Autor Tópico: Renascença Multimédia - rede de emissores  (Lida 58876 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #180 em: Março 15, 2024, 08:17:05 pm »
Não vou afirmar categoricamente que mexeram, podem estar a existir aberturas de norte, mas há muito, muito tempo que os 92.9 não estavam a chegar tão bem por aqui. O sinal está limpíssimo e nas minhas costas tenho um enorme obstáculo de betão armado aos sinais vindos de Norte. Estou em espaço interior. Zero diferença entre Braga e Santa Justa, neste momento. A Rádio Lafões encostou à box completamente. Veremos se se mantem, mas penso que sim, pois não noto diferença em mais nenhuma frequência de Braga, nem da zona norte. Não dizendo nada, é porque foi definitivo.

Edit: para sermos absolutamente justos, a Marta está a ganhar à Justa. O primeiro áudio é de Braga, o segundo é de Gondomar:

https://drive.google.com/file/d/15F651IT8upCLwyTvEDx-sEfBH3pMf5Cw/view?usp=drivesdk
« Última modificação: Março 15, 2024, 08:21:54 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #181 em: Abril 02, 2024, 04:41:16 pm »
Já avisei os contactos que tenho no departamento técnico da Renascença, mas escrevo aqui também, no intuito que alguém possa ler, e tentar resolver o mais depressa possível, até porque me parece que é um problema que pode ser resolvido remotamente.
O emissor da Foia (98.6 MHz) tem alguns cortes, às vezes com duração superior a 5 segundos. A emissão para na totalidade, e regressa passado uns segundos. Quando a emissão para, o emissor fica em portadora.
Só para avisar, no intuito que alguém na Buraca leia, que esta situação do emissor da Foia ainda não está resolvida.
Os cortes já não são tão frequentes, mas ainda vão acontecendo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #182 em: Abril 02, 2024, 05:47:47 pm »
Não vou afirmar categoricamente que mexeram, podem estar a existir aberturas de norte, mas há muito, muito tempo que os 92.9 não estavam a chegar tão bem por aqui. O sinal está limpíssimo e nas minhas costas tenho um enorme obstáculo de betão armado aos sinais vindos de Norte. Estou em espaço interior. Zero diferença entre Braga e Santa Justa, neste momento. A Rádio Lafões encostou à box completamente. Veremos se se mantem, mas penso que sim, pois não noto diferença em mais nenhuma frequência de Braga, nem da zona norte. Não dizendo nada, é porque foi definitivo.

Edit: para sermos absolutamente justos, a Marta está a ganhar à Justa. O primeiro áudio é de Braga, o segundo é de Gondomar:

https://drive.google.com/file/d/15F651IT8upCLwyTvEDx-sEfBH3pMf5Cw/view?usp=drivesdk

Isto a Mega e a Lafões andam mesmo às turras. Ou mexe uma, e a outra vai por cima, ou é mesmo as condições atmosféricas a fazer das suas.
A esta hora, no mesmo exato local onde escrevi este post há 15 dias, 0 para a Mega, 1 para a Lafões. É a primeira vez que apanho esta estação tão limpa aqui no Campus, RDS a entrar de imediato. A Mega só mesmo metendo o telefone da janela, e cheio de ruído. Em contrapartida, diferentemente do que relatei nesse dia, o áudio de Gondomar, está perfeitamente limpo e com o RDS e RT a funcionarem rapidamente.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #183 em: Abril 08, 2024, 05:51:06 pm »
Atenção, há espúrias sobre a MEGA e RFM de Braga, provocadas pela...RR de Gaia. Logam RDS no centro de Gaia, próximo do Auditório Municipal. O sinal está lá, basta afastar uns metros da janela, que os sinais de Braga começam a entrar. Ou seja, não será apenas a AZFM e a R.LAFÕES a provocar um sinal mais fraco que os equivalentes de ANTENA 2, ATN.MINHO e até da RUM, fortemente pressionada em Gaia pela COMRCIAL.
Convinha verificarem essa situação, como sei de fonte segura que leem o que aqui escrevemos por lá, fica a dica.  ;)
Rádio é:

modernices

• Hero Member
« Responder #184 em: Abril 08, 2024, 07:52:20 pm »
E ainda há quem elogie o departamento técnico da rádio da igreja católica. Parecem-me ser uns cepos, isso sim. As rádios tem um som de trampa (oiço um relato na rr e parece que estou a ouvir mofo). No Porto, como já referi, tem problemas com a Mega provocados pela Record. Em Coimbra tem falhas atrás de falhas, quando comparados com a RDP e Comercial. Em Lisboa tem o som mais para uma das colunas que do outro. No algarve aqui há tempos houve quem relatasse que havia um emissor com segundos de branca.

Enfim.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #185 em: Abril 09, 2024, 11:47:24 am »
Neste momento - 9 de abril 2024 às 11h45, mantêm-se as anomalias no Radio Text da RR:
Em Viseu - emissor de Viseu (103,6): "Bola Branca - 12h45 e 18h15"
Em Viseu - emissor de Vouzela (93,8): "Bola Branca - 12h45 e 18h15"
Em Viseu - emissor da Lousã (106,0): "Um dia na história - um acontecimento para recordar"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #186 em: Abril 09, 2024, 02:25:06 pm »
Convinha verificarem essa situação, como sei de fonte segura que leem o que aqui escrevemos por lá, fica a dica.  ;)
Já tive mais certezas sobre isso, sobretudo na parte técnica.
No algarve aqui há tempos houve quem relatasse que havia um emissor com segundos de branca.

Enfim.
Precisamente por causa disto.
Há dois meses que relatei a falha no emissor da Foia, tanto aqui, como pessoalmente a um técnico da Renascença com quem tenho uma boa amizade, e a situação mantém-se igual.
E é desconfortável para quem ouve com regularidade, porque numa hora de emissão, há pelo menos três brancas por hora.

Luís Gonçalves

• Sr. Member
« Responder #187 em: Abril 09, 2024, 04:04:41 pm »
Deviam também melhorar a qualidade de som via online, os 64 kbps AAC que utilizam em todas as rádios notam-se insuficientes especialmente em conteúdos musicais. A bauer utiliza 128 kbps AAC e têm um som muito mais agradável, sem artefactos perceptíveis a não ser as compressões e distorções dos Orban. Deviam aumentar para 96 kbps no mínimo ou então colocar várias opções de bitrate como faz a BBC (48 kbps; 128 Kbps e 320 kbps).
Luís Gonçalves

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #188 em: Abril 09, 2024, 04:24:02 pm »
Deviam também melhorar a qualidade de som via online, os 64 kbps AAC que utilizam em todas as rádios notam-se insuficientes especialmente em conteúdos musicais. A bauer utiliza 128 kbps AAC e têm um som muito mais agradável, sem artefactos perceptíveis a não ser as compressões e distorções dos Orban. Deviam aumentar para 96 kbps no mínimo ou então colocar várias opções de bitrate como faz a BBC (48 kbps; 128 Kbps e 320 kbps).

64 kbps em 2024 é anedótico...

Eu usava essa bitrate em 2004/2005 para os meus streams...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #189 em: Abril 09, 2024, 09:05:24 pm »
Ou as rádios da NPO, com 32, 64 ou 192 kbps em AAC. Ou uns 96 kpbs que bem configurados já dão um som bastante satisfatório, como é o caso da Observador.

Mas essa é mais uma razão porque não ouço as rádios da Renascença, pois no meu caso a rádio que ouço é quase exclusivamente online.

« Última modificação: Abril 09, 2024, 09:07:45 pm por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #190 em: Abril 09, 2024, 10:50:17 pm »
Ou, ou, manterem o mesmo exato bitrate e usarem outro codec mais eficiente tipo HE-AAC ou assim, só que estar a limitar por escassos 64 Kbps em 2024, vai lá vai...

Como esse serviço é externalizado (a RR usa a Stream The World, parte da Triton Digital - https://tritondigital.com - que deve incluir soluções de monetização e estatísticas em cima do stream também, já nem falando da compatibilidade com RCS Zetta e Jazler por algum plugin ou coisa que o valha), deve haver um custo extra mandar isso para tipo 96 Kbps AAC... portanto não tenham grandes esperanças.

Aliás, a avaliar por outros relatos e experiências práticas que tenho visto, a RR anda mais com vontade de externalizar despesas que propriamente de as ter. A rede já me pareceu muito mais resiliente, deve safá-los para já ainda a manutenção e terem equipamentos de reserva... que se eu for somar o estado de várias frequências, a imagem que existia antes de uma rede sólida cai, digamos, um bocado.

A parte engraçada é que é justamente a emissão online que a RR usa para efeitos de relay, como já ouvi outro dia na Mega de Gondomar. Ou seja, caso de "nem para eles são bons"?
« Última modificação: Abril 09, 2024, 10:54:19 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #191 em: Abril 10, 2024, 01:22:25 am »

A parte engraçada é que é justamente a emissão online que a RR usa para efeitos de relay, como já ouvi outro dia na Mega de Gondomar. Ou seja, caso de "nem para eles são bons"?

Como assim, havendo algum problema, o emissor fica a transmitir a emissão online, em caso de anomalia?
Com todos esses problemas, ainda assim, pelo menos na AMP, 93.7 e 104.1 têm uma performance imensuravelmente superior. É que estar a ouvir a Antena 1 cheia de ruídinhos, e não raras vezes vai para mono, a escasso 3km do Mte da Virgem, é mai demais. Anda tudo na poupança, e depois dá nisto.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #192 em: Abril 10, 2024, 03:44:52 pm »

Como assim, havendo algum problema, o emissor fica a transmitir a emissão online, em caso de anomalia?
Com todos esses problemas, ainda assim, pelo menos na AMP, 93.7 e 104.1 têm uma performance imensuravelmente superior. É que estar a ouvir a Antena 1 cheia de ruídinhos, e não raras vezes vai para mono, a escasso 3km do Mte da Virgem, é mai demais. Anda tudo na poupança, e depois dá nisto.

Exatamente. E as alimentadas por FM (ex: Valença) não têm fallback, ficam em silêncio, como ouvi outro dia.

Essa troca para online já ouvi nalguns emissores da rede da Mega, RFM e RR. E depois fui comparar com o streaming online e ainda estava mais atrasada a emissão FM que o streaming, pelo processamento.

A coisa é tipo: corta totalmente, 45 segundos de branquinha Sonasol, kickin da emissão online.

No que disseste de potência concordo contigo eheh

pdnf

• Hero Member
« Responder #193 em: Maio 16, 2024, 11:26:05 pm »
RR da Lousã mantem-se há vários meses com o RT fixo "Um Dia na História - Um Acontecimento para Recordar". Na semana passada este emissor esteve fraquíssimo, sendo que os sinais de sul estavam a se sobrepor aos de Norte, e a Antena Minho não está sequer com a mesma pujança que já teve outrora, onde dizimava a RR por aqui. Até pensei que tivessem estado a trabalhar no emissor, mas aparentemente não, caso contrário, penso que teriam solucionado este problema. Já ia sendo tempo...
Rádio é:

ruicleto

• Hero Member
« Responder #194 em: Maio 17, 2024, 12:16:50 pm »
Neste momento - 17 de maio 2024, às 12h05, mantêm-se as anomalias no Radio Text da RR:
Em Viseu - emissor de Viseu (103,6): "Bola Branca - 12h45 e 18h15"
Em Viseu - emissor de Vouzela (93,8): "Bola Branca - 12h45 e 18h15"
Em Viseu - emissor da Lousã (106,0): "Um dia na história - um acontecimento para recordar"
Em Viseu - emissor da Guarda (90,2): "Musica para sentir. Informação para decidir"

Porquê tantas diferenças? ;)