saudades da RFM de outros tempos. Da grande, enorme RFM.
A actual é completamente amorfa. Ah, mas é lÃder ou quase de audiência... reflexo da pouca exigência dos ouvintes. Satisfeito ficava se a Rádio Sim passasse a ocupar a frequência nacional desta rádio que dispenso completamente. Só a ouço de passagem e mesmo assim encontro sempre a mesma coisa.
Resumindo, dispenso!
Já agora, aquilo ainda é um misto de kizomba com stand up-comedy e pouco mais? Que inveja devem ter algumas boas rádios existentes em Portugal, inveja da rede emissora desta nulidade (ou quase) radiofónica.
Falamos claro da RFM inicial anos 1987 a 2003. Nessa altura era um viciado no "outro canal da RR", ouvia a emissão durante todo o dia. Primeiro foi a "Loja do mestre André", do mestre Marcos, mais tarde essa pedrada no charco que foram os "cem mais" (playlist de 100 temas!) com o Luis Loureiro, Joao Vaz, Miguel Cruz, Pedro Tojal, Joaquim Cannas e muitos outros. No cair da noite chegava a magia do "Serra de Estrelas" com o João Porto. Pouco depois, João Chaves trazia o "Oceano Pacifico" com uma selecção criteriosa, muito diferente da banalidade actual. Entre a 1-3, Amilcal Fidelis trazia magia ao éter com a "Ilha dos Encantos" (todas as minhas referencias musicais, descobria-as lá: cocteau twins, smiths, pixies, stone roses, etc). Depois surgiam as "Noites Brancas da RFM", espaço sem animação, um deleite para os amantes das k7 gravadas da rádio. Ãs 6 da manha surgia " a casa do sol nascente" de João Pedro Costa, lá descobri pérolas musicais como pop dell arte ou mler ife dada. Depois surgia o "toma lá manha" com o Rui Pego, que mais tarde seria substituÃdo pelo "Café da Manhã", muita gente por lá passou (Pedro Mourinho, Pedro Tojal, Julia Pinheiro, etc,). Ao fim de semana tÃnhamos o "American top 40", o "Super Troca" (em directo das Amoreiras!), os "Amigos de Alex", o "Emoções" e o saudoso "Colar de Pérolas" como montra de divulgação do que mais interessante se ia lançando do mercado.
Meus amigos, desta radio apenas resta o nome, tudo o que hoje lá passa é uma autentica desgraça: a musica, os animadores com piadolas de terceiro grau e a tratarem - de forma forçada - os ouvintes por tu, como se fossem autênticos mentecaptos. Não sei como alguém tem pachorra para aturar isto. O grau de exigência do ouvintes atingiu de facto o limiar zero...