94 Leiria off
No entanto confirmo que a antiga Emissora das Beiras chega a Leiria. Houve algum milagre na potência deste emissor, mas parece-me que está quase sempre em local, só vai a Lisboa para as notícias.
Passei para aqui, pois parece-me mais adequado, pois tenho algumas dúvidas que não voltem a baixar, mesmo quando a ex-94LEIRIA estiver novamente a 100%.
Como relatas, é o previsto na ERC. Na sexta-feira esteve a tarde toda a debitar músicas, nem sequer ia aos noticiários, mas foi o dia de intervenção no emissor.
Os horários são os que o @AG referiu, 07h-12h e 16h-20h, mas os primeiros 10 minutos da hora são sempre em sintonia com a associação, o desdobramento está autorizado pela ERC. Há alguma locução, mas é residual, tenho apanhado a Rita Camarneiro, que pelo menos é original da área de influência do emissor. Mas os programas direcionados À área de cobertura que costumavam dar, no início, não ouvi nada ainda, é sempre música. Podiam, pelo menos, trocar os horários com a nacional, e passar os mesmos programas em horários diferenciados, seria possível porque os noticiários têm sempre os 10 minutos de duração. Pelo que percebi, transmitem o futebol em cadeira, deve ter sido autorizado, tal como à Mega (aparentemente) foi, quando há festivais.
Pela linha do Norte, em circunstâncias normais, ela morria entre Leiria e Pombal, mas ainda deixava algum sinal além disso. Pela A8, recordo-me de, no ano passado, vir a escutar a RCSINTRA e no troço entre Bombarral e Valado de Frades existir despique entre Tondela e Sintra, mas de Valado de Frades em diante, era mesmo a Emissora das Beiras que dominava. Contudo, imagino que em Leiria, face às dificuldades conhecidas de orografia, não chegasse.
Uma coisa eu sei, aqui em casa, agora consigo ouvir, aliás, na vertente poente, hoje com São João da Madeira desligado, e alguma interferência da M80 Coimbra a fazer-se sentir, consegue ser melhor Tondela que Vila do Conde.
Contudo, também saí hoje com o carro, e 100m depois de minha casa, o sinal cessa totalmente, mal começo a subir no terreno, e a haver mais exposição à Antena 1 do Sameiro. Nos Carvalhos, como há boas abertas a leste, pensei que fosse apanhar bom sinal, mas, curiosamente, a Antena 2 de Bornes trata de o anular praticamente. Portanto, o técnico tratou de orientar um elemento para minha casa...

Em todo o caso, é de salientar, chega e não chegava, é mais uns kms a Norte do que o que alcançava antes, que antes de Esmoriz não chegava nada, sem ser em propagação, obviamente.
https://www.linkedin.com/posts/miguelraposomarketing_durante-alguns-meses-fui-o-dono-do-observador-activity-7424006236427173889-9_0G?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXcJá agora, uma curiosidade interessante, sobre o início do Observador, que só virou rádio uns tempos depois, mas que hoje, curiosamente, é mais rádio que jornal. Curiosamente, a esposa, acabou a trabalhar na Observador, em 2022, mas não por muito tempo.