Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 439403 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2505 em: Julho 01, 2025, 02:07:59 am »
Concordo, a versão original é bem superior, a versão da mega retira os trompetes...

A versão é mesmo da Mari e dos franceses, têm as duas. A Mega passou a usar o Afro Remix, mas nas votações do top 10 às 10 ainda tem a "original".
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #2506 em: Julho 02, 2025, 01:56:57 am »
A Mega parece estar a tentar lutar pelas audiências, a ver se descola dos 3 porcento.

Houve algumas mudanças desde há umas semanas, estão a tocar menos música nova e os mega ''hits'' estão a durar mais tempo em antena, o que causa uma aproximação ao  modelo da Cidade. Antigamente, os ciclos de cada música eram mais curtos.

Esta mudança pode ser comprovada através dos vários ''intros'' que fazem antes do início duma canção, onde os locutores cantam ''mega, mega'' no tom da música que vai começar, o que é bastante criativo, na minha opinião. As canções que recebem este tratamento ficam bastante tempo em antena, e aparecem com (PI) no título do RT.

Vamos ver se este modelo resulta no próximo Bareme. Não me parece uma má estratégia de todo, desde que as escolhas musicais se diferenciem um pouco da Cidade, apostando talvez mais em Hip Hop ou Eletrónica. Ou talvez a ideia seja mesmo imitar quase completamente a principal concorrente, o que seria negativo para o éter.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2507 em: Julho 02, 2025, 11:49:15 am »
A Mega parece estar a tentar lutar pelas audiências, a ver se descola dos 3 porcento.

Houve algumas mudanças desde há umas semanas, estão a tocar menos música nova e os mega ''hits'' estão a durar mais tempo em antena, o que causa uma aproximação ao  modelo da Cidade. Antigamente, os ciclos de cada música eram mais curtos.

Esta mudança pode ser comprovada através dos vários ''intros'' que fazem antes do início duma canção, onde os locutores cantam ''mega, mega'' no tom da música que vai começar, o que é bastante criativo, na minha opinião. As canções que recebem este tratamento ficam bastante tempo em antena, e aparecem com (PI) no título do RT.

Vamos ver se este modelo resulta no próximo Bareme. Não me parece uma má estratégia de todo, desde que as escolhas musicais se diferenciem um pouco da Cidade, apostando talvez mais em Hip Hop ou Eletrónica. Ou talvez a ideia seja mesmo imitar quase completamente a principal concorrente, o que seria negativo para o éter.

Os locutores cantam? :o

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #2508 em: Julho 06, 2025, 08:53:38 am »

Os locutores cantam? :o

Quero dizer as vozes dos separadores. As vozes que cantam MEGA.....HITS nos separadores, cantam também ao som da música que vai começar.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2509 em: Julho 07, 2025, 07:07:59 pm »
O som dos 97.1 continua a não estar famoso... ouve se com mais volume do canal/lado direito do que o esquerdo e depois a modulação continua baixa, especialmente se comparado às irmãs RR e RFM, e não há um controlo de ganho (AGC) eficiente, ou ou seja demasiada amplitude dinâmica entre os sons mais baixos e mais altos, e há ainda um ruído que parece ser de portadora que se ouve por detrás, pelo menos nota-se isso em Faro e muitas interferências de marroquinas mas isso já é comum nestas alturas
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2510 em: Julho 08, 2025, 12:59:54 am »
O som dos 97.1 continua a não estar famoso... ouve se com mais volume do canal/lado direito do que o esquerdo e depois a modulação continua baixa, especialmente se comparado às irmãs RR e RFM, e não há um controlo de ganho (AGC) eficiente, ou ou seja demasiada amplitude dinâmica entre os sons mais baixos e mais altos, e há ainda um ruído que parece ser de portadora que se ouve por detrás, pelo menos nota-se isso em Faro e muitas interferências de marroquinas mas isso já é comum nestas alturas
Por acaso, pelo menos na zona de Portimão, costuma, a par da RFM e da ANTENA 2, ser das mais imunes...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2511 em: Julho 09, 2025, 06:46:43 pm »
Mada e Petro em Portimão para o AfroNation, com uma novidade fave ao habitual, a miss Coimbrinha na mesa e a miss Palmela a repórter. Desconfio porquê, e eu até defendo a política de rotação, mas gosto mais de Madalena ao comando.

Bom, pelo menos acompanham alguma coisa na área de cobertura da Fóia. Não sei se vão transmitir alguma coisa... Uma curiosidade, os bilhetes do AfroNation são caríssimos, mas tinham um desconto brutal se fossem comprados através do site da Mega.

Entretanto, cobertura no sul de Gaia, sem qualquer propagação, hoje, para lá de péssima. O melhor é mesmo Aveiro, mas muito dificil, mesmo assim. Mte da Virgem, porque esperam? Se querem crescer, têm mesmo de dar esse passo, e não sei mesmo se também não pensar em descer os 92.9 Braga para 92.8, dado que a Lafões está a rebentar no interior do distrito do Porto, onde a Mega usava mais Braga que Santa Justa para chegar. A Smooth no estado em que está, já mal chega a Ovar, não é grande problema.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2512 em: Julho 09, 2025, 06:54:30 pm »
Ja me apercebi disso e desconfio que a Madalena va dar o salto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2513 em: Julho 09, 2025, 06:57:26 pm »
Ja me apercebi disso e desconfio que a Madalena va dar o salto.
Imagino que seja só durante o festival e isso acho que tem mais que ver com o caráter deste Festival.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2514 em: Julho 09, 2025, 07:20:31 pm »
Em estúdio tem sido a Petras a assumir o comando

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2515 em: Julho 09, 2025, 07:36:56 pm »
Mada e Petro em Portimão para o AfroNation, com uma novidade fave ao habitual, a miss Coimbrinha na mesa e a miss Palmela a repórter. Desconfio porquê, e eu até defendo a política de rotação, mas gosto mais de Madalena ao comando.

Bom, pelo menos acompanham alguma coisa na área de cobertura da Fóia. Não sei se vão transmitir alguma coisa... Uma curiosidade, os bilhetes do AfroNation são caríssimos, mas tinham um desconto brutal se fossem comprados através do site da Mega.

Entretanto, cobertura no sul de Gaia, sem qualquer propagação, hoje, para lá de péssima. O melhor é mesmo Aveiro, mas muito dificil, mesmo assim. Mte da Virgem, porque esperam? Se querem crescer, têm mesmo de dar esse passo, e não sei mesmo se também não pensar em descer os 92.9 Braga para 92.8, dado que a Lafões está a rebentar no interior do distrito do Porto, onde a Mega usava mais Braga que Santa Justa para chegar. A Smooth no estado em que está, já mal chega a Ovar, não é grande problema.

Hei-de ouvir a Madalena em antena, a última vez que ouvi andava eu por terras do litoral alentejano... e tenho alguma curiosidade de perceber o que é o AfroNation (que aqui há uns anos teve um viral que era fake news, vamos ver se tentam de novo a sorte este ano).

O emissor de Valongo está mesmo com problemas que me dá a sensação de se terem vindo a agravar nos últimos 3 meses, a captação é inferior face a outros emissores que saem de lá e já sem Festival/CMR em 90.7. No Porto porta-se (pun intended), malha urbana de Gaia ainda também, mas começa a mostrar muitas fragilidades para sul.

A técnica da R/Com tem mesmo que rever este emissor e já começa a ser um bocado urgente - é que até no som se nota a diferença brutal entre Aveiro, Coimbra e Porto, com desvantagem nítida para o Porto.

pdnf, essas trocas... Descer uma décima a Braga interferiria desnecessariamente com a Smooth em 92.8 e seria uma guerra em que nenhuma das duas se ouviria em condições no norte de Aveiro, ias alternar entre ambas com sinal fraco em ambas em Ovar. De bónus ainda causarias problemas na comutação 89.5-92.8, que neste momento só acontece em Ovar sul/Válega e está 100% dependente da propagação de 92.8, e que se não acontece - e há dias em que não acontece, é inconstante neste momento - deixas 7km completos sem sinal da SmoothFM, até ~2000m antes da saída de Estarreja.

É uma zona mais difícil de sinais do que antecipas - todas as locais vão à pedra e têm quebras nesta área (só a AVFM se aguenta), as nacionais salvam-se com a Lousã porque o Monte da Virgem fraqueja neste eixo. Convido-te a testares, descobri essa aqui há umas semanas.
« Última modificação: Julho 09, 2025, 07:39:09 pm por Memorias da Radio »