Venho partilhar convosco, mais umas fotos dos emissores instalados na Serra da Maunça, concelho da Batalha, das Rádios do Grupo RTP (Antena 1,2,3) e as nacionais do Grupo Renascença (RR e RFM).
RR - 95.1FM (2kW) RFM - 107,7FM (3kW)
Torre:
Casa do Emissor:
Elementos Radiantes:
Olhando para a torre, desconfio que este elemento será o da RFM..
Nunca vi uma torre com tantos elementos instalados, uma verdadeira mixórdia..
Antena 1 - 98.7FM (1kW) Antena 2 - 104,2FM (1kW) Antena 3 - 106,4FM (1kW)
Torre:
Casa do Emissor: (bonita por sinal)
Elementos Radiantes:
Em relação á RR, era a frequência que faltava para cobrir a cidade de Leiria, Batalha, Porto de Mós, locais onde a Lousã e Montejunto não chega tão bem. Pelos meus colegas do fórum, esta frequência chega muito longe. Mas destaco que os elementos não estão virados para a cidade de Leiria, mas sim na direção de Ourém/Tomar.
A RFM deve estar a utilizar potência igual ás rádios públicas e Rádio Comercial (1kW), ou seja uma microcobertura, porque existe muita diferença para pior em comparação com a irmã RR. Acredito que os 8 elementos radiantes sejam para a RR e aquele sistema radiante, que fiz destaque nas fotos, que me parece direcional, aponta para Leiria, seja da RFM. Até porque teria de usar refletores visto que existe a Record FM (107,7) e em Peniche já apanhei com RDS.
Em relação ás rádios Publicas, cobrem bem os locais onde a Lousã e Montejunto não chega tão bem. Existem 2 sistemas radiantes na torre, acredito que o da esquerda seja o principal e o da direita uma reserva ou deixaram lá ficar.
Alguma dúvida eu respondo.