Autor Tópico: TDS - Telefonia do Sul  (Lida 52469 vezes)

364m

• Full Member
Re: Telefonia do Sul
« Responder #15 em: Novembro 13, 2016, 06:56:18 pm »

[/quote]

É mesmo. O sinal no Barreiro é zero em 93.9. Só se ele estiver para mudar o emissor de localização...

[/quote]

Permitindo-me a um pouco de especulação, diria que isso é inevitável pois onde está não terá qualquer viabilidade.
No entanto, sobre as hipóteses aqui faladas penso que terá muito a ver com os objectivos maiores a que se propuserem pois não há um local que dê para abarcar tudo. Acho por exemplo, que Grândola só estará na equação se for de interesse cobrir o litoral alentejano, onde a rádio está nas ruas da amargura. Uma hipótese que não me surpreenderia seria a deslocalização dentro do próprio concelho, pois na zona da freguesia do Torrão existem pontos com altimetria considerável.

guest6

• Visitante
« Responder #16 em: Novembro 13, 2016, 07:30:10 pm »

Permitindo-me a um pouco de especulação, diria que isso é inevitável pois onde está não terá qualquer viabilidade.
No entanto, sobre as hipóteses aqui faladas penso que terá muito a ver com os objectivos maiores a que se propuserem pois não há um local que dê para abarcar tudo. Acho por exemplo, que Grândola só estará na equação se for de interesse cobrir o litoral alentejano, onde a rádio está nas ruas da amargura. Uma hipótese que não me surpreenderia seria a deslocalização dentro do próprio concelho, pois na zona da freguesia do Torrão existem pontos com altimetria considerável.

Parece me que conhece bem a zona, e como tal pergunto se Grândola não será mais favorável?

AM-FM

• Newbie
  • *
« Responder #17 em: Novembro 13, 2016, 10:27:18 pm »
A Rádio ainda emite? Está completamente automatizada ou tem animadores?

364m

• Full Member
« Responder #18 em: Novembro 13, 2016, 10:52:15 pm »

[/quote]

Parece me que conhece bem a zona, e como tal pergunto se Grândola não será mais favorável?
[/quote]

Ora bem, relembrando o que disse acima, isto já entra um bocado na especulação... mas no bom sentido, acho eu.

Na emissão eles anunciam cobertura para Setúbal, Lisboa, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete e Alentejo (pelo menos estes eu ouvi). Mesmo reduzindo o "Alentejo" a alguns dos concelhos limítrofes do interior temos Vendas Novas, Montemor e Viana, o que logo aqui dá para ver a dificuldade (ou impossibilidade) de cobrir este território com um emissor.

As minhas dúvidas com o emissor em Grândola tem a ver especialmente com esta última parte: nenhum destes concelhos tem como emissor aconselhado (nas rádios nacionais) o emissor de Grândola, porque têm muita dificuldades para o interior.
Por sua vez parece-me arriscado querer "conquistar" Lisboa com um emissor em Grândola, pois para além da distância tem ainda que transpor o sistema montanhoso da Arrábida, o que vai de certeza degradar o sinal.
Olhando para o mapa parece-me que em condições normais até chegará melhor ao Montijo ou Alcochete do que a Lisboa.

364m

• Full Member
« Responder #19 em: Novembro 13, 2016, 10:59:28 pm »
A Rádio ainda emite? Está completamente automatizada ou tem animadores?

Há anos que a Rádio Mirasado está com problemas. Já esteve sem emissão, depois voltou em automático com cobertura reduzidíssima. Agora vai ser substituída pela "TDS - Telefonia do Sul" e é da emissão online desta última que estamos a falar.

guest6

• Visitante
« Responder #20 em: Novembro 13, 2016, 11:17:45 pm »

Ora bem, relembrando o que disse acima, isto já entra um bocado na especulação... mas no bom sentido, acho eu.

Na emissão eles anunciam cobertura para Setúbal, Lisboa, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete e Alentejo (pelo menos estes eu ouvi). Mesmo reduzindo o "Alentejo" a alguns dos concelhos limítrofes do interior temos Vendas Novas, Montemor e Viana, o que logo aqui dá para ver a dificuldade (ou impossibilidade) de cobrir este território com um emissor.

As minhas dúvidas com o emissor em Grândola tem a ver especialmente com esta última parte: nenhum destes concelhos tem como emissor aconselhado (nas rádios nacionais) o emissor de Grândola, porque têm muita dificuldades para o interior.
Por sua vez parece-me arriscado querer "conquistar" Lisboa com um emissor em Grândola, pois para além da distância tem ainda que transpor o sistema montanhoso da Arrábida, o que vai de certeza degradar o sinal.
Olhando para o mapa parece-me que em condições normais até chegará melhor ao Montijo ou Alcochete do que a Lisboa.

Ou seja será mais provável uma deslocalização, possível legalmente, para Palmela. É a sua opinião?

364m

• Full Member
« Responder #21 em: Novembro 13, 2016, 11:31:51 pm »
Sim... se o objectivo número um for Lisboa, claramente Palmela. Mas vamos esperar para ver, senão estamos aqui a fazer o trabalhinho todo aos senhores da rádio  :D
Mas às tantas ainda vai acabar numa situação de compromisso!

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #22 em: Novembro 25, 2016, 12:15:48 am »

Mesmo reduzindo o "Alentejo" a alguns dos concelhos limítrofes do interior temos Vendas Novas, Montemor e Viana, o que logo aqui dá para ver a dificuldade (ou impossibilidade) de cobrir este território com um emissor.

Com um pouco de "atraso"  (a discussão já tem uns dias), mas não deixo de salientar que as frequências das rádios nacionais que asseguram a melhor cobertura possível na região de Montemor-o-Novo e Vendas Novas são as do emissor de Montejunto, que, aliás, até são anunciadas pela Antena 1, e creio, a Antena 3. Grândola não é, certamente, uma opção minimamente adequada  para uma recepção aceitável. Se não o é nos emissores das rádios nacionais, com 10 kW, não o será com um emissor de 2 kW.
« Última modificação: Novembro 25, 2016, 12:18:04 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #23 em: Novembro 25, 2016, 12:36:36 am »

Mesmo reduzindo o "Alentejo" a alguns dos concelhos limítrofes do interior temos Vendas Novas, Montemor e Viana, o que logo aqui dá para ver a dificuldade (ou impossibilidade) de cobrir este território com um emissor.

Com um pouco de "atraso"  (a discussão já tem uns dias), mas não deixo de salientar que as frequências das rádios nacionais que asseguram a melhor cobertura possível na região de Montemor-o-Novo e Vendas Novas são as do emissor de Montejunto, que, aliás, até são anunciadas pela Antena 1, e creio, a Antena 3. Grândola não é, certamente, uma opção minimamente adequada  para uma recepção aceitável. Se não o é nos emissores das rádios nacionais, com 10 kW, não o será com um emissor de 2 kW.

Mesmo que ele fosse muito bom, como é o da Antena Miróbriga, que creio que tem lá o seu emissor. Diga-se de passagem que até agora vi zero alterações em termos de potência de sinal. Continuo sem qualquer sinal da Telefonia do Sul.

Quarta vou ver como andam as coisas por Palmela, devido à orografia pode ser que tenha sorte, mas... é difícil. É muito difícil, assim.

LiveMetal

• Newbie
  • *
« Responder #24 em: Novembro 28, 2016, 01:02:28 pm »
Boas pessoal

Há cerca de 2/3 anos tinha reparado que a emissão da Mirasado tinha sido interrompida e até me recordo que teriam havido problemas no emissor e a rádio, na altura, não tinha dinheiro para recuperar o emissor.

Entretanto as emissões voltaram, ainda que com uma potência/cobertura muito reduzida. O que se passa é que há já coisa de 1 mês que constatei que a Rádio Mirasado encontra-se novamente sem emissão.

Alguém sabe alguma coisa?

Cumprimentos

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #25 em: Novembro 28, 2016, 01:05:14 pm »
Bom dia, este mês está a ser surpreendente em termos de novidades, andava eu aqui a testar o programa SDR, quando vou a passar perto dos 93.9 FM e vejo uma oscilação e eis que Mirasado em 93.9 FM já testei na aparelhagem e no rádio do carro e é mesmo... Parece que o emissor está a ser calibrado, visto que umas vezes o sinal está melhor que outras.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #26 em: Novembro 28, 2016, 04:15:44 pm »
Bom dia, este mês está a ser surpreendente em termos de novidades, andava eu aqui a testar o programa SDR, quando vou a passar perto dos 93.9 FM e vejo uma oscilação e eis que Mirasado em 93.9 FM já testei na aparelhagem e no rádio do carro e é mesmo... Parece que o emissor está a ser calibrado, visto que umas vezes o sinal está melhor que outras.

Confirmo um sinal muito tenue de manhã. Pinhal Novo. À tarde ainda não testei
EDIT: A seguir, às 17:30, vou testar num ponto muito alto em Lisboa (5 andares, Vista para a Arrabida, Parque das Nações) e ver se se apanha alguma coisa!
« Última modificação: Novembro 28, 2016, 05:06:35 pm por Linxtuga »

364m

• Full Member
« Responder #27 em: Novembro 28, 2016, 05:29:04 pm »
Sinal muito forte no Alentejo (zona de confluência dos concelhos de Évora/Viana/Portel)... mas som mau. Não sei como o definir, talvez sobrealimentado!

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #28 em: Novembro 28, 2016, 05:33:20 pm »
Bem me parecia, também noto por aqui que o som está meio esquesito... Como é que conseguiram que o sinal chegasse a Lisboa  ::)

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #29 em: Novembro 28, 2016, 05:45:53 pm »
Confirmo que o sinal está a chegar a Lisboa!!!

O nível de sinal em telemóvel é Mono por vezes com ruído, não consegue RDS, PS ou stereo. Em carro deve equivaler a Estéreo com falhas e passagens a Mono.

O som está muito mau. Isto parece Mono. E parece que está a usar o processador de áudio que estava a ser usado na Mirasado antes do encerramento... Pelo menos os jingles usa.

A quem não sabe bem como o sinal chegou a Lisboa: isto deve ser ajudado pelo refletir dos sinais no Sado... De qualquer forma, excelente, excelente trabalho!

EDIT: Ou isso, ou uma melhor localização aliada a uma antena mais alta para superar o maciço da Arrabida...
« Última modificação: Novembro 28, 2016, 05:59:54 pm por Linxtuga »