Autor Tópico: Benfica FM  (Lida 16203 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Benfica FM
« Responder #180 em: Janeiro 06, 2026, 08:41:23 pm »
Cobre até grande parte do país.
Com esses 101.0 e Aveiro,Porto ,Coimbra e Viseu. E partes do da Guarda.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #181 em: Janeiro 07, 2026, 12:19:00 am »
A informação que tenho é que a toda a rede da Batida irá passar a transmitir a Benfica FM. Calculo que Bombarral e Vale de Cambra irão se juntar essa rede também.

Felizmente, com os 94.3 naquele estado não vão muito longe. São frequências que no geral têm limitações.

O meu receio é que decidam em sentido contrário e que acabem a trocar Figueiró dos Vinhos com Cantanhede, ou seja, mandem a SmoothFM para uma situação ainda mais limitada do que já está e arruinem a já hoje dificultada ligação ao Porto.

É que tecnicamente faz algum sentido, não podendo ter mais que 6 emissores em cadeia.
O teu receio diria que é um pouco infundado, porquanto Figueiró dos Vinhos pertence ao distrito de Leiria, tal como o Bombarral, portanto, não podem ter dois emissores em associação no mesmo distrito.
Está visto que se a ERC autorizar, a rede vai ser 94.3+101.0+103.0+94.8+107.2+101.1.

Só não desejo que tivessem trocado 94.3 com 89.5 porque se algum dia se mexerem, podem fazer alguma coisa de jeito com a de Matosinhos, com a segunda é sempre potencial limitado.
Fico com dúvidas da capacidade de Cantanhede comutar com Bombarral, palpita-me que ainda vai ser Vale de Cambra a fazer essa função.

Esqueci-me desse detalhe, são extremos diferentes mas são ambas do mesmo distrito porque Bombarral já é Leiria.

Bom, nesse caso felizmente não o podem fazer.

O que eu estava entretanto a pensar também é isto: Cantanhede faz fronteira, quer com a Figueira da Foz, quer com a própria capital de distrito, Coimbra.

Ou seja: se o diretor técnico que lá estivesse percebesse de ser diretor técnico, podia deslocalizar para um caso ou para outro, dado que a cobertura de Cantanhede ficaria sempre bastante bem assgurada, e de bónus não só apoiava bem Vale de Cambra, como melhorava a cobertura para sul, algo que vão querer tentar.

Com um emissor na Figueira (algo tipo a Serra das Alhadas, onde está a Maiorca do grupo Record), e a avaliar pelo que a Maiorca já hoje faz, chegava até com um bom nível de qualidade a Coimbra e ainda esticava muito significativamente para sul, a tal ponto que já daria para comutar com a frequência do Bombarral, e dela para Lisboa, a troca do Oeste dando-se provavelmente ali para os lados de São Martinho do Porto junto à costa, e Alcobaça para o interior (tudo dependendo do que vão fazer a esse emissor em 94.8 ).

Com o limite da rede em cadeia, 6 emissores, conseguia fazer Porto/Lisboa - apenas pela A8, mas consegue. Ambas têm 2000w de PAR teórica de acordo com a BD do nosso fórum, quer a Maiorca quer a Batida de Cantanhede, e portanto é tecnicamente possível, os refletores terão pouco impacto porque a costa ajuda à propagação para sul. Para norte terá sempre a Antena 3, nunca será uma frequência tão boa como a Maiorca, mas pelo menos faz bastante mais serviço que o que faz agora. Penso que a consequência será apenas alguma potencial pior captação no extremo norte da cidade de Coimbra (lado do HUC).

Já seguindo a lógica do emissor ficar por Coimbra, não podia ir para a torre da M80 de jeito nenhum, e embora ajudasse para sul mais do que ajuda agora e garanta bastante força de sinal na cidade de Coimbra onde há de resto uma casa do Benfica, a verdade é que não vai permitir a comutação com o Bombarral: seria sempre necessária uma frequência em Leiria para o efeito e os sinais de Coimbra, mesmo a emitir com 2000w, "ficam-se" por Pombal e pouco mais. Além disso os refletores teriam um impacto real na captação e precisamente para sul. Parece claramente uma segunda escolha face a algo que já hoje garantiria o objetivo do Benfica, de certa forma.

Mas isto é, repito, se estivesse lá sentado alguém que percebesse da poda. Como é este diretor técnico, acho que temos uma chance do emissor da Batida ir passear para a mesma torre da M80 em Cruz de Morouços, já que andam nas poupanças. Só tenho pena é de uma rede destas ir para este produto assim.
« Última modificação: Janeiro 07, 2026, 12:24:25 am por Memorias da Radio »

ouvinte

• Hero Member
« Responder #182 em: Fevereiro 04, 2026, 08:36:35 pm »
Apesar de não ter sido anunciado em lado nenhum, a rádio já está a emitir no FM. Apenas nos 94.8

Tratamento de som muito estranho, parece que tudo tem reverb.

( já podem mover o tópico para o FM )

pdnf

• Hero Member
« Responder #183 em: Fevereiro 04, 2026, 11:29:03 pm »
Apesar de não ter sido anunciado em lado nenhum, a rádio já está a emitir no FM. Apenas nos 94.8

Tratamento de som muito estranho, parece que tudo tem reverb.

( já podem mover o tópico para o FM )
Por acaso, no outro dia pensei se o emissor teria sobrevivido. Acho que nem era necessário, a deliberação já o permitia. Teve algum tipo de optimização, para chegar, pelo menos, às portas de Lisboa?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Paulinho

• Newbie
  • *
« Responder #184 em: Fevereiro 04, 2026, 11:58:51 pm »
Leiria está um caos,  mas já tem Benfica FM em 94,8FM😃

ouvinte

• Hero Member
« Responder #185 em: Fevereiro 05, 2026, 06:28:56 am »
Creio que não houve otimização nenhuma e que o sinal está algo débil. Mesmo na zona de Leiria apanhei com várias entradas da CMR do Porto.

gomarquesradio

• Jr. Member
  • **
« Responder #186 em: Fevereiro 05, 2026, 01:14:16 pm »
Leiria está um caos,  mas já tem Benfica FM em 94,8FM😃
essa frequência tem quanto de PAR?

pdnf

• Hero Member
« Responder #187 em: Fevereiro 05, 2026, 01:37:36 pm »
Creio que não houve otimização nenhuma e que o sinal está algo débil. Mesmo na zona de Leiria apanhei com várias entradas da CMR do Porto.
Realmente, se é a BMAP que lhes está a dar apoio técnico, bem que se pode esperar sentado por esse apoio.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #188 em: Fevereiro 05, 2026, 11:25:48 pm »
Este projeto também saiu cá um aborto…

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #189 em: Fevereiro 06, 2026, 12:18:04 am »
O meio rádio é tão maltratado no nosso país.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #190 em: Fevereiro 06, 2026, 11:55:43 am »

Esperemos que não dure muito.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #191 em: Fevereiro 06, 2026, 06:32:36 pm »

Esperemos que não dure muito.

Esta eu gostaria e muito que fosse assim, mas infelizmente acho que se vai arrastar. Pelo menos, até 2028, dado o financiamento adicional que foi acordado à parte de Media.

Eu acho absolutamente lamentável que esteja a emitir em 94.8 pior que as condições em que a Golo FM já emitia, que já de si eram muito fracas. Conseguirem fazer pior que o João Vinhas é obra.

gomarquesradio

• Jr. Member
  • **
« Responder #192 em: Fevereiro 07, 2026, 04:25:18 am »
Está transmissão da Benfica fm nos 94.8 está a ocorrer a revelia e sem qualquer consentimento por parte do regulador. Já liguei para a secretária da ERC e eles responderam que não há qualquer deliberação a autorizar seja o que for.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #193 em: Fevereiro 07, 2026, 12:11:57 pm »
Vídeo da receção dos 94,8 na A1
https://vidplay.io/watch/yNLopo

pdnf

• Hero Member
« Responder #194 em: Fevereiro 07, 2026, 01:14:17 pm »
Está transmissão da Benfica fm nos 94.8 está a ocorrer a revelia e sem qualquer consentimento por parte do regulador. Já liguei para a secretária da ERC e eles responderam que não há qualquer deliberação a autorizar seja o que for.

Fui recuperar a deliberação e, pelo menos, na única publicada, o que se autorizou foi a mudança de propriedade, não de projeto, como erradamente fiquei com a ideia. Pode ser uma forma de pressionar a ERC a avançar.
Rádio é: