Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 121678 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #285 em: Setembro 25, 2023, 09:42:38 pm »
Parece ser mais definitivo do que pensamos...

A sério que o Montez em vez de vender o alvará vai deixá-lo morrer assim?

Danl

• Hero Member
« Responder #286 em: Setembro 25, 2023, 09:58:48 pm »
Os 100.1 têm uma cobertura portentosa desde os tempos da Terra Verde. Outrora consegui captá-la perfeitamente em Santo António dos Olivais, Coimbra, cidade onde estudei.

Lmviana

• Full Member
« Responder #287 em: Setembro 25, 2023, 10:00:56 pm »
Vão perder os ouvintes do Vale do Sousa... A malta vai adquirir o hábito de ouvir outra rádio...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #288 em: Setembro 25, 2023, 10:04:10 pm »
Vão perder os ouvintes do Vale do Sousa... A malta vai adquirir o hábito de ouvir outra rádio...
Vão passar para a Mega, que tem um emissor razoável em Valongo. Ou até mesmo Cidade em 101,0, que se ouve bem no Vale do Sousa.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Lmviana

• Full Member
« Responder #289 em: Setembro 25, 2023, 10:05:32 pm »
Os 101.0 têm pressão dos 101.1 da RR, mas nesses sítios chegam os 104.4, a mega chega melhor com os 92.9.
« Última modificação: Setembro 25, 2023, 10:12:06 pm por Lmviana »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #290 em: Setembro 25, 2023, 10:09:54 pm »
Vão passar para a Mega, que tem um emissor razoável em Valongo. Ou até mesmo Cidade em 101,0, que se ouve bem no Vale do Sousa.

Acredito mas na Cidade uma vez que a Mega tem uma linguagem demasiado urbana para a região.
Muito bem Montez! Fica lá com a tua maravilhosa Sudoeste, tão útil...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #291 em: Setembro 25, 2023, 10:22:13 pm »

Acredito, mesmo não conhecendo o Vale do Sousa e sabendo que é uma zona algo acidentada, que 104,4 chegue aí. Amares não é assim tão longe.
« Última modificação: Setembro 25, 2023, 10:25:45 pm por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #292 em: Setembro 25, 2023, 10:33:04 pm »
É na minha opinião um pouco menos a Cidade ter emissor para o Vale do Sousa e um pouco mais safar-se à bronca, no Vale do Sousa... os 101.0 de outro Vale, o de Cambra, ouvem-se bem quando se ouvem bem mas quando se ouvem mal é de fugir, muita força da RR em 101.1... e a frequência de Amares vai safando nessas alturas sim mas são 500w apenas, está longe, muito longe, de ser uma alternativa em condições em várias partes do território. É mais de uma alternativa pelos lados de Paços e adiante, e mesmo nestas já sabe Deus, que propriamente para as zonas de Paredes e Penafiel...

Mas sim, a Cidade tem lá sinal. Agora se isso vale para fidelizar auditório que era espetacularmente bem servido com força pelos 100.1 da fronteira de Valongo com Paredes para diante é que eu tenho mesmo muitas dúvidas. Por outro lado a Mega não tem de todo perfil para apanhar os ouvintes do Vale do Sousa apesar de eles bem lá insistirem com os 90.6 a serem escutados por lá... estilo demasiado formal.

Vai ser 101.3 onde der e onde não der olha, nem faço ideia sequer, se calhar RFM ou assim que também chega lá com força. Mais ninguém vai aproveitar dali. Perde o interior do Porto com esta estupidez do Montez...

Acredito mas na Cidade uma vez que a Mega tem uma linguagem demasiado urbana para a região.

Algo deve ir muito errado mesmo naquela casa. Muito, mesmo. Querem mesmo que eu acredite que com *anos* de renovações de emissores e equipamentos em cima não se arranja um único equipamento de substituição nem técnico para fazer o que há a fazer? Anos?!

Não. Aqui há gato... duas semanas é muita fruta.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #293 em: Setembro 25, 2023, 10:59:29 pm »
É na minha opinião um pouco menos a Cidade ter emissor para o Vale do Sousa e um pouco mais safar-se à bronca, no Vale do Sousa... os 101.0 de outro Vale, o de Cambra, ouvem-se bem quando se ouvem bem mas quando se ouvem mal é de fugir, muita força da RR em 101.1... e a frequência de Amares vai safando nessas alturas sim mas são 500w apenas, está longe, muito longe, de ser uma alternativa em condições em várias partes do território. É mais de uma alternativa pelos lados de Paços e adiante, e mesmo nestas já sabe Deus, que propriamente para as zonas de Paredes e Penafiel...

Mas sim, a Cidade tem lá sinal. Agora se isso vale para fidelizar auditório que era espetacularmente bem servido com força pelos 100.1 da fronteira de Valongo com Paredes para diante é que eu tenho mesmo muitas dúvidas. Por outro lado a Mega não tem de todo perfil para apanhar os ouvintes do Vale do Sousa apesar de eles bem lá insistirem com os 90.6 a serem escutados por lá... estilo demasiado formal.

Vai ser 101.3 onde der e onde não der olha, nem faço ideia sequer, se calhar RFM ou assim que também chega lá com força. Mais ninguém vai aproveitar dali. Perde o interior do Porto com esta estupidez do Montez...

Algo deve ir muito errado mesmo naquela casa. Muito, mesmo. Querem mesmo que eu acredite que com *anos* de renovações de emissores e equipamentos em cima não se arranja um único equipamento de substituição nem técnico para fazer o que há a fazer? Anos?!

Não. Aqui há gato... duas semanas é muita fruta.

Imaginemos que existira alguma avaria na antena propriamente dita, a parte técnica poderia sempre pedir à ANACOM para emitir de forma provisória de outra local (nem que fosse do Monte da Virgem por muito estupido que isso possa ser, utilizando um elemento de reserva que por lá deve existir).

Era engraçado alguém da zona conseguir passar por lá para perceber se existe algo a acontecer no centro emissor.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #294 em: Setembro 25, 2023, 11:09:23 pm »
Situação que aliás, ouvinte, creio até já ter acontecido com outras estações.

O problema é que eu *acho* que não há atualmente qualquer elemento de reserva em nenhuma das torres do Montez a Norte... penso que só em Lisboa havia elemento de reserva numa única torre, a dos 90.4. Mas quem possa ir ao terreno era excelente ver-se isso, estado da casa do emissor, etc etc etc...

pdnf

• Hero Member
« Responder #295 em: Setembro 25, 2023, 11:56:01 pm »

Acredito, mesmo não conhecendo o Vale do Sousa e sabendo que é uma zona algo acidentada, que 104,4 chegue aí. Amares não é assim tão longe.

O emissor de Amares, mesmo tendo sofrido também alguma otimização (agora aqui na minha zona consegue dividir com a Popular de Soure que era a única de Coimbra que chegava bem e com a RR de Sta Justa no Porto), mas tem dificuldades até na zona de Guimarães. A Mega anda num ping pong praticamente desde Penafiel até Vila Real entre 92.9 e 90.6. 92.9 são mais fortes, mas os 92.8 da Antena 1 em Bornes estão a uma cota razoável e começam a criar pressão, e tornam a escuta ligeiramente desconfortável. No demais, concordo, a Mega é uma rádio mais para o país das grandes urbes. A Cidade FM precisava de mexer naqueles 101.0 para um sítio que fosse mais limpo, já tenho pensado se os 97.3 não seria uma boa solução. Atenção que 102.8 Viseu também deixam bom sinal numa boa parte da A4 (concessão da Brisa, Ermesinde-Amarante).
Não vou afirmar, mas parece-me que a avaria no emissor deve ser um "ganhar tempo" para lá por outra coisa qualquer, porque o emissor parecia excelente em termos de qualidade, regra geral, quando ouvia, até o escolhia face aos 101.3 do Monte da Virgem, achava o som melhor. Paredes tem uma localização, a meu ver, mais favorável até que Santa Justa, seja para Porto, seja para Gaia, e não vejo notórias diferenças em Gondomar, Matosinhos, Vila do Conde, pelo contrário. A questão deve prender-se, fundamentalmente, com o incumprimento da Lei da Rádio, e irá ser driblada colocando lá um produto. Mas, se fosse eu, teria mantido a Nova Era em 100.1 e passado para 101.3 a Marginal. Os 101.3 são totalmente redundantes a Paredes, o único senão é quando há Dom Fuas em cima no Verão, mas isso, se calhar com uns €€€ tinha solução, porque não me parece que a Dom Fuas não pudesse passar para 100.0, ainda para mais, estando a Antena 3 de saída da Banática.
« Última modificação: Setembro 25, 2023, 11:58:52 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #296 em: Setembro 25, 2023, 11:58:17 pm »
Sim, no vale do Sousa os emissores com melhor qualidade de som são claramente os 100,1, os 105,3 da TSF e os 104,1 da RFM.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #297 em: Setembro 26, 2023, 12:08:21 am »
Sim, no vale do Sousa os emissores com melhor qualidade de som são claramente os 100,1, os 105,3 da TSF e os 104,1 da RFM.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Curioso, o caso da RFM, ouvem-se melhor 104.1 do que os 106.2 e 102.3? Os 102.3 já percebi que vão apanhando com a Galega de Vigo (!) mas 106.2 de Santa Justa/Lamego, já toda a gente percebeu que ter as duas na mesma frequência, simplesmente não funciona. Quanto à Mega, por todas as razões e mais algumas, juro que ainda não percebo porque não passou os 90.6 para o Monte da Virgem. A Sudoeste chega assim tão pior? Iam obrigar a por refletores em que direção? Do Atlântico? Para sul por causa da Comercial da Lousã? Acho que mesmo com Aveiro mal, a coisa se aguentava na comutação, e sempre podiam tentar pedir outra frequência para Aveiro, que aquilo realmente está um bocado enlatado até dentro do próprio município.
A Cidade FM, a sério que ainda ninguém na Bauer percebeu que a 5ª rádio mais ouvida no país, não pode ter um emissor para o Porto que perde sinal no próprio concelho, e que em boa parte do concelho do alvará, é preterida por 101.0? A Cidade FM já devia estar a tocar em 105.8, 94.3 passavam a ser a complementar da M80 e em 107.2...bom, não querendo mexer na Smooth FM, metam-na lá. É que a ideia que tenho é que entre 90.0/103.8/97.4 e até 95.6, a M80 não fica mal servida no Vale do Sousa sem os 105.8.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #298 em: Setembro 26, 2023, 08:50:13 am »
106.2 dão apenas um apoio na zona de Penafiel e até certo ponto no concelho de Paredes, mas são uma frequência com bastante pior som e que tem as suas limitações. Em Paços de Ferreira e em Lousada a frequência preferencial da RFM será sempre em 104.1, com 90.4 a assegurar um secundário relevante em muitos locais, mas quase nunca são melhores que os 104.1.

Atenção que em Paços de Ferreira apenas tenho isso validado entre Freamunde e o centro, pela nacional e via A42; desconheço outras zonas no concelho para já.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #299 em: Setembro 26, 2023, 11:37:30 am »
106.2 dão apenas um apoio na zona de Penafiel e até certo ponto no concelho de Paredes, mas são uma frequência com bastante pior som e que tem as suas limitações. Em Paços de Ferreira e em Lousada a frequência preferencial da RFM será sempre em 104.1, com 90.4 a assegurar um secundário relevante em muitos locais, mas quase nunca são melhores que os 104.1.

Atenção que em Paços de Ferreira apenas tenho isso validado entre Freamunde e o centro, pela nacional e via A42; desconheço outras zonas no concelho para já.

Confirmo.
Acrescento que as freguesias do interior do concelho de Paços de Ferreira que fazem fronteira com Santo Tirso já vão buscar algumas frequências minhotas.