Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 202109 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #60 em: Abril 08, 2017, 08:15:23 pm »
Na zona onde resíduo não conseguia captar a SmoothFM no carro,agora consigo e com RDS. Na Nazaré, São Martinho do Porto, Foz do Arelho o sinal melhorou, muito provavelmente deve ser do tempo e da aproximação do mar visto que o emissor continua com as mesmas características. Acho que a Smooth pelos resultados alcançados merecia um "presente" da parte da MCR. Também não custa enviar um email para uma melhoria do sinal do emissor que muito faz nesta zona.

Caro ‘Asantosc12’, faz algum tempo que relatei o constata no seu post. 92.8 ouve-se nas zonas altas da cidade da Nazaré, em S. Martinho do Porto, Foz do Arelho. Não se ouve em Leiria, Caldas da Rainha e Óbidos. Nada mudou no que concerne à potência. Conforme referi, estive hoje Leiria, fui a ouvir a Smooth FM na viagem (90 km) e não notei qualquer diferença relativamente ao desempenho do mesmo. Um emissor em Leiria continua a fazer muita falta para colmatar as falhas de cobertura aludidas, assim como na cidade de Pombal ( a serra de Sicó faz sombra ao sinal), e o aumento de potência de potência em 92.8 contribui de forma decisiva para a estabilização do sinal (note que os emissores da Serra da Lousã, na vizinhança deste emissor,  têm autorização para operar com potências  50X – cinquenta vezes!  - superiores à deste emissor, uma diferença gigantesca).

Caso a Smooth FM venha a efetuar um upgrade na sua playlist, ficará bem mais interessante. A “Radio 2” da BBC combina géneros musicais distintos, com critérios de qualidade e intemporalidade, com resultados finais muito interessantes  e de satisfação garantida no seu público-alvo.

Micro

• Sr. Member
« Responder #61 em: Abril 12, 2017, 09:35:25 pm »
Eu tenho 28 anos e só ouço a smooth fm e não quero outra coisa!

Micro

• Sr. Member
« Responder #62 em: Abril 12, 2017, 09:37:36 pm »
Isto sim é rádio com qualidade!

joao_s

• Hero Member
« Responder #63 em: Abril 12, 2017, 09:49:52 pm »

Em que zona do país ouve a ‘Smooth FM’, caro ‘Micro’? No rádio ou por outra alternativa?

guest6

• Visitante
« Responder #64 em: Abril 13, 2017, 12:39:31 am »
Não sou o único a dizer por estas bandas que bem melhor que a Smooth é a Nova. Feita por excelentes profissionais, que não são meros papagaios; uma playlist bem mais abrangente e de nível qualitativo elevado. É um enorme previlegio para quem vive á volta do Porto, ou acede a www.radionova.fm

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Micro

• Sr. Member
« Responder #65 em: Abril 13, 2017, 07:58:49 am »

Em que zona do país ouve a ‘Smooth FM’, caro ‘Micro’? No rádio ou por outra alternativa?
Pela internet e pelo MEO satélite

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #66 em: Abril 13, 2017, 11:14:54 am »
Não sou o único a dizer por estas bandas que bem melhor que a Smooth é a Nova. Feita por excelentes profissionais, que não são meros papagaios; uma playlist bem mais abrangente e de nível qualitativo elevado. É um enorme previlegio para quem vive á volta do Porto, ou acede a www.radionova.fm

E a equivalente lisboeta, a Rádio Marginal.

guest6

• Visitante
« Responder #67 em: Abril 13, 2017, 11:30:31 am »

E a equivalente lisboeta, a Rádio Marginal.

Concordo em parte. A palylist da Marginal tem um critério e nível qualitativo similar á Nova, mas quanto a profissionais que a compõem a Nova está MUITO acima. A "manhã Nova" (7/11) é um exemplo. Quem não conhecer que dedique um pouco de tempo que não o vai considerar mal empregue. E a Nova tem um emissor com uma excelente cobertura ( +ou- Viana do Castelo/Aveiro) e com uma qualidade de som do melhor.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #68 em: Abril 13, 2017, 11:31:46 am »

Sem tirar nem pôr. Eu tenho 21 anos e ouço muito a Nova, com também muita gente mais ou menos da minha idade com ela gravada no carro. É uma rádio que até mesmo não se considerando jovem consegue ser descontraída e nada formalóide a ao mesmo tempo ter boa música, como há muito poucas em Portugal!

joao_s

• Hero Member
« Responder #69 em: Abril 13, 2017, 06:16:43 pm »
Não comento a “Radio Nova” e “Rádio Marginal” porque não as conheço minimamente, os sinais dos respetivos emissores não chegam até aqui. Mas pelo que vai sendo publicado, concluo que a “Smooth FM” não é uma concorrente das estações aludidas, e que cada uma tem o seu estilo próprio,  que se reflete nas escolhas musicais. O que posso é comparar os conteúdos da “Smooth FM” portuguesa com os programas temáticos de jazz e afins da “BBC Radio 2”, e concluir que, musicalmente, são semelhantes. A grande diferença reside na figura do Radialista. Na “Smooth FM” é uma figura secundária ou ausente, na “Radio 2” é a figura central e o eixo estruturante de todo o programa. É o Radialista que cria a atmosfera que envolve o todo musical e o enquadra de forma que o ouvinte percecione a música que ouve de forma esclarecida. Claro que prefiro a “Radio 2” pela locução esclarecida e capaz de criar um ambiente sonoro interessante.

Pois “radiokilledtheMTVstar” catalogar a música para novos e para velhos parece-me pouco adequado e, até, redutor. Há música boa, assim-assim ou má. A boa música vai-se mantendo intemporal, pelo menos em algumas paragens, e interessa a todas as gerações, assim como o que de qualidade se produz hoje em dia.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #70 em: Abril 18, 2017, 06:44:31 pm »
Pois “radiokilledtheMTVstar” catalogar a música para novos e para velhos parece-me pouco adequado e, até, redutor. Há música boa, assim-assim ou má. A boa música vai-se mantendo intemporal, pelo menos em algumas paragens, e interessa a todas as gerações, assim como o que de qualidade se produz hoje em dia.

Eu não cataloguei a música, apenas queria referir o facto de a Nova ser descontraída e informal não sendo uma rádio jovem, o que infelizmente é mesmo muito raro em Portugal.
Mas por um lado sim, parece que há algo a ideia de que as rádios que passam música que foge aos hits top-40 estupidamente têm que se tornar formalóides (ex. Vodafone, SBSR...)

Boxx

• Hero Member
« Responder #71 em: Abril 18, 2017, 10:27:46 pm »
"formalóides": o que significa isso no contexto da Vodafone / SBSR?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #72 em: Abril 19, 2017, 03:24:40 am »
"formalóides": o que significa isso no contexto da Vodafone / SBSR?

Neste contexto, duas rádios que agradam a muitos jovens mas onde é muito raro haver qualquer tipo de animação/ momentos mais descontraídos na locução e sem existir qualquer tipo ligação ao quotidiano e à vida dos ouvintes provocando esta formalidade completamente desnecessária quando estamos a falar de um público jovem.  Só se fala sobre artistas, álbuns e festivais patrocinados para render o peixe e perde-se o tempo por vezes a catalogar estilos musicais como se isso fosse assim tão importante...
Gostava de saber: eles pensam que só por uma pessoa preferir indie/rock alternativo já tem pouca paciência ou sentido de humor? ou acham que quem quer humor na rádio só ouve exclusivamente rádios mainstream?
Vão tirar uma lição de uma BBC Radio 6 ou da tuga Voxx por tudo o que já ouvi dela (por infelizmente nunca a poder ter ouvido quando ainda era viva)... música alternativa tem que ser servida de uma forma exclusivamente séria desde quando?

Aliás, esta é das poucas razões que ainda me agarra à Antena 3, que apesar de estar cada vez mais e mais monótona ainda é muito mais animada que destas 2...

Boxx

• Hero Member
« Responder #73 em: Abril 19, 2017, 11:06:21 pm »
Entendi o seu ponto e de certa forma concordo com ele. Nas rádios mainstream temos o outro extremo, piadas secas e muito espalhafato. Há que criar um meio termo. A Voxx conseguia quebrar esse gelo com os hilariantes jingles desse ilustre Portuense Miguel Bacelar. Até o Pedro Coquenão chegou a ter um programa matinal na "rádio amarela num pais cinzento", que era de ir ás lágrimas de tanto rir, com imprevisíveis telefonemas em direto, ....

joao_s

• Hero Member
« Responder #74 em: Maio 12, 2017, 11:51:46 pm »
Ao substituir, em Santarém, um rádio-relógio velhinho que avariou, um “Maximal 3600” de 1981, por um “Sony ICF-CS20BT”, que trazia as frequências da região centro memorizadas, deparo-me com a surpresa total, 92.8 MHz da “Smooth FM” ouve-se na perfeição e em estéreo. Acontece que no autorrádio 92.8 não se ouve na área, uma embrulhada de sinais, e em sintonizadores localizados noutros pontos da habitação e orientados para sul também não se ouve, como é o caso de um Pioneer “F-504RDS”, em que na frequência aludida se ouve outra estação. Esse sintonizador capta 96.6 MHz com sinal bom, desde que tenha o comutador “IF Band” para “Narrow” para atenuar as interferências causadas pela frequência quase adjacente, mas com sinal muito forte, de 96.4.

É a primeira vez, que recordo, em que oiço uma estação de rádio dentro de uma habitação que não é possível de ouvir num autorrádio, nessa área, e num recetor que não é propriamente dos mais sofisticados.