Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 101233 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« em: Fevereiro 22, 2016, 10:41:56 pm »
Tópico para discutir novidades/anomalias acerca das frequências da Bauer Media Audio Portugal.
« Última modificação: Setembro 04, 2022, 09:59:56 pm por AG »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2016, 06:56:54 pm »
Desde que o emissor cumpra os requisitos impostos pela ANACOM, não vejo por que os 104,4 MHz jamais deveriam operar a partir das Penhas Douradas. Se o operador tem o direito a aproveitar uma localização privilegiada para chegar mais longe,  por que motivo iria instalar o emissor num vale qualquer,  não havendo razões técnicas ou legais para tal?

« Última modificação: Fevereiro 23, 2016, 06:59:29 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2 em: Fevereiro 23, 2016, 09:19:53 pm »
A minha dúvida é se existe alguma cota máxima de altitude,como foi falado no anterior Fórum,em que no tópico sobre a Rádio Cultura Seia,foi dito que o emissor estava localizado na Aldeia da Serra e quis-me parecer que falaram que o mesmo estava a 1000 metros de altitude por imposição da Anacom.
Quer isto dizer,que pode haver rádios com emissor na Torre,certo?
Atrevo-me a dizer que poderá ser o emissor da M80 de Manteigas localizado numa zona com maior altitude em Portugal?

joao_s

• Hero Member
« Responder #3 em: Fevereiro 23, 2016, 09:44:11 pm »
“estvmkt”, o emissor de Manteigas, 104.4, foi deslocalizado para o alto da serra? Há cerca de 1 ano a emissão dessa frequência não chegava adequadamente a esse ponto. Subindo para a serra, pelas estradas de Seia, e descendo pela Covilhã, o RDS salta constantemente de umas frequências para outras: 95.6; 104.4; 98.4; 103.8; 91.3 (pertence a?); 96.8; 106.7… O que constatei foi que o sinal de 104.4 ora se apresentava com condições de receção ideais, ora desaparecia de um momento para o outro, ficando o recetor sem sinal e entrando em modo de busca para outra frequência alternativa. Fiquei surpreso com a frequência de 93.1, não faço a mínima ideia de onde provém essa emissão. Outro aspeto relevante é que, entrando as emissões locais nalgumas frequências, é esquecer a sintonia M80 na serra da Estrela, pois aquelas que asseguram a emissão contínua escutam-se de forma bastante irregular.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #4 em: Fevereiro 23, 2016, 09:57:55 pm »
Acho que sempre esteve nessa zona.

joao_s

• Hero Member
« Responder #5 em: Fevereiro 23, 2016, 10:05:14 pm »
Bem, pelos indícios diria que não está na torre… Esqueci-me de mencionar outra frequência que chega à serra da Estrela, 93.0 Leiria.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #6 em: Fevereiro 23, 2016, 10:15:12 pm »
Creio que alguém terá mencionado, nos antigos fóruns ou no grupo Yahoo, que o emissor dos 104.4 se encontra, de facto, nas Penhas Douradas, mas não no cume da Serra da Estrela. A ANACOM pode estipular uma altitude máxima para os emissores situados em concelhos onde existam vértices ortográficos com altitudes elevadas;  é o caso de Seia;  creio que é ou era a situação do Cadaval;  porventura seja igualmente aplicado em Manteigas.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2016, 10:47:10 pm »
Fiquei surpreso com a frequência de 93.1, não faço a mínima ideia de onde provém essa emissão.
É da ex-RBA Mogadouro, distrito de Bragança. Emite a M80 desde 2013.

joao_s

• Hero Member
« Responder #8 em: Fevereiro 23, 2016, 11:26:15 pm »
“estvmkt”, devo acrescentar que a emissão nacional foi interrompida nalgumas frequências quando estávamos no alto da Serra, precisamente quando se ouvia a M80 em 93.1. Pelo que, o que foi relatado não é suficientemente conclusivo. Também não se verificaram várias observações com a devida atenção na mesma área. A frequência de 93.1 ouvia-se de forma estável numa extensão considerável, no entanto, quando um penhasco/encosta rochosa se interpôs deixou-se de ouvir a M80. A partir daí não havia com o que comutar. A frequência de 92.8 da Smooth FM é que foi uma tremenda desilusão. Atendendo ao desempenho do emissor noutras paragens, esperava muito mais. Da Serra da Lousã, a Serra de Estrela está em linha de vista, destacando-se na paisagem. Seria de esperar que chegasse sinal em condições às encostas, mas não é assim. 92.8 chega até às portas de Seia, embora com sinal muito débil e pressionado pela Antena 1. Daí para cima, “noise”. É daquelas coisas da propagação que desafia a explicação…

estvmkt

• Hero Member
« Responder #9 em: Fevereiro 24, 2016, 07:31:54 pm »
Sei que é off-topic,mas confesso que tenho curiosidade em um dia ir à Torre,só para ver que rádios se apanham e de onde.
Acredito,que se podem apanhar as nacionais quase todas,as de Lisboa e Porto,porventura Viseu,Lamego,Aveiro,Lousã não acredito muito,mas Leiria,Santarém.
Não sei porquê é dos locais que mais gostava de experimentar no que a zapping diz respeito.
Se em Gouveia já apanho muita coisa de Aveiro,Vila Real e do Monte da Virgem.

Manuel Castro

• Newbie
  • *
« Responder #10 em: Fevereiro 26, 2016, 07:24:55 pm »
O distrito de Castelo Branco é dos poucos, talvez a par de Viana do Castelo, distritos mal servidos pela M80. Valha-nos os emissores de Portalegre (106,7) e Sabugal (96,8).

Danl

• Hero Member
« Responder #11 em: Fevereiro 26, 2016, 09:47:54 pm »
Hoje passei por Castelo Branco e pude constatar isso. Os 106.7 ouvem-se muito mal... Os 96.8 um pouco melhor, mas cobrem muito mal a cidade.

pdf

• Visitante
« Responder #12 em: Março 01, 2016, 11:09:14 am »
Sei que é off-topic,mas confesso que tenho curiosidade em um dia ir à Torre,só para ver que rádios se apanham e de onde.
Acredito,que se podem apanhar as nacionais quase todas,as de Lisboa e Porto,porventura Viseu,Lamego,Aveiro,Lousã não acredito muito,mas Leiria,Santarém.
Não sei porquê é dos locais que mais gostava de experimentar no que a zapping diz respeito.
Se em Gouveia já apanho muita coisa de Aveiro,Vila Real e do Monte da Virgem.

Na Torre não vai apanhar nada de muito interessante - o que vai acontecer é escutar choques e mais choques de frequências. Por exemplo, na subida para a Serra da Freita pela encosta norte, há escutas interessantes até à Galiza. Descendo na encosta sul (com o norte fora da linha de vista), ouve-se Ribatejo e até Grande Lisboa.

As zonas mais interessantes para fazer escuta em altitude nem sempre são os picos máximos - lá chega tudo e já podem imaginar a confusão. Frequências em cima de frequências. Imagine-se a torre... prometo fazer um bandscan por lá, em breve.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #13 em: Março 10, 2016, 11:42:07 pm »
Alguém me explica porque razão as duas redes regionais são ocupadas por duas rádios da Capital? O poder político assim o determinou,  e o negócio das arábias na década de 90permitiu que a TSF passasse a ser uma rádio nacional,  ocupando a rede norte e com isso,  o Porto perdeu a sua rádio. 

guest6

• Visitante
« Responder #14 em: Março 11, 2016, 09:13:28 am »
Alguém me explica porque razão as duas redes regionais são ocupadas por duas rádios da Capital? O poder político assim o determinou,  e o negócio das arábias na década de 90permitiu que a TSF passasse a ser uma rádio nacional,  ocupando a rede norte e com isso,  o Porto perdeu a sua rádio. 

Passados estes anos todos, e dos vários fóruns, o sr. continua com a mesma conversa...?? Não tem outro assunto...?? Já TODOS sabemos a sua opinião... Haja paciência...  :(