Autor Tópico: Emissor da Rádio Dom Fuas - 98,5 MHz (microcobertura)  (Lida 3937 vezes)

joao.rosa.10004

• Full Member
Re: Rádio Dom Fuas 98,5 FM - (Micro cobertura)
« Responder #15 em: Novembro 03, 2022, 04:05:55 am »
Provavelmente instalações da ex RDP Radio Ribatejo que lembro-me de transmitir algures pelos anos 80 e se a memória não me falha, na frequência de 96 ponto alguma coisa.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #16 em: Novembro 06, 2022, 10:41:10 pm »
Informo que o emissor está operacional novamente.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #17 em: Novembro 07, 2022, 10:47:19 am »
Uma coisa que me faz comichão desde que a Dom Fuas instalou a microcobertura é como é que a ANACOM atribuiu os 98,5 MHz, quando sabia perfeitamente que a Antena 1 tem emissores nos 98,3 (Montejunto) e 98,7 MHz (Maunça). Viver em Porto de Mós ou em Alcanena, por exemplo, e querer ouvir bem a rádio pública deve exigir um rádio com boa selectividade...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #18 em: Novembro 07, 2022, 01:05:14 pm »
Uma coisa que me faz comichão desde que a Dom Fuas instalou a microcobertura é como é que a ANACOM atribuiu os 98,5 MHz, quando sabia perfeitamente que a Antena 1 tem emissores nos 98,3 (Montejunto) e 98,7 MHz (Maunça). Viver em Porto de Mós ou em Alcanena, por exemplo, e querer ouvir bem a rádio pública deve exigir um rádio com boa selectividade...

Diria Luís, que com a potência que sai do Montejunto, dificilmente a Antena 1 terá grandes problemas. Só se for num rádio mesmo muito fraquito. O emissor de Leiria, que é mais fraco, esse sim, pode ter alguma dificuldade. Mas a Lousã também ainda deve meter sinal na zona, presumo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #19 em: Novembro 07, 2022, 01:11:53 pm »
50W nos 98,5 só prejudicariam a própria Dom Fuas. Não creio que esta micro impeça alguém de ouvir a rádio pública, a não ser uma pequena franja da população que vive em Minde ou Mira de Aire.
« Última modificação: Novembro 07, 2022, 01:13:24 pm por pdf »

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #20 em: Novembro 07, 2022, 09:35:09 pm »
Já estive em Minde/Mira de Aire e as únicas rádios que se ouvem com conforto é a micro da Dom Fuas ,está mesmo em vista, a Cidade FM e a Canção Nova. Como é uma zona de "fundão" devido á orografia, os sinais são débeis. Na zona "mais populacional", os sinais de Montejunto entram, mas com dificuldades passam de conforto 8 a 80 num instante. Da ultima vez, passei a ouvir a M80, ia nos 93,0, antes de descer a Minde foi para os 106,7 (Portalegre), e em Minde ia mudando com os 96,4 (Montejunto) e 106,7 (Portalegre) ambos com sinal fraco.

Agora se estacionar o carro, por exemplo junto ás grutas, numa zona mais alta, a M80 tem os 104,3 (Monsanto) com RDS.

Os sinais da Lousã são fracos nessas zonas, basta olhar para Porto de Mós, a RFM não se ouve a 100%, nem os 91,7 nem os 107,7 fazem uma audição com conforto.

Quando lá for, faço um BandScan para colocar aqui.

« Última modificação: Novembro 07, 2022, 09:37:28 pm por Asantosc12 »

pdf

• Visitante
« Responder #21 em: Novembro 07, 2022, 10:32:57 pm »
Pois, Minde é aquela terra que me intriga sempre quando se passa pela A1. Está literalmente num “buraco” mas mesmo assim consegue aparentar ser uma localidade simpática.

Não me admira que num rádio fraco no interior das casas só se consigam ouvir 3 rádios…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #22 em: Novembro 07, 2022, 10:59:03 pm »
Pois, Minde é aquela terra que me intriga sempre quando se passa pela A1. Está literalmente num “buraco” mas mesmo assim consegue aparentar ser uma localidade simpática.

Não me admira que num rádio fraco no interior das casas só se consigam ouvir 3 rádios…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Refira-se, a título off-topic, que o isolamento geográfico deve ter sido, aliás, uma das principais razões do uso regular do minderico no passado, um pouco à semelhança de outras comunidades que desenvolveram dialectos ou até línguas próprias.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao_s

• Hero Member
« Responder #23 em: Novembro 07, 2022, 11:33:09 pm »
Bem “Asantosc12”, a microcobertura da Rádio D. Fuas, de apenas 50w, sintoniza-se em Santarém num telemóvel, em interiores, junto às janelas, numa zona em que existem vários obstáculos entre recetor e emissor. Ajustando o fio dos headphones consegue-se som sem ruído, embora o dispositivo não fixe o RDS, ou seja, não aprece o nome da estação, nem RT. Não deixa de ser um feito, de facto.

Confirmo o que referiu sobre 92.6, Rio Maior. No autorrádio o sinal é máximo, ou seja, em 4 indicadores possíveis de força de sinal, estão todos acesos. Isto, apenas numa amostragem pontual. Já em interiores, a intensidade reduz-se, digamos para metade.

De facto, a zona de Minde da A1 (na subida de Torres Novas em direção a Fátima) põe à prova o funcionamento do sistema RDS dos recetores. Em todas as estações de rádio, o sistema comuta alternadamente entre as frequências disponíveis, mesmo daqueles emissores que estão distantes. Também na ‘Antena1’, que disponibiliza a melhor cobertura de sinal que conheço, o sistema RDS comuta nessa zona entre frequências (Lousã, Portalegre, Montejunto e até Monsanto).

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #24 em: Novembro 08, 2022, 07:11:10 pm »
A micro está a uma altura considerável, foi bem planeado. Mesmo com a Antena 1 por perto, consegue ser estável dentro da área de cobertura que até é bastante considerável, visto que de Fátima/Ourém até Almeirim são 80/85km!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #25 em: Novembro 08, 2022, 10:38:46 pm »
A microcobertura também chega a Tomar. São 35 km em linha recta.

Já Santarém está a 40 km.

Para 50W de potência é excelente.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Emissor da Rádio Dom Fuas - 98,5 MHz (microcobertura)
« Responder #26 em: Novembro 08, 2022, 11:41:50 pm »
A microcobertura também chega a Tomar. São 35 km em linha recta.

Sendo assim, consegue romper a Serra d'Aire, o que não é tarefa fácil...

pdf

• Visitante
« Responder #27 em: Dezembro 21, 2022, 09:45:21 pm »
Provavelmente instalações da ex RDP Radio Ribatejo que lembro-me de transmitir algures pelos anos 80 e se a memória não me falha, na frequência de 96 ponto alguma coisa.

Há dias pensei nisto e faz algum sentido.

Esta rádio devia ter emissor em Santarém (óbvio) e noutro local, que julgava ser Montejunto. Acontece que Montejunto está fora do distrito de Santarém! Por isso, acredito que este fosse um local perfeito para esta rádio chegar mais longe.

Mais: o logo que está na casa do emissor deixou de ser utilizado em 1993. Foi de 79 a 93.

EDIT: nos registos que encontro sobre a (RDP) Rádio Ribatejo, encontro apenas referência à frequência OM de 1322 kHz (indicativo CSB32) e com antena no exato local de onde hoje emitem os 98,8 MHz.
« Última modificação: Dezembro 21, 2022, 10:45:13 pm por pdf »