Autor Tópico: Renascença Multimédia - rede de emissores  (Lida 58546 vezes)

guest6

• Visitante
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #90 em: Agosto 17, 2017, 11:06:18 pm »
Caro Abílio Maia acho que não é preciso ter essa compostura com os membros do forum, ele no email não deve ter pronunciado o seu nome. Basicamente ele informou a Autoridade Reguladora de um eventual erro ou anomalia e ainda por cima segundo ele disse  "fiz de conta que andei na zona..." acho que em nada o compromete.

Meu caro é a sua opinão. O que neste forum se passa, se analizar bem,pode ser publico; logo dizer que em nada me compromete é desprovido de veracidade, segundo o meu ponto de vista. Como tal, e tendo em conta que foram os meus actos/vivencias que foram "usurpados" por terceiros, tenho os meus direitos ( e se calhar até mais alguma coisa, mas nem é questão que tal valha, nem eu "entraria" por ai... ).

estvmkt

• Hero Member
« Responder #91 em: Agosto 18, 2017, 12:03:29 pm »
Estive a ver o vídeo e que bela trapalhada aí vai...
Acho que nunca vi tal,2 rádios na mesma frequência e ainda por cima não oficial...

TL

• Newbie
  • *
« Responder #92 em: Novembro 26, 2017, 08:13:42 pm »
Boas!

O emissor de Vila Boim no concelho de Elvas, da RFM (107.1) não tem RDS há uns dias.

LLapa

• Newbie
  • *
« Responder #93 em: Dezembro 10, 2017, 11:45:59 am »
Boas!

O emissor de Vila Boim no concelho de Elvas, da RFM (107.1) não tem RDS há uns dias.

É verdade! O emissor dos 107.1 não emite RDS há pelo menos duas semanas!!! Ainda por cima, nesta sexta-feira dia 8, quer a Rádio Sim (99.8) quer a RFM (107.1) de Vila Boim estiveram apenas em portadora. Por conseguinte (o emissor recebe o áudio dos 99.8), o microemissor da Sim na cidade de Elvas (102.3) esteve na mesma situação. O áudio das rádios regressou, mas o RDS da RFM não. O que é muito chato, pois uma pessoa tem a RFM memorizada na memória do autorrádio e, por não ter RDS, o rádio "salta" entre os 101.1 Portalegre e 89.7 serra de Ossa sem sintonizar os 107.1. Ou sintonizamos manualmente os 107.1 e perderemos as vantagens do RDS, ou sintonizamos a RFM com RDS e o rádio não para nós 107.1 mesmo que seja a melhor frequência e as outras se deixam apanhar mal. Senhores técnicos da RR, leiam este post é corrijam a situação!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #94 em: Dezembro 10, 2017, 12:17:38 pm »
Talvez fosse melhor reportar a situação no Facebook da rádio...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #95 em: Dezembro 11, 2017, 02:00:16 pm »
Curioso a RR de Viseu ao contrario da RFM não retransmite Lousã mas sim Penoita. Quando esta falha ficam nos 103.6 uma emissao da Antena 2... Não sei de que emissor que há da Antena 2 próximos  dos 93.8... Já a RFM da Lousã quando falha nos 99.4 de Viseu entra uma rádio espanhola creio que a RNE 1... Curioso melhor sinal nos 99.4 que nos 91.7 desta... Já em tempos foi a Comercial da Lousã,em 2013,quando a torre caiu,nos 94.3 de Viseu ouvia se a Altitude Fm (que nunca percebi porque emite nos 90.9)...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #96 em: Abril 09, 2018, 11:28:00 am »
Mais uma vez... e São Mamede não ajuda a RR. O tx no alto da serra de Portalegre encontra-se a emitir o canal 1 da emissora católica portuguesa (nos 95,3 MHz)com modulação fraca e cheia de ruído, como se fosse um rádio sintonizado numa emissão da RR com sinal fraco. Acrescente-se que o estéreo surge de forma intermitente, ligando e, passados alguns segundos, desligando-se, até que é novamente ligado passados mais uns segundos. Já a "irmã" RFM (101,1) parece operar em condições regulares.

Enviado através do Tapatalk

« Última modificação: Abril 09, 2018, 11:32:18 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luisf662

• Full Member
« Responder #97 em: Abril 10, 2018, 12:27:18 am »
Quando surge uma avaria caricata no tx de São Mamede (Portalegre) da RR (95,3 MHz), que fica a retransmitir acidentalmente, e com bastante ruído, a... Rádio Comercial (!). Entretanto, a frequência da RFM (101,1) opera normalmente.

https://youtu.be/dmzv_bJ4o8w
O que se passa é que o tx da RR está desligado é nessa mesma frequências está a chegar outro tx de mais longe que nesta caso é da comercial.

Enviado do meu Nexus 7 através do Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #98 em: Abril 10, 2018, 04:46:47 pm »
Quando surge uma avaria caricata no tx de São Mamede (Portalegre) da RR (95,3 MHz), que fica a retransmitir acidentalmente, e com bastante ruído, a... Rádio Comercial (!). Entretanto, a frequência da RFM (101,1) opera normalmente.

https://youtu.be/dmzv_bJ4o8w
O que se passa é que o tx da RR está desligado é nessa mesma frequências está a chegar outro tx de mais longe que nesta caso é da comercial.

Enviado do meu Nexus 7 através do Tapatalk
A explicação supracitada poderia perfeitamente fazer sentido, não fosse um pormenor preponderante: não existe, na região, nenhum caso de um emissor da RR a utilizar a mesma frequência que um emissor da Comercial. O mais próximo dessa situação potencial será ter-se o tx da Lousã (106,0) ser interferido pela R. Comercial (105,9 Vila Boim - Elvas). Seguindo esta lógica de raciocínio, creio que a única justificação possível para o caso descrito no ano passado (a situação que relatei ontem não é igual, contudo, dá-me ideia que já está normalizada), deriva da possibilidade da antena de rx na torre, no cume da Serra de São Mamede, ter sido desviada pelo vento, ou ter havido um problema no receptor, que o tenha dessintonizado.
De outro modo, se a antena de rx em S. Mamede estiver a receber o sinal FM da Gardunha (103,4), não existe nenhum emissor da Comercial na mesma frequência ou numa frequência adjacente. Idem para o caso de Montejunto (90,2). E parece-me pouco provável estar a captar o sinal do Mendro (96,5), Serra de Ossa (98,5) ou Arrábida (105,8), quando, em qualidade de recepção, haverá, decerto, alternativas melhores (as já descritas).

Enviado através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #99 em: Junho 23, 2021, 01:51:39 pm »
"Desenterro" este tópico para informar que o emissor de microcobertura da RR para a cidade de Elvas 102,3 MHz 100 W) se encontra inoperacional há dias, situação que não é inédita nos últimos tempos. Uma situação que deveria ser revista pela RR - não creio que fique muito caro renovar um pequeno emissor de 100 W, que o actual, creio que com mais de 20, quiçá alguns 25 anos de serviço, já manifesta sintomas de "doença" crónica...

Quem pode "agradecer" é a Antena 3, que "ganha" uma terceira frequência audível na região de Elvas: 102,4 MHz Mendro.
« Última modificação: Junho 23, 2021, 01:53:19 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #100 em: Junho 29, 2021, 09:00:58 pm »
Duas semanas. Há cerca de duas semanas que o emissor de microcobertura da Rádio Renascença para a cidade de Elvas e arredores (102,3 MHz) se encontra inoperacional, não obstante uma reactivação que durou pouco tempo (quanto muito, horas).

Aparentemente, trata-se de um problema que os técnicos da emissora católica portuguesa não conseguem resolver. Ora, isto leva a uma questão essencial para uma rádio nacional com a história e a importância da RR: não têm um ou outro emissor de reserva que possa funcionar com 100W e que substitua o avariado enquanto a RR procura uma solução definitiva? É que é lamentável, para não usar uma palavra pior, que alguns ouvintes fiquem privados de ouvir em boas condições a Renascença durante semanas!
Cumprimentos,
Luís Carvalho

ruicleto

• Hero Member
« Responder #101 em: Junho 29, 2021, 09:29:17 pm »
Lamento esta situação, pela bonita cidade e região de Elvas... :(
Venho por este meio interceder, a quem possa diligenciar, de modo a que o concelho de Manteigas (serra da Estrela), que tem grandes dificuldades em captar qualquer uma das rádios do grupo RR, tenha também um centro emissor da RR, que permita ouvir neste concelho as rádios do grupo em boas condições - com recurso a potências reduzidas, mas suficientemente adequadas a uma receção com a qualidade que se deseja nos tempos modernos. 

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #102 em: Julho 03, 2021, 07:26:57 pm »
Sol de pouquíssima dura... A RR reactivou o emissor de Elvas na passada manhã, tendo operado durante algum tempo, talvez minutos, com uma redução súbita da potência ocorrida de "x" em "x" segundos e alguns cortes (parece que o emissor se desligava). Passado pouco tempo, o emissor ficou desligado de vez.

Não sei se é um problema no emissor propriamente dito, se é um problema na alimentação eléctrica do emissor, se é outra coisa qualquer... Certo é que o emissor se encontra novamente desligado... enquanto a situação se vai arrastando semana após semana. Mais uma vez, não tenho informação privilegiada proveniente dos técnicos da RR, mas olhando a "coisa" de fora, o problema parece ser de resolução complicada.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #103 em: Julho 04, 2021, 11:24:16 am »
Situação normalizada nesta manhã. Esperemos que dure.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

ruicleto

• Hero Member
« Responder #104 em: Julho 04, 2021, 12:04:08 pm »
Será um facto num futuro próximo, com a europa a abandonar paulatinamente o FM, que os sobressalentes para os emissores a operar nesta tecnologia vão escasseando e demorando na reposição...