Autor Tópico: Lixa FM 94.4  (Lida 11898 vezes)

guest6

• Visitante
Re: Lixa FM 94.4
« Responder #15 em: Outubro 18, 2016, 01:05:34 pm »
Lei da rádio...!!! Será que esta "gente" sabe o que é...?? E informação que facilmente circula na NET...!!! Muita ingenuidade, amadorismo e algo mais...

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #16 em: Outubro 18, 2016, 01:18:10 pm »
Lei o que é isso?  :D ;D

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #17 em: Outubro 18, 2016, 02:08:27 pm »
Vejo com muita preocupação que a existência de rádios piratas está a incomodar muito algumas pessoas.
Lembro-me que quando apareceram nos anos 80 revolucionaram por completo a rádio em Portugal.
Com o completo domínio dos grandes grupos de rádio e o desaparecimento das rádios locais quer as que são engolidas para retransmissores quer pelas que se limitam a emitir música a metro, o aparecimento de rádios livres parece-me a sequência lógica de quem realmente gosta de rádio.
Sei duma região onde (OBVIAMENTE não vou dizer o local) emitem 3 rádios livres há alguns anos.
E sabem porque é que ainda existem? Porque ainda não houve a chamada bufaria!
A existência deste tipo de rádios depende da boa vontade das pessoas que as ouvem e não afectam ninguém.
Os emissores hoje em dia são bem filtrados, não provocam qualquer tipo de interferências, a música (pelo menos nestas) é diferente e alternativa às rádios oficiais e é definitivamente uma pedrada no charco do autêntico marasmo em que caiu a rádio em Portugal.
« Última modificação: Outubro 18, 2016, 02:20:53 pm por augusto neto »

Rádios

• Newbie
  • *
« Responder #18 em: Outubro 18, 2016, 02:23:13 pm »
Boas Tardes!!!

É a primeira vez que opino neste forúm, vamos a ver como me vou sair  ;)

Faço rádio desde 1999, tenho uma rádio on-line, ando nesta luta de criar uma rádio fisica; mas a falta imensa de apoios e a planópia de burocracias são imensas e não tenho o fator "c" em lado nenhum.
Também fiz rádio pirata a partir do meu sotão em que os meus vizinhos eram os fiéis ouvintes.
Reconheço que é necessário cumprir a lei mas também reconheço que a vontade de fazer rádio, possa eventualmente ser ainda maior, arriscaria mesmo a fazer rádio pirata, mas...
Fico triste ao ver a nível nacional a situação principalmente das rádios locais do esforço e da tremenda dedicação em quem nelas trabalha sem receber qualquer tipo de ajudas ou rendimentos.
O meu sonho de uma rádio fisica, pode levar ainda uns bons anos mas isto de desistir é para os "fracos" mas há tantas rádio de grupos que não existem e tantas religiões no meio a faturar tantos milhões, faz falta uma rádio com aextinta xfm, Radical, Rádio Capital, já para não falar em tantas outras locais ou regionais.

Cumprimentos a todos e desculpem qualquer "coisinha".

pdf

• Visitante
« Responder #19 em: Outubro 18, 2016, 07:26:01 pm »
Vejo com muita preocupação que a existência de rádios piratas está a incomodar muito algumas pessoas.
Lembro-me que quando apareceram nos anos 80 revolucionaram por completo a rádio em Portugal.
Com o completo domínio dos grandes grupos de rádio e o desaparecimento das rádios locais quer as que são engolidas para retransmissores quer pelas que se limitam a emitir música a metro, o aparecimento de rádios livres parece-me a sequência lógica de quem realmente gosta de rádio.
Sei duma região onde (OBVIAMENTE não vou dizer o local) emitem 3 rádios livres há alguns anos.
A existência deste tipo de rádios depende da boa vontade das pessoas que as ouvem e não afectam ninguém.
Os emissores hoje em dia são bem filtrados, não provocam qualquer tipo de interferências, a música (pelo menos nestas) é diferente e alternativa às rádios oficiais e é definitivamente uma pedrada no charco do autêntico marasmo em que caiu a rádio em Portugal.

O seu discurso é romântico, mas choca com um facto: as piratas são ilegais.

As livres surgiram nos anos 80 como forma de um movimento, de um grito de revolta e do amor pela rádio.

A Lixa FM, do pouco que ouvi, passava música a metro a mimetizar a Cidade ou a Mega Hits. Então vamos fazer rádios livres para imitar as "opressoras" dos grandes grupos?

Não se pode comparar 2016 aos anos 80.

Quanto aos emissores bem filtrados: bastante questionável. São emissores muitas das vezes "feitos" em casa, com componentes baratos e com antenas mal sintonizadas e com SWR a rebentar, a debitar um festival de espúrias.

É giro ouvi-las e descobri-las? Sim, é. São ilegais? Sim, são.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #20 em: Outubro 18, 2016, 08:10:12 pm »
Imagine-se o seguinte cenário (que pode até acontecer com uma estação de rádio legalizada) : um Boeing 777 sobrevoa a localidade da Lixa em direcção ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Entretanto, o copiloto encontra-se a falar, através do rádio VHF,  com um controlador de tráfego aéreo. De repente, um aviso meteorológico importante para a segurança do voo é interrompido por espúrias da emissão da Lixa FM, tornando ininteligível o primeiro sinal. Entendem agora o risco de operar um emissor de radiodifusão com frequências harmónicas ou espúrias fora dos limites impostos pela ANACOM? Podem crer que já houve o caso de uma rádio municipal espanhola que foi obrigada a suspender a emissão porque a ANACOM reclamou junto da congénere castelhana,  em virtude da estação afectar as comunicações com o aeroporto de Faro. Ter um emissor implica uma manutenção adequada no sentido de garantir a operação em conformidade com as imposições legais e técnicas de segurança,  garantindo a não interferência com outros serviços. E se pode haver problemas num emissor de uma rádio local, mais depressa estes surgem num qualquer equipamento chinês comprado no eBay.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

guest6

• Visitante
« Responder #21 em: Outubro 18, 2016, 10:14:01 pm »
Imagine-se o seguinte cenário (que pode até acontecer com uma estação de rádio legalizada) : um Boeing 777 sobrevoa a localidade da Lixa em direcção ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Entretanto, o copiloto encontra-se a falar, através do rádio VHF,  com um controlador de tráfego aéreo. De repente, um aviso meteorológico importante para a segurança do voo é interrompido por espúrias da emissão da Lixa FM, tornando ininteligível o primeiro sinal. Entendem agora o risco de operar um emissor de radiodifusão com frequências harmónicas ou espúrias fora dos limites impostos pela ANACOM? Podem crer que já houve o caso de uma rádio municipal espanhola que foi obrigada a suspender a emissão porque a ANACOM reclamou junto da congénere castelhana,  em virtude da estação afectar as comunicações com o aeroporto de Faro. Ter um emissor implica uma manutenção adequada no sentido de garantir a operação em conformidade com as imposições legais e técnicas de segurança,  garantindo a não interferência com outros serviços. E se pode haver problemas num emissor de uma rádio local, mais depressa estes surgem num qualquer equipamento chinês comprado no eBay.

O seu discurso é romântico, mas choca com um facto: as piratas são ilegais.

As livres surgiram nos anos 80 como forma de um movimento, de um grito de revolta e do amor pela rádio.

A Lixa FM, do pouco que ouvi, passava música a metro a mimetizar a Cidade ou a Mega Hits. Então vamos fazer rádios livres para imitar as "opressoras" dos grandes grupos?

Não se pode comparar 2016 aos anos 80.

Quanto aos emissores bem filtrados: bastante questionável. São emissores muitas das vezes "feitos" em casa, com componentes baratos e com antenas mal sintonizadas e com SWR a rebentar, a debitar um festival de espúrias.

É giro ouvi-las e descobri-las? Sim, é. São ilegais? Sim, são.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nada mais a acrescentar...!!!

MCastro

• Jr. Member
  • **
« Responder #22 em: Outubro 18, 2016, 11:42:46 pm »
Como é possível haver gente tão inteligente, que exercita uma actividade ilegal e, para cúmulo, gaba-se disso no Facebook? Em vez de manter clandestinamente e de forma discreta uma rádio ilegal, anuncia a todo o mundo e arredores que emite em FM

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #23 em: Outubro 19, 2016, 10:19:26 am »
Posso adiantar que a Lixa FM (raio de nome...) não se capta de todo no eixo Póvoa de Varzim - Matosinhos. Por causa dos 94.3 da Vodafone FM. Verificarei no Porto se é captavel mas tudo indica que a área de cobertura está circunscrita aos arredores norte.
Para entrar no Porto teria que ter pelo menos 1KW e mesmo assim muito dificil por causa do maior osbtaculo que qualquer rádio para além de Gondomar/Valongo tem para entrar na cidade que é a Serra de Valongo.

Talvez por isso mesmo a M80 Valongo, do que ouvi, entre bastante bem no centro do Porto... fiquei surpreendido quando escutei! Não entendo é a lógica de haver os 90.0 sem emissão para o Porto e depois a M80 em Valongo, que podia fazer emissão local para o Porto, não faz, faz para Valongo; mas não vou desenvolver isto que é fora de tópico.

Esta Lixa FM foi flash: desapareceu tão depressa como apareceu. Mas também, quem lhes manda anunciar aos sete ventos, não é. Foi pouca sensatez. Enfim.

« Última modificação: Outubro 19, 2016, 10:21:57 am por Linxtuga »

ZECA

• Sr. Member
« Responder #24 em: Outubro 19, 2016, 11:49:01 am »
Posso adiantar que a Lixa FM (raio de nome...) não se capta de todo no eixo Póvoa de Varzim - Matosinhos. Por causa dos 94.3 da Vodafone FM. Verificarei no Porto se é captavel mas tudo indica que a área de cobertura está circunscrita aos arredores norte.
Para entrar no Porto teria que ter pelo menos 1KW e mesmo assim muito dificil por causa do maior osbtaculo que qualquer rádio para além de Gondomar/Valongo tem para entrar na cidade que é a Serra de Valongo.

Talvez por isso mesmo a M80 Valongo, do que ouvi, entre bastante bem no centro do Porto... fiquei surpreendido quando escutei! Não entendo é a lógica de haver os 90.0 sem emissão para o Porto e depois a M80 em Valongo, que podia fazer emissão local para o Porto, não faz, faz para Valongo; mas não vou desenvolver isto que é fora de tópico.

Esta Lixa FM foi flash: desapareceu tão depressa como apareceu. Mas também, quem lhes manda anunciar aos sete ventos, não é. Foi pouca sensatez. Enfim.
O emissor da M80 em 105.8 Valongo está em Gaia, creio. Eu refiro-me a emissores para além da Serra de Valongo. O problema da Golo Fm é precisamente esse. Mal entra no Porto, embora aquilo esteja afinado ao máximo pois já entra em alguns ponto na zona Oriental do Porto, mas sempre mal.
« Última modificação: Outubro 19, 2016, 11:50:52 am por ZECA »

pdf

• Visitante
« Responder #25 em: Outubro 19, 2016, 01:46:12 pm »
Não está em Gaia. Está na serra de Santa Justa.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #26 em: Outubro 19, 2016, 02:09:20 pm »
Não está em Gaia. Está na serra de Santa Justa.
Mas estando na Santa Justa resolve perfeitamente a sua entrada no Porto. Os que estão para trás da Santa Justa é que têm esse problema.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #27 em: Outubro 19, 2016, 07:51:12 pm »
O da Golo Fm está aonde?

ZECA

• Sr. Member
« Responder #28 em: Outubro 20, 2016, 09:38:59 am »
O da Golo Fm está aonde?
A última indicação que me foi dada era que estava na Serra da Boneca em Penafiel, mas não sei se corresponde à verdade.