Autor Tópico: Base de Dados Mundo da Rádio - atualizações e locais de centros emissores  (Lida 11868 vezes)

pdf

• Visitante
Olá

Penso que a informação que consta da Base de Dados relativa às 3 rádios locais de Loures está errada.Acho que o correcto é isto :

Rádio Horizonte - Portela da Azoia (Reservatório de Água das Maroitas)
Oribital - Montemor
Amália - Serra da Amoreira

Se alguém poder confirmar

Faz algum sentido, uma vez que quando a Amália deixou de emitir durante a Leslie, a Orbital continuou. E o sinal da Rádio Horizonte é ligeiramente mais fraco em Lisboa do que os restantes.

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
Olá

Penso que a informação que consta da Base de Dados relativa às 3 rádios locais de Loures está errada.Acho que o correcto é isto :

Rádio Horizonte - Portela da Azoia (Reservatório de Água das Maroitas)
Oribital - Montemor
Amália - Serra da Amoreira

Se alguém poder confirmar

Faz algum sentido, uma vez que quando a Amália deixou de emitir durante a Leslie, a Orbital continuou. E o sinal da Rádio Horizonte é ligeiramente mais fraco em Lisboa do que os restantes.
Boas,

Realmente já tínhamos falado nessa possibilidade em outro tópico se não me engano, isto em relação à horizonte, cheguei a tirar umas fotos, mas já não me lembro se ainda são do tempo do ondas da rádio.

Quanto à Orbital também me lembro de ver algures que era em Montemor, as coordenadas do fmscan vai para Montemor.

Quanto à Amália desconheço.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA

Radiofilo

• Hero Member
Confirmo!

Conheço o local, já lá estive. Nele existe, visível na imagem, um repetidor da EDP.
« Última modificação: Outubro 23, 2018, 04:19:13 pm por Radiofilo »

pdf

• Visitante
Parece-me que será neste local que onde se encontra o emissor da Rádio Amália:
https://www.google.pt/maps/@38.8118303,-9.1989999,3a,60y,72.56h,107.78t/data=!3m6!1e1!3m4!1spRvnpjcDu9nNiZIGirIPcA!2e0!7i13312!8i6656

Sim, é mesmo aí.

Mas note-se dois conjuntos de elementos radiantes de FM, e dois feixes STL - um direccionado à R. Viriato, outra a Sacavém (?). Mas, pelos vistos, já não partilha a torre com a Orbital. Mistérios.

pdf

• Visitante
Update: tendo estranhado o bom sinal que a Rádio Ondas do Lima coloca agora na zona do Grande Porto, procurei saber se o emissor teria sido deslocalizado. A resposta é afirmativa.

Fonte local confirmou-me que a rádio limiana emite agora, ainda na frequência de 95,0 MHz, a partir do alto da Senhora do Minho, na Serra d'Arga. É, portanto, a nova "vizinha" da Rádio Alto Minho, em 97,0 MHz.

Desconfiava que fosse essa a localização, pois tanto uma como outra colocam a mesma intensidade de sinal no litoral norte, em especial na zona onde me movimento mais, o Grande Porto.

Penso que estará a emitir em torre própria e não partilha a estrutura com a Rádio Alto Minho. No entanto, procurarei confirmar futuramente, nem que seja in loco.

nelsonsoares

• Hero Member
Update: tendo estranhado o bom sinal que a Rádio Ondas do Lima coloca agora na zona do Grande Porto, procurei saber se o emissor teria sido deslocalizado. A resposta é afirmativa.

Fonte local confirmou-me que a rádio limiana emite agora, ainda na frequência de 95,0 MHz, a partir do alto da Senhora do Minho, na Serra d'Arga. É, portanto, a nova "vizinha" da Rádio Alto Minho, em 97,0 MHz.

Desconfiava que fosse essa a localização, pois tanto uma como outra colocam a mesma intensidade de sinal no litoral norte, em especial na zona onde me movimento mais, o Grande Porto.

Penso que estará a emitir em torre própria e não partilha a estrutura com a Rádio Alto Minho. No entanto, procurarei confirmar futuramente, nem que seja in loco.
Confirmo.
Já a captei algumas vezes aqui no Porto.
Mas para 80kms de distância, e uma potência de 1000w, está muito bom!

PMSMR

• Full Member
Boas,

A Rádio Voz da Ria de Estarreja mudou recentemente a localização do seu emissor. Quem também vai mudar brevemente a localização do seu emissor é a Radio Antena Livre de Abrantes.

Em ambos os casos desconheço qual será nova localização.

Memorias da Radio

• Hero Member
Boas,

A Rádio Voz da Ria de Estarreja mudou recentemente a localização do seu emissor. Quem também vai mudar brevemente a localização do seu emissor é a Radio Antena Livre de Abrantes.

Em ambos os casos desconheço qual será nova localização.

Para a Antena Livre de Abrantes falava-se já há muito de colocar a antena em Mação, tendo em vista optimizar o sinal no eixo Entroncamento - Castelo Branco. Pode ser o caso.

No caso da Voz da Ria desconheço para onde mudam a antena também, mas a frequência está, digamos assim, um pouco entalada: a pouca distância, M80 em Gaia (90.0) e a poderosa Mega Hits de Coimbra (90.0) a -0,2; a +0.2, mas com a maior potência do Minho, a RFM em 90.4.

Deslocalizando para Oliveira de Azeméis ganham cobertura geral Grande Porto / Aveiro com essas ressalvas, deslocalizando para Albergaria focam-se na zona de Aveiro mas devido às distâncias poderia haver refletores para sul... Não sei.

viana_am.fm

• Newbie
  • *
Rádio Ondas do Lima mudou o seu Centro Emissor para a Serra d'Arga, no limite dos Concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo.

PMSMR

• Full Member
Boas,

Existe um emissor de FM que não consta desta base de dados e que ou é a resposta a uma das incognitas ou é a correcção de um erro.

Ele situa-se nestas cordenadas ( N 40.174977° W 8.788531°) junto à localidade de Alhadas no concelho da Figueira da Foz

Não é um local novo uma vez que já vi fotos de trabalh com mais de 20 anos com ele lá.

Penso que este seja o emissor da Maiorca FM mas não tenho a certeza.

Pelo Google Street View dá para perceber que na Serra da Boa Viagem junto a Brenha está um emissor (o da Rádio Foz do Mondengo) mas não encontro mais nenhum.

Senão for o da Maiorca a unica alternativa será a Beira Litoral de Montemor o Velho mas pela informação que está ai atras não será.

Se alguém souber a resposta pode-se actualizar a nossa base de dados.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
É o da Maiorca FM.  O único emissor que se situa na Serra da Boa Viagem é o da Rádio Foz do Mondengo.

jcset

• Full Member
Ora viva.
O Centro emissor da Rádio Voz da Ria (Estarreja) foi deslocalizado cerca de 900m em linha recta e está instalado Na torre de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. Altura total Edifício + Torre será cerca de 35Mts.

Estranha a localização escolhida com menos Cota que a anterior depois de ter no concelho alguns locais que melhorariam substancialmente a cobertura da rádio assim como consolidariam o sinal dentro do concelho e concelhos limítrofes.
Opção 1: Imediações do Santuário da Senhora do Monte em Salréu com cerca de 55mts,
Opção 2: Junto à Saída 2 da A29 (Reservatórios da Adra) com cerca de 75mts,
Opção 3: Barreiro de Cima/Barreiro do Além (parte nascente dentro do concelho- imediações da A1) com cota de 80mts.
Opção 4: Canelas/Fermelã (parte nascente dentro do concelho- imediações da A1) com cotas entre 100 e 125mts.

Abraço

jcset

• Full Member
Rádio Foz do Mondego: Centro Emissor. Local: Brenha (Serra da Boa Viagem) 196mts terreno
Rádio Maiorca/Record FM: Centro Emissor. Local: R.Casal Mato/EN111 junto ao restaurante (Alhadas - Maiorca) 119mts terreno
Rádio Beira Litoral: Centro Emissor. Local: Rua Ilídio Claro (Reservatório das Águas), Torre, Montemor-o-Velho 113mts terreno   
 8)

Memorias da Radio

• Hero Member
Ora viva.
O Centro emissor da Rádio Voz da Ria (Estarreja) foi deslocalizado cerca de 900m em linha recta e está instalado Na torre de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. Altura total Edifício + Torre será cerca de 35Mts.

Estranha a localização escolhida com menos Cota que a anterior depois de ter no concelho alguns locais que melhorariam substancialmente a cobertura da rádio assim como consolidariam o sinal dentro do concelho e concelhos limítrofes.
Opção 1: Imediações do Santuário da Senhora do Monte em Salréu com cerca de 55mts,
Opção 2: Junto à Saída 2 da A29 (Reservatórios da Adra) com cerca de 75mts,
Opção 3: Barreiro de Cima/Barreiro do Além (parte nascente dentro do concelho- imediações da A1) com cota de 80mts.
Opção 4: Canelas/Fermelã (parte nascente dentro do concelho- imediações da A1) com cotas entre 100 e 125mts.

Abraço

As rádios de Aveiro têm todas cotas relativamente curtas mas pelos vistos ainda não se percebeu o benefício de optimizar na direção do interior do distrito. Com essa cota só funciona em Estarreja; o terreno na cidade de Aveiro chega a atingir 50 metros de relevo, em Ovar ocorre uma situação similar na sede de concelho...

É pena, porque a frequência é das poucas limpas a norte e sul no distrito. Com 125mts cota + 90mts antena poderia ambicionar cobrir além de Estarreja, também Ovar, Aveiro e, sempre pela A29, Espinho (cuja cota máxima no concelho são 54mts em Anta), Gaia (ainda que depois falhasse no Monte da Virgem e nos Carvalhos), Matosinhos e mesmo até o Porto, embora no Porto não se ouvisse quase de certeza na baixa. Mas pelo menos levava a Ria ao Rio. Falharia sempre notavelmente em Santa Maria da Feira, mas não se pode ter tudo.

A orografia do distrito de Aveiro é muito interessante para se estudar nestas temáticas. Não tinha a noção de quão complexa é num distrito tão ribeirinho.

Rádio Foz do Mondego: Centro Emissor. Local: Brenha (Serra da Boa Viagem) 196mts terreno
Rádio Maiorca/Record FM: Centro Emissor. Local: R.Casal Mato/EN111 junto ao restaurante (Alhadas - Maiorca) 119mts terreno
Rádio Beira Litoral: Centro Emissor. Local: Rua Ilídio Claro (Reservatório das Águas), Torre, Montemor-o-Velho 113mts terreno   
 8)

A Maiorca e a Beira Litoral teriam que arrepiar caminho se fossem tentar melhorar as suas condições de escuta na globalidade. Só em Cantanhede temos cotas de terreno (espero não dizer nenhum disparate) de 200mts... e em Coimbra o cenário também não é tão fácil assim também.

Agora começa me a fazer mais sentido alguma dificuldade de propagação para norte destas estações. Cantanhede é o primeiro ponto de dificuldade e depois a Mealhada/Águeda também, mais à frente. Passados esses, não há nenhum ponto de verdadeiramente maior relevo até Aveiro (penso eu).

A Foz do Mondego claro que com 196 de terreno (admirável, muito admirável considerando o concelho em causa!) safa-se mais e melhor que as suas vizinhas.