Nunca se falou tanto de Inteligência Artificial este ano, muito à conta do ChatGPT, e a sua utilização numa plataforma escrita. Mas também já existe, uma espécie de irmã, para o universo sonoro, nomeadamente o falado, a 'Rádio GPT', que promete revolucionar o mundo da rádio, capaz de rivalizar com uma rádio tradicional, como hoje a conhecemos, capaz de fazer quase tudo, a que mais me intrigou foi, ser capaz de dialogar com os ouvintes. Com vozes digitalizadas, capaz de tratar noticias, anunciar músicas, criar playlists, 'falar' de qualquer assunto, tudo o que, por exemplo uma rádio generalista faz. Não creio é que conseguisse fazer um direto, ou conseguisse fazer um relato de futebol. Neste momento, um projeto de IA, serviria a rádios de música, com boletins de informação, curiosidades, sugestões...como por exemplo a Smooth FM.
Uma Rádio fundada pela IA é uma rádio: sem pessoas, sem microfones, sem estúdios, uma rádio despida de rádio, vazia, oca. Será também uma rádio sem os custos que as rádios tradicionais têm, e por esse lado, mais ano menos ano, haverá muitas rádios, a funcionar sem gente dentro, feita à base de algoritmos.
Em relação à Inteligência Artificial e o seu desenvolvimento. Fala-se em criar regulação, mas alguém acredita nisso...não haverá regulação que a trave, serão, pagos uns milhões pelos direitos de autor, uma pechincha pelo o que dará em retorno às empresas tecnológicas. A mim, o que me tem feito pensar, é no que diz respeito às novas gerações, que motivação terão em seguir um curso?... sabendo à partida que não sevirá para nada, nunca conseguirão competir, fazer melhor que a IA apoiada pelos computadores quanticos e afins. Talvez seja melhor começarem a pensar em seguir um curso, que exija alguma habilidade fisica, ou mesmo esquecerem o curso, e tentarem ser bons jogadores de futebol, por exemplo, dedicarem-se ao desporto, nesta altura os robôs ainda estão atrasados em Relação à IA.
https://www.mundoconectado.com.br/tecnologia/efeito-chatgpt-surge-a-primeira-plataforma-de-radio-produzida-por-inteligencia-artificial/A RádioGPT
https://listen.streamon.fm/radiogpt