Autor Tópico: Onda Média em Portugal: problemas técnicos  (Lida 15811 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Onda Média em Portugal: problemas técnicos
« Responder #15 em: Dezembro 28, 2019, 02:10:13 pm »
A onda média em Portugal acabou.

Os emissores, que resistem, vão aguentar até à próxima crise, ou tempestade.

Em França, a Rádio FRANCE já encerrou tudo aquilo que fosse, ou estivesse dependente da onda média.

pdf

• Visitante
« Responder #16 em: Dezembro 28, 2019, 02:15:22 pm »
A onda média em Portugal acabou.

Os emissores, que resistem, vão aguentar até à próxima crise, ou tempestade.

Em França, a Rádio FRANCE já encerrou tudo aquilo que fosse, ou estivesse dependente da onda média.
O mesmo caminho deverá ser feito por cá. Em nome da eficiência energética e contenção de custos.

Já pouca gente ouve OM, além de entusiastas e mais 1 ou 2 pessoas.

Lamento dizer isto e sei que temos no fórum acérrimos defensores da OM, mas chegou a altura de fechar.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #17 em: Janeiro 02, 2020, 08:09:00 pm »
Emissor da Antena 1 nos 630 kHz (Santa Isabel - Montemor o Velho) desligado desde dia 21/12.

Segundo informação que me foi prestada por técnico da Direcção de Engenharia, Sistemas e Tecnologia da RTP em Coimbra, a emissão está em baixo devido a inundação de parte do sistema radiante, para além da cabine de antena ter estado submersa.

Depois de baixar o nível da água, será necessário proceder à limpeza da cabine de antena e avaliar os estragos.

De momento não há previsão da reposição da normalidade.

As tempestades da semana passada a provocarem estragos nos equipamentos do operador público.

Aguardemos pelos próximos dias para mais notícias...

Tx reposto a 100% no passado dia 31/12 pelas 12h20m.

Reposiçao da emissao confirmada por mim nesse mesmo dia por volta das 13h na Praia da Leirosa (Figueira da Foz).

Tenho "picado" os 630 kHz desde entao (ontem e hoje) e voltou tudo a normalidade.

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #18 em: Janeiro 27, 2020, 03:11:18 pm »
Eu gosto de ouvir onda média dos outros países, que aliás, em vários casos, consigo ouvir melhor do que a Rádio Sim ou a Antena 1. Não sei até que ponto faz sentido ainda haver onda média em Portugal.

MPFM

• Full Member
« Responder #19 em: Março 13, 2020, 04:41:50 pm »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #20 em: Março 13, 2020, 08:36:37 pm »
Ouvi o programa e fiquei muito dececionado sabendo que utilizam partes dos emissores DAB, para recuperar outros emissores e mesmo "fabricar" emissores de TV.
Quem paga o investimento que foi feito para a rede DAB? já se sabe... >:(   maldito este hábito de "brincar" com o dinheiro público!

Confesso neste fórum que, apesar de ser acérrimo defensor da rádio digital (em voga o DAB+), sou dos primeiros ouvintes a concordar que, face ao que escutei no programa do provedor, deveria ser mantida a Onda Média para eventual emergência e audição a maior distância (no mar, por exemplo).

Recordo que numa missão das Nações Unidas em que participei, no Sara Ocidental (MINURSO), a única "companhia" portuguesa que tinha era a RDP Internacional (na altura assim designada) em Onda Curta, que chegava bem a tão distante território. Por este motivo, sou também de opinião que a Onda Curta serviria, em situação de emergência, para ainda maiores distâncias.
« Última modificação: Março 13, 2020, 08:45:43 pm por ruicleto »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #21 em: Abril 06, 2020, 03:05:14 pm »
Tem estado muito ativa a escuta da "Arctic Outpost" Radio (AM 1270 KHz). Será possível captar esta rádio em Onda Média em Portugal?

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #22 em: Abril 06, 2020, 05:10:25 pm »
Vou experimentar no meu rádiozito.
Não consegui encontrar no FMScan a localização e potência.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #23 em: Abril 06, 2020, 06:51:19 pm »
A RDP Internacional pergunto eu,qual a finalidade?
Se só se houve por satélite...
Deveria ser permitida a escuta a nível de rádio.
Para isso serve pouco ou nada...
Ouvir no satélite é como se ouvisse pela internet.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #24 em: Abril 09, 2020, 02:50:30 am »
Tem estado muito ativa a escuta da "Arctic Outpost" Radio (AM 1270 KHz). Será possível captar esta rádio em Onda Média em Portugal?
A ser possível, só com um bom receptor e uma antena adequada. Por outras palavras, não é para um rádio que costumamos usar.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #25 em: Dezembro 12, 2021, 08:15:59 pm »
Deveria ser desativada a onda média na generalidade do território (com exceção de Miranda do Corvo e Açores por causa da orografia, e Valença por causa de termos emissão portuguesa a chegar a Espanha), e com as desativações, vendas e eventuais poupanças daí advindas, deveria reativar-se a onda curta com a RDP Internacional (até mesmo em digital em DRM).

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #26 em: Dezembro 12, 2021, 10:01:19 pm »
Deveria ser desativada a onda média na generalidade do território (com exceção de Miranda do Corvo e Açores por causa da orografia, e Valença por causa de termos emissão portuguesa a chegar a Espanha), e com as desativações, vendas e eventuais poupanças daí advindas, deveria reativar-se a onda curta com a RDP Internacional (até mesmo em digital em DRM).

Se vamos pelo argumento de chegar a Espanha, então adicione-se Elvas, Castelo Branco e Bragança, pelo menos. E, mesmo com a poupança, o equipamento do CEOC precisaria, muito provavelmente, de uma boa manutenção depois de 10 anos parado.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #27 em: Dezembro 12, 2021, 10:53:27 pm »

Se vamos pelo argumento de chegar a Espanha, então adicione-se Elvas, Castelo Branco e Bragança, pelo menos. E, mesmo com a poupança, o equipamento do CEOC precisaria, muito provavelmente, de uma boa manutenção depois de 10 anos parado.

Não sei se em Castelo Branco chegaria bem a Espanha, o distrito tende a ficar muito acidentado para o anterior e dependeria de onde estivesse o emissor... as outras duas têm o seu relevo sim, num caso tens Badajoz ao pé, noutro Zamora... no de Castelo Branco acho que não há nada e Salamanca já seria servido pelo da Guarda certamente.

Sim, isso sem dúvida. Mas antes isso que estar parado. Estamos sem onda curta e isso é muito mau, a RDP Internacional pela internet sem sinal rádio é pouco relevante...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #28 em: Dezembro 12, 2021, 11:03:54 pm »

Não sei se em Castelo Branco chegaria bem a Espanha, o distrito tende a ficar muito acidentado para o anterior e dependeria de onde estivesse o emissor... as outras duas têm o seu relevo sim, num caso tens Badajoz ao pé, noutro Zamora... no de Castelo Branco acho que não há nada e Salamanca já seria servido pelo da Guarda certamente.

Sim, isso sem dúvida. Mas antes isso que estar parado. Estamos sem onda curta e isso é muito mau, a RDP Internacional pela internet sem sinal rádio é pouco relevante...

Lembro-me de, há bons anos, ir a Mérida, na Estremadura espanhola e ouvir a Antena 1 nos 720 kHz (Elvas). E seguramente chega mais longe no país vizinho. Muito mais irrelevante é a "pseudo-microcobertura" de Portalegre (1287 kHz).
« Última modificação: Dezembro 12, 2021, 11:05:56 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #29 em: Dezembro 13, 2021, 12:55:24 am »

Lembro-me de, há bons anos, ir a Mérida, na Estremadura espanhola e ouvir a Antena 1 nos 720 kHz (Elvas). E seguramente chega mais longe no país vizinho. Muito mais irrelevante é a "pseudo-microcobertura" de Portalegre (1287 kHz).

Ouve-se assim tão mal os 1287 na cidade? Ou o FM chega bem?