Autor Tópico: Desaparecimento de Elísio Donas (1974-2023)  (Lida 1383 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Desaparecimento de Elísio Donas (1974-2023)
« em: Maio 29, 2023, 10:23:09 pm »
Olá a todos os camaradas de fórum,

Infelizmente as publicações que faço neste espaço dedicado à música tem se destinado a uma espécie de obituário.

Tomei conhecimento há pouco, pela notícia veiculada na página da Internet do Blitz, que o Elísio Donas tinha falecido.

O Elísio, para além de ter sido o teclista dos míticos Ornatos Violeta, também teve noutros projectos como os Grace e os Gato Morto.

Desculpem-me o desabafo, mas gosto mesmo de escutar música. É certo que também gosto de palavra e de que neste fórum se discute (e com razão) da sua escassez face ao número de canções que passam no éter nacional.

Mas se há prazer que tenho é poder descobrir músicas, ou escutar bandas que adoro, através do rádio... sobretudo, quando conduzo e os Ornatos Violeta são uma das minhas bandas de eleição.

Em conversa um pouco mimada e centrada nos meus bigodes, penso que o Elísio era a alma melódica da banda, sobretudo após o magnífico «Tempo de Nascer», o qual integrou a coletânea «Tejo Beat» que foi lançada no âmbito da Expo '98 (há 25 anos...), com curadoria do Henrique Amaro e produção do Mário Caldato Jr. (nota-se tão bem nas potentes baterias impregnadas na coletânea) e Mário Barreiros. Essa canção foi a pedra de toque para uma viragem e um amadurecimento da banda que culminaria no «O Monstro Preciso de Amigos», lançado em Novembro de 1999. Nestes trabalhos, sente-se a força das diferenciadoras teclas que o Elísio impregnava nas canções dos Ornatos, casando muito bem com a fantástica lírica do Manel Cruz.

Tenho 28 anos e não tive a oportunidade de assistir aos Ornatos Violeta aquando o seu auge e antes da separação ocorrida em 2002. Contudo, não sei se é pelas canções do «Monstro» terem sido passadas na 1.ª temporada da adaptação televisiva «Uma Aventura» (2000), se é graças ao Filipe Pinto, em 2009, ter cantado o «Ouvi Dizer» enquanto concorrente do Ídolos (que na altura era muito visto por adolescentes), o que é certo é que a banda alcançou uma aceitação enorme em franjas que, tal como eu, não tinham idade suficiente para a poder apreciar quando estavam no activo, sendo um autêntico fenómeno que acho bastante bonito.

Por fim, faço um mea culpa por tão pouco mencionar os restantes projectos onde o Elísio participou, mas, infelizmente, passaram-me um pouco ao lado... se calhar, também passaram das rádios nacionais, incluindo do serviço público de radiodifusão.

Um profundo voto de pesar aos familiares, amigos, colegas e admiradores.

Deixo aqui a minha canção preferida em que participa o Elísio Donas e a qual foi rejeitada para integrar «O Monstro Precisa de Amigos». Reza a lenda que esteve para ser incluída no terceiro álbum da banda, que seria lançado em 2002, com o nome de «Monte Elvis».
https://youtu.be/Ki7wzZq10BM
« Última modificação: Maio 29, 2023, 10:28:00 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Desaparecimento de Elísio Donas (1974-2023)
« Responder #1 em: Maio 29, 2023, 10:34:07 pm »
Saudades do tempo em que a Rádio Comercial versão rádio rock (1997-2003) e a Antena 3 tocavam o "Ouvi Dizer" e até, esporadicamente, o "Capitão Romance"...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Desaparecimento de Elísio Donas (1974-2023)
« Responder #2 em: Maio 29, 2023, 11:16:54 pm »
Estou chocado uma vez que, se os restantes membros da banda decidirem que não faz sentido continuar sem ele, provavelmente vi o último concerto de sempre dos Ornatos Violeta no passado dia 6...
Se assim for, foi uma despedida bonita, com mais de 20 mil pessoas na Queima das Fitas do Porto. Que descanse em paz.
« Última modificação: Maio 29, 2023, 11:19:30 pm por radiokilledtheMTVstar »