Bem “Asantosc12”, a microcobertura da Rádio D. Fuas, de apenas 50w, sintoniza-se em Santarém num telemóvel, em interiores, junto às janelas, numa zona em que existem vários obstáculos entre recetor e emissor. Ajustando o fio dos headphones consegue-se som sem ruído, embora o dispositivo não fixe o RDS, ou seja, não aprece o nome da estação, nem RT. Não deixa de ser um feito, de facto.
Confirmo o que referiu sobre 92.6, Rio Maior. No autorrádio o sinal é máximo, ou seja, em 4 indicadores possíveis de força de sinal, estão todos acesos. Isto, apenas numa amostragem pontual. Já em interiores, a intensidade reduz-se, digamos para metade.
De facto, a zona de Minde da A1 (na subida de Torres Novas em direção a Fátima) põe à prova o funcionamento do sistema RDS dos recetores. Em todas as estações de rádio, o sistema comuta alternadamente entre as frequências disponíveis, mesmo daqueles emissores que estão distantes. Também na ‘Antena1’, que disponibiliza a melhor cobertura de sinal que conheço, o sistema RDS comuta nessa zona entre frequências (Lousã, Portalegre, Montejunto e até Monsanto).