Olá a todos os camaradas de fórum,
Infelizmente as publicações que faço neste espaço dedicado à música tem se destinado a uma espécie de obituário.
Tomei conhecimento há pouco, pela notícia veiculada na página da Internet do Blitz, que o Elísio Donas tinha falecido.
O Elísio, para além de ter sido o teclista dos míticos Ornatos Violeta, também teve noutros projectos como os Grace e os Gato Morto.
Desculpem-me o desabafo, mas gosto mesmo de escutar música. É certo que também gosto de palavra e de que neste fórum se discute (e com razão) da sua escassez face ao número de canções que passam no éter nacional.
Mas se há prazer que tenho é poder descobrir músicas, ou escutar bandas que adoro, através do rádio... sobretudo, quando conduzo e os Ornatos Violeta são uma das minhas bandas de eleição.
Em conversa um pouco mimada e centrada nos meus bigodes, penso que o Elísio era a alma melódica da banda, sobretudo após o magnífico «Tempo de Nascer», o qual integrou a coletânea «Tejo Beat» que foi lançada no âmbito da Expo '98 (há 25 anos...), com curadoria do Henrique Amaro e produção do Mário Caldato Jr. (nota-se tão bem nas potentes baterias impregnadas na coletânea) e Mário Barreiros. Essa canção foi a pedra de toque para uma viragem e um amadurecimento da banda que culminaria no «O Monstro Preciso de Amigos», lançado em Novembro de 1999. Nestes trabalhos, sente-se a força das diferenciadoras teclas que o Elísio impregnava nas canções dos Ornatos, casando muito bem com a fantástica lírica do Manel Cruz.
Tenho 28 anos e não tive a oportunidade de assistir aos Ornatos Violeta aquando o seu auge e antes da separação ocorrida em 2002. Contudo, não sei se é pelas canções do «Monstro» terem sido passadas na 1.ª temporada da adaptação televisiva «Uma Aventura» (2000), se é graças ao Filipe Pinto, em 2009, ter cantado o «Ouvi Dizer» enquanto concorrente do Ídolos (que na altura era muito visto por adolescentes), o que é certo é que a banda alcançou uma aceitação enorme em franjas que, tal como eu, não tinham idade suficiente para a poder apreciar quando estavam no activo, sendo um autêntico fenómeno que acho bastante bonito.
Por fim, faço um mea culpa por tão pouco mencionar os restantes projectos onde o Elísio participou, mas, infelizmente, passaram-me um pouco ao lado... se calhar, também passaram das rádios nacionais, incluindo do serviço público de radiodifusão.
Um profundo voto de pesar aos familiares, amigos, colegas e admiradores.
Deixo aqui a minha canção preferida em que participa o Elísio Donas e a qual foi rejeitada para integrar «O Monstro Precisa de Amigos». Reza a lenda que esteve para ser incluída no terceiro álbum da banda, que seria lançado em 2002, com o nome de «Monte Elvis».
https://youtu.be/Ki7wzZq10BM