Bem,em partes fiquei surpreso com a cobertura das várias rádios na cidade da Guarda.
E,até mesmo com o resultado contrário,que é a cobertura de rádios desta cidade noutras zonas,como Viseu,por exemplo.
Para começar nas zonas mais altas da cidade consegue-se apanhar um pouco de tudo,desde rádios espanholas a rádios de Bragança e Vila Real,por exemplo e até mesmo sinais dos emissores provenientes da Lousã.
Depois,salta à ressalva a existência de zonas sombras dos emissores de rádio dentro da própria cidade,sim,dentro da própria cidade há zonas (quem deve conhecer a Guarda,de quem sobe,da zona do Lidl para o centro) em que as rádios nacionais e até mesmo algumas locais entram mal,isto num auto rádio (imagino a cobertura num simples rádio ou num telemóvel em interior de edÃficios).
Mais estranho ainda,é a cobertura de certas rádios,em que a MCR deveria começar a mexer os cordelinhos: a cobertura da M80 na cidade da Guarda,totalmente uma desilusão. Os 104.4 de Manteigas só servem nas partes altas da cidade,os 96.8 é constante duelo com a Kiss FM dentro da capital de distrito). E,mesmo que não houvesse interferências da Kiss FM,há zonas em que os 96.8 não entram muito bem na cidade da Guarda. Curioso ou não,nas partes altas ajudam e muito os 93.1 da M80 Mogadouro. Quanto à Comercial,falha redondamente em certas zonas,isto sem ser em carro,pois aà até se ouve bem: em Vilar Formoso,por exemplo,ouve-se mal em interior de edÃficios. Faz falta um emissor na zona da Marofa.
Para concluir,os efeitos contrários: como é possÃvel,em Mangualde,em Viseu,por exemplo,conseguir escutar,de carro (e até mesmo interior de edificios) rádios nacionais (e por vezes locais),e até mesmo em condições muito boas a excelente,da Guarda.
O porquê desta pergunta? Quando estive na zona da sé e do castelo,reparei que os emissores das rádios nacionais,estão numa zona,digamos assim,ligeiramente mais baixa que o emissor da Rádio F. E,como se não bastasse,há a Serra da Estrela pelo meio. O que pergunto é como é que emissores com 10 kw de potência,chegam bem a Viseu?