Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 151009 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #570 em: Janeiro 25, 2026, 05:37:05 pm »
Nova Era em portadora e sem RDS a esta hora nas duas frequências.

Vale a pena esta miséria arrastar-se? Não há ninguém com clemência que desligue a ficha?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Deveria ser a ERC! por onde anda?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #571 em: Janeiro 25, 2026, 06:15:50 pm »
É domingo. Não há ninguém para resolver o que quer que seja. Pobres locutores que gravaram e nem para o ar foram  ;D

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #572 em: Janeiro 28, 2026, 10:15:45 pm »
Paredes novamente com emissão separada de Gaia (!!!), com 100.1 a passarem um mix de EDM de Back to Black e uma série de mixes de música eletrónica, e 101.3 com... playlist pop.

No site segue por Gaia e está com a mesma emissão.
« Última modificação: Janeiro 28, 2026, 10:18:04 pm por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #573 em: Janeiro 28, 2026, 10:33:47 pm »
Paredes novamente com emissão separada de Gaia (!!!), com 100.1 a passarem um mix de EDM de Back to Black e uma série de mixes de música eletrónica, e 101.3 com... playlist pop.

Podia ficar assim sempre, é o que faz mais sentido.
Se falas em série de mixes, é com certeza o Nova Era DJ que calculo - por alguma razão - não tenha entrado nos 101,3.

pdnf

• Hero Member
« Responder #574 em: Janeiro 29, 2026, 12:17:20 am »
Paredes novamente.
Li isto e pensei logo... já foram. Afinal não... Como devem estar mais tempo off que on...

Se falas em série de mixes, é com certeza o Nova Era DJ que calculo - por alguma razão - não tenha entrado nos 101,3.

Uns minutos antes das 24:00 Paredes estava a emitir o mesmo que Gaia só que com uns 10s de atraso. Devem ter levado na cabeça da ERC, se calhar, desta feita, apenas em off.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #575 em: Janeiro 29, 2026, 12:48:44 am »

Era um bom bocado mais estranho que isso... No site vinha identificado "Nova Era DJ" e chegou mesmo a passar um separador a dizer Nova Era DJ, e outro com o Ricardo Lomar a dizer qualquer coisa do estilo "a melhor seleção de música pop", isto quer no site quer em 101.3.

Na emissão de Paredes, 100.1, estava a passar mixes seguidos como se estivessem a transmitir uma espécie de DJ set sem qualquer separador, ou seja, tens aquele tratamento do som, aquela estética toda diferente da emissão normal e eram uns atrás dos outros, quase como se fosse um Hexagon Radio ou coisa que o valha.

Portanto, o Nova Era DJ não estava a servir de DJ em Gaia, e em Paredes estava. E isto significa que, como não tenho conhecimento de grelhas diferentes para Paredes há anos, o mesmo programa passa de 2 formas diferentes, em 2 frequências diferentes, na mesma marca, sem que quem o ouça consiga perceber e distinguir porquê.

O que é absurdo e podia ser bem vendido como um ponto de vantagem.

Paredes novamente.
Li isto e pensei logo... já foram. Afinal não... Como devem estar mais tempo off que on...

Uns minutos antes das 24:00 Paredes estava a emitir o mesmo que Gaia só que com uns 10s de atraso. Devem ter levado na cabeça da ERC, se calhar, desta feita, apenas em off.

E em situação normal o que acontece também não é isso, é Paredes estar sincronizado com Gaia ao segundo ou quase ao segundo na maior parte dos períodos. Quantas vezes não falámos já aqui de Paredes parecer não ter emissão própria... coisa que só mudou magicamente por alturas da renovação de alvarás da ERC, e depois voltou ao mesmo.

Ou seja, temos uma situação giríssima!

Até às 22h00 (salvo períodos anteriores) » emissão em cadeia na Nova Era de Gaia com a de Paredes
22h00-23h00 » Nova Era DJ passa pop em Gaia e coisas mais eletrónicas em Paredes
23h00-00h00 » volta a haver emissão em cadeia como se não fosse nada

Mas, possivelmente por erro de software ou porque X música/set acabava mais tarde que o momento de voltarem a estar em cadeia, em vez de Gaia entrar "a martelo"  e ficar sincronizado, ou de fazerem as coisas com brio e cortarem às 23:00:00, acabam por criar com essa originalidade um atraso de 10 segundos (ou dos segundos que for!) na emissão de Paredes, que fica no ar assim até às 7 da manhã provavelmente, e que se calhar só depois das 7 ou quando estiver lá alguém (tipo 06h30) é que volta a ficar direito de novo e em cadeia porque alguém lá dá o reset a alguma coisa...

Isto aqui há gato... e vou ter de investigar.
« Última modificação: Janeiro 29, 2026, 12:52:44 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #576 em: Janeiro 29, 2026, 01:32:01 am »
Ainda há gato maior... É que agora, na hora da 1h, estão com emissões completamente distintas em Gaia e Paredes, sendo que o desdobramento local não é sequer necessário das 0h às 07h.  :o Em ambas, com uma playlist muito Mega...
« Última modificação: Janeiro 29, 2026, 01:33:34 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #577 em: Janeiro 29, 2026, 03:32:29 am »
Ainda há gato maior... É que agora, na hora da 1h, estão com emissões completamente distintas em Gaia e Paredes, sendo que o desdobramento local não é sequer necessário das 0h às 07h.  :o Em ambas, com uma playlist muito Mega...

Isto é tão absurdo... estão a tentar compensar tempos de emissão local? Estão com o relógio trocado no PC a fingir que estão em emissão local às 12h quando na verdade fazem-na de madrugada? O que é que raio se passa aqui?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #578 em: Janeiro 29, 2026, 10:29:56 am »
Fui sondar e dizem-me que os desdobramentos são manuais lá. Provavelmente fica de madrugada desdobrada porque não há ninguém para juntar as emissões no horário que é suposto.
Também não vejo problema nenhum disso, tanto quanto julgo saber continua a não haver AF.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #579 em: Janeiro 29, 2026, 10:52:50 am »
Fui sondar e dizem-me que os desdobramentos são manuais lá. Provavelmente fica de madrugada desdobrada porque não há ninguém para juntar as emissões no horário que é suposto.
Também não vejo problema nenhum disso, tanto quanto julgo saber continua a não haver AF.

E o Nova Era DJ que me recorde sempre foi um programa de eletrónica pura e dura com muita música distinta da playlist - noutros tempos talvez o Artur Jorge fosse o responsável pelo alinhamento e por esses desdobramentos, uma vez que regressava às 23h.
Para cumprirem as regras da ERC, acredito que simplesmente terão desistido disso e então colocam DJ sets de 1 hora (de arquivo - uma vez que chegaram a fazer concursos com DJs amadores - ou então aproveitar alguns da Sudoeste que ninguém iria notar) nos 100,1.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #580 em: Janeiro 29, 2026, 11:50:14 am »
Até me dá vontade de rir com esta conversa de desdobramentos "locais".

Não ha emissão local em Paredes, ponto.
O mesmo acontece com as megas, Cidades, M80, Smooth, Amalias, Observadores e afins que se estão a borrifar para os concelhos onde retransmitem desde Lisboa.

O Grande Porto está ocupado no FM com esse atentado à rádio local.
Tanto celeuma por causa de Paredes que em linha reta está a 20 Km de Gaia.

E desde Lisboa, alguem se preocupa ?
Não. :)

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #581 em: Janeiro 29, 2026, 11:57:17 am »

Mas então isto não deixa de ser meio insólito, porque há dias que está claramente sincronizada, Paredes e Gaia, de madrugada - e eu já ouvi ambas pelas 2/3 da manhã - e outros dias não está.

Suponho então que a razão seja mais humana: que isto dependa de haver técnico ou não para juntar de novo as emissões após as 23, e como sei eu que por norma o técnico é mesmo isso - um técnico, talvez dois, não mais - isto significa que 5 dias por semana a emissão estará então desdobrada, e os outros 2, que são a folga dele, não está... ou o exato inverso do que acabei de dizer (5 dias/semana não desdobra, e depois desdobra 2).

Sim, certo, não tem AF - e repara, não é por estar desdobrada localmente ou não, em termos práticos de madrugada é quase "igual ao litro", mas isto tem consequências mesmo sem AF; porque vai que tens gente a sair à noite de Penafiel/Paredes/Amarante e outras terras para o Porto/Matosinhos e depois para voltar o RDS comuta à mesma? Tem uma emissão e de repente salta para outra. Isto não é tema em rádios antigos, mas vários rádios de origem mais recentes fazem isso. O pdnf penso que até tem um.

Eu já saí à noite no Porto à Cordoaria e havia gente a ir e vir de Amarante, por exemplo. E ouvinte da Nova Era...

E o Nova Era DJ que me recorde sempre foi um programa de eletrónica pura e dura com muita música distinta da playlist - noutros tempos talvez o Artur Jorge fosse o responsável pelo alinhamento e por esses desdobramentos, uma vez que regressava às 23h.
Para cumprirem as regras da ERC, acredito que simplesmente terão desistido disso e então colocam DJ sets de 1 hora (de arquivo - uma vez que chegaram a fazer concursos com DJs amadores - ou então aproveitar alguns da Sudoeste que ninguém iria notar) nos 100,1.

Dada a assinatura sonora que eu ouvi em antena ontem em Paredes, bem clássica do que eram DJ sets até praí 2013/2015 (tempos de Avicii, David Guetta no topo e por aí adiante), és bem capaz de ter razão na parte dos DJ sets serem de arquivo.

O Nova Era DJ em Gaia que me lembre (e não quero inventar) creio que só está a ser eletrónica pura e dura em dias em que as pessoas saem à noite. Ou seja, o programa transmite 7 dias por semana, mas dar power a sério em Gaia só mesmo Sexta, penso que Sábado, e talvez Quinta (mas nunca ouvi à Quinta). De resto, é isso.

O mesmo acontece com as megas, Cidades, M80, Smooth, Amalias, Observadores e afins que se estão a borrifar para os concelhos onde retransmitem desde Lisboa.

Olhe que há, olhe que há emissão local...

O seu comentário acrescentou zero à discussão técnica que estamos a ter, obrigado por isso. Sempre útil, Zeca.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #582 em: Janeiro 30, 2026, 09:36:40 am »

Mas então isto não deixa de ser meio insólito, porque há dias que está claramente sincronizada, Paredes e Gaia, de madrugada - e eu já ouvi ambas pelas 2/3 da manhã - e outros dias não está.

Suponho então que a razão seja mais humana: que isto dependa de haver técnico ou não para juntar de novo as emissões após as 23, e como sei eu que por norma o técnico é mesmo isso - um técnico, talvez dois, não mais - isto significa que 5 dias por semana a emissão estará então desdobrada, e os outros 2, que são a folga dele, não está... ou o exato inverso do que acabei de dizer (5 dias/semana não desdobra, e depois desdobra 2).

Sim, certo, não tem AF - e repara, não é por estar desdobrada localmente ou não, em termos práticos de madrugada é quase "igual ao litro", mas isto tem consequências mesmo sem AF; porque vai que tens gente a sair à noite de Penafiel/Paredes/Amarante e outras terras para o Porto/Matosinhos e depois para voltar o RDS comuta à mesma? Tem uma emissão e de repente salta para outra. Isto não é tema em rádios antigos, mas vários rádios de origem mais recentes fazem isso. O pdnf penso que até tem um.

Eu já saí à noite no Porto à Cordoaria e havia gente a ir e vir de Amarante, por exemplo. E ouvinte da Nova Era...

Dada a assinatura sonora que eu ouvi em antena ontem em Paredes, bem clássica do que eram DJ sets até praí 2013/2015 (tempos de Avicii, David Guetta no topo e por aí adiante), és bem capaz de ter razão na parte dos DJ sets serem de arquivo.

O Nova Era DJ em Gaia que me lembre (e não quero inventar) creio que só está a ser eletrónica pura e dura em dias em que as pessoas saem à noite. Ou seja, o programa transmite 7 dias por semana, mas dar power a sério em Gaia só mesmo Sexta, penso que Sábado, e talvez Quinta (mas nunca ouvi à Quinta). De resto, é isso.

Olhe que há, olhe que há emissão local...

O seu comentário acrescentou zero à discussão técnica que estamos a ter, obrigado por isso. Sempre útil, Zeca.

Quer melhor questão técnica que dizerem emissão "local" sem ser local ?
È uma questão de azimute.

pdnf

• Hero Member
« Responder #583 em: Janeiro 30, 2026, 11:00:53 am »
Por acaso, nessa questão do AF, penso que deveria ser obrigatório, quando as emissões estão em cadeia, ter o mesmo ligado, com o mesmo PI
O que o meu rádio faz não é escolher uma ou outra, em função do PS, apesar de igual, tenho as duas entradas. É, isso sim, em função do PI.

Por exemplo, M80 Fafe que tem PS diferente e chegou a não ter 90.0 na tabela de AF, ele comutava na mesma, porque o PI é igual. Em propagação, com a ABC P a chegar aqui, acontecia também o caricato de ele andar aos saltos entre a VOZNEIVA e ABC P, mantendo o PS fixo de uma delas. Não sei se existem equipamentos que vão lá só pelo PS...

Mera curiosidade: a Observador de Viseu, em horas em cadeia, ativa ao AF, ou seja, muda o PI? É um caso similar ao da NOVA ERA, porque tem o mesmo PS o tempo todo.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #584 em: Janeiro 30, 2026, 11:47:52 am »
Por acaso, nessa questão do AF, penso que deveria ser obrigatório, quando as emissões estão em cadeia, ter o mesmo ligado, com o mesmo PI
O que o meu rádio faz não é escolher uma ou outra, em função do PS, apesar de igual, tenho as duas entradas. É, isso sim, em função do PI.

Por exemplo, M80 Fafe que tem PS diferente e chegou a não ter 90.0 na tabela de AF, ele comutava na mesma, porque o PI é igual. Em propagação, com a ABC P a chegar aqui, acontecia também o caricato de ele andar aos saltos entre a VOZNEIVA e ABC P, mantendo o PS fixo de uma delas. Não sei se existem equipamentos que vão lá só pelo PS...

Mera curiosidade: a Observador de Viseu, em horas em cadeia, ativa ao AF, ou seja, muda o PI? É um caso similar ao da NOVA ERA, porque tem o mesmo PS o tempo todo.
Muda o PI, entrano assim na rede da Observador.
« Última modificação: Janeiro 30, 2026, 11:53:22 am por AG »