Autor Tópico: Apagão nas rádios de Acácio Marinho  (Lida 5669 vezes)

Nuno Brito

• Newbie
  • *
Apagão nas rádios de Acácio Marinho
« em: Novembro 03, 2016, 06:43:31 pm »
Hoje de manhã deparei com a Rádio 5 em 89.0 ( Póvoa de Varzim? ) a difundir o sinal da Rádio Digital de Famalicão, a frequência de 88.4 ( Monte da Virgem? ), também pertencente à Rádio 5 sem emissão, e as Rádios XL FM ( Vila do Conde ? ) e No Ar ( Trofa ), também sem emissão. E todas elas, sem sinal de RDS.
Alguém sabe o que se está a passar ou vai passar?
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 11:07:45 pm por AG »

Nuno Brito

• Newbie
  • *
Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
« Responder #1 em: Novembro 03, 2016, 06:48:57 pm »
P.S.: por acaso não verifiquei o que se estava a passar com a Nova Rádio Voz de Snto Tirso em 88.6 MHz, mas calculo que também sem emissão.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2 em: Novembro 03, 2016, 08:03:43 pm »
Problemas técnicos, certamente...
Agora a emissão da Digital FM acho muito estranho...

pdf

• Visitante
« Responder #3 em: Novembro 03, 2016, 09:28:48 pm »
A emissão da Digital a entrar nos 89.0 deve ter a ver com frequências muito próximas no STL.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nuno Brito

• Newbie
  • *
« Responder #4 em: Novembro 04, 2016, 10:27:21 am »
O que não é provável, uma vez que as 2 frequências desta rádio são em 96.4 e 105 MHz.
A verdade é que isso aconteceu mesmo. Até confirmei se estava mesmo em 89.0 e de facto estava mesmo.
Em relação ao RDS: neste momento já se pode constatar que neste grupo de rádios já tudo voltou ao normal. Pelo menos para já.

pdf

• Visitante
« Responder #5 em: Novembro 04, 2016, 02:34:20 pm »
O que não é provável, uma vez que as 2 frequências desta rádio são em 96.4 e 105 MHz.
A verdade é que isso aconteceu mesmo. Até confirmei se estava mesmo em 89.0 e de facto estava mesmo.
Em relação ao RDS: neste momento já se pode constatar que neste grupo de rádios já tudo voltou ao normal. Pelo menos para já.

Estou a falar da banda de frequências dos STLs e não do FM.

pdf

• Visitante
« Responder #6 em: Novembro 04, 2016, 02:43:03 pm »
Pode consultar mais informações sobre este tema nesta página da ANACOM.

364m

• Full Member
« Responder #7 em: Novembro 04, 2016, 11:34:47 pm »

Mas estas ligações ponto-a-ponto não têm que ficar em linha de vista?

pdf

• Visitante
« Responder #8 em: Novembro 05, 2016, 11:01:11 am »

Mas estas ligações ponto-a-ponto não têm que ficar em linha de vista?

Sim. Mas nunca são completamente direccionais - embora as yagi utilizadas minimizem esses efeitos.

Desconfio que a yagi que "abastece" a micro da Digital nos 96,4 MHz tenha chegado a Santa Eufémia numa frequência próxima. E estando a Maia sem sinal, ele reproduz o primeiro que aparecer - mesmo que fraco.

Já aconteceu numa rádio em que trabalhei. Já há muitos anos. Curiosamente no mesmo local que ficou sem emissão. ;) dessa vez foi a emissão da NFM a entrar-nos numa frequência que tinha acabado de se mudar para Santa Justa.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nuno Brito

• Newbie
  • *
« Responder #9 em: Novembro 16, 2018, 09:43:59 pm »
Hoje de manhã, subitamente a emissão da XL FM em 98.4 MHz foi interrompida e, até ao momento, a situação ainda se mantém.
Verifico que também os 89.0 da Rádio 5 estão sem sem sinal de rádio e o mesmo acontece a Rádio No Ar, em 107.8.
Mas, constata-se também que a emissão online, pelo menos, da XL FM está a funcionar, o que indicia que o problema se prende apenas com a emissão aérea, via ondas hertzianas.
Alguém me saberá dizer o que é que se está a passar ou se o problema terá a ver com a entrada em funcionamento da nova Estádio FM?

guest6

• Visitante
« Responder #10 em: Novembro 16, 2018, 09:55:45 pm »
Hoje de manhã, subitamente a emissão da XL FM em 98.4 MHz foi interrompida e, até ao momento, a situação ainda se mantém.
Verifico que também os 89.0 da Rádio 5 estão sem sem sinal de rádio e o mesmo acontece a Rádio No Ar, em 107.8.
Mas, constata-se também que a emissão online, pelo menos, da XL FM está a funcionar, o que indicia que o problema se prende apenas com a emissão aérea, via ondas hertzianas.
Alguém me saberá dizer o que é que se está a passar ou se o problema terá a ver com a entrada em funcionamento da nova Estádio FM?

A resposta:  https://www.facebook.com/RNoar/posts/2180666785297592?__xts__[0]=68.ARAU90g1auC_T-fjdLGgTTq4lgD8Pj96_kosy5MFdULb6xdPL57iQYAJZTTllN9Htt5ERNKGlFoCmca57nDwLXSqBbnOYTsD5J4NYNzW0fwXcEt3eX8LvqrZtd8rImDiDfJx8yJMsrbdbgsWxxH008mjM84PtbeupQbpA9KgGfzmGDseF6wUgQD-S2kzveKPbtUmOSBo3c5LghM36uqeXf35xkdtAOWetkTZCoHmCoSqW3u8y-9ZQ5GeRy9zlwvsdrZy0vCQn-rO07k5p63yQOdAGN7GniKefmEqM3doFnluGZz9CCwT6VHMwmWNZymE-CMOpKuBhfL_YoWQFMXgHQ&__tn__=-R

Nuno Brito

• Newbie
  • *
« Responder #11 em: Novembro 16, 2018, 10:02:58 pm »
E relativamente à Rádio 5 e XL FM a questão é a mesma? 3 estações de rádio em manutenção simultaneamente. Não parece um pouco estranho?

guest6

• Visitante
« Responder #12 em: Novembro 16, 2018, 10:08:46 pm »
E relativamente à Rádio 5 e XL FM a questão é a mesma? 3 estações de rádio em manutenção simultaneamente. Não parece um pouco estranho?

Não. Todas partilham a mesma torre na Santa Eufemia. E isto tem a ver com a passagem da R.Linear também para essa torre.  Algo que já foi referido por aqui no forum.

Nuno Brito

• Newbie
  • *
« Responder #13 em: Novembro 16, 2018, 10:11:23 pm »
Obrigado, senhor Abílio. Fiquei esclarecido.

guest6

• Visitante
« Responder #14 em: Novembro 16, 2018, 10:18:33 pm »
Obrigado, senhor Abílio. Fiquei esclarecido.

Sempre ás ordens. Sr. Nuno. Cumprimentos.