Pois parece-me que Montejunto está "parado" na seguinte pergunta: "Já segue a Renascença nas redes sociais?". Verificado por volta do meio dia de hoje e durante largos minutos.
Não estava há umas semanas, mas atenção ao que vou escrever abaixo.
Menos largura de banda gasta, mais barato. Presumo que seja estratégia de controlo de custos, claro.
No entanto, sofre a qualidade.
Aqui há uns tempos, alguém da parte técnica me confidenciou que a ordem era cortar, cortar, cortar, inclusivamente na potência dos emissores. E aí nota-se também, são as falhas sistemáticas na manutenção do RT, a face mais visível agora, mas também no alcance.
Alguns exemplos: 90.2 Montejunto já tinha ficado com essa ideia quando fui a Lisboa em março, agora com a propagação, é o único emissor que tem tido desempenho mais fraco, por vezes até a +OESTE chega melhor, ou mesmo a M80 pressionada pela RADIO 5. E nem há vestígios da VOZDARIA. Os próprios 106.8 da RFM já não têm aquela força que esmagava totalmente a TSF de Braga. A Lousã, longe vão os tempos em que, em pleno Inverno se ouviam no Porto, dentro de um edifício, com um simples telefone. Os 106.0, com a Antena Minho que também está claramente em contenção, nota-se diferença, embora aqui, consiga chegar mais longe que a RFM. Nos 106.0 chegam a existir zonas no Grande Porto onde neste momento não há sinal de nenhuma das rádios.
Já agora, em Braga eles têm algum emissor de reserva? Há umas duas semanas notei Vale de Cambra a chegar com muita força, ligava-se o rádio e logava logo, incluindo no Porto. Mudei para os 101.1, muito fracos, mas quando lá conseguia logar, o Pty surgia, tanto no AIWA como no carro como "Antigas Canções" quando o normal é "Outra Música". No dia seguinte, testei os 101.1, em cima do viaduto da Areosa ouvia-se cheio de ruído, RDS nem vê-lo, e não havia propagação. Entretanto normalizou, e já está correto o Pty, mas o que notei foi que ficou com muito menos força, a RFM e a MEGAHITS deixaram de se ouvir de forma minimamente decente para sul. Para se ter uma ideia, a Antena 2 chega melhora a Gaia do que a RR, e são ambas pressionadas por frequências da mesma zona, a potência da 2 é 5x menor que a da RR. No caso da RFM não é a AZFM a fazer a pressão, na MEGAHITS admito que a LAFÕES possa estar a influenciar, embora me pareça que depois disso já tenham mexido. Ah, e a cereja no topo do bolo, os 95.1 da Maunça, cuja performance diminuiu significativamente. O único emissor que me parece ter melhorado de performance nos últimos tempos é o de Lamego, principalmente na RFM, que é uma frequência muito difícil. De Monsanto, pus aqui, no outro dia, a belíssima qualidade do som da RFM em Lisboa.
É curioso, que só noto estas diferenças, nas rádios nacionais, nas da R/COM, aparte, naturalmente, da questão dos 90.8 da COMRCIAL que já tem mais de um ano.