Cobertura teórica da Rádio Campo Maior para 95,9 MHz com 500 W e a partir do local exacto da torre:

A bater certinho com o que estou a dizer. É justamente a partir de Borba que o sinal da TDS começa a ser consideravelmente pior, seja 93.9 ou 96.0, e é justamente desse ponto para diante que a Rádio Campo Maior se começará a ouvir.
De igual forma, Portalegre está no limite de captação para ambas as frequências, 95.9 e 96.0, pelo que não é de esperar que ocorram choques em termos materialmente relevantes porque as duas são fracas qb que caibam em 0,1 na modulação de frequência. Claro que tenho imensa curiosidade para ver quem ganha em zona alta…
Duvido muito que os 96.0 cheguem com sinal minimamente aceitável até Santarém. Abrantes, não digo que não. Mas em Santarém não se apanha bem nenhuma rádio do Alentejo.
Na parte sul de Santarém temos o relato do joao_s por altura de intervenção no emissor no arranque da TDS que chega a essa zona. Em Santarém centro será em 96.0, o mapa de simulação é claro. Agora, se é um sinal de ter num rádio despertador tenho mais dúvidas. Mas Ponte de Sor é perto qb de Abrantes e onde estava tem cota de 371m na minha simulação (possível que com 90 de torre seja igual, -30 cota). Na zona industrial do norte de Santarém será sempre em 96.0, no centro também, a sul reveza com os 93.9 que, já agora, se ouvem bem no Porto Alto e em Marinhais da última vez que lá fui.
Claro que não se vai ouvir a caminho de Almeirim com toda a força, naqueles 10km da estrada que vai para Almeirim não deve ouvir a 100%. Mas aí são coisas do relevo…
Por se ter falado no centro de Évora, só tenho a dizer: tirem o cavalinho da chuva. Os 96,0 MHz só conseguirão fazer-se ouvir satisfatoriamente nos pontos mais altos da cidade. Com sorte e com os 2 kW bem afinados, são audíveis, com sinal fraco, dentro de casa.
Assim é. Pela minha simulação os 96.0 estão no limite do limite em Évora, e beneficiam muito mais norte e centro (que corresponde ao ponto mais benéfico para propagação de norte e ao tal ponto mais alto). Sul terá que continuar a ser com os 93.9.
A não ser que o plano seja deslocalização aproveitando a micro, e aí não sei o que possa acontecer. Mas a título de referência cheguei a simular a rádio de Coruche mandar o emissor para quase em cima de Montemor e mesmo assim o sinal em Évora estava cheio de falhas. Por isso, não se afigura tarefa nada fácil…