Estações de radiodifusão > Rádios online, via satélite e outras tecnologias
Rádio Voz de Matosinhos
ZECA:
Alguém já ouviu estas duas rádios de Porto e Matosinhos?
A de Matosinhos composta por ex membros da Clube de Matosinhos e Lidador, tendo como mestre de cerimónias o icon da rádio no Porto, Manuel Monteiro, apostando claramente num formato igual ao da Clube de Matosinhos. Tudo on line. Não me perguntem como sobrevivem, não sei.
A Rádio Portuense por aquilo que já me apercebi, sobrevive à custa da boa vontade de meia dúzia de entusiastas de rádio, com acompanhamento relatos de futebol do FCporto, Boavista e Salgueiros, outros acontecimentos da cidade e um ou outro programa de musica pimba e fins. Porém, houve um programa que me surpreendeu pela positiva dedicado aos sons tribais do Rock Progressivo/Hard Rock dos anos 70/80.
Acho que para fugir à massificação do FM por rádios que não são mais que um conjunto de amigos de 2 ou 3 grupos económicos, a rádio online será claramente o futuro.
radioportuense:
Boa noite amigo.
Não pude deixar de reparar no seu comentario ao qual deixo aqui uma resposta.
Agradecendo desde já a sua analise em relação a Portuense quero reafirmar que esta correcta a sua analise.
Somos uma pequena rádio que adora a cidade do Porto e fazemos apenas por hobie pagando todas as despesas inerentes do nosso bolso.
As deslocações quando são longe, TEMOS ALGUMAS PARCERIAS ENTRE ELAS A CLAQUE DO BOAVISTA.
ATENCIOSAMENTE
CARVALHO ARAÚJO
pdf:
Eu gostava era de ter o Manuel Monteiro de novo no éter...
Linxtuga:
--- Citação de: ZECA em Março 03, 2016, 05:33:16 pm ---Acho que para fugir à massificação do FM por rádios que não são mais que um conjunto de amigos de 2 ou 3 grupos económicos, a rádio online será claramente o futuro.
--- Fim de Citação ---
Já estivemos muito mais longe desse tempo. No online e nas plataformas do cabo também.
Também penso o mesmo: o online é o futuro. É deixar a concorrência e as operadoras fazerem o resto.
Luis Carvalho:
Apesar das vantagens oferecidas pelas emissões online, não creio que a Internet esteja em condições de substituir as redes convencionais de emissores hertzianos. A começar pela própria natureza da Internet, baseada numa enorme rede de servidores, routers, computadores, etc. Tudo vai bem quando as coisas correm bem, todavia, se houver uma falha grave numa infra-estrutura, a rádio online pode simplesmente deixar de conseguir enviar o "stream".
Por outro lado, imaginem uma rádio que tem uma
média de 1000 ouvintes passar rapidamente, num dia em que a programação ou a actualidade noticiada na emissora em questão o justifica, a ser "sintonizada" por 100000 ouvintes. Haverá capacidade de resposta do servidor do "stream" para um aumento abrupto da audiência? Mais: há um evento catastrófico e os cabos de fibra óptica, as linhas telefónicas e as células das redes móveis e outras estruturas ficam in inoperacionais, se não destruÃdas. A rádio em VHF-FM pode bastar-lhe accionar os geradores nos estúdios e nos emissores. Se o emissor estiver comprometido, pode recorrer a um emissor de reserva. Tenha 1 ou tenha 100000 ouvintes, todos os que se encontrem dentro da área de influência do emissor são servidos.
Outra limitação relevante: estou a ouvir rádio online no carro, através de uma ligação 3h ou 4G. Chego a uma aldeia transmontana perdida no mapa e deixo simplesmente de ouvir, porquanto a rede é muito fraca se não nula, ou porque a velocidade de ligação é muito baixa. E como se não bastasse, tenho um serviço de Internet móvel com tráfego limitado, e plafond, digamos, de 2 GB/mês. Vou ouvir a rádio online X o dia todo, através de um "stream" MP3 a 128 kbps. Será que tenho tráfego até ao final do mês?
Naturalmente que não estou a afirmar que a Internet não seja deveras útil, contudo não é imune a um número razoável de limitações de cariz técnico ou de outras naturezas que podem por vezes inviabilizar a escuta de rádio através da rede global.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa