Autor Tópico: Antena 1  (Lida 668453 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Antena 1
« Responder #6375 em: Novembro 10, 2024, 04:19:04 pm »

Aparentemente mais uma Tarde Desportiva fraquinha.Então não há repórter num dos jogos mais importantes da II Liga- Leixões Vs Marítimo- dois históricos e duas equipas a lutar pelos primeiros lugares. E na Liga 3 há repórter no O.Hospital vs Sporting B mas não há no  encontro entre dois históricos Sp.Covilhã Vs Académica?

Só estão nesse jogo porque supostsmente será o último jogo do João Pereira como treinador do Sporting B
Espertice saloia.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6376 em: Novembro 10, 2024, 04:47:08 pm »
"Portugal vs Israel (Andebol) Vamos estar atentos" diz David Carvalho. Isso significa por outras palavras que não haverá repórter no jogo?(O jogo é cá). O andebol é uma modalidade em crescimento também devido à forma como Sporting e FC Porto têm lutado de igual para igual com grandes equipas europeias onde o andebol é levado a sério.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6377 em: Novembro 10, 2024, 04:49:45 pm »
Caro David Carvalho mais desporto em direto por favor. Quero lá saber da expetativa dos adeptos do United sobre o Ruben Amorim ou da opinião do Afonso Figueiredo sobre isso. Neste momento há o Santa Clara Vs Vitória duas equipas da parte de cima da classificação. Falta de noção.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6378 em: Novembro 10, 2024, 05:07:34 pm »
"Portugal vs Israel (Andebol) Vamos estar atentos" diz David Carvalho. Isso significa por outras palavras que não haverá repórter no jogo?(O jogo é cá). O andebol é uma modalidade em crescimento também devido à forma como Sporting e FC Porto têm lutado de igual para igual com grandes equipas europeias onde o andebol é levado a sério.
Isso provavelmente vão usar as imagens do jogo, que é transmitido pela RTP2 e vão de tempo a tempos dizendo o resultado em antena.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #6379 em: Novembro 10, 2024, 10:18:22 pm »
O estofo ganha-se com o tempo, caro Atento.
Não digo para substituir a Filomena Crespo (quando regressar) nos painéis diários. Mas não nos devemos esquecer que a própria Filomena Crespo pertence a uma geração em que foram para a antena bastante miúdos, acompanhando grandes senhores da rádio.
Por uma questão de dignidade, se a Drª Filomena regressar, e esperemos que sim, deve ter o painel dela à sua espera. É o mínimo que se pode exigir, a qualquer empregador, mais a mais a um público.
Dito isto, evidentemente que sim. Lembrem-se que quando esta geração tinha 20's também eram uns putos irreverentes. Hoje, aos 30's ainda somos vistos como miúdos, e é transversal a toda a economia, e isso é absolutamente crítico. Claro que é importante que Perez, Carina, Andreia, o Rui, e na informação malta mais nova como a Godinho, a Vidal, a Ameixa, o Pereira vão ganhando tempo em antena, e progressivamente, em horários com maior exposição.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #6380 em: Novembro 10, 2024, 11:59:37 pm »
O estofo ganha-se com o tempo, caro Atento.
Não digo para substituir a Filomena Crespo (quando regressar) nos painéis diários. Mas não nos devemos esquecer que a própria Filomena Crespo pertence a uma geração em que foram para a antena bastante miúdos, acompanhando grandes senhores da rádio.
Por uma questão de dignidade, se a Drª Filomena regressar, e esperemos que sim, deve ter o painel dela à sua espera. É o mínimo que se pode exigir, a qualquer empregador, mais a mais a um público.
Dito isto, evidentemente que sim. Lembrem-se que quando esta geração tinha 20's também eram uns putos irreverentes. Hoje, aos 30's ainda somos vistos como miúdos, e é transversal a toda a economia, e isso é absolutamente crítico. Claro que é importante que Perez, Carina, Andreia, o Rui, e na informação malta mais nova como a Godinho, a Vidal, a Ameixa, o Pereira vão ganhando tempo em antena, e progressivamente, em horários com maior exposição.

A idade não pode nem deve ser o factor decisivo para ocupar determinados lugares.

Lá fora as rádios generalistas não colocam nos programas, tendo em conta a idade, mas a competência e experiência e só a nata da nata dos mais jovens consegue ter lugar num horário de algum destaque. Os horários nobre são entregues a gente com experiência e ampla notoriedade junto da sociedade.

pdnf

• Hero Member
« Responder #6381 em: Novembro 11, 2024, 12:34:44 am »
A idade não pode nem deve ser o factor decisivo para ocupar determinados lugares.

Lá fora as rádios generalistas não colocam nos programas, tendo em conta a idade, mas a competência e experiência e só a nata da nata dos mais jovens consegue ter lugar num horário de algum destaque. Os horários nobre são entregues a gente com experiência e ampla notoriedade junto da sociedade.
Ninguém falou em horários nobres. Seria suicidário, não pela qualidade dos jovens em questão, mas pelo tipo de público que, maioritariamente a Antena 1 tem. Mas há outros horários que não pontas da manhã e da tarde.
Partimos do pressuposto que não há jovens com talento. Nada mais errado. Ainda ontem estava a ouvir um noticiário editado pela Cláudia Godinho, além de ter uma voz extremamente radiofónica, daquelas que sabe bem a ouvir namorar com o microfone (conceito sem qualquer conotação sexual ou machista, pois consigo dizer o mesmo de vozes masculinas), boletins extremamente bem editados, com a hierarquização correta, uma dicção sem quaisquer falhas. Vejo, em horários bem mais relevantes, mais seniores a fazerem 10x pior.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #6382 em: Novembro 11, 2024, 01:30:28 pm »
Aparentemente mais uma Tarde Desportiva fraquinha.Então não há repórter num dos jogos mais importantes da II Liga- Leixões Vs Marítimo- dois históricos e duas equipas a lutar pelos primeiros lugares. E na Liga 3 há repórter no O.Hospital vs Sporting B mas não há no  encontro entre dois históricos Sp.Covilhã Vs Académica?

Sobre o tema, e só porque sei que nos lêem por aqui, por favor, deixem os noticiários da Tarde Desportiva, nos intervalos dos jogos mais importantes.
É uma decisão incompreensível, que durante a Tarde Desportiva, se interrompa o relato de um jogo, para transmitir um noticiário à hora certa.
E já agora, aproveitando a boleia, até porque sei que já foi debatido internamente, nas promos dos relatos dos jogos, voltem a colocar o nome da malta que vai relatar, comentar e reportar.
Todos os programas têm o nome de alguém, mas os relatos não têm?
Não faz sentido.
São apenas opiniões, no intuito de querermos ver a Antena 1 a crescer cada vez mais.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #6383 em: Novembro 11, 2024, 01:33:00 pm »
A verdade, é que há poucos recursos humanos, para tanto direto.
Esse é o problema.
Espero que a Antena 1 consiga resolver essa questão, o mais depressa possível

Atento

• Hero Member
« Responder #6384 em: Novembro 11, 2024, 05:53:28 pm »
A verdade, é que há poucos recursos humanos, para tanto direto.
Esse é o problema.
Espero que a Antena 1 consiga resolver essa questão, o mais depressa possível

Se colocarem todos os recursos e um ou outro da tv tudo se resolve...

Quantos titulares andam na Tarde Desportiva?

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #6385 em: Novembro 11, 2024, 07:30:10 pm »

Ninguém falou em horários nobres. Seria suicidário, não pela qualidade dos jovens em questão, mas pelo tipo de público que, maioritariamente a Antena 1 tem. Mas há outros horários que não pontas da manhã e da tarde.
Partimos do pressuposto que não há jovens com talento. Nada mais errado. Ainda ontem estava a ouvir um noticiário editado pela Cláudia Godinho, além de ter uma voz extremamente radiofónica, daquelas que sabe bem a ouvir namorar com o microfone (conceito sem qualquer conotação sexual ou machista, pois consigo dizer o mesmo de vozes masculinas), boletins extremamente bem editados, com a hierarquização correta, uma dicção sem quaisquer falhas. Vejo, em horários bem mais relevantes, mais seniores a fazerem 10x pior.

Não creio que faltei ao respeito ao trabalho e ao currículo da senhora Filomena Crespo.
As minhas palavras foram precisamente o oposto disso.
Se hoje é uma excelente comunicadora, foi porque, por exemplo, um senhor chamado Jaime Fernandes a colocou ao seu lado naquela super equipa da RDP Rádio Comercial, quando lá está, era uma miúda.
A experiência é muito importante. Mas ela só se adquire com oportunidades.

E reitero: os titulares da Antena 1, todos têm mais que 50 anos. Ora a lei natural da vida é que a maioria destes senhores, daqui a uma década estarão à beira da reforma. Há que preparar o terreno para que sejam substituídos por gente capaz e com alguma tarimba.

Pegando no jornalismo, essa tónica também se aplica a uma Cláudia Godinho, a uma Camila Vidal, a uma Inês Ameixa e outros bons valores da rádio pública.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #6386 em: Novembro 11, 2024, 10:31:33 pm »
Não creio que faltei ao respeito ao trabalho e ao currículo da senhora Filomena Crespo.
As minhas palavras foram precisamente o oposto disso.
Se hoje é uma excelente comunicadora, foi porque, por exemplo, um senhor chamado Jaime Fernandes a colocou ao seu lado naquela super equipa da RDP Rádio Comercial, quando lá está, era uma miúda.
A experiência é muito importante. Mas ela só se adquire com oportunidades.

E reitero: os titulares da Antena 1, todos têm mais que 50 anos. Ora a lei natural da vida é que a maioria destes senhores, daqui a uma década estarão à beira da reforma. Há que preparar o terreno para que sejam substituídos por gente capaz e com alguma tarimba.

Pegando no jornalismo, essa tónica também se aplica a uma Cláudia Godinho, a uma Camila Vidal, a uma Inês Ameixa e outros bons valores da rádio pública.

Claro que não faltaste, nem pensei nisso. Aproveitei para marcar o ponto, porque já sei bem do que são feitas as empresas, e o quão rapidamente as pessoas se tornam descartáveis.
E, reforço exatamente o teu ponto: é importante apostar em jovens. Sem qualquer margem para dúvida.
Rádio é:

carinajorge

• Newbie
  • *
« Responder #6387 em: Novembro 12, 2024, 02:03:40 pm »
Olá a todos!

Espero encontrar-vos bem dispostos e com alguma alegria de viver.

Disseram-me que deveria vir espreitar o que de melhor se disse sobre mim, este fim de semana... E eu vim! Deixando claro, desde já, que esta será a minha única intervenção neste espaço.

Primeiro, uma breve nota sobre o elixir da juventude: fico, genuinamente, contente por perceber que os cuidados que tenho tido ao longo de quase 40 anos de vida mostram resultados: pareço mesmo, mesmo mais jovem! Partilho o segredo convosco: recuso-me a ceder ao cinzentismo.

Aproveito para agradecer, de coração, as palavras gentis de alguns membros deste fórum. No fim, é o que fica!

Memórias da Rádio,

fico com pena que o meu trabalho na Fi Fm (há 14 anos, imagine-se!) tenha sido o único a ficar na memória da rádio. Todo o trabalho feito até agora caiu num vácuo. Chato.

E o que é, afinal, fazer uma emissão a sério? Não o fazemos todos? Dizer que não... é só desrespeitoso para com todos os profissionais de rádio.
Podem, claro, gostar mais de uns e gostar menos de outros, em determinados registos ou horários. Isso é óbvio e faz parte!
Certo é que estamos todos abertos a críticas verdadeiramente construtivas, mas sem atestados de incompetência passados de forma gratuita só porque sim: coisa que abunda por aqui.

Atento,

num destes dias, em que calhe que nos encontremos pelos corredores da RTP, não se coíba, por favor, de me dizer como é que uma mulher com quase 40 anos de vida (e 17 de profissão) se torna na nata da nata. Como é que obtém estofo, experiência e competência para passar no funil da Antena 1, rádio onde desempenho várias funções (incompreensivelmente para si) há já 5 anos, a par com emissões diárias na RDP Internacional, rádio de que muito me orgulho. Talvez eu não seja suficientemente bonita para si ou talvez preserve demasiado a minha personalidade pouco tradicional e (menos ainda) conformada. Quanto a isso, nada posso fazer: resta-me o brio. Não sou, nem nunca serei melhor do que os meus pares e, por isso, tive, continuo a ter e terei sempre, todo o gosto em aprender com os mais experientes! E todos nós já percebemos que tem muito para ensinar sobre o serviço público de excelência. Sabe onde fica a sala de trabalho da Antena 1, não sabe? Então, não se deixe limitar a um fórum online: partilhe connosco!  A interação humana é muito mais eficiente: é por isso que a rádio sobrevive a tudo!

Faço votos para que continuem a amar a rádio, mas (atenção) tal como ela e os seus profissionais merecem.

Ah, e lembrem-se: não deixem de tomar o elixir da juventude! 😉

Carina Jorge
« Última modificação: Novembro 12, 2024, 02:05:25 pm por carinajorge »

Atento

• Hero Member
« Responder #6388 em: Novembro 12, 2024, 04:39:15 pm »
Olá a todos!

Espero encontrar-vos bem dispostos e com alguma alegria de viver.

Disseram-me que deveria vir espreitar o que de melhor se disse sobre mim, este fim de semana... E eu vim! Deixando claro, desde já, que esta será a minha única intervenção neste espaço.

Primeiro, uma breve nota sobre o elixir da juventude: fico, genuinamente, contente por perceber que os cuidados que tenho tido ao longo de quase 40 anos de vida mostram resultados: pareço mesmo, mesmo mais jovem! Partilho o segredo convosco: recuso-me a ceder ao cinzentismo.

Aproveito para agradecer, de coração, as palavras gentis de alguns membros deste fórum. No fim, é o que fica!

Memórias da Rádio,

fico com pena que o meu trabalho na Fi Fm (há 14 anos, imagine-se!) tenha sido o único a ficar na memória da rádio. Todo o trabalho feito até agora caiu num vácuo. Chato.

E o que é, afinal, fazer uma emissão a sério? Não o fazemos todos? Dizer que não... é só desrespeitoso para com todos os profissionais de rádio.
Podem, claro, gostar mais de uns e gostar menos de outros, em determinados registos ou horários. Isso é óbvio e faz parte!
Certo é que estamos todos abertos a críticas verdadeiramente construtivas, mas sem atestados de incompetência passados de forma gratuita só porque sim: coisa que abunda por aqui.

Atento,

num destes dias, em que calhe que nos encontremos pelos corredores da RTP, não se coíba, por favor, de me dizer como é que uma mulher com quase 40 anos de vida (e 17 de profissão) se torna na nata da nata. Como é que obtém estofo, experiência e competência para passar no funil da Antena 1, rádio onde desempenho várias funções (incompreensivelmente para si) há já 5 anos, a par com emissões diárias na RDP Internacional, rádio de que muito me orgulho. Talvez eu não seja suficientemente bonita para si ou talvez preserve demasiado a minha personalidade pouco tradicional e (menos ainda) conformada. Quanto a isso, nada posso fazer: resta-me o brio. Não sou, nem nunca serei melhor do que os meus pares e, por isso, tive, continuo a ter e terei sempre, todo o gosto em aprender com os mais experientes! E todos nós já percebemos que tem muito para ensinar sobre o serviço público de excelência. Sabe onde fica a sala de trabalho da Antena 1, não sabe? Então, não se deixe limitar a um fórum online: partilhe connosco!  A interação humana é muito mais eficiente: é por isso que a rádio sobrevive a tudo!

Faço votos para que continuem a amar a rádio, mas (atenção) tal como ela e os seus profissionais merecem.

Ah, e lembrem-se: não deixem de tomar o elixir da juventude! 😉

Carina Jorge

Então é continuar a trabalhar e desenvolver mais conteúdos de palavra. No fundo, é isso que deve ser desenvolvido na Antena1 para estar em linha com as suas congéneres europeias de serviço público.

Fundamental desburocratizar
Inovar
Arriscar
Retirar determinadas amarras que, por vezes, atrofiam a Antena1.

Não raras vezes uma crítica mais acutilante faz mais do que um elogio meloso.

Gostava de a ver com o seu colega, camarada, ou companheiro de lides radiofónicas João Bacalhau num programa descontraído com conteúdos de palavra...

Iam ter sucesso...

A solo, um programa de música ao vivo e em direto. 

Cumprimentos,

Atento
« Última modificação: Novembro 12, 2024, 04:46:27 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6389 em: Novembro 12, 2024, 07:27:06 pm »
Vai dar análise? Vai, sim senhor.

Só essa referência já me diz ao que vem. E já me diz também que desagrada o que se escreve neste tópico, sobre a rádio pública. Mas não deixe de ter presente o seguinte: quem aqui escreve são pessoas. Com opiniões. Como a Carina tem. E no fim do dia todos temos direito à nossa - e eu à minha.

Para quê esta postura, para quê. Fértil em indiretas sem qualquer necessidade.

Memórias da Rádio,

"Todo o trabalho feito até agora caiu num vácuo". Discorra, então: o que mais fez ao longo destes tais 14 anos na rádio portuguesa? Ou em FM, o verdadeiro e único campo que tem importado nestes anos? (Sim, eu também sei fazer indiretas e da mesma escola que a sua, Carina!).

Aliás, desafio os restantes foristas, para não ser só eu: o que é que se lembram da Carina Jorge ter feito em rádio, pré-RDP Internacional? O que é que ficou na vossa memória que tenha sido de relevo?

Adiante.

Explicando, porque claramente não se entendeu e preciso de o fazer, sob pena de se entender como desrespeitoso o que não era: emissão a sério é uma emissão com tudo a mexer, em direto, sem rede, com conteúdo e qualidade e um mínimo de verbos de encher. O chamado rigoroso direto. Gente a entrar e sair, diretos, saídas, gestão de tempo, tudo ali feitinho nos trincos. É o meu entendimento, e a minha opinião frontal e direta - e apenas a minha opinião, mas não deixo de ser direto e frontal - que a Carina não reúne os mínimos necessários para garantir um direto desses. Do que ouvi, até hoje, não reúne, lamento, mas não reúne.

Mas, porém, contudo, posso estar errado. Acontece a qualquer um. Se tiver algum exemplo/gravação de uma emissão dessas que me queira fazer chegar, sou todo ouvidos. Da mesma forma que digo que x pessoa não reúne condições, na minha opinião, tenho zero problema em mudar ou retirar o que disse. Zero.

Preciso é de coisas que me o mostrem. Gosto de boa rádio, não tenho o menor problema em mexer-me quando tenho que me mexer em qualquer opinião, menos ainda de reconhecer que estava errado ou que fui injusto. Tudo o demais são considerações avulsas, de caráter ou outras, que sinceramente dispenso. Espero que tenha a capacidade de escutar na mesma exata medida do que fala, e no demais agradeço a disponibilidade.

Cumprimentos.