Isso não é assim tão Linear. Não vai há muito tempo, uns 6 meses, fiz um bandscan na zona do Estádio de Coimbra, para ser mais preciso, muito próximo da CCDR-N, e a Cardal entra com RDS e até melhor que a de Pombal.
Antes de mais, as minhas desculpas, posts escritos pelo telefone dá nisto: linear com minúscula porque não é a estação de Vila do Conde e CCDR-C, não N.
Só se mudou há pouco tempo, mas eu pontualmente vou picando na frequência nas minhas deslocações para o centro ou sul e há muito tempo que não tinha nada disso. Piquei há um bocado mais que 6 meses, mas ainda assim.
Claro, agora com o advento da queda da torre, isso pode ter mudado de novo.
Falava antes mesmo do advento da torre. Pelo menos desde 2021 que isso anda assim. Recordo-me perfeitamente de ter ido levar umas pessoas a vacinar ao Grijó Outlet na COVID-19 e de estar a fazer bandscan para passar tempo e de apanhar belissimamente a CARDAL até na lista automática. Mas, há uns meses, apanhei-a bem na A1, como referi. O bandscan que fiz em Coimbra, na CCDR-C, terá sido em abril ou maio do ano passado. 97.0 com muitas, muitas mais dificuldades do que a Cardal.
Não, desde 2021 nem por sombras. Garanto-te que entre 2022 e 2024 a Cardal não chegava a Coimbra e durante imenso tempo nem sequer o serviço de RDS possuiu, pela maior parte de 2023 e 2024, mas isto com 100% de confiança porque não foi nem uma nem duas as vezes que ali passei... nem lá, nem em Coimbra, nem em Condeixa. O comportamento da 97FM era muito melhor e chegava estável, com algumas perdas de estéreo, a Condeixa, ouvindo-se com um som até bastante bom por longos, longos quilómetros para norte ou sul.
O RDS terá regressado à Cardal em meados de 2025 mas o som continuou em mono. O que eu vi da cobertura foi beeeem inverso ao que mencionaste, com 97.0 com um melhor comportamento na região onde emite, e isto eu bem sabendo que a 97FM emite ou emitia a metade da potência da Cardal em situação normal, o que claro, tem como alguma consequência essa dificuldade de captação em Coimbra.
Foi um problema que tiveram naquele emissor ou foi mesmo opção de gestão face ao contexto da Covid, isto eu não sei, mas que esteve com fraca potência, sem RDS e em mono esteve.
Tenho por hábito por diversas razões à passagem por Pombal na A1, S/N ou N/S, sintonizar a Cardal em 87.6 para ir picando o ponto e cheguei mesmo a parar em 2022/2023 em pleno centro de Pombal e a circular pelo centro, que aliás conforme viria a perceber, é consideravelmente mais complicado para captar sinais do que parece, porque sofre tudo ali e muitas vezes é a trocar Maunça » Lousã » Coimbra, isto quando não há situações em que nenhuma das três chega bem. Feliz ou infelizmente, sei do que estou a falar.
Se ela chegava a Grijó com RDS a espaços era uma coisa, agora eu testei localmente e não era nada disso, nem perto. Aliás, foram muitos anos em Espinho com a Afifense a dominar em 87.6 e eu só comecei mesmo a sentir interferências de outra estação na Afifense por volta da 2ª metade de 2025, até lá era rainha e senhora.
A 97FM interfere na Alto Minho mas não de forma percetível por estas bandas. De facto, só de Esmoriz para baixo grosso modo é que começa a ser captável. Em zonas de Gaia e Espinho ambas chocam-se mutuamente com vantagem para a Alto Minho e sem nunca chegar a haver sobreposição da 97FM, exceto em dias de melhor propagação.