Mensagens recentes

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10
11
Rádio em Portugal / Re: Bareme Rádio
« Última mensagem por O Bigode do Sala em Março 15, 2025, 09:24:53 am »
A Observador vai crescer após 18/05, porque o PS vai novamente para o Governo, disso não tenho grandes dúvidas. Da mesma forma que a TSF cresceu, e com o PS no poder, entendo que diminuirá, acontecerá o inverso com a Observador. As pessoas do espectro que esta na oposição buscam refugio na estação que a faz. Quando se está no poder, há menos incentigo a isso.

Por isso, é tão importante reforçar a Antena 1 como uma rádio informativa, não exclusivamente política, e trazer também a terreiro a Renascença para este designio. Porque são as duas que, moderadas e centradas, com redes nacionais, têm mais a dar do que serem meros refúgios ideológicos.

Creio que a TSF cresceu sobretudo pelo buzz que teve em torno dela com a crise no GMG e porque cortou algumas rubricas mais formatadas de palavra para colocar (boa) música, fazendo o desígnio de ser uma rádio de notícias e música.

A Rádio Observador, como ironicamente digo, o Contra-corrente passou só a ser Corrente com alguma deriva chega bem aos nossos ouvidos. Mas claro que isso é uma visão muito redutora da estação, até porque o principal motivo, a meu ver, da sua quebra tem sido o excesso de politiquice em antena. Se isso funciona em televisão, em rádio nem por isso.

Quanto à RR e Antena 1, sem dúvida! São rádios generalistas e têm essa obrigação.
A RR de dar uma perspectiva mais social cristã e a Antena 1 mais abrangente, de serviço público (que faz tanta, mas tanta falta nestes tempos de ruído).
12
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 1
« Última mensagem por O Bigode do Sala em Março 15, 2025, 09:14:07 am »
2 notas soltas:

- Gostei imenso da Antena 1 fazer menção aos 30 anos do álbum The Bends dos Radiohead. Além de ser um álbum que gosto muito, num retrato sonoro típico dos anos alternativos 90, é bom ouvir a A1 a buscar paisagens sonoras diferentes que, há bem pouco tempo, evocações como esta eram exclusivas da Antena 3;

- Vamos lá escutar o podcast do nosso camarada de fórum Rui Alves de Sousa «A Hora da Pop». Além de ser um talento enorme na rádio, é um gajo porreiro por nos aturar aqui.
https://www.rtp.pt/play/p14703/a-hora-da-pop
13
Rádios regionais e nacionais / Re: Cidade FM
« Última mensagem por Luís Gonçalves em Março 15, 2025, 03:47:59 am »
Dá me uma ligeira sensação de as músicas estarem ligeiramente aceleradas na Cidade FM, pelo menos na frequência de Loulé, uma coisa muito leve e sem mudanças no pitch.
14
« Última mensagem por Atento em Março 15, 2025, 12:01:01 am »
Em Lisboa é onde a Observador está em pé de igualdade com a TSF na cobertura FM. O FM é que está a contribuir em maior fatia para aquele resultado. Daí extrapolar o cenário para o resto do país nas mesmas condições. Parece me óbvio.

Não percebo esse exercício que faz sobre a escuta online. Diria até que a escuta online acaba por ser mais relevante onde não há FM.
Falo por mim, ouço imensas rádio portuguesas pela net, especialmente as que aqui não chegam em FM, como a recentemente comecei a ouvir a Metropolitana ou a Radar, a Smooth fm a Amália e até a Futura,entre outras.

Net ou DAB+?

Qual o caminho?
15
« Última mensagem por tuscano332 em Março 14, 2025, 11:58:53 pm »
Em Lisboa é onde a Observador está em pé de igualdade com a TSF na cobertura FM. O FM é que está a contribuir em maior fatia para aquele resultado. Daí extrapolar o cenário para o resto do país nas mesmas condições. Parece me óbvio.

Não percebo esse exercício que faz sobre a escuta online. Diria até que a escuta online acaba por ser mais relevante onde não há FM.
Falo por mim, ouço imensas rádio portuguesas pela net, especialmente as que aqui não chegam em FM, como a recentemente comecei a ouvir a Metropolitana ou a Radar, a Smooth fm a Amália e até a Futura,entre outras.
16
Rádios regionais e nacionais / Re: RFM
« Última mensagem por tuscano332 em Março 14, 2025, 11:53:42 pm »
Os Vencedores do Festival RTP da Canção os Napa estiveram no Programa da Manhã da RFM, do pouco que ouvi, aquilo pareceu confrangedor até dizer chega, cheguei a ter pena deles, nem ouvi tudo.

Já os vi no TikTok, não têm qualquer "pedalada" para comunicação direta. Desculpem o que vou dizer, mas parecem uns Capitão Fausto sem tomar drogas...

Aposto que foi o Pedro Fernandes a levar o barco quase todo, não?
Sim do pouco que ouvi sim, depois fui para a Comercial ouvir o Miguel Araújo ao vivo.

Eles ganharam o Festival por duas razões, 1º a Henka que foi a escolhida do público teve 0 ponto do júri e em 2º foram imensamente ajudados pelo voto madeirense, que é de onde eles são, mais os pouco votos que já tinham, tudo junto ganharam, mas quando a mim nem vamos passar da semifinal.
17
VHF-FM / Re: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores
« Última mensagem por pdnf em Março 14, 2025, 11:25:32 pm »
Estou em viagem para sul no IC, parece-me que a situação está normalizada, neste momento, o sinal da Lousã já está forte desde Espinho. Voltamos ao normal, às portas de Aveiro, a Comercial a precisar de ir em97.7 para lá de Aveiro, que 90.8 não agarra sequer o RDS.

Neste momento também me parece que as coisas voltaram ao normal.

Esta manhã sintonzei em casa em Pombal, num vulgar transistor, as três Antenas nas frequências do Trevim e pareceu-me que tudo voltou á normalidade.

No entanto, fiquei com a sensação de que o TX da Maunca (Leiria) da RTP rádio está com um pouco mais de potência.

Confirno, Antena 2 e Antena 1 a entrarem com RDS na Miguel Torga em Coimbra, com extrema facilidade, aliás, na zona, melhores até que as próprias frequências de Coimbra, que não beneficiam muito da orografia nessa zona. Isto no meu A52, com um rádio fraquinho. A Antena 3 sofre alguma pressão da MegaHots de Viseu, que vai deixando uns ruídos, por isso, não loga RDS. De Leiria, só é comparável, em termos de força de sinal, os 93.0 da M80, mas mais fracos, sem RDS.
18
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio Comercial
« Última mensagem por O Bigode do Sala em Março 14, 2025, 11:22:04 pm »
Já valeu a pena, para poder ouvir The XX na Comercial. Obrigado Manuel Cardoso!

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Já não se escutava xx na Rádio Comercial desde da saída do On Hold (tema magnífico).

No tópico da Rádio Renascença, linkei o facto de terem tido uma boa audiência ao gosto do público.

Mas, por exemplo, com a vitória da Henka no voto popular do Festival da Canção ou a escolha dos xx pelo Manuel Cardoso não nos poderão levar à questão de que o público procura algo fora da mesmice?

Gosto verdadeiramente da Rádio Comercial (sempre a preferi face à RFM), do Pedro Ribeiro, do Markl, do Beja e da Arroja, entre outros, mas a música...
Há que arriscar mais!
19
« Última mensagem por Atento em Março 14, 2025, 10:49:43 pm »
As rádios de palavra têm muito por onde crescer...

É impensável que rádios como Comercial e RFM tenham 37%.

Este mosaico é impensável e deve-se ao facto de falta de comparência das generalista tendencialmente de palavra e do sequestro da Antena 3 pelo gueto umbilical.

Afinal qual é  o target da Antena 3?

Quem tem paciência para ouvir uma TSF  em horário nobre cheia de anúncios e um estilo a cheirar a mofo?

Afinado o projeto Antena 1, contratando mais pessoas, virando a mesa com Ricardo Araújo Pereira e libertando a 3 do seu sequestro, podemos iniciar uma revolução radiofónica em Portugal.
20
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio Comercial
« Última mensagem por radiokilledtheMTVstar em Março 14, 2025, 10:49:04 pm »
Já valeu a pena, para poder ouvir The XX na Comercial. Obrigado Manuel Cardoso!

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10