Autor Tópico: Emissor da Record FM 107,7 MHz Sintra  (Lida 3515 vezes)

joao matusse

• Newbie
  • *
Emissor da Record FM 107,7 MHz Sintra
« em: Maio 22, 2017, 10:00:57 pm »
Boa noite

Alguém me sabe dizer se o emissor da Record fm que estava localizado na Serra de Sintra,se foi deslocalizado para Lisboa?

« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 11:10:45 pm por AG »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Emissor Serra de Sintra da Record fm 107.7
« Responder #1 em: Maio 23, 2017, 01:55:52 am »
Não posso confirmar, tanto mais que não me encontro no círculo de influência do emissor da Record FM, todavia tal hipótese não pode, à partida, ser válida, porquanto uma estação local (como a Record FM) só pode deslocalizar o emissor para um concelho limítrofe. Ora, o concelho de Lisboa não faz fronteira com o de Sintra...

Enviado através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao matusse

• Newbie
  • *
« Responder #2 em: Maio 23, 2017, 12:39:52 pm »
Boa tarde

Digo isto porque a recepção do sinal piorou bastante em linha de vista com a Serra de Sintra,na zona de Cascais,se calhar pelo motivo de um temporal que danificou a antena da mesma.

É curioso que se recebe bem a emissão na grande Lisboa.

Atentamente

pdf

• Visitante
« Responder #3 em: Agosto 16, 2017, 03:10:25 pm »
Penso que de momento a Record FM está a funcionar na mesma torre emissora da Rádio Positiva. Fica na margem sul, no "eixo" Trafaria - Porto Brandão - Banática - Pragal, de onde saem muitas frequências para a Grande Lisboa. A cobertura é idêntica à da Rádio Positiva, a escuta é agora melhor nalgumas zonas mais centrais de Lisboa e ouve-se muito bem nas zonas de Belém, Restelo, Alcântara...

Não sei até que ponto isto é legal.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #4 em: Agosto 16, 2017, 03:21:24 pm »
Penso que de momento a Record FM está a funcionar na mesma torre emissora da Rádio Positiva. Fica na margem sul, no "eixo" Trafaria - Porto Brandão - Banática - Pragal, de onde saem muitas frequências para a Grande Lisboa. A cobertura é idêntica à da Rádio Positiva, a escuta é agora melhor nalgumas zonas mais centrais de Lisboa e ouve-se muito bem nas zonas de Belém, Restelo, Alcântara...

Pois... Era bem menos arriscado mudarem para um zona alta da Amadora, por exemplo.

pdf

• Visitante
« Responder #5 em: Agosto 16, 2017, 03:25:17 pm »

Pois... Era bem menos arriscado mudarem para um zona alta da Amadora, por exemplo.

O que me parece que fizeram foi mesmo "cortar caminho" e colocar a rádio a operar na torre de uma "semelhante" e assim optimizar custos, tal como aconteceu quando colocaram a saudosa Rádio Nostalgia nos 91,0 MHz e esteve a emitir uns dias a partir do Monte da Virgem (de forma ilegal). Só depois mudou para o Porto, com reflectores.

Parece-me ser situação idêntica e se têm autorização, vai contra tudo o que andamos aqui a dizer há anos - a questão dos concelhos limítrofes. Talvez seja uma situação excepcional de emergência, a confirmar-se o contratempo na torre da serra de Sintra.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #6 em: Agosto 18, 2017, 01:35:09 am »
Com efeito, em Alcântara, verifica-se que a Record FM se escuta em muito boas condições, enquanto que os restantes emissores em Sintra (RCSintra, Mega Hits, além dos retransmissores da RR/RFM e Rádio Comercial) são captados de forma deficiente nesta zona da cidade de Lisboa. As minhas observações noutros locais deram-me claramente a ideia que o emissor se encontra na outra margem do Tejo...Falta saber se a ANACOM autorizou o operador a deslocalizar o emissor afecto ao concelho de Sintra para um concelho não-limítrofe, nomeadamente o de Almada.

« Última modificação: Agosto 18, 2017, 01:40:17 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

estvmkt

• Hero Member
« Responder #7 em: Agosto 18, 2017, 12:01:05 pm »
Mas neste caso em Sintra mal se faz ouvir,pelo que deu para depreender,certo?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #8 em: Agosto 18, 2017, 01:26:17 pm »
Desconheço a situação em Sintra. Mas do que tenho visto na margem Sul, é muito provável que o tx esteja em Almada (quiçá Porto Brandão). Calculo que a recepção no concelho de Sintra esteja longe do ideal. 

« Última modificação: Agosto 18, 2017, 01:28:09 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

estvmkt

• Hero Member
« Responder #9 em: Agosto 18, 2017, 02:29:35 pm »
Eu que desconheço essa zona quais os emissores que entram melhor em Lisboa

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #10 em: Agosto 18, 2017, 06:43:34 pm »
Desconheço a situação em Sintra. Mas do que tenho visto na margem Sul, é muito provável que o tx esteja em Almada (quiçá Porto Brandão). Calculo que a recepção no concelho de Sintra esteja longe do ideal. 

Depende da zona. Queluz, Rio de Mouro, Cacém, ainda está relativamente ok. Para lá disso, começa a piorar a olhos vistos. Na Serra de Sintra é mais complicado.

Isto é uma situação ilegal que deveria ter esclarecimento da ANACOM sobre se é temporário.

joao matusse

• Newbie
  • *
« Responder #11 em: Agosto 18, 2017, 11:45:12 pm »
 O motivo da deslocalização do emissor,deve-se ao temporal que ocorreu na serra de Sintra,que originou na queda da antena.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #12 em: Agosto 19, 2017, 01:35:21 pm »
O motivo da deslocalização do emissor,deve-se ao temporal que ocorreu na serra de Sintra,que originou na queda da antena.

Ora aí está, muito obrigado pela indicação, João!