Autor Tópico: Frequências Alfa Pendular  (Lida 1600 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Frequências Alfa Pendular
« em: Setembro 17, 2023, 09:03:23 pm »
87.5 - Canal 1
87.9 - Canal 2 - antes da Serra de Sicó apanha pancada forte da Antena 1, incluindo no "rádio" do assento
89.1 - Canal 3
89.9 - Canal 4 - TV interna da CP

Neste Alfa, vai nos 87.5 a TSF, nos 89.1 a RR, nos 89.3, é ao gosto do maquinista, que tem vindo a alterar a estação. Saí de Lisboa ao som da Comercial, depois morreu uns bons kms, passou para a Cidade FM e agora esteve uma série de Kms na Popular de Soure. Entrou publicidade e alguém está a sintonizar estações, claramente a fazer um bandscan, pois percebi os 92.8 Smooth FM, seguidos de 93.0 M80 e logo de seguida apanhei um jingle da S. Miguel, andou mais e estabilizou nos 101.8 da Beira Litoral, agora morreu, vamos ver o que vão sintonizar. Será que não conseguem por um rádio com AF nos comboios, que permita evitar esta constante perda de sinal e obrigar o maquinista a regular (o revisor não é, está aqui sentado à minha frente).
O canal 4 é completamente inútil, praticamente todo o tempo em portadora.
Ah, sempre que a menina fala, interrompe, vou ver agora se consigo perceber se também dá para ouvir no rádio do telemóvel.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Frequências Alfa Pendular
« Responder #1 em: Setembro 17, 2023, 09:55:58 pm »
A entrada ao serviço original dos Alfas é de 1996 e nessa altura, AF era um custo extra e RDS também. Talvez por isso...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2 em: Setembro 17, 2023, 10:52:22 pm »
Mas, nos últimos anos, toda a frota foi objecto de renovação integral, com excepção de uma composição, acidentada em Soure há 3 anos e de recuperação praticamente impossível.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3 em: Setembro 18, 2023, 12:34:11 am »
Mas, nos últimos anos, toda a frota foi objecto de renovação integral, com excepção de uma composição, acidentada em Soure há 3 anos e de recuperação praticamente impossível.

Como se pode ver nestas imagens da Rádio Observador, esse já havia sido todo ele renovado, aliás, salvo erro, tinha sido o primeiro e há poucos dias que estava em circulação. Neste momento, ir no alfa ou no intercidades, faz diferença de pouco mais de 5 minutos. Não passa dos 25km/hora desde Espinho até às Devesas, mas a maior parte do tempo vai a 10/15km/h, até um elétrico da STCP anda mais rápido, e continua a limitação de velocidade muito reduzida nessa zona de Soure e de Alfornelos, onde existiram os acidentes graves.

https://www.youtube.com/watch?v=ZGSae_eg-HU

Falando de rádio, curiosamente, indo o comboio mais devagar, consegue-se escutar muito melhor as frequências vindas de fora. Um destaque enorme para a Provincia que se ouve praticamente desde Coimbra até Ovar com RDS dentro do Alfa. Os 88.2 da Ulta também conseguem esse feito, mas durante uns 3kms em que se vê a torre de emissão.

Acho que antes da renovação não existia a possibilidade de ouvir rádio no alfa. O que deveria ser estabilizado era, isso sim, quais as estações que se escutam. A TSF parece-me um pouco absurdo, até porque nos alfas que vão para Faro, há perda total de sinal. Porém, acho curioso que tenha sido a única que não tenha perdido o sinal e que seja totalmente limpo todo o percurso quando ali por Santarém, o sinal já não deveria ser nada de especial. Por outro lado, há sincronia perfeita com os 107.4/105.3, enquanto que na RR há um ligeiro atraso, e nota-se o ruído. Haverá alguma possibilidade de a TSF ter algum transporte diretamente para os comboios?
Existindo 4 canais, e não servindo para nada a TV interna da CP, que ninguém quer ver #pub institucional, parece-me que deveria ser a Antena 1, RR, RFM e Comercial a emitirem em permanência, em função de serem as 4 nacionais com maior audiência.

Nota: Beira Litoral é 101.7, enganei-me acima.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4 em: Setembro 18, 2023, 01:32:27 am »
Caro pdnf, sim, esqueci-me de referir que o Alfa acidentado já tinha sido intervencionado na chamada "revisão de meia vida".

Existem ao longo da Linha do Norte vários afrouxamentos em vigor, sendo o que refere entre Espinho e as Devesas motivado por obras na via a cargo da IP. O da zona centro (Alfarelos e não Alfornelos - freguesia do concelho da Amadora, zona de Lisboa), desconheço o motivo.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Setembro 18, 2023, 11:02:26 am »

Essa ficou para peças (4005). Nunca mais vai circular.

pdnf

• Hero Member
« Responder #6 em: Setembro 18, 2023, 07:40:00 pm »
Caro pdnf, sim, esqueci-me de referir que o Alfa acidentado já tinha sido intervencionado na chamada "revisão de meia vida".

Existem ao longo da Linha do Norte vários afrouxamentos em vigor, sendo o que refere entre Espinho e as Devesas motivado por obras na via a cargo da IP. O da zona centro (Alfarelos e não Alfornelos - freguesia do concelho da Amadora, zona de Lisboa), desconheço o motivo.

Alfarelos, sim, dois acidentes ferroviários no concelho de Soure, o primeiro em 2013, há mais de 10 anos, com um Intercidades e um Regional: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_ferrovi%C3%A1rio_de_Alfarelos

Desde então que na zona os comboios não passam dos 30km/h. Recordo-me porque há precisamente 10 anos usei bastante o serviço, pouco depois do acidente. Surpreendentemente, 10 anos depois, em lugar de se fazerem obras para permitir o aumento da velocidade, continua a circular-se praticamente durante todo o concelho de Soure a 15km/h.

O segundo, foi em 2020, com um ALfa Pendular e uma máquina da REFER de reparação da catenária que não tinha o CONVEL, apesar de já se ter alertado para a necessidade do mesmo há muito tempo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_ferrovi%C3%A1rio_de_Soure

Apesar de aqui a causa ter sido claramente humana, também junto a Soure a velocidade foi diminuída para os mesmos 30km/h. Em Portugal, acomodamo-nos as coisas ficam assim e pronto. Depois admiram-se de haver muitos carros na estrada.

Como estamos num fórum de rádio, estas agradecem...  ;D ;D
Rádio é:

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #7 em: Setembro 18, 2023, 09:46:54 pm »
Exacto!

A ferrovia sempre foi e continua a ser o parente pobre dos transportes públicos em Portugal. Trabalho na área e, infelizmente, sei do que falo. A Linha do Norte é uma autêntica manta de retalhos.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8 em: Setembro 18, 2023, 11:01:11 pm »
Exacto!

A ferrovia sempre foi e continua a ser o parente pobre dos transportes públicos em Portugal. Trabalho na área e, infelizmente, sei do que falo. A Linha do Norte é uma autêntica manta de retalhos.

A linha do Norte na zona da *Granja e até *Valadares mais parece alentejana. Não é para se fazer, é para se ir fazendo... está-se a fazer, mas com tanta calma que nem sei.

Lamento bastante não ser servido por comboios melhores, e dentro destes, haver rádios em FM a captar-se de forma mais forte. Durante muitos, muitos anos, eram a minha única companhia nas longas jornadas de transportes que fazia. Coisas que a Europa Central tem, sinais de desenvolvimento... e já estivemos pior.

pdnf

• Hero Member
« Responder #9 em: Setembro 20, 2023, 02:32:46 am »
Aqui fica o registo da emissão de 89.1 (Canal 3) do Alfa, à entrada de Gaia a retransmitir a Rádio Comercial, interrompido pela simpática menina da CP:

https://soundcloud.com/paulo-ferreira-662947064/radio-222-891-alfa-pendular-vngaia-891?si=dd0bb677d05f4e69bac6b3de187168c1&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

A questão que me apraz é, será que por exemplo nos suburbanos, ou no Metro do Porto, a voz também é emitida a partir de alguma frequência? Vou ter de testar.  ;D ;D

Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #10 em: Fevereiro 22, 2024, 10:31:35 am »
Para não estar a abrir outro tópico, porque é desnecessario, estou neste momento a fazer o túnel da Linha Amarela do Metro do Porto, e há duas frequências sem emissão que estão a ser usadas:
96.0 ao longo do túnel, sinal sem qualquer ruído, encontrado de imediato na pesquisa de estações.
101.0 nas estações. E talvez perceba o porquê da falha abruota da Cidade vVale de Cambra no cruzamento dos Combatentes com Costa Cabral.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #11 em: Fevereiro 22, 2024, 02:42:17 pm »

Só vi isto agora.

A remodelação não passou pelo sistema de áudio interno. Esse mantém-se de origem.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #12 em: Março 03, 2024, 12:54:18 pm »
Aqui fica o registo da emissão de 89.1 (Canal 3) do Alfa, à entrada de Gaia a retransmitir a Rádio Comercial, interrompido pela simpática menina da CP:

https://soundcloud.com/paulo-ferreira-662947064/radio-222-891-alfa-pendular-vngaia-891?si=dd0bb677d05f4e69bac6b3de187168c1&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

A questão que me apraz é, será que por exemplo nos suburbanos, ou no Metro do Porto, a voz também é emitida a partir de alguma frequência? Vou ter de testar.  ;D ;D

Ahahahah ;D ;D ;D muito bom!!!