1% de audiência...nada mau, pois tem uma exÃgua rede de emissores. Ultrapassou a Sim nas audiências.
A pequena rede da ‘Smooth FM’ conta com 5 emissores, dos quais 2 são redundantes. Na prática os emissores de Lisboa, 96.6 e 103.0, funcionam em lógica de revezamento, eventualmente para o caso de avaria de algum deles. Assim 2 emissores valem 1. Nessa assertiva, a rede da ‘Smooth FM’ conta com 4 fontes de sinal, com distribuição geográfica diferenciada. O emissor da região centro, de todos é aquele que difunde com a menor potência, e o que cobre a maior área de território, uma vasta área do centro do paÃs, de Santarém a Aveiro (consoante as estradas, pode considerar-se os 200 km ou mais). As falhas verificam-se na zona de Leiria e afetam a A1 e a Estrada Nacional n.º 1. Caso o condutor opte pela A13 ou estradas nacionais dessa zona, pode fazer o trajeto Lisboa <-> Porto sem nenhuma falha de sinal. Do ponto de vista técnico, apenas dois emissores asseguram a distância que medeia Lisboa até ao Porto. As coberturas foram otimizadas ao máximo para atingir esse objetivo, com sucesso, já que se intersetam. Falta um emissor na área de Leiria para colmatar as falhas de sinal de 92.8, e o aumento de potência deste para estabilizar a cobertura dentro do perÃmetro de cobertura (que é como quem diz, dentro dos 200 e tal quilómetros). Portanto, esta é rede mais otimizada que conheço: com pouco, faz-se bastante.
Quem sintoniza a ‘Smooth FM’ sabe que tem qualidade musical garantida, em contraste com a música de plástico que se ouve nas outras estações. Por esse motivo, a estação é bem-vinda. (Por exemplo, na “BBC Radio 2†os programas que se dedicam aos géneros da ‘Smooth FM’ são: Jamie Cullum, terças 19h-20h; Moira Stuart, domingos 23h – 24h – uma nova temporada começa neste domingo, dia 19, um regresso aguardado da radialista-jornalista; Clare Teal, domingos 21h – 23 horas; Elaine Paige on Sunday, domingos 13h -15h. Estes programas não dão hipótese a ‘Smooth FM’ portuguesa, são muito superiores e bem mais abrangentes).
A ‘Smooth FM’ foca-se em demasia no conjunto restrito de géneros musicais. Há muito mais música de qualidade que não passa de todo na rádio portuguesa, que perdeu a memória. Se quiser ouvir Bob Dylan, James Taylor, Neil Diamond, Neil Young, BB King, Kris Kristofferson, Vangelis e muito, muito mais música de excelência, tenho de sintonizar a “BBC Radio 2â€, porque em Portugal não passa. Nem sequer nas estações públicas, que ainda não conseguem fazer serviço público em condições. Em Portugal, o serviço público de radiodifusão está nivelado por baixo, não presta.