Quando surge uma avaria caricata no tx de São Mamede (Portalegre) da RR (95,3 MHz), que fica a retransmitir acidentalmente, e com bastante ruÃdo, a... Rádio Comercial (!). Entretanto, a frequência da RFM (101,1) opera normalmente.
https://youtu.be/dmzv_bJ4o8w
O que se passa é que o tx da RR está desligado é nessa mesma frequências está a chegar outro tx de mais longe que nesta caso é da comercial.
Enviado do meu Nexus 7 através do Tapatalk
A explicação supracitada poderia perfeitamente fazer sentido, não fosse um pormenor preponderante: não existe, na região, nenhum caso de um emissor da RR a utilizar a mesma frequência que um emissor da Comercial. O mais próximo dessa situação potencial será ter-se o tx da Lousã (106,0) ser interferido pela R. Comercial (105,9 Vila Boim - Elvas). Seguindo esta lógica de raciocÃnio, creio que a única justificação possÃvel para o caso descrito no ano passado (a situação que relatei ontem não é igual, contudo, dá-me ideia que já está normalizada), deriva da possibilidade da antena de rx na torre, no cume da Serra de São Mamede, ter sido desviada pelo vento, ou ter havido um problema no receptor, que o tenha dessintonizado.
De outro modo, se a antena de rx em S. Mamede estiver a receber o sinal FM da Gardunha (103,4), não existe nenhum emissor da Comercial na mesma frequência ou numa frequência adjacente. Idem para o caso de Montejunto (90,2). E parece-me pouco provável estar a captar o sinal do Mendro (96,5), Serra de Ossa (98,5) ou Arrábida (105,8), quando, em qualidade de recepção, haverá, decerto, alternativas melhores (as já descritas).
Enviado através do Tapatalk