Mas, nos últimos anos, toda a frota foi objecto de renovação integral, com excepção de uma composição, acidentada em Soure há 3 anos e de recuperação praticamente impossível.
Como se pode ver nestas imagens da Rádio Observador, esse já havia sido todo ele renovado, aliás, salvo erro, tinha sido o primeiro e há poucos dias que estava em circulação. Neste momento, ir no alfa ou no intercidades, faz diferença de pouco mais de 5 minutos. Não passa dos 25km/hora desde Espinho até às Devesas, mas a maior parte do tempo vai a 10/15km/h, até um elétrico da STCP anda mais rápido, e continua a limitação de velocidade muito reduzida nessa zona de Soure e de Alfornelos, onde existiram os acidentes graves.
https://www.youtube.com/watch?v=ZGSae_eg-HUFalando de rádio, curiosamente, indo o comboio mais devagar, consegue-se escutar muito melhor as frequências vindas de fora. Um destaque enorme para a Provincia que se ouve praticamente desde Coimbra até Ovar com RDS dentro do Alfa. Os 88.2 da Ulta também conseguem esse feito, mas durante uns 3kms em que se vê a torre de emissão.
Acho que antes da renovação não existia a possibilidade de ouvir rádio no alfa. O que deveria ser estabilizado era, isso sim, quais as estações que se escutam. A TSF parece-me um pouco absurdo, até porque nos alfas que vão para Faro, há perda total de sinal. Porém, acho curioso que tenha sido a única que não tenha perdido o sinal e que seja totalmente limpo todo o percurso quando ali por Santarém, o sinal já não deveria ser nada de especial. Por outro lado, há sincronia perfeita com os 107.4/105.3, enquanto que na RR há um ligeiro atraso, e nota-se o ruído. Haverá alguma possibilidade de a TSF ter algum transporte diretamente para os comboios?
Existindo 4 canais, e não servindo para nada a TV interna da CP, que ninguém quer ver #pub institucional, parece-me que deveria ser a Antena 1, RR, RFM e Comercial a emitirem em permanência, em função de serem as 4 nacionais com maior audiência.
Nota: Beira Litoral é 101.7, enganei-me acima.