Os 99.7 da Cidade é que deviam pedir alteração de frequência da R.A.I Andalucia que emite nos 99.6 desde Huelva. A partir de Olhão, dependendo da propagação já começam a fazer moça na Cidadefm e em Tavira já se torna impossível escutar os 99.7.
Esses 99.6 já se ouvem em Albufeira, mas ai ainda são eles que sofrem a pressão da Cidade do Cerro de S. Miguel. Outros emissores que deixam bom sinal no Verão na zona de Albufeira (presumo que de Inverno não) são os de Xerez de La Frontera, nomeadamente os da RNE, melhor que os das privadas.
Mas as interferências só se fazem sentir mais, a partir de Albufeira para Sotavento, e aí, já é possível captar, ainda que com alguma dificuldade, os emissores do Cerro de São Miguel em Faro/Olhão.
Para além disso, sempre ouvi dizer por pessoas ligadas à rádio da região, que em Marrocos, não existe uma potência delineada pela ANACOM de lá, e por isso, quase qualquer rádio injeta se necessário uns 15 ou 20 mil watts em cada emissor (também não sei até que ponto isto é verídico).
Juntando isso, ao efeito do mar, esse é o motivo das rádios marroquinas chegarem aqui quase metade do ano.
De qualquer das formas, continuo na minha, não acho que fosse necessário uma mudança de frequência, nem um aumento de potência, no máximo, uma microcobertura em Albufeira, que chegasse até perto de Vilamoura/Quarteira, já ajudaria a resolver (ou então reativarem o emissor de Onda Média em Vilamoura).
Mas desses 6 meses, só em Julho e Agosto é que as rádios marroquinas dão mais trabalho às portuguesas.
Por 2 meses, não creio que seja necessário isso tudo
Sim, Marrocos é uma espécie de país sem rei nem roque, como se viu recentemente aquando do terramoto. O monarca vive em Paris, nem sequer me acredito que exista uma autoridade de facto, de jure certamente haverá, que se preocupe com estas questões.
Agora, sobre o efeito nos 98.6, para te ser sincero até acho que são mais afetados em Portimão do que em Albufeira. Quem sai da praia do Amado em Portimão, vê as antenas da Fóia no alto da Serra de Monchique (
https://www.google.com/maps/@37.1195446,-8.5506788,3a,42.5y,349.41h,89.76t/data=!3m6!1e1!3m4!1sDb_NOih77yV-ARLrC_XTXA!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu), estão mais ao menos escondidas atrás do poste de eletricidade do link acima, e chegava-me a acontecer, quer com o carro, quer com o telemóvel, de o RDS mudar para a COR-MED6. Andando em direção à praia da Rocha, chegou-me a ir buscar a Madeira, quer na RR, quer na RFM, mesmo com a Comercial em 88.1, tal a força da religiosa marroquina. Em Albufeira, já tens os 103.8 de S. Miguel, é zona de transição entre emissores, ambos se escutam, se não for um, vai o outro à chamada. É certo que os 103.8 também apanham com a ASWAT, mas menos que a da Fóia. O emissor da COR-MED6 é de Casablanca, mesmo junto ao mar, longitudinalmente, está no mesmo meridiano de Faro. O da ASWAT idem, mas está para o interior, em Settat, perde a pujança do efeito mar.
Sem dúvida a RR é a mais prejudicada de todas as nacionais no Algarve, a RFM a única estação que não sente de todo o efeito Marrocos, nos dois emissores. Na praia do Amado (Portimão), mesmo no areal, como escrevi aqui em agosto do ano passado, só há três rádios portuguesas que se ouvem bem, RFM 104.9 (na perfeição), Antena 3 101.9 e M80 107.1. A Antena 2 é escutável em 91.5 com algum desconforto, assim como a Alvor em 90.1, tudo o resto, dá mais Marrocos que Portugal, frizando que a minha experiência de escuta é no Verão.
Para que se tenha uma ideia, junto ao Pingo Doce do centro de Portimão chegou-me a acontecer o caricato do autoradio ir buscar 106.0 Lousã, isto por volta das 9h da manhã, sendo certo que o efeito Marrocos é muito mais sentido a partir da tarde.