É bom ver o meio a renovar-se, mas não posso sublinhar por completo os Parabéns ao Pedro Ribeiro. Ele literalmente copiou a fórmula que a RFM tinha arranjado. E se não fosse a RFM não faria nada.
Tal e qual TVI é SIC a copiarem-se.
O Prof. Mendes mandou-lhe essa bicada, e com razão, na apresentação à imprensa.
Em relação à estreia da Filipa e do Renato, ouvi apenas cerca de 25 minutos. Os microfones pareceram-me já mais ajustados àquilo que é o timbre que lhes conhecemos. Soa mais natural. Em relação ao T3, a Filipa passa a host, pelo menos nos 3 takes que ouvi, foi sempre ela a abrir. Não ouvi nenhum topo de hora, em que há a interação com o jornalista, mas digo-o com um razoável grau de certeza. A Comercial, apesar de copiar a fórmula é... mais ao menos. Nenhum dos takes teve menos de 4 músicas seguidas, a RFM começou com as duas, agora, tem vindo a subir para as 3, por vezes, em que está também a RR. Não é mau, mas podia ser melhor. Como referi, quatro foi o mínimo, ainda está distante das concorrentes.
Além disso, parece-me que na Comercial os takes são mais curtos, e ainda há menos interação com o auditório, mas admito que pode ser efeito do horário que ouvi. Para mim é um pouco estranho ouvir o "T3" na COMRCIAL. Que é uma excelente aposta, isso não duvido. Não excluo que com o esgotamento em que estão as Tardes, e não estado a pegar o Paulo Fragoso com o Daniel Leitão, possa, num futuro, mais ao menos próximo, haver a tentação de replicar o programa integralmente, Daniel Leitão incluído, na COMRCIAL. Até porque o Hélder, posso estar muito enganado, vai rebentar com qualquer concorrência nas tardes, os estilhaços vão sentir-se na Comercial e nas duas jovens, e quiçá, até algo na Antena 3.
Só não gostei de uma coisa, a forma como o Renato se referiu à RR. A dada altura, a Filipa disse na "Redio Comercial" e ele saiu-se com isto: "ias dizer o nome da outra", com um tom de algum desdém. Tem todas as razões para estar chateado com a saída, mas soou, até pelo tom, deselegante. Bastava ter acrescentado a palavra estação para soar completamente diferente, ou nem ter dito nada. Acontece.
Em relação à emissão das Manhãs, ainda bem que já está em podcast. Admitindo que não seja cliente habitual, vou ouvir esta emissão de fio a pavio, porque o conceito é absolutamente excecional:
https://radiocomercial.pt/podcasts/ouvir-manhas-da-comercial/2025/ouvir-manhas-da-comercial-13fev2025Aqui, há que dar os parabéns à COMRCIAL. Já agora, esta prática, agora que as duplas se estão a intensificar, deveria massificar-se. Isto é, por as emissões em podcast.
É estranho, é Dia Mundial da Rádio, mas hoje não tive grande disponibilidade para ouvir rádio, para além deste período, ouvi toda a hora das 14h da Antena 1 e o noticiário das 15h na TSF, porque no das 14h, a mudança no Governo nem uma nota de rodapé foi. Estou a dar um salto agora à RFM, e confirma-se aquilo que já havia dito acima, está a crescer a dose de música seguida. Foi sol de pouca dura o maior tempo de palavra.