Autor Tópico: Antena 2  (Lida 100869 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Antena 2
« Responder #510 em: Março 05, 2025, 10:24:05 am »
Acho que podia e devia ser um misto.
Musica erudição ( devia ter alguns espaços de Jazz puro e duro) e varios magazines de varias áreas  culturais, cinema, teatro ou patrinomio.
Feita com quem percebe, com a ajuda de agentes culturais. Feita com sensibilidade e bom gosto .

tuscano332

• Hero Member
« Responder #511 em: Março 05, 2025, 11:11:40 am »
Algo que gosto na Antena 2, quando faltam poucos minutos para a hora certa, preenchem sempre com um pequeno interlúdio, e no final a voz do locutor, mesmo sendo gravada, parece que está de facto no estúdio em directo... não sei se colocam ali um efeito sonoro diferente, comparativamente com as outras rádios no grupo, mas nota-se maior autenticidade...
Eles fazem isso muitas vezes ao fim-de-semana, ou nas repetições diárias das 13h e das 17h, porque os programas são todos transmitidos gravados e na grande maioria das vezes não preenchem a hora completa, dai terem de arranjar pequenas peças musicas, interlúdios, etc, para  preencher aquela meia dúzia de minutos. Programas gravados não devem preencher 1h completa, que é para se ter uma certeza um pouco maior de que passa completo, sem cortes.

Atento

• Hero Member
« Responder #512 em: Abril 01, 2025, 04:24:21 pm »
João Paulo Baltazar novo Diretor da Antena 2.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #513 em: Abril 01, 2025, 04:43:39 pm »

O João Almeida reforma-se?

Atento

• Hero Member
« Responder #514 em: Abril 01, 2025, 04:50:22 pm »

O João Almeida reforma-se?

Foi peta do dia 1 de abril...

Mas pode acontecer...

Baltazar está agora numa espécie de exílio na Antena 2.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #515 em: Abril 06, 2025, 11:24:01 am »
Mudanças na programação da Antena 2 O programa do Professos Rui Vieira Nery O Tempo e a Música passou a estar apenas aos Sábados das 14h às 15h.30, tendo deixado os Domingos de manhã, em sua substituição está entre as 11h e as 12h.30 o Grão da Voz apresentado pela pianista e ex Ministra da Cultura Gabriel Canavilhas. Espero que seja para manter, agora só falta deixar de ter 2 emissões do Música Aeterna, não se justifica, repetições para mim só de madrugada(a rádio clássica de Espanha faz isso), ou em algum programa especifico dedicado ao arquivo, como já tiveram.

Já faz umas semanas também o horário de Domingo das 14h às 15h deixou de ser preenchido pelo Periferias, tendo passado a ser preenchido pelo programa Variações Camilianas, uma série de programas que de festejam o Bicentenário do escritor Camilo Castelo Branco. A ideia é excelente, acho é o horário péssimo, devia ser de manhã ou à noite.
« Última modificação: Abril 06, 2025, 11:28:47 am por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #516 em: Abril 09, 2025, 01:03:30 pm »
Segundo post no Facebook, o Rui Vieira Nery deve ter deixado a Antena 2, uma vez que promovem lá o novo programa Grão da Voz dizendo, Domingo às 11h repetição Sábados pelas 14h, ou seja continuam a insistir nas repetições ao fim-de-semana, sem se ser de madrugada, o que já disse, só retira ouvintes e não faz sentido.

miguelalex23

• Full Member
« Responder #517 em: Abril 09, 2025, 11:27:39 pm »
Segundo post no Facebook, o Rui Vieira Nery deve ter deixado a Antena 2, uma vez que promovem lá o novo programa Grão da Voz dizendo, Domingo às 11h repetição Sábados pelas 14h, ou seja continuam a insistir nas repetições ao fim-de-semana, sem se ser de madrugada, o que já disse, só retira ouvintes e não faz sentido.
O programa O Tempo e a Música terminou no final do ano passado, pondo fim a (ou pelo menos interrompendo) 35 anos de programas de Rui Vieira Nery na Antena 2.

Desde então vinham sendo emitidas reposições do programa.

https://www.rtp.pt/play/p2275/e818851/o-tempo-e-a-musica

pdnf

• Hero Member
« Responder #518 em: Abril 10, 2025, 09:32:09 am »
Acho o programa da Gabriela Canavilhas algo morto para o horário das 11h de Domingo. Claro que estava habituado ao Rui Vieira Nery e antes ao Sousa Tavares, mas por comparação, acho que perde.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #519 em: Abril 10, 2025, 10:57:20 am »
Acho o programa da Gabriela Canavilhas algo morto para o horário das 11h de Domingo. Claro que estava habituado ao Rui Vieira Nery e antes ao Sousa Tavares, mas por comparação, acho que perde.

O Substituto do Sousa Tavares, o Sergio Azevedo no Ao Sabor da Corrente é bom, explica bem as temáticas e até é bastante divertido, não tendo pruridos, de se necessário sair da música erudita, se isso ajudar o que pretende explicar, aqui a mudança foi boa(mas já repetiram programas seus).

Em relação à Gabriela Canavilhas, é diferente:
Primeiro é uma mulher, o que é uma excelente ideia para uma rádio que tem poucas, mas quer se queira quer não estranha-se, aliás precisam de mais ainda.
Segundo os ouvintes estiveram tanto anos habituados a ouvir o Rui Vieira Nery naqueles horários, que é normal estranhar a coisa
Terceiro, não sei se a temática que ela escolheu para o primeiro programa foi a melhor, o ter aberto com canto polifónico da Córsega, pode também não ter ajudado, mas eu ouvi um bocado do programa na hora e até gostei.

pdnf

• Hero Member
« Responder #520 em: Abril 10, 2025, 11:18:58 am »

O Substituto do Sousa Tavares, o Sergio Azevedo no Ao Sabor da Corrente é bom, explica bem as temáticas e até é bastante divertido, não tendo pruridos, de se necessário sair da música erudita, se isso ajudar o que pretende explicar, aqui a mudança foi boa(mas já repetiram programas seus).

Primeiro é uma mulher, o que é uma excelente ideia para uma rádio que tem poucas, mas quer se queira quer não estranha-se, aliás precisam de mais ainda.
Segundo os ouvintes estiveram tanto anos habituados a ouvir o Rui Vieira Nery naqueles horários, que é normal estranhar a coisa
Terceiro, não sei se a temática que ela escolheu para o primeiro programa foi a melhor, o ter aberto com canto polifónico da Córsega, pode também não ter ajudado, mas eu ouvi um bocado do programa na hora e até gostei.
A pessoa que me a acompanhava no carro estava a dizer que era inpossível ser algo de origem francesa, parecia música hindú. 😂😂
Eu gostei, mas como disse, achei algo morto. Mas veremos. Não desgosto do estilo de locução.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #521 em: Abril 10, 2025, 11:49:01 am »

A pessoa que me a acompanhava no carro estava a dizer que era inpossível ser algo de origem francesa, parecia música hindú. 😂😂
Eu gostei, mas como disse, achei algo morto. Mas veremos. Não desgosto do estilo de locução.

O canto polifónico corso é absolutamente sublime, tem alguns pontos de contacto com o cante alentejano, raízes latinas.

Já tive oportunidade de presenciar dois concertos com esta forma tradicional de canto da Córsega, uma nos Jerónimos e outra no antigo Instituto Franco Portugais em Lisboa e, garanto-vos que foram das experiências mais mágicas que tive em concertos em toda a minha vida.

Atento

• Hero Member
« Responder #522 em: Abril 10, 2025, 11:51:11 am »

A açoriana Canavilhas também gosta de tauromaquia.  Gosto de pessoas sem complexos.

Canavilhas já chegou a apresentar o programa da manhã,  na Antena 2, com Luís Caetano ("Acordar a Dois"). Tem colaborado com a Antena 2 há mais de três décadas.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #524 em: Abril 13, 2025, 03:00:58 pm »
Voltou o Periferias.