Bem,hoje piquei o ponto na M80,dado estar hoje a comemorar o seu 9º aniversário.
Sou é brindado,ao longo das pseudo emissões locais,com alguns problemas mas também com playlists diferenciadas,que basicamente permitem mostrar ou trazer a público as discriminações existentes entre ouvintes do interior e ouvintes do litoral.
A mim passa-me ao lado esses assuntos e depois de tanto batalhar e nada ver feito,para mim só demonstra que a MCR,nalguns casos com problemas técnicos graves,acho um milagre ainda ter licença numa frequência local (mas isto explicarei mais à frente).
Para começar,hoje,desde as 7 da manhã,que a música de abertura de hora é uma música de 2007,precisamente ano em que a M80 começou as suas emissões. Só que,nas emissões "locais" e verifiquei agora à s 20,a música é outra,segue uma playlist normal. Já aquando da morte do David Bowie as locais ficaram a ver navios,pois na emissão de Lisboa tocava sempre uma música do Camaleão,já nas locais playlist normal. Pergunto eu,o que é que os ouvintes do interior (excepto Valongo,todas as outras locais são do interior do paÃs),têm a menos que os do litoral não têm,para ainda nos dias de hoje serem considerados ouvintes de 2ª (se não são,parece que dão a entender tal).
Agora à parte que disse que iria explicar mais à frente: a emissão da M80 Manteigas. Isto de ter um emissor bem localizado é muito bonito,mas quando chega o mau tempo as condições climatéricas adversas aà é que são elas. Basicamente,os 104.4,desde que começaram a retransmitir a M80,muito muito raramente não tinham problemas de emissão. À coisa de 1 mês mais ou menos a coisa tem sido gritante: é emissão local que passa músicas em falso (tipo,dão 2 ou 3 jingles seguidos),locução quase que nem vê-la (neste caso ouvir),quando passa músicas em falso chega-se ao ponto de por vezes esgotar tudo o que está pronto a emitir e acontecer a emissão ficar totalmente em branca,isto a emissão local,uns 3 ou 4 seguidos (em que só a nacional é que dá). Mas,até na emissão nacional isso acontece,com os 104.4: por vezes a emissão local só entra 8 minutos depois da hora,mix's de enchimento ao longo da emissão nacional ou publicidade regional (que só algumas frequências dão),por vezes entra tarde e quando retoma a emissão em cadeia sai sempre algo cortado.
Menos grave é a situação dos 95.6 de Viseu,em que em tudo o que seja entradas na emissão cadeia leva-se com fade in,em que por vezes nota-se mais o mesmo,outras vezes não (situação que se mantêm desde final de 2014).
Isto tudo porque resolverem fazer tudo através de satélite em vez de softwares informáticos...
Posto isto,e posto estar a ser repetitivo,eu pergunto,que polÃticas são estas da MCR,no que ao funcionamento das suas rádios diz respeito?
Que tipo de técnicos e meios têm ao dispôr em que os problemas persistem,sendo que a própria MCR tem conhecimento de toda a situação?
Outra coisa que me traz à baila,porque é que até hoje a Rádio Comercial não conseguiu apresentar um projeto para ter frequências,pelo menos em Viana do Castelo e na serra da Marofa?
Pergunto,acima de tudo,qual o respeito que o grupo MCR tem pelos seus ouvintes?
Porquê tanto alarido com isto,com aquilo quando coisas mais importantes como terem as suas rádios a funcionar corretamente não conseguem assegurar,nem tão pouco resolver problemas de longissima duração?
É a minha pergunta...
E só para terminar,e relativamente aos problemas afetos aos emissores da M80 que referi,sendo eu um leigo,e acredito que a maioria dos membros do Fórum também o seja,de que forma poderia a MCR resolver os mesmos (deixar somente a opinião como leigo).
Edit:desculpem mais uma vez ser super repetitivo,mas acreditem,fazer zapping no rádio e levar com problemas persistentes é algo que me causa certa estranheza. Sabendo de antemão que no litoral,se for a Aveiro Porto ou Coimbra ouço essas rádios sem estes problemas técnicos...