Fui sondar e dizem-me que os desdobramentos são manuais lá. Provavelmente fica de madrugada desdobrada porque não há ninguém para juntar as emissões no horário que é suposto.
Também não vejo problema nenhum disso, tanto quanto julgo saber continua a não haver AF.
Mas então isto não deixa de ser meio insólito, porque há dias que está claramente sincronizada, Paredes e Gaia, de madrugada - e eu já ouvi ambas pelas 2/3 da manhã - e outros dias não está.
Suponho então que a razão seja mais humana: que isto dependa de haver técnico ou não para juntar de novo as emissões após as 23, e como sei eu que por norma o técnico é mesmo isso -
um técnico, talvez dois, não mais - isto significa que 5 dias por semana a emissão estará então desdobrada, e os outros 2, que são a folga dele, não está... ou o exato inverso do que acabei de dizer (5 dias/semana não desdobra, e depois desdobra 2).
Sim, certo, não tem AF - e repara, não é por estar desdobrada localmente ou não, em termos práticos de madrugada é quase "igual ao litro", mas isto tem consequências mesmo sem AF; porque vai que tens gente a sair à noite de Penafiel/Paredes/Amarante e outras terras para o Porto/Matosinhos e depois para voltar o RDS comuta à mesma? Tem uma emissão e de repente salta para outra. Isto não é tema em rádios antigos, mas vários rádios de origem mais recentes fazem isso. O pdnf penso que até tem um.
Eu já saí à noite no Porto à Cordoaria e havia gente a ir e vir de Amarante, por exemplo. E ouvinte da Nova Era...
Fui sondar e dizem-me que os desdobramentos são manuais lá. Provavelmente fica de madrugada desdobrada porque não há ninguém para juntar as emissões no horário que é suposto.
Também não vejo problema nenhum disso, tanto quanto julgo saber continua a não haver AF.
E o Nova Era DJ que me recorde sempre foi um programa de eletrónica pura e dura com muita música distinta da playlist - noutros tempos talvez o Artur Jorge fosse o responsável pelo alinhamento e por esses desdobramentos, uma vez que regressava às 23h.
Para cumprirem as regras da ERC, acredito que simplesmente terão desistido disso e então colocam DJ sets de 1 hora (de arquivo - uma vez que chegaram a fazer concursos com DJs amadores - ou então aproveitar alguns da Sudoeste que ninguém iria notar) nos 100,1.
Dada a assinatura sonora que eu ouvi em antena ontem em Paredes, bem clássica do que eram DJ sets até praí 2013/2015 (tempos de Avicii, David Guetta no topo e por aí adiante), és bem capaz de ter razão na parte dos DJ sets serem de arquivo.
O Nova Era DJ em Gaia que me lembre (e não quero inventar) creio que só está a ser eletrónica pura e dura em dias em que as pessoas saem à noite. Ou seja, o programa transmite 7 dias por semana, mas
dar power a sério em Gaia só mesmo Sexta, penso que Sábado, e talvez Quinta (mas nunca ouvi à Quinta). De resto, é isso.
Até me dá vontade de rir com esta conversa de desdobramentos "locais".
Não ha emissão local em Paredes, ponto.
O mesmo acontece com as megas, Cidades, M80, Smooth, Amalias, Observadores e afins que se estão a borrifar para os concelhos onde retransmitem desde Lisboa.
O Grande Porto está ocupado no FM com esse atentado à rádio local.
Tanto celeuma por causa de Paredes que em linha reta está a 20 Km de Gaia.
E desde Lisboa, alguem se preocupa ?
Não.
Olhe que há, olhe que há emissão local...
O seu comentário acrescentou zero à discussão técnica que estamos a ter, obrigado por isso. Sempre útil, Zeca.