Bem, o grupo público RTVE é o que mais cresce em audiência em Espanha. Foi noticiado no espaço informativo ‘Telediario 2’, conforme poderá ser constatado no link seguinte:
Telediario 2 (01.10.2023)(posicione o cursor do player em 36:50)
Posteriormente, no mesmo link (mesmo streaming), poderá visualizar-se a previsão do tempo para a próxima semana (posicione o cursor do player em 53:00). Por toda a Espanha estão a ser batidos recordes de temperatura máxima e de temperatura mínima (noites tropicais) para esta altura do ano. No mediterrâneo, a temperatura do mar está anormalmente alta. No final da semana passada, o canal público ‘France.2’, noticiava, no jornal das 20h, que tinham sido batidos todos os recordes de temperatura no país para um mês de setembro, desde que há registos.
Enquanto cidadão o tema das alterações do clima deixa-me apreensivo, pois a ciência prevê que estes fenómenos extremos, nomeadamente de calor, vão agravar-se no futuro, com momentos de seca progressivamente mais prolongados. As rádios de palavra poderiam desenvolver estes assuntos, não em tom alarmista, mas informativo. É também uma questão de cidadania. Por enquanto Portugal mantém-se relativamente a salvo de valores sufocantes de temperatura, graças ao fluxo de vento do atlântico que sopra na faixa costeira ocidental (a nortada), o que não sabemos é se algum fenómeno natural pode interromper essa deslocação da massa de ar costeira.