Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 443326 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Rádio Observador
« Responder #2925 em: Agosto 11, 2024, 09:30:25 pm »
Passei pela senhora do Monte, e fiz uns registos do que colocaram na torre que agora emite a Rádio Observador. Dizer que os elementos radiantes não foram substituídos, existiu sim uma otimização do emissor.

(...)

A emissão deve chegar por IP via Internet.
Sim, a transmissão é por IP.

Aproveito para dizer que os 94,0 MHz estão "mais presentes" em Aveiro comparado com a Cidade Hoje, e antes era o contrário. Eventualmente até poderá suceder em vários autorádios a frequência comutar em 88,1 MHz para 94,0 MHz - mudar para 98,4 MHz isso já sucede em certas zonas, sobretudo nesta altura em que a propagação faz milagres.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2926 em: Agosto 11, 2024, 09:42:29 pm »
Esporádicas e tenho o milagre de em Mangualde com radio relogio,entrar tudo que é de Leiria. M80,Observador (bem forte mesmo),Comercial,RR.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2927 em: Agosto 11, 2024, 11:55:18 pm »
Bem, “AG”, por uma questão de maior rigor, devo precisar o que foi observado no trajeto da A1 entre Fátima e Minde, sentido norte-sul, ontem à noite. Antes de Fátima o sinal de 94.0 OBSRVDOR, Leiria, caiu a pique, em sua substituição entrou o sinal de 88.1 OBSRVDOR, S. João da Madeira, para dar lugar a 98.4 OBSRVDOR, Vila do Conde. No trajeto supracitado, o autorrádio comutou sucessivamente entre 88.1 e 98.4. Quando houve a comutação com os 92.6,  o autorrádio encontrava-se em 88.1 apenas com vestígios de sinal, já com bastante ruído.

Ora, estamos num período em que as condições de propagação não são normais, são favoráveis. Assim, em condições de propagação normais, por exemplo, em invernias e com ventos de sudoeste, duvido que os emissores 88.1 e 98.4 se façam ouvir como ontem, talvez não se ouçam de todo. Note-se que em 98.4 ouvia-se Vila do Conde e não 98.4 Coimbra que está a menor distância.

Portanto, em conclusão, no trajeto da A1 entre Fátima e Minde as condições de receção da rádio Observador são instáveis. Num dia, o ouvinte faz o trajeto e ouve-se relativamente bem, no dia a seguir, no mesmo trajeto não ouve nada, só ruído. Ora a receção de uma rádio não deve estar dependente das condições de propagação, deve-se encontrar soluções para que a receção seja sempre estável.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2928 em: Agosto 12, 2024, 12:36:20 pm »
Acredito que não tenham mexido no emissor de Leiria e ele deve estar a precisar de manutenção.
Alias, agora o comportamento é este, as "grandes rádios" entram nas locais, fazem tudo para colocar a emissão no ar e o emissor "logo se vê". O mesmo está a acontecer na ex Rádio Foia / Mega Hits Algarve.

... e acredito que a Emissora das Beiras esteja igual, não creio que este tempo todo de espera seja para preparar o emissor.

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
« Responder #2929 em: Agosto 13, 2024, 12:42:40 pm »
Em Peniche e Óbidos em 94.0 ouve-se a KISS FM de Vigo, Espanha. Nada do emissor de Leiria, nesta zona a emissão está assegurada com os 92.6/99.5 de Rio Maior, com sinal a variar de bom a máximo, portanto, boas condições de receção. Já no trajeto da A1 de Fátima a Minde, confirma-se que é uma zona crítica para a receção desta estação. Uma falha incomodativa para os ouvintes.

Isso é propagação, de certeza absoluta. O emissor da Kiss não é nada por aí além. Mesmo aqui a Norte, com a Cidade Hoje que está a emitir a mínimos, que não se ouve sequer em condições em Matosinhos e na Maia, quando há uns meses chegava a Coimbra, ainda assim, a Kiss não consegue penetrar, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com a Rádio Galega em 102.3 com a RFM de Penafiel, ou os 99.4 da Los40 com a Paivense.
Aproveito para dizer que os 94,0 MHz estão "mais presentes" em Aveiro comparado com a Cidade Hoje, e antes era o contrário. Eventualmente até poderá suceder em vários autorádios a frequência comutar em 88,1 MHz para 94,0 MHz - mudar para 98,4 MHz isso já sucede em certas zonas, sobretudo nesta altura em que a propagação faz milagres.
AG isso é a Observador a ocupar o espaço livre. Ando há meses a escrever que a rádio de Famalicão está com problemas ou reduziu a potência de saída da emissão significativamente. Chego a não ter sinal em Paranhos, junto à A3, que tem aberturas excelentes para os sinais de Norte. E atenção que o emissor da 94LEIRIA estava pior do que em anos anteriores. Eu chegava a Maio e entrava em Canelas e tinha todos os dias na primeia busca do autoradio a 94. Este ano isso não acontecia. Com a Observador melhorou um bocadinho, mas ainda não está ao nível do que já chegou a estar a 94 em anos anteriores.
« Última modificação: Agosto 13, 2024, 12:45:02 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2930 em: Agosto 14, 2024, 09:30:15 am »
Tenho testado e escutado, nos últimos dias, os 94.0 da Observador (Leiria) e tenho reparado que eles passam com frequência um jingle com a indicação dos 98.7, dando a entender que é a única frequência deles, não fazendo menção nem á localização da mesma nem a outras que eles já possuem. Acham isto normal? Pois, eu não...

Danl

• Hero Member
« Responder #2931 em: Agosto 14, 2024, 11:20:16 am »
Tenho testado e escutado, nos últimos dias, os 94.0 da Observador (Leiria) e tenho reparado que eles passam com frequência um jingle com a indicação dos 98.7, dando a entender que é a única frequência deles, não fazendo menção nem á localização da mesma nem a outras que eles já possuem. Acham isto normal? Pois, eu não...

Já ouvi isso variadíssimas vezes, sobretudo no período matinal. Nunca aqui o referi, mas subscrevo... é algo que tem de ser corrigido porque esse jingle (assim) não faz qualquer sentido.

Também para Gaia indicam 88.1 quando, na realidade, os 98.4 entram muito melhor na cidade. Inclusive podiam aproveitar esta frequência 98.4 para mencionarem Braga.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2932 em: Agosto 14, 2024, 11:29:41 am »
Também tenho notado que, nos últimos tempos, têm publicado várias notícias locais da região de Leiria no site deles, não em antena, utilizando despachos da Lusa, sempre.

Já na rádio, e servindo-me do exemplo que escutei à dias num noticiário das 15h, limitam-se a dar notas telegráficas àcerca da actualidade das regiões já cobertas por eles via hertziana.

Sempre sem meios humanos no terreno...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2933 em: Agosto 14, 2024, 11:34:09 am »
Apesar de tudo acho que a Observador já tem um mérito: nunca se deixou "morrer" em Agosto e tirando precisamente a TSF e a Antena 1, não me lembro de um ano com tantas figuras "titulares" na rádio como este.
O efeito de arrasto nota-se até na Antena 3 e na RFM.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2934 em: Agosto 14, 2024, 11:41:33 am »
Apesar de tudo acho que a Observador já tem um mérito: nunca se deixou "morrer" em Agosto e tirando precisamente a TSF e a Antena 1, não me lembro de um ano com tantas figuras "titulares" na rádio como este.
O efeito de arrasto nota-se até na Antena 3 e na RFM.

Faço minhas as tuas palavras.
Também juntaria no rol das ausências a Rádio Renascença.
Se bem que já tinha saudades de escutar o Óscar Daniel (como é possível empurrarem o homem para o trânsito) e o Francisco Mateus da TSF nas tardes.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
« Responder #2935 em: Agosto 14, 2024, 01:50:59 pm »
A Observador faz exatamente o mesmo que a Cidade FM, no topo de hora mencionam sempre a frequência da primeira rádio da associação, o que considero totalmente errado, no caso da Cidade, Lisboa 91.6, da Observador apenas 98.7 sem menção da localidade. Aí faz o mesmo que a Mega, que volta e meia lança uns jingles com a frequência e não diz a localidade associada. A meu ver, isto desrespeita a Lei da Rádio. Pior só mesmo Comercial, Antena 3 e RFM que nem dão frequências nenhumas. É certo que com o AF esta questão é menos relevante, mas ainda assim, no meio de tanto jingle da treta que passam, não me parece errado que as diversas frequências espalhadas pelo território continuem a ser publicitadas.
Para  Gaia e Porto deveriam publicitar ambas as frequências, porque não há uma melhor que a outra, depende da zona. Porto: Baixa, Campo Alegre e tudo desde o eixo do Freixo até ao Amial para nascente é 88.1. Em Gaia, de Laborim para sul é 88.1 e em algumas zonas costeiras mais a sul, tipicamente de Miramar para Espinho. Seria de esperar que nas freguesias do interior, como Crestuma e Olival 88.1 dominassem, mas, curiosamente, 98.4 são preferíveis.
Já agora, a percepção que tenho é que a Observador está, aos pouquinhos, a bicar em todas, não só nas mais de palavra.
« Última modificação: Agosto 14, 2024, 01:53:08 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2936 em: Agosto 14, 2024, 03:57:19 pm »
É uma obrigação da Lei da Rádio mencionar a frequência que é a cabeça de rede, pelo menos, uma vez por hora. Como no caso do Observador é 98.7, é essa que é ouvida de forma fixa.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2937 em: Agosto 14, 2024, 04:01:35 pm »
Tudo bem, mas, quem está a ouvir a emissão noutra zona que não a abrangida pelos 98.7 é induzido em erro, pois não é mencionada qual a região abrangida pela dita frequência...

Não faz sentido!
« Última modificação: Agosto 14, 2024, 04:04:58 pm por Radiofilo »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2938 em: Agosto 14, 2024, 04:07:17 pm »
Tudo bem, mas, quem está a ouvir a emissão noutra zona que não a abrangida pelos 98.7 é induzido em erro, pois não é mencionada qual a região abrangida pela dita frequência...

Não faz sentido!

Olha que eu acho que seria pior se fosse mesmo mencionada :-)

"Seixal? Mas como assim se eu estou em Ranhados?"

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2939 em: Agosto 14, 2024, 04:13:58 pm »

Não faz sentido!

Olha que eu acho que seria pior se fosse mesmo mencionada :-)

"Seixal? Mas como assim se eu estou em Ranhados?"

Pois, mas já agora mencionem todas as outras. E olha que já são algumas... Pois, se querem ter dimensão "nacional"...