Autor Tópico: Rede de Retransmissores - Linhas Cruzadas  (Lida 8461 vezes)

Linxtuga

• Hero Member
Rede de Retransmissores - Linhas Cruzadas
« em: Junho 25, 2017, 07:34:52 pm »
Quero-vos trazer aqui à consideração uma questão técnica.

Noutra sede, vários membros fizeram uma espécie de organização com vários emissores locais, há uns anos atrás. Hoje quero-vos mostrar algo que atualmente existe e perguntar qual a vossa opinião no que diz respeito à rede em si.

O Linhas Cruzadas é um programa que acompanho e que aposta numa fusão de géneros, tendo como prioridade a sonoridade, dentro do que são os acústicos, a soul... Emite neste momento para 18 rádios associadas, e o que eu queria saber era: conhecendo vocês a realidade ao nível das rádios locais e dos emissores, quais as melhores alternativas para completar esta rede e se consideram, em termos técnicos, uma boa rede no que diz respeito à irradiação e às frequências.

Neste momento está assim (conforme visto no site - potências vistas no FM Scan):

Gilão FM - Tavira - 94.8 (2 kW)
TDS - Alcácer do Sal - 93.9 (2 kW)
UltraFM - Vila Franca - 88.2 (1.1 kW)
Mais Oeste - Montejunto/Cadaval - 94.2 (0.5 kW)
CardalFM - Pombal - 87.6 (1 kW)
RCP FM - Bairrada/Buçaco - 92.6 (1 kW)
Rádio Castelo Branco - idem - 92.0 (2 kW)
RRS - S. J. Madeira - 88.1 (1 kw)
Montemuro - Cinfães/Serra de Montemuro - 87.8 (1 kW)
Voz do Neiva - Neiva - 98.7 (1 kW)
Onda Livre - Macedo de Cavaleiros - 87.7 (0.5 kW) e 105.0 (0.05 kW)
Antena Livre - Gouveia - 89.6 (0.5 kW)
Antena Livre - Abrantes - 89.7 (2 kW)
Rádio Sines - Sines - 95.9 (0.4 kW)
105 FM - Ponta Delgada - 105.0 (0.5 kW)
VFM - Vouzela/Viseu - 94.6 (1 kW)
Despertar - Estremoz - 94.5 (2 kW)
Unirádio - Reguengos de Monsaraz - 99.0 (0.5 kW)

5 simultâneos na rede MEO Rádios, 1 simultâneo na Vodafone Casa.

------------------------------------------

A situação que, a meu ver, me parece mais preocupante está mesmo no distrito do Porto. A Jornal FM não passa programas de distribuição, a Onda Viva e a Linear recusaram segundo sei. Há imensos concelhos sem sinal!

Qual é que acham que seria a melhor solução para o Porto? E para cobrir o que falta?
« Última modificação: Outubro 07, 2017, 02:06:40 pm por Linxtuga »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rede de Retransmissores - Linhas Cruzadas
« Responder #1 em: Junho 25, 2017, 08:49:48 pm »
Uma boa hipótese para o Porto: Rádio Regional de Arouca (103,2 MHz). Por incrível que possa parecer, a quem não conheça a região, tem uma excelente cobertura radioeléctrica, ouvindo-se bem na cidade invicta.

Algumas sugestões para reforço de cobertura:

- Beira Baixa/ eventualmente Norte do distrito de Portalegre: Rádio Condestável (Sertã)
- boa parte do distrito de Évora: Diana FM (94,1) ou Rádio Telefonia do Alentejo (103,2 MHz) [ambas de Évora]
- Santarém e reforço no Ribatejo: RCA Almeirim (104,0 + 96,9 Almeirim)

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2 em: Junho 25, 2017, 10:47:13 pm »
Viseu apostava na RCI...
Sempre era um programa diferenciador para a estação.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #3 em: Junho 26, 2017, 01:33:11 am »
Uma boa hipótese para o Porto: Rádio Regional de Arouca (103,2 MHz). Por incrível que possa parecer, a quem não conheça a região, tem uma excelente cobertura radioeléctrica, ouvindo-se bem na cidade invicta.

- Beira Baixa/ eventualmente Norte do distrito de Portalegre: Rádio Condestável (Sertã)
- boa parte do distrito de Évora: Diana FM (94,1) ou Rádio Telefonia do Alentejo (103,2 MHz) [ambas de Évora]

Não sei se seria assim tão boa ideia no caso do Porto... a RRS também chega relativamente bem à Invicta (penso eu?), neste caso. A situação piora mesmo é para lá de Matosinhos, onde não é colocado praticamente sinal nenhum neste momento e só na Póvoa de Varzim é que existe sinal da Voz do Neiva.

Infelizmente também me esqueci de dizer que para a Beira Baixa e para o norte de Portalegre, a Rádio Castelo Branco (92.0) já faz parte da rede. O Luís acha que tem boa cobertura?

Outra nota para Évora: seria talvez a Diana FM mais indicada por perfil dessas duas, mas... a TDS não chega a Évora e ao distrito relativamente bem? Ou apresenta falhas de captação em Évora e para lá de Évora que pudessem justificar eventualmente algum reforço mais longe? (como em Estremoz, caso da R. Despertar?) Desconheço totalmente o panorama para lá de Évora, mas suponho que as coisas piorem bastante...

Ainda em Santarém: excelente ideia!. É um emissor potente, a partir da Expo já pressiona a Sesimbra FM, sem dúvida, e ouve-se extremamente bem em todo o Ribatejo. Mas a Mais Oeste também chega muito bem lá, na A1... desconheço é como são as coisas nas localidades.

Viseu apostava na RCI...

E pelo que sei tem boa cobertura no distrito de Viseu, não é, estvmkt?
« Última modificação: Junho 26, 2017, 01:39:25 am por Linxtuga »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #4 em: Junho 26, 2017, 07:51:08 am »
Sim tem.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Junho 26, 2017, 11:26:53 am »

Não sei se seria assim tão boa ideia no caso do Porto... a RRS também chega relativamente bem à Invicta (penso eu?), neste caso. A situação piora mesmo é para lá de Matosinhos, onde não é colocado praticamente sinal nenhum neste momento e só na Póvoa de Varzim é que existe sinal da Voz do Neiva.

Infelizmente também me esqueci de dizer que para a Beira Baixa e para o norte de Portalegre, a Rádio Castelo Branco (92.0) já faz parte da rede. O Luís acha que tem boa cobertura?

Outra nota para Évora: seria talvez a Diana FM mais indicada por perfil dessas duas, mas... a TDS não chega a Évora e ao distrito relativamente bem? Ou apresenta falhas de captação em Évora e para lá de Évora que pudessem justificar eventualmente algum reforço mais longe? (como em Estremoz, caso da R. Despertar?) Desconheço totalmente o panorama para lá de Évora, mas suponho que as coisas piorem bastante...

Ainda em Santarém: excelente ideia!. É um emissor potente, a partir da Expo já pressiona a Sesimbra FM, sem dúvida, e ouve-se extremamente bem em todo o Ribatejo. Mas a Mais Oeste também chega muito bem lá, na A1... desconheço é como são as coisas nas localidades.

Viseu apostava na RCI...

Évora? Ainda que a TDS se faça ouvir (mal) em certas zonas, a sua sintonia na cidade do Geraldo Sem Pavor é muito dificultada precisamente pela Diana FM (93,9 vs. 94,1 MHz). E pode crer que a Diana FM como reforço permitiria a cobertura de uma região nada modesta... pese a interferência de uma emissora espanhola nos 94,0 MHz, que prejudica a recepção a sul do próprio concelho de Évora. Já a Telefonia do Alentejo (103,2 MHz) não tem esse problema, porquanto os 103,2 MHz constituem uma frequência limpa, sem interferências de outros operadores.

Uma alternativa para Évora (e para uma parte não menosprezável da região), seria a Rádio Nova Antena (101,3 MHz Montemor-o-Novo). Apesar de, em determinadas zonas, ser interferida pela Rádio Pax (101,4 Beja), ouve-se satisfatoriamente em grande parte da cidade de Évora, chega a Estremoz... e até à vila de Redondo. Para nem falar que se trataria de um reforço de sinal também a caminho do litoral, ouvindo-se razoavelmente até às portas de Setúbal. Mais: pertencendo a uma cadeia de rádios, até podia ser que "de uma cajadada matasse três coelhos". Quero com isto dizer que, negociando com a RNA, provavelmente ganharia 3 rádios de uma só vez: Rádio Nova Antena, Rádio Elvas e Rádio Campo Maior, cobrindo grande parte do Alto Alentejo, e não só...

Enviado através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

jcorreia

• Newbie
  • *
« Responder #6 em: Junho 27, 2017, 12:08:38 am »
Não era mal pensado, não senhor, meter o programa na Rádio Nova Antena. Até em Alhandra se apanha. Mas desloco-me por vezes a Vendas Novas e ouve-se bem a rádio. Também a Rádio Despertar (94.5 Estremoz) me parece uma boa hipótese mas é comida pela Antena 2  em várias zonas de Vendas Novas. Mas deve ser um bom emissor para Évora e Portalegre.

livelx90

• Sr. Member
« Responder #7 em: Junho 27, 2017, 01:27:53 am »
No auto-rádio em Azeitão consigo receber com bastante facilidade os 101.3 de Montemor. Os 101.4 de Beja fazem pressão na zona da Arrábida, mas em Setúbal (cidade), os 101.3 voltam a ser sintonizados com a mesma facilidade. Interessante a capacidade de cobertura desse emissor.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #8 em: Junho 27, 2017, 10:01:45 pm »

Viseu apostava na RCI...

Évora? Ainda que a TDS se faça ouvir (mal) em certas zonas, a sua sintonia na cidade do Geraldo Sem Pavor é muito dificultada precisamente pela Diana FM (93,9 vs. 94,1 MHz). E pode crer que a Diana FM como reforço permitiria a cobertura de uma região nada modesta... pese a interferência de uma emissora espanhola nos 94,0 MHz, que prejudica a recepção a sul do próprio concelho de Évora. Já a Telefonia do Alentejo (103,2 MHz) não tem esse problema, porquanto os 103,2 MHz constituem uma frequência limpa, sem interferências de outros operadores.

Uma alternativa para Évora (e para uma parte não menosprezável da região), seria a Rádio Nova Antena (101,3 MHz Montemor-o-Novo). Apesar de, em determinadas zonas, ser interferida pela Rádio Pax (101,4 Beja), ouve-se satisfatoriamente em grande parte da cidade de Évora, chega a Estremoz... e até à vila de Redondo. Para nem falar que se trataria de um reforço de sinal também a caminho do litoral, ouvindo-se razoavelmente até às portas de Setúbal. Mais: pertencendo a uma cadeia de rádios, até podia ser que "de uma cajadada matasse três coelhos". Quero com isto dizer que, negociando com a RNA, provavelmente ganharia 3 rádios de uma só vez: Rádio Nova Antena, Rádio Elvas e Rádio Campo Maior, cobrindo grande parte do Alto Alentejo, e não só...

Terei de verificar, gostei dessas duas sugestões, se bem que a RNA, em parte, fica com área de cobertura onde a TDS já tem... Mas a Diana FM é uma excelente ideia, sem dúvida, até em perfil de estação!

A cobertura do Alto Alentejo não é entendida como prioritária, por isso é que só está coberto parcialmente até à sede de concelho +- pela Rádio Castelo Branco. De qualquer maneira, poderia ser de interesse o programa na Rádio Elvas também para isso - é a segunda maior cidade de Portalegre.

E no Porto? Que soluções poderia haver para resolver a questão da cobertura radioelétrica a norte do Porto (dentro do mesmo distrito)?
« Última modificação: Junho 27, 2017, 10:03:25 pm por Linxtuga »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #9 em: Junho 28, 2017, 01:22:37 pm »
Quiçá o Rádio Clube de Penafiel (91,8). Ou o Rádio Clube de Paços de Ferreira (101,8). Mais para o litoral, e servindo uma vasta região (até ao Porto), a Rádio Afifense (87,6 Viana do Castelo).

Cumprimentos,
Luís Carvalho

guest6

• Visitante
« Responder #10 em: Junho 28, 2017, 01:32:29 pm »
Quiçá o Rádio Clube de Penafiel (91,8). Ou o Rádio Clube de Paços de Ferreira (101,8). Mais para o litoral, e servindo uma vasta região (até ao Porto), a Rádio Afifense (87,6 Viana do Castelo).

Nenhuma dessas tem uma cobertura total e limpa no Porto e Matosinhos. A Afifense apapnha-se bem junto ao mar, mas basta entrar uns 2/3km para o interior e a situação muda, e os 101.8 e 91.8 também teem dificuldades por saturação do expectro. Para esta zona não consigo vislumbrar UMA unica rádio que possa acolher esse programa, pois no Porto, Matosinhos, Gaia, Maia, Gondomar e Valongo não há UMA unica que não pertença aos grandes grupos.

364m

• Full Member
« Responder #11 em: Junho 28, 2017, 02:37:50 pm »

[/quote]

A cobertura do Alto Alentejo não é entendida como prioritária, por isso é que só está coberto parcialmente até à sede de concelho +- pela Rádio Castelo Branco. De qualquer maneira, poderia ser de interesse o programa na Rádio Elvas também para isso - é a segunda maior cidade de Portalegre.

[/quote]

Qual concelho?
Em termos populacionais (e não só) Elvas não é a segunda, mas a primeira cidade do distrito de Portalegre.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #12 em: Junho 28, 2017, 04:52:41 pm »

[/quote]

Qual concelho?
Em termos populacionais (e não só) Elvas não é a segunda, mas a primeira cidade do distrito de Portalegre.
[/quote]

Queria dizer sede de distrito, ou seja, Portalegre. Não conto com muita qualidade de sinal, no entanto.

O que eu não sabia era que Elvas era a primeira cidade do distrito... Tinha mesmo ideia que era Portalegre!

Nenhuma dessas tem uma cobertura total e limpa no Porto e Matosinhos. A Afifense apapnha-se bem junto ao mar, mas basta entrar uns 2/3km para o interior e a situação muda, e os 101.8 e 91.8 também teem dificuldades por saturação do expectro. Para esta zona não consigo vislumbrar UMA unica rádio que possa acolher esse programa, pois no Porto, Matosinhos, Gaia, Maia, Gondomar e Valongo não há UMA unica que não pertença aos grandes grupos.

Ora aí está. É o problema que existe no Porto, é esse mesmo!
Mas mais longe... Até que ponto são soluções a Rádio Felgueiras, a Voz de Santo Tirso, por exemplo?

Ou rádios que não sejam da zona mas metam bom sinal? Estou a lembrar me da Digital FM, da Antena Minho, da Santiago... Não são soluções?

Tenho indicação que foi feita proposta à Diana FM, e vai seguir proposta para a Rádio Nova ainda hoje (sem qualquer certeza neste último caso, no entanto).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #13 em: Junho 28, 2017, 07:41:20 pm »
E a Jornal FM, não se capta bem no Porto? No Verão chega quase sempre a Aveiro em condições bem razoáveis.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #14 em: Junho 28, 2017, 09:15:13 pm »
E a Jornal FM, não se capta bem no Porto? No Verão chega quase sempre a Aveiro em condições bem razoáveis.

Segundo sei, não aceitaram o programa - nem sequer chegaram a analisar porque simplesmente não aceitam programas de distribuição. O que é uma pena: os 103.6, pelo que percebi, captam se muito bem!