Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 214294 vezes)

ouvinte

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #1260 em: Março 16, 2025, 03:52:29 pm »
O uso de pitch nas músicas em rádio deixou de ser permitido em Portugal. A acontecer pode ser alguma anomalia no transporte do sinal dos estúdios até ao emissor.

A sério? Interessante...
Penso que nos Países Baixos a Radio 538 ainda utiliza.

É um dos pontos dos contratos que as rádios andam a assinar com a Audiogest.
Mas há mais. As rádios não podem, por exemplo, anunciar no site a música que vai tocar a seguir. Só podem ter a anterior, a atual e o histórico do que já tocou.

O ponto do pitch, ok, não se adultera a obra do autor. O da música a seguir é... absolutamente ridículo e eu não lhe vejo a menor lógica.

-- Para terminar o off topic --

Não sou a melhor pessoa para expor essas tais condições que estão nos contratos. Mas há para lá muita coisa sem sentido algum.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1261 em: Março 16, 2025, 04:16:58 pm »
Devia ser algum problema pontual no transporte do sinal, já não noto isso. Sim nos Países Baixos ainda há rádios que aceleram as músicas, Slam! e Radio538. Ainda bem que isso é proibido em Portugal.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #1262 em: Março 16, 2025, 05:00:10 pm »

Já os 99.3 de Santarém são exímios, a melhor frequência da Cidade, apanho muito bem esta frequência na zona Oeste e o som é claro e ''cheio''. Pena não estar mais tempo nesta zona para poder aproveitar.

Já agora, nota de rodapé. Tenho saudade dos separadores de 2018-2025. Penso que isto se deva ao factor nostalgia.

Os separadores anteriores compostos por erros do Windows XP e sons do iPhone davam uma certa ''altivez'' à estação, não sei explicar melhor. Estes atuais são bastante fracos, nada contra a Tecas. Só pecam pela ''inovação'', são demasiado básicos.
99.3 são de facto excecionais. Sexta-feira fiquei absurdamente surpreendidos de os ver a dar banhada a 99.7 na cidade de Coimbra, na zona do Estádio.  :o
Sim, já havia escrito aqui em cima o mesmo. Claro que não é nada contra a Tecas, que é uma excelente voz, mas quem "encomendou" o trabalho e lhe deu as orientações, talvez não tenha pensado bem que o posicionamento da CidadeFM necessita de toda uma outra agressividade. Já agora, o Sena como locutor era fraquíssimo, mas resultava muito bem como voz de estação.

O ponto do pitch, ok, não se adultera a obra do autor. O da música a seguir é... absolutamente ridículo e eu não lhe vejo a menor lógica.
A RR ainda tem muitas vezes no RT a mostrar a música que vai tocar a seguir.

Cidade FM com novo locutor,  Pedro Golas, ate agora produtor.
Vai reforçar  as tardes. Tem muito potencial.
No site, nada. Pesquisando no Google, só aparece o Pedro Golas Altas, também conhecido por PNS. :D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1263 em: Março 16, 2025, 07:55:44 pm »
Pedro Goiás..
.
Miudo que vai dar que falar.
Tem participado no programa como produtor e merece esta chamada como membro efectivo das tardes...

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #1264 em: Março 19, 2025, 03:58:24 am »
Agora que oiço a emissão online Cidade, dá-me a impressão dela estar um pouco acelerada, de facto.

Comparando as emissões online da Mega e da Cidade, nas mesmas músicas que estas passam, a Cidade parece estar mais ''nervosa'' para acabar a canção.

Faz-me lembrar emissoras Americanas, só que neste caso não há mudança no pitch.

Nos próximos dias vou ouvir no FM com mais atenção.

Tem um bom ouvido, Luís. Obrigado por ter mencionado esta curiosidade.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1265 em: Março 19, 2025, 11:29:35 pm »
Agora que oiço a emissão online Cidade, dá-me a impressão dela estar um pouco acelerada, de facto.

Comparando as emissões online da Mega e da Cidade, nas mesmas músicas que estas passam, a Cidade parece estar mais ''nervosa'' para acabar a canção.

Faz-me lembrar emissoras Americanas, só que neste caso não há mudança no pitch.

Nos próximos dias vou ouvir no FM com mais atenção.

Tem um bom ouvido, Luís. Obrigado por ter mencionado esta curiosidade.
Desculpem a minha sincera ignorância, mas mudança no Pitch é "acelerar a música"? Ouvi uma das rádios dos PB que referiram e, de facto, no caso destas, parece-me que põem as músicas a 1,2x. Eheheh.
Na CidadeFM, que é a rádio que tenho tido no carro nos últimos dias (e não tenho ouvido rádio fora das viagens de carro) não notei nada de anormal. A não ser...

Que Vale de Cambra tem estado sem locução e que pelo menos segunda e terça estava com playlsit totalmente diferente da nacional, pareceu-me mais antiga. Nesta última, já há o novo modelo de RT.
Por falar disso, ontem às 14h estava no ar a Catarina Silva. Não sei se a Asize terá tido algum constrangimento...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1266 em: Março 19, 2025, 11:40:53 pm »
A Beatriz estava a fazer a local de Viseu hoje.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1267 em: Março 20, 2025, 12:42:03 am »
dá me a sensação de isso só acontecer à noite, e não é em todas as músicas, é só nas mais "mexidas". Anteontem sincronizei mais ou menos ao segundo uma música no Spotify e na CIDAD AG 99.7 e esta de facto andou ligeiramente mais rápido que o som do Spotify, não me recordo a música mas no fim ficou com 1 ou 2 segundos de adiantamento.
Luís Gonçalves

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1268 em: Março 20, 2025, 12:43:07 am »
E não acho que seja anomalia, o grupo bauer é detentor da KISS UK e é uma das rádios que acelera ou acelerava as músicas no UK
Luís Gonçalves

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1269 em: Março 20, 2025, 12:51:24 am »
Desculpem a minha sincera ignorância, mas mudança no Pitch é "acelerar a música"? Ouvi uma das rádios dos PB que referiram e, de facto, no caso destas, parece-me que põem as músicas a 1,2x. Eheheh.

Mudanças no pitch é acelerar a música de modos que a música fica a parecer que é cantada por um esquilo, em casos extremos ou desacelerar de modos que fica a parecer a "nova" tendência das versões Softcore de músicas. Outra curiosidade é que as músicas usadas no programa Baile Funk devem ser baixadas do YouTube, e em algumas até na versão 8D, que é basicamente uma simulação de uma coluna a dar a música e a rodar à volta do microfone, algo muito pouco profissional.
« Última modificação: Março 20, 2025, 10:06:03 am por AG »
Luís Gonçalves