Autor Tópico: Rádio Amália  (Lida 40513 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Amália
« Responder #150 em: Outubro 23, 2025, 05:28:21 pm »
Eu recomendo que desliguem de vez.

isto.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #151 em: Outubro 23, 2025, 09:04:16 pm »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #152 em: Novembro 01, 2025, 01:50:31 pm »
Excelente emissão de La Hora del Flamenco, toda preenchida com o genial e mítico Camaron de la Isla.
Fazia já um tempo bem largo que não ouvia esta rádio, farto de noticias na TV,  após a Hora de Flamenco deixei continuar a tocar, entrou durante 30m um curioso programa, que é uma junção de pequenas rubricas da semana sobre Museus, entre cortadas com fados, gostei, deviam existir mais programas ou rubricas com esta temática. A outra meia hora até às 14h, é playlist de fados, com boas escolhas.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #153 em: Novembro 01, 2025, 02:08:02 pm »
O acordeonista Tino Costa, que já foi convidado na Antena 1 no espaço das 20h, está na versão de fim-de-semana do Bancada Central, programa que nunca ouço, mas há sempre uma vez para tudo.

Segundo disseram no programa, o Candido Mota está doente, está em convalescença na Casa do Artista, após ter tido alta do Hospital, melhoras.
« Última modificação: Novembro 01, 2025, 02:09:52 pm por tuscano332 »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #154 em: Janeiro 16, 2026, 01:25:46 am »
Ao cuidado de quem planeia a técnica na Bauer: sentem e aprendam com o Montez. Um simples emissor na Rua da Alegria, uma coisa completamente low cost, dá uma melhor performance que qualquer ideia refundida e elaborada de meter coisas em torres de bombeiros.

A Amália apresenta uma performance francamente superior neste momento à Smooth e melhor que o que acontecia nos tempos da SBSR (infelizmente). Em Gaia, prossegue sem problemas na A1 até à ligação com a A44, apesar de fraquejar em estéreo pouco antes da transição; segue depois pela A44 sem quaisquer falhas a registar; e mesmo na A29 prossegue perfeitamente limpo e em estéreo perfeito até Arcozelo (!).

A partir de Arcozelo começam alguns problemas, mas é ainda perfeitamente escutável até à descida da saída 11 para a 10, onde tem francas interferências mas não perde o sinal e mantém valores razoáveis para a localização. Entre a saída 10 e a saída 9 de Espinho apresenta algumas zonas de sombra por conta dos reflectores começarem a atuar, mas ainda perfeitamente utilizável, pese uma área já a 750m de Espinho em que existem fortes interferências não sei do quê (algo estava a tentar entrar).

Chegando a Espinho, tem pequenos problemas de PLL com as luzes da rotunda mas segue com sinal estável em mono, e depois prossegue em perfeitas condições ao largo da A41 e em estéreo. Mesmo na cidade em si é um sinal globalmente até utilizável, exceto junto à costa e em Anta, em que não se escuta em condições.

Tudo isto é ficção científica para a Smooth e o que deixa de sinal. O emissor da Amália posso considerar que cobre o Grande Porto, não espero que Espinho seja considerado para esse lote dado ser o final da área metropolitana junto à costa e sei disso, mas é uma cobertura francamente decente para um emissor urbano. A Smooth é uma pálida sombra ao pé da Amália, e ambas eram a liga dos últimos no Grande Porto. Agora só a Smooth o é.

Estamos a falar de diferenças em que, nas zonas de falha da Amália, mesmo assim coloca à vontade mais 50% de sinal ou mesmo mais que a Smooth. A distância em linha reta entre ambos os emissores será por volta de uns 9km e a Amália ainda tem reflectores por cima disso, portanto penso que estamos conversados.

Noutras notas, alguém faça o favor ou de ter controlo de ganho em 91.0 ou de controlar o output que sai de Lisboa porque o programa das 22h, "Os Amigos do Fado", veio a metade da modulação da música que lhe antecedia e do próprio separador.
« Última modificação: Janeiro 16, 2026, 01:28:08 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #155 em: Janeiro 16, 2026, 08:31:52 pm »
Ao cuidado de quem planeia a técnica na Bauer: sentem e aprendam com o Montez. Um simples emissor na Rua da Alegria, uma coisa completamente low cost, dá uma melhor performance que qualquer ideia refundida e elaborada de meter coisas em torres de bombeiros.

A Amália apresenta uma performance francamente superior neste momento à Smooth e melhor que o que acontecia nos tempos da SBSR (infelizmente). Em Gaia, prossegue sem problemas na A1 até à ligação com a A44, apesar de fraquejar em estéreo pouco antes da transição; segue depois pela A44 sem quaisquer falhas a registar; e mesmo na A29 prossegue perfeitamente limpo e em estéreo perfeito até Arcozelo (!).

A partir de Arcozelo começam alguns problemas, mas é ainda perfeitamente escutável até à descida da saída 11 para a 10, onde tem francas interferências mas não perde o sinal e mantém valores razoáveis para a localização. Entre a saída 10 e a saída 9 de Espinho apresenta algumas zonas de sombra por conta dos reflectores começarem a atuar, mas ainda perfeitamente utilizável, pese uma área já a 750m de Espinho em que existem fortes interferências não sei do quê (algo estava a tentar entrar).

Chegando a Espinho, tem pequenos problemas de PLL com as luzes da rotunda mas segue com sinal estável em mono, e depois prossegue em perfeitas condições ao largo da A41 e em estéreo. Mesmo na cidade em si é um sinal globalmente até utilizável, exceto junto à costa e em Anta, em que não se escuta em condições.

Tudo isto é ficção científica para a Smooth e o que deixa de sinal. O emissor da Amália posso considerar que cobre o Grande Porto, não espero que Espinho seja considerado para esse lote dado ser o final da área metropolitana junto à costa e sei disso, mas é uma cobertura francamente decente para um emissor urbano. A Smooth é uma pálida sombra ao pé da Amália, e ambas eram a liga dos últimos no Grande Porto. Agora só a Smooth o é.

Estamos a falar de diferenças em que, nas zonas de falha da Amália, mesmo assim coloca à vontade mais 50% de sinal ou mesmo mais que a Smooth. A distância em linha reta entre ambos os emissores será por volta de uns 9km e a Amália ainda tem reflectores por cima disso, portanto penso que estamos conversados.

Noutras notas, alguém faça o favor ou de ter controlo de ganho em 91.0 ou de controlar o output que sai de Lisboa porque o programa das 22h, "Os Amigos do Fado", veio a metade da modulação da música que lhe antecedia e do próprio separador.

Repetiste, pelo que me parece, o teste que eu aqui descrevi em dezembro de 2024, há 13 meses, sem, contudo, ires tão para sul quanto eu. E, pelo que me parece, as coisas não estão melhores. Pelo contrário. Pelo menos, tinham resolvido a espúria em 98.0, sem existir nenhuma outra e, agora, lá temos 97.6.

Eis aqui uma imagem da Rua da Alegria, já na parte mais a sul, junto aos Poveiros:

Aqui, neste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=z_4DJjixV3U) também dá perceber como é o estado, entre Salgueiros e os Combatentes, zona onde não existia nenhum problema com qualquer um dos emissores de Braga. Quando paro no semáforo, ainda vá, em andamento, é para esquecer. Não tenho vídeo, mas, a partir do Lima 5, até ao cruzamento com Fernandes Tomás, a Comercial nem para em 97.7 na busca automática, vai diretamente a Braga, tal a força do sinal de 97.6.

O que sentes a entrar, em 91.0, não me perguntes porquê, aqui há uns tempos confirmei novamente junto à praia em Miramar, com o rádio do carro, e é uma mistura de RR e COMRCIAL. Como disse acima, com um aparelho bom, a coisa passa, num mais fraco, ou numa zona onde o sinal de Monte Tadeu fique a 0, lá se consegue dar conta.

É melhor que a Smooth? Sem dúvida. Cobre o Grande Porto? Não. Fraqueja para sul do paralelo que constitui a A29 de Vilar de Andorinho a Gulpilhares, e para Norte, depois da A4, a coisa já é muito curta. Cobre a cidade alargada do Porto, razoavelmente bem o concelho de Matosinhos, embora desconheça como está ali para o Litoral, zona de Lavra e Angeiras, mas já não cobre quase nada em Vila do Conde e na Maia já fraqueja também. Naquela zona mais interior da AMP, pela A41, aí é para esquecer. Por exemplo, no centro desta, já não surge numa busca automática.

Para mim, o termo de comparação dos emissores de Matosinhos, tem de ser os de Vila do Conde e, aí, tirando no baixa do Porto, onde é preciso o apoio do segundo par a sul, mesmo assim, são amplamente preferíveis. Basta pensar que 98.4 da Observador conseguem ouvir-se até às portagens de Amarante, mesmo que não sejam excelentes, ouvem-se.

O patamar da Smooth é que já é tão baixo, que nós já ""aceitamos"" normalizar tudo, quando há soluções possíveis para ambas as rádios. Hoje até nem me posso queixar, que deve estar a haver propagação favorável e estou com o rádio ligado dentro de casa, em Canelas, e esteve sem perder o RDS nos 89.5 até há pouco e com estéreo, mas isto é 1/100 dias. Há pouco já voltou ao "NO PS" e MONO.

Aqui, em baixo, o post que referi acima:

É importante mexer na questão do emissor de 91.0, que está com um desempenho francamente inferior face há uns meses atrás.

Há qualquer interferência vinda do Monte da Virgem (93.7+97.7 misturadas), cada vez mais me parece certo.

https://voca.ro/1nLNqkSlzGOw

Ontem fui até Ovar, a ver até onde a rádio aguenta.

Aceitável, nó de Maceda, pela A29, daí em diante, vai perdendo o RDS, até ficar totalmente sem sinal junto ao JOM de Ovar. Agora, uma coisa é perder sinal. Outra é teres sinal com RDS e ouvir-se "a estática" de algo a querer entrar na frequência, o que até Espinho é absurdo. Só deixa de sentir essa interferência, em zonas em que o Monte da Virgem fraqueja, como junto ao Intermarché de Arcozelo, ou desde 500m antes do nó de Esmoriz até Maceda, onde o sinal fica totalmente limpo e os do Monte da Virgem começam a perder força, aliás, ponto onde se dá a comutação das Antenas para a Lousã.

Claro que depende de rádio para rádio, se andar com o Fiesta, o sinal é 100%, porque separa muito melhor as emissões, o sinal mais forte anda sempre limpo, quando muda para outro, não há esse problema, só muda a emissão, consegue anular quase totalmente os ruídos de outro a querer entrar. Com o 2008, 5 anos mais antigo, já noto muito essas entradas, o que torna muito mais incomodativa a escuta. Num rádio de bolso, do lado de Gaia é para esquecer, apanha pancada grossa do que sai da RETI. A única coisa que mexeram, e foi nessa altura também se deteriorou o sinal da SBSR, foi nos 98.0 fantasmas da SBSR. Aqui por Canelas era limpo, até com RDS, deixou de o ser.

(No rádio de bolso, como podem ouvir, basta virar a antena para o Monte da Virgem que é esta festa. Isto com o RDS logado AMALIA. Não me parece um problema de falta de sinal, honestamente).
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.