Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 76697 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #300 em: Setembro 26, 2023, 04:12:47 pm »
Apurado que a avaria na Nova Era 100.1 se deverá alegadamente a um raio ter atingido o emissor.

pdnf

• Hero Member
« Responder #301 em: Setembro 26, 2023, 04:21:46 pm »
Não partilha a torre com a Jonral FM?  ??? ???
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #302 em: Setembro 26, 2023, 04:30:56 pm »
Não partilha a torre com a Jonral FM?  ??? ???

Nunca partilhou, creio eu... a torre sempre foi a antiga da RTV

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #303 em: Setembro 26, 2023, 04:37:51 pm »
Apurado que a avaria na Nova Era 100.1 se deverá alegadamente a um raio ter atingido o emissor.

Faz sentido, houve uma grande trovoada na região há cerca de duas semanas e o emissor é sensível a isso com historial de vários fins de semana em portadora ao mínimo trovão mais forte..
Agora não acho que seja justificação para estar 15 dias totalmente desligado a não ser por dificuldades financeiras.
« Última modificação: Setembro 26, 2023, 04:41:55 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #304 em: Setembro 27, 2023, 01:19:51 am »
Naquela altura (anos 90, morava em Matosinhos) eu era mais Nova Era 101.2

Chegou a emitir em 101.2? Mas isso não apanhava forte e feio com a RR do Sameiro? Autorizaram 0.1 de 1Kw de Gaia contra 10Kw de Braga? Imagino que no final dos anos 80 um emissor do Muro ou da Lousã não chegasse ao Porto, como possivelmente a evolução tecnológica permite hoje, mas ainda assim... Braga ao Porto é muito próximo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #305 em: Setembro 27, 2023, 09:26:34 am »

Chegou a emitir em 101.2? Mas isso não apanhava forte e feio com a RR do Sameiro? Autorizaram 0.1 de 1Kw de Gaia contra 10Kw de Braga? Imagino que no final dos anos 80 um emissor do Muro ou da Lousã não chegasse ao Porto, como possivelmente a evolução tecnológica permite hoje, mas ainda assim... Braga ao Porto é muito próximo.
Claro.

O mapa das frequências locais de 1988 foi muito mal idealizado, houve inúmeras trocas de frequência nos primeiros anos em vigor  (para além dos pedidos ad-hoc para aumento de potência irradiada), posso arranjar o despacho administrativo, se tiverem curiosidade. Tinha entre outras pérolas, a então Rádio Regional de Aveiro em 93,6 MHz - obviamente que levava imensa “porrada” dos 93,7 MHz de Valongo da RR.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Rádio Nova Era
« Responder #306 em: Setembro 27, 2023, 12:05:14 pm »

101,2 é a frequência original.

O Sérgio Manuel, na altura, tinha um ódio de estimação pela RR devido a isso, e dizia-o em antena.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #307 em: Setembro 27, 2023, 03:20:00 pm »
certo, as interferência eram mais do que muitas...

Lmviana

• Full Member
« Responder #308 em: Setembro 27, 2023, 03:30:19 pm »
E agora os 101.1 até estão bem afinados, mas na altura eles entravam bem forte uns pontos a baixo e a cima...

Danl

• Hero Member
« Responder #309 em: Setembro 27, 2023, 11:08:19 pm »
E agora os 101.1 até estão bem afinados, mas na altura eles entravam bem forte uns pontos a baixo e a cima...

Os 101.1 que entravam em mono e o áudio da onda média. Era um despique interessante com a Nova Era.

Lmviana

• Full Member
« Responder #310 em: Setembro 27, 2023, 11:13:30 pm »
Verdade, os 101.1 eram um emissor regional da RR, Voz de Braga, salvo erro. Quando a emissão estava em regional tinham Boa qualidade de som, quando entrava em rede nacional realmente o som era em mono e a qualidade de AM, era estranho... Só deixou de acontecer com a emissão da rádio sim e agora a com a volta a emissão da RR já tem uma qualidade igual a restante rede.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #311 em: Setembro 29, 2023, 01:24:45 pm »
Verdade, os 101.1 eram um emissor regional da RR, Voz de Braga, salvo erro. Quando a emissão estava em regional tinham Boa qualidade de som, quando entrava em rede nacional realmente o som era em mono e a qualidade de AM, era estranho... Só deixou de acontecer com a emissão da rádio sim e agora a com a volta a emissão da RR já tem uma qualidade igual a restante rede.

101,1 sempre foi um emissor a cair aos pedaços em termos de som, mas mesmo assim o sinal era bom e forte o suficiente para incomodar a Nova Era, que só respirou quando mudou para 101,3. O som da RR saía em mono, sem RDS.

No silenciado emissor de Onda Média que servia Braga, na margem norte do Cávado, a casota do emissor tem uma grande yagi apontada a Braga em pol. vertical mas também uma omnidirecional para receção FM. Um podia servir para as horas regionais, a outra antena de backup para a nacional, não sei.

A mudança da torre de emissão da Nova Era do Hotel Holiday Inn na Av. da República para o Monte da Virgem, para a torre que foi também para lá nos tempos da Rádio Capital, também ajudou muito. Penso que isso aconteceu em 2008, lembro-me de estar a viajar para Aveiro e ouvir pela primeira vez a Nova Era na perfeição em toda a A29, quando antes era complicado acontecer.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #312 em: Outubro 09, 2023, 11:09:04 am »
Para comemorar mais um aniversário, hoje a playlist é totalmente em modo Flashback.

Muitos parabéns e como as coisas andam a melhor prenda seria mudar de mãos urgentemente...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #313 em: Outubro 09, 2023, 11:29:01 am »
É da maneira que a vou ouvir o dia todo...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #314 em: Outubro 09, 2023, 12:20:15 pm »
Esta animação podia ser muito menos cringe... também é isto que me afasta da atual RNE.

Ainda por cima a dizer que a música que tinha acabado de passar era "dos anos 80"... a original é, a versão que passou saiu em 1997. Falo da da It's Like That dos Run-D.M.C.. A versão que "bateu" e dava em todo o lado nos anos 90 era remisturada pelo Jason Nevins...