Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 443318 vezes)

modernices

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3030 em: Setembro 22, 2024, 05:53:14 pm »
Vocês falam em erros e tal mas parece-me que eles estão é a fazer gestão da grelha em função da lei da rádio e do que está autorizado. Teria menos jeito ontem transmitirem meio jogo em nacional. De resto, sim, mude-se a lei da rádio.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3031 em: Setembro 22, 2024, 08:29:25 pm »
Atendendo à obrigatoriedade de emissão local, parece-vos que a Observador tbm terá streaming para essa emissão, aproveitando talvez o existente da EB?

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
Para já o site antigo está em funcionamento, sofreu uma pequena atualização.
https://emissoradasbeiras.pt

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
« Responder #3032 em: Setembro 22, 2024, 08:37:06 pm »
Eu se fosse a eles colocava emissão sempre nacional até passar a ter a local afinada.
E digo,cada vez mais detesto esta aberração das horas locais.
Tomara haver rapidamente mudanças na lei da radio.
Faziam isso e levavam com uma multa da ERC em cima que nem era bom.

Vocês falam em erros e tal mas parece-me que eles estão é a fazer gestão da grelha em função da lei da rádio e do que está autorizado. Teria menos jeito ontem transmitirem meio jogo em nacional. De resto, sim, mude-se a lei da rádio.
Certo, uma coisa é clara, a Lei não impede de ter mais que as 8h em programação "própria". Dito isto, Modernices, tinha, sinceramente a ideia de que vocês consideravam estes eventos em direto como "emissões especiais", pelo que autorizavam o simultâneo. Portanto, depreendo das suas palavras, que esta tem sido uma interpretação abusiva que algumas rádios têm feito, nomeadamente para a transmissão de concertos, transmissões religiosas, etc. Ou o futebol não se inclui no conceito porque, na verdade, acaba a ser "regular"? O ponto 2.12. refere que " [e] entra em emissão especial sempre que a atualidade o justificar. ", na sequência dos simultâneos com Lisboa. Dá a ideia que será o caso de, havendo conteúdo que o justifique, entram com a emissão de Lisboa. Não vi a ERC a dizer que não a isto.

Claro que a Lei deve ser mudada, e, sinceramente, se fosse aos operadores, tentaria fazer o máximo de esforço possível para o fazer com brevidade. Sei que isso anda na A.R. mas como muita coisa neste país, fica em Banho Maria. Isto porque, se o OE não for aprovado, antevejo uma real publicidade de uma nova maioria absoluta do PS, que não me parece ser muito favorável a essa ideia.

Atendendo à obrigatoriedade de emissão local, parece-vos que a Observador tbm terá streaming para essa emissão, aproveitando talvez o existente da EB?
Não vejo porque não possam manter o streaming, muito honestamente. Sendo sincero, com uma Lei como esta, e considerando o auditório da região, eu tinha mantido o melhor dos dois mundos. Horas nacionais, rádio Observador, nas horas locais, mantinha a programação da E.BEIRAS, eventualmente intercalada com uma ou outra rubrica Observador. Até do ponto de vista comercial, me palpita que seria mais interessante e rentável. Não sei se não será essa a ideia até, mas, nesse caso, arranjem uma boa substituta para a Maria Helena, alguém da região, que consiga criar esse enlace com o auditório.

Modificação do projeto do serviço Emissora das Beiras, disponibilizado pelo Ao Tom Dela (Rádio), Lda., com alteração da tipologia para temática informativa, parceria com o projeto Observador e alteração da denominação do serviço de programas para Rádio Observador Viseu.

Divisão da "programação própria” do operador;
Segunda a sexta-feira:
Períodos de programação própria: 12h10m-13h | 13h10m-14h |14h10m-15h | 15h10-16h | 16h10m-17h | 20h10m-24h;
Programação em cadeia (projeto Observador): 0h-12h10m | 13h-13h10m | 14h-14h10m | 15h-15h10m | 16h-16h10m | 17h-20h10m.
Sábado e domingo:
Períodos de programação própria: 7h10m-10h | 13h10m-14h |14h10m-16h | 16h10m-17h | 17h10m-18h | 23h10m-24h;
Programação em cadeia (projeto Observador): 0h-7h10m | 10h-13h10m |14h-14h10m | 16h-16h10m | 17h-17h10m | 18h-23h10m.

Cf: https://www.erc.pt/document.php?id=MmM1OGJhNTUtY2VhZS00NWRhLTkxYzktNDU5ODZjZDBmNmRm

Não percebo, honestamente, a necessidade de terem repartido estes blocos para assegurarem a transmissão dos noticiários. Gostava que alguém me conseguisse explicar porque é que, por exemplo, a Voz do Caima pode retransmitir os noticiários da Renascença e a Observador Viseu, uma rádio local, não pode retransmitir os da Rádio Observador? Ou, porque motivo a Regional de Arouca pode picar o sinal da Antena 1 para transmitir, não apenas os noticiários, mas os jogos de futebol do FCP e a Observador Viseu não pode fazer o mesmo com a rádio Observador? Há qualquer coisa que, para mim, não faz muito sentido, soa a dois pesos e duas medidas. Uma coisa era fazer uma retransmissão 24/7, outra bem diferente é fazerem o mesmo que imensas locais fazem por esse país fora. Olhem, na verdade, a EBEIRAS fazia-o com a TSF, incluindo para os relatos dos 3 grandes. O que mudou?
Depois virem falar na história de que as horas locais não são ajustáveis. É que se formos a ler a Lei, não refere em nenhuma parte que essas horas não podem ser ajustáveis, apenas e só é mencionado que têm de transmitir 8 horas. Do ponto de vista da Programação, fizeram aquilo que era expectável, assegurar as Manhãs 360, Contra Corrente e a Tarde Política.

Em relação aos desdobramentos tem tudo para correr bem, deve seguir o mesmo esquema da Record. Lisboa é o master e dá indicações às locais para abrir ou fechar emissão própria.
Disseram-me que quem está à frente da técnica do Observador também já ocupou o mesmo lugar na Record.

Claro que ainda estamos no início, mas a vossa confiança no know how da RECORD, não a acompanho. Tenho algumas dúvidas de que vá tudo correr a 100% bem. Já apanhei, desde já, "EBEIRAS" em emissão nacional. No caso da RECORD, os 101.4 de Leiria estão frequentemente em emissão local com RDS nacional, incluindo, em horas em que a emissão é nacional, mantem-se o feed da local. Já consegui, inclusive, ter uma coisa muito gira, que é aqui em Gaia apanhar os 95.5 Porto, 107.7 Sintra e 101.4 Leiria, em horas nacionais, todos eles com a emissão respetiva, e o autoradio aos saltinhos, a trocar com coisas diferentes. Espero que, na Observador, que joga noutro campeonato, isto não venha a ocorrer, porque este emissor vai ter zonas na região centro em que vai ser o preferido, sem margem para dúvidas. E seria chato andar ali no ping-pong com emissões diferentes.

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
Para já o site antigo está em funcionamento, sofreu uma pequena atualização.
https://emissoradasbeiras.pt

Com o sinal no site da EBEIRAS adiantado uns 30 segundos face ao da Observador, e a qualidade do som a ser muitíssimo superior. Eheheheh
« Última modificação: Setembro 22, 2024, 08:40:14 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3033 em: Setembro 22, 2024, 08:50:56 pm »
Ontem falharam.
Amanhã veremos.
Mas futebol e política como congressos e assim são emissoes especiais

joao_s

• Hero Member
« Responder #3034 em: Setembro 22, 2024, 10:12:51 pm »
O sinal da OBSRVDOR em Coimbra é uma total desilusão. Na área de cobertura, não há outra metrópole com dimensão onde a dificuldade de sintonia se manifeste desta forma. Um ponto fraco que a CMR, se estiver atenta, deve aproveitar. Se o foco for similar e o público-alvo for mais ou menos o mesmo, tem potencial de crescimento nesta zona. Isto, claro, não descurando a Área Metropolitana do Porto e Lisboa e Vale do Tejo que deve incluir um emissor para o Ribatejo.

Quanto a desdobramentos, isso é uma maçada, um tédio para os ouvintes da estação, um convite a mudar de posto. Ou uma estação de rádio emite 24 h/dia numa dada frequência, ou então é deixar cair para estática. Isto é uma solução de terceiro mundo que não serve o auditório.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3035 em: Setembro 22, 2024, 10:30:24 pm »
Mas ontem podiam ter dado o relato. 18 horas está dentro do timing.
Podiam ter dado muito bem a emissão especial,entrou as 17:35/36.
Esta semana deram o jogo do Sporting na Champions.
A Mega por exemplo,da como evento especial festivais,o.set do dj Kamala as quartas, Top 10 as 10 por exemplo.
A M80 e Cidade podiam muito bem escapar a regra.
Mas isto que mude rapido,como está nao e nada.
E acredito que sera a Observador a lutar pela mudança da Lei da Rádio e também a Mega.
A Bauer nem la vou nem faço caso.

« Última modificação: Setembro 22, 2024, 10:33:38 pm por estvmkt »

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
« Responder #3036 em: Setembro 22, 2024, 11:46:49 pm »
O sinal da OBSRVDOR em Coimbra é uma total desilusão. Na área de cobertura, não há outra metrópole com dimensão onde a dificuldade de sintonia se manifeste desta forma. Um ponto fraco que a CMR, se estiver atenta, deve aproveitar. Se o foco for similar e o público-alvo for mais ou menos o mesmo, tem potencial de crescimento nesta zona. Isto, claro, não descurando a Área Metropolitana do Porto e Lisboa e Vale do Tejo que deve incluir um emissor para o Ribatejo.

Quanto a desdobramentos, isso é uma maçada, um tédio para os ouvintes da estação, um convite a mudar de posto. Ou uma estação de rádio emite 24 h/dia numa dada frequência, ou então é deixar cair para estática. Isto é uma solução de terceiro mundo que não serve o auditório.
Coimbra é uma cidade muito difícil, nem as nacionais RR/RFM e a TSF têm uma escuta perfeitamente limpa, havendo variados pontos onde se perde o RDS no automóvel, nomeadamente junto ao Coimbra Shopping. A Observador tinha de ter um emissor para Coimbra para lá ter uma cobertura a 98% (digo 98, porque também as locais têm falhas, já cheguei a perder RDS na M80 sobre o Mondego), porém, alguém acredita que a Bauer vai vender, a Mega idem? A RUC se acabar, a rádio está no coma total em Portugal. Já aqui escrevi que se a Provincia e a RCP chegam a Coimbra em condições muito satisfatórias, não seria impossível colocar sinal com a Emissora das Beiras minimamente aceitável, agora, não sei como ficaria Viseu? estvmkt, estas duas ouvem-se limpas na cidade de Viriato? Mesmo assim, a EBEIRAS tem metade da potência das que saem do Luso.
Quanto à parte das horas locais, tendo a concordar, mas com a Lei que temos, faz-se o que se pode. A Observador não foi hipócrita, nunca escondeu o desagrado.

o.set do dj Kamala as quartas, Top 10 as 10 por exemplo.
O Dj Kamala está no limite do que, a meu ver, há latitude para considerar emissão especial. Agora, o Top10 às 10 que passa semanalmente? É programação regular. Querem passar, coloquem no horário de simultâneo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3037 em: Setembro 23, 2024, 11:00:33 am »
Seguramente que o emissor ainda terá intervenção, como teve o da 94 algum tempo depois de já ser Observador. Temos que ter calma.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3038 em: Setembro 23, 2024, 08:15:35 pm »
Nao esta a dar o relato.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3039 em: Setembro 23, 2024, 10:44:32 pm »
Relatos nem sempre podem ser especiais de informação, penso eu...

Entretanto, João Costa e Silva na Rádio Observador (vi no TikTok), só que no take que colocou, a esticaaaaaar demasiado a intervenção. Mais de 1 minuto sem dizer nada de substantivo além de "bom fim de semana, espero que esteja a passar um bom fim de semana, aproveite o seu fim de semana" e depois uma despedida esticadíssima no tempo (alguns 15-20 segundos para fechar).

E para piorar, tudo flat e sem dinâmica de animação (não estou a comparar com a Cidade). Não foi grande coisa...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3040 em: Setembro 27, 2024, 09:38:53 am »
Ontem ficaram sempre em nacional entre as 12 e as 17 por causa de uma emissão especial para acompanhar uma comissão de inquérito.
Relatos no meu ver deveriam dar sempre.
Mas curioso,as noticas que supostamente deveriam dar  a hora certa nao tenho apanhado. Pelo menos ontem as 22.
Que nao saia trapalhada total esta emissão local para Viseu.
O Campeao É pena ser em horário local.
A Observador e a Mega que pressionem um pouco para mudar a lei  da radio.
A Bauer parece me dormir a sombra da bananeira.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3041 em: Setembro 27, 2024, 10:56:31 am »
Ontem ficaram sempre em nacional entre as 12 e as 17 por causa de uma emissão especial para acompanhar uma comissão de inquérito.
Relatos no meu ver deveriam dar sempre.
Mas curioso,as noticas que supostamente deveriam dar  a hora certa nao tenho apanhado. Pelo menos ontem as 22.
Que nao saia trapalhada total esta emissão local para Viseu.
O Campeao É pena ser em horário local.
A Observador e a Mega que pressionem um pouco para mudar a lei  da radio.
A Bauer parece me dormir a sombra da bananeira.

Aos poucos, a tal emissão local passa a ser a mesma lisboeta, nada como uma pressãozinha no poder politco e assim resolve-se o problema. O então passa a ser local, desde Lisboa. :)

Atento

• Hero Member
« Responder #3042 em: Setembro 27, 2024, 11:01:14 am »
A Lei da Rádio vai ser alterada brevemente.

E ainda bem que vai ser alterada, sobretudo para rádios como a Observador.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3043 em: Setembro 27, 2024, 11:23:33 am »
Mais ou menos quanto tempo

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #3044 em: Setembro 27, 2024, 11:28:13 am »
A Lei da Rádio vai ser alterada brevemente.

E ainda bem que vai ser alterada, sobretudo para rádios como a Observador.
Com que fontes afirma isso, pode se saber? Não vejo isso em lado nenhum, nem as Associações de Rádio (ARIC e APR) se prenuciaram em nada sobre essa matéria.
« Última modificação: Setembro 27, 2024, 11:29:58 am por brodcastfm »