Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 193087 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #960 em: Fevereiro 05, 2025, 01:57:38 pm »
Simpels Nelson, o Estado não quer ir sozinho, através da RTP e a Bauer e a R/Com não querem pagar. É o caso, por isso é que mesmo o piloto está parado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #961 em: Fevereiro 05, 2025, 02:53:59 pm »
Estou a ouvir um pouco a Smooth entre as 10h e as 11h, a playlist parece-me melhor e gostei bastante de uma rubrica musical que o João Vaz apresentou.

Julgo que a maioria das pessoas ainda não se apercebeu do potencial da SMOOTH, que penso que deveria ser considerada para emitir ao nível nacional. Trata-se de uma rádio diferente, que marca de modo muito positivo o panorama radiofónico nacional. Tenho imensa pena de não conseguir escutar em condições em Viseu, que em tempos teve melhor receção na frequência 92,8. Tal como na AM Porto, deve ter potência mais reduzida...
Urge a chegada do DAB+ a todo o território nacional.
Não sei como é que há quem seja contra a chegada da tecnologia, que pode fazer com que muitas rádios que não têm abrangência nenhuma, possam chegar a ter uma abrangência nacional...
No contexto em que temos o espetro de FM a nível nacional, é difícil a Smooth estar em todo o território, mas com o DAB+ já seria uma possibilidade.
Exato, não é necessário desligar o FM, o DAB deve ser emitido nos pontos estratégicos inicialmente para o conhecimento da tecnologia, depois faseadamente vai se desligando o FM e abrangendo a cobertura DAB. É óbvio que as nacionais não querem uma imposição de emitir em DAB, tem que haver iniciativa inicial do estado, mas a longo prazo O DAB vai permitir reduzir em muito os custos de exploração com os emissores por motivos já aqui diversamente apresentados. Digo também que a coisa tem que ser bem feita, tem que haver forte promoção da tecnologia e a qualidade de som tem que efetivamente valer a pena, ou seja que não se faça como no UK onde muitas rádios emitem a 32 kbps AAC ou 64 kbps mono mp2. O standart ideal para garantir qualidade seria um mínimo de 96 kbps AAC+, preferencialmente 128 kbps AAC.
Luís Gonçalves

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #962 em: Fevereiro 05, 2025, 03:40:27 pm »
Estou a ouvir um pouco a Smooth entre as 10h e as 11h, a playlist parece-me melhor e gostei bastante de uma rubrica musical que o João Vaz apresentou.

Julgo que a maioria das pessoas ainda não se apercebeu do potencial da SMOOTH, que penso que deveria ser considerada para emitir ao nível nacional. Trata-se de uma rádio diferente, que marca de modo muito positivo o panorama radiofónico nacional. Tenho imensa pena de não conseguir escutar em condições em Viseu, que em tempos teve melhor receção na frequência 92,8. Tal como na AM Porto, deve ter potência mais reduzida...
Urge a chegada do DAB+ a todo o território nacional.
Não sei como é que há quem seja contra a chegada da tecnologia, que pode fazer com que muitas rádios que não têm abrangência nenhuma, possam chegar a ter uma abrangência nacional...
No contexto em que temos o espetro de FM a nível nacional, é difícil a Smooth estar em todo o território, mas com o DAB+ já seria uma possibilidade.
Exato, não é necessário desligar o FM, o DAB deve ser emitido nos pontos estratégicos inicialmente para o conhecimento da tecnologia, depois faseadamente vai se desligando o FM e abrangendo a cobertura DAB. É óbvio que as nacionais não querem uma imposição de emitir em DAB, tem que haver iniciativa inicial do estado, mas a longo prazo O DAB vai permitir reduzir em muito os custos de exploração com os emissores por motivos já aqui diversamente apresentados. Digo também que a coisa tem que ser bem feita, tem que haver forte promoção da tecnologia e a qualidade de som tem que efetivamente valer a pena, ou seja que não se faça como no UK onde muitas rádios emitem a 32 kbps AAC ou 64 kbps mono mp2. O standart ideal para garantir qualidade seria um mínimo de 96 kbps AAC+, preferencialmente 128 kbps AAC.
Tudo certo, sem tirar nem pôr.

joao_s

• Hero Member
« Responder #963 em: Fevereiro 05, 2025, 07:21:15 pm »

Concordo 100%, Rui Cleto.

Suponha uma “SmoothFM” com maior investimento, mais palavra e mais locutores, dirigida a públicos de todas as idades que não se contentam com banalidades, antes curiosos por descobrir novos sons, outro tipo de artistas, arranjos musicais e interpretações elaborados e sofisticados, ou seja, públicos que dão primazia à qualidade e exigência. Sem dúvida, o melhor produto da Bauer e o melhor produto temático musical do país.

Relativamente à potência dos emissores, também noto redução de potência nos 97.7 SMOOTH, os indicadores de sinal do recetor assim o atestam. É uma pena que a rádio em Portugal esteja “presa por arames” no geral, nem uma rede de DAB+ se consegue implementar neste país,  e neste caso, em particular, que um produto diferenciador e com estas características esteja confinado a uma parcela do território continental e, ainda por cima, com o parco número de emissores a irradiarem abaixo das potências autorizadas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #964 em: Fevereiro 11, 2025, 11:49:29 pm »
Tive de ir ver se estava mesmo sintonizado nos 103.0. Bárbara Tinoco na Smooth?
A rapariga deve ser a artista portuguesa mais completa, pode ser escutada da Regional de Arouca à Smooth.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #965 em: Fevereiro 12, 2025, 02:28:55 am »
Tive de ir ver se estava mesmo sintonizado nos 103.0. Bárbara Tinoco na Smooth?
A rapariga deve ser a artista portuguesa mais completa, pode ser escutada da Regional de Arouca à Smooth.

Bárbara Tinoco numa estação jazz é o fim da picada. A rapariga é pop puro e duro.

Boxx

• Hero Member
« Responder #966 em: Fevereiro 12, 2025, 07:56:14 am »
A Smooth não é uma estação de jazz. É mais de easy listening - basta ver a quantidade de versões que passam, algumas de qualidade um pouco duvidosa.

Espectro Radiofónico

• Newbie
  • *
« Responder #967 em: Fevereiro 12, 2025, 08:55:16 am »
Nada contra a artista em si, mas até a Smooth? Isto vai num belo caminho...
Saudações Radiofónicas,

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #968 em: Fevereiro 12, 2025, 10:04:37 am »
A Smooth não é uma estação de jazz. É mais de easy listening - basta ver a quantidade de versões que passam, algumas de qualidade um pouco duvidosa.
Nem mais.

Danl

• Hero Member
« Responder #969 em: Fevereiro 12, 2025, 10:30:15 am »

Eu também nada tenho, mas torna-se um pouquinho enfadonho ouvi-la em praticamente todo o lado.

Espero que a Smooth FM não comece "a dar tiros nos pés".

Espectro Radiofónico

• Newbie
  • *
« Responder #970 em: Fevereiro 12, 2025, 10:40:31 am »

Eu também nada tenho, mas torna-se um pouquinho enfadonho ouvi-la em praticamente todo o lado.

Espero que a Smooth FM não comece "a dar tiros nos pés".

Precisamente. Era esse o meu ponto.
Saudações Radiofónicas,

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #971 em: Fevereiro 12, 2025, 10:50:11 am »
Mas que tema era esse que a cantora cantou?
Nao conheco exaustivamente a obra da artista, mas ela pode ter um tema que se adapte à estação.
De resto sim, a Smooth  está  longe de ser uma rádio  de jazz puro e duro...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #972 em: Fevereiro 12, 2025, 11:07:25 am »
Nao conheco exaustivamente a obra da artista, mas ela pode ter um tema que se adapte à estação.
O tema que passou é o Goodnight. Enquadra-se naquilo que a Smooth passa.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #973 em: Fevereiro 12, 2025, 11:21:00 am »

Só falta a Carolina Deslandes para o pacote ser completo.
Resta a Antena 2, Antena 3 e a TSF (tenho dúvidas se já roda na Observador) das rádios nacionais que não tocam a Bárbara Tinoco. Curiosamente, são estações que procuro para escutar as minhas doses homeopáticas de música a metro.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

tuscano332

• Hero Member
« Responder #974 em: Fevereiro 12, 2025, 11:21:15 am »
Há um tema da Carolina Deslandes, não é da Barbara Tinoco, que poderia passar na Smooth, que é este e só este, da Barbara não estou a ver nenhum que fique aqui bem, mas posso estar enganado: https://www.youtube.com/watch?v=f-QtXeRbc5U