me qual será a adesão da Amália no Porto, não vejo cá ninguém a ouvir.

Agora: para a Amália eu ainda desconto, é um grupo mais pequeno, há problemas, etc etc etc... não é muito desculpável mas pronto, para o que é e como é também não se perde muito.

Para a Smooth não. Para a Smooth é incompetência pura e dura.

Rádio Amália: pensei que no Porto a adesão fosse residual ou nenhuma. Porém, tenho constatado que nos 91.0 (nomeadamente na hora do Senhor Fado) têm audiência.

Quanto à Smooth , minha nossa, a AMP merecia uma cobertura incomensuravelmente melhor.