Autor Tópico: Projeto Saudade Cidade  (Lida 3875 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: Projeto Saudade Cidade
« Responder #15 em: Fevereiro 01, 2025, 11:19:19 pm »
A Rádio Cidade tinha para a época uma dinâmica verdadeiramente impressionante!! Não admiraria, pois, que fosse conhecida em quase todo o país dispondo apenas do pouco potente emissor da Amadora. Sei de pessoas que gravavam k7s com emissões e que as enviavam para amigos que moravam onde não era possível escutá-la...

Em 2011 o Luís Montez relançou a Nostalgia, perdendo a batalha das audiências para a M80. Se por hipótese avançasse com este projeto em FM (mantendo a essência da estação), ou muito me engano ou desta vez a M80 teria uma concorrente à altura...

Daquilo que tenho ouvido deixa a rádio da Bauer a milhas de distância no que toca à playlist.

A Rádio Cidade rapidamente saltou para o FM do Porto quando adquiriu a Rádio Satelite em Gaia. Nessa altura lá sabiam as pessoas no Porto ou num outro sitio qualquer da existência da Rádio Cidade na Amadora. Não havia net e retirando da equação os maluquinhos pela rádio que muitos daqui já frequentavam um outro forum rádio da altura, as coisas não se sabiam como hoje se sabe. Outros tempos.

Sabiam, Zeca. A Rádio Cidade teve grande impacto naquela altura. Muitos, eu inclusive, pediam a amigos para que gravassem em cassete áudio as emissões e que nos as enviassem. Não foi por acaso que em Dezembro de 1993 ultrapassaram em share de audiência a destacadíssima RR.

Estávamos em 1990. A única forma de divulgação eram as revistas, TV e rádio. Nem as paragens de autocarro eram suporte de publicidade. Outros tempos. Achar - se que uma rádio local da Amadora tinha divulgação nacional é de loucos. Achar - se que lá por alguém gravar umas cassetes e levar para uns amigos fora de Lisboa e daí saltar para um país profundo, enfim.
Nessa altura a Rádio Nova Era era a rádio mais escutada no Porto nas camadas jovens. Alguém fora do Porto conhecia a Nova Era ? Obvio que não. Só quando a Cidade começou a publicitar a sua emissão na TVI e SIC é que as coisas começaram a mudar, só da para mais quando a Cidade compra a Satélite em Gaia e começa a relatar jogos de futebol. Aí sim, começou a ter uma maior e grande dimensão, limpando a concorrência em Lisboa e retirando a Nova Era do topo.

« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 11:22:06 pm por Zeca 2021 »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #16 em: Fevereiro 01, 2025, 11:24:45 pm »
O surgimento da Cidade no Porto é bem anterior aos fóruns da internet.

Eu acho que nunca cheguei a ouvir a Rádio Satélite (que foi a única de Gaia que, à altura, teve o bom discernimento de colocar a sua torre no Monte da Virgem, de onde hoje sai a M80…)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Óbvio que sim, estávamos em 1993. Fui várias vezes aos edtudios da Rádio Satélite, no 7 andar do prédio junto à cm de Gaia. Eram excelentes estúdios.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #17 em: Fevereiro 01, 2025, 11:27:37 pm »
O surgimento da Cidade no Porto é bem anterior aos fóruns da internet.

Eu acho que nunca cheguei a ouvir a Rádio Satélite (que foi a única de Gaia que, à altura, teve o bom discernimento de colocar a sua torre no Monte da Virgem, de onde hoje sai a M80…)

A promo era qualquer coisa como “cidade via satélite para o Porto”
Disso já me lembro. Achava que era mesmo por satélite e afinal era Rádio Satélite…

Correcto. Chegaram a ter emissão local em Gaia mas que rapidamente desistiram.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #18 em: Fevereiro 13, 2025, 11:11:50 am »
A Rádio Cidade original a verdadeira, chegou, durante pouco tempo, mas chegou, a ser ouvida em Castelo Branco na antiga onda da extinta rádio Juventude 101.8, mas gerou polémica por não ser local, outros tempos, e acabou por desaparecer, tendo voltado a Juventude mais uns tempos, até que despareceu e agora não existe nada em 101.8

ruicleto

• Hero Member
« Responder #19 em: Fevereiro 13, 2025, 11:49:46 am »
A Rádio Cidade original a verdadeira, chegou, durante pouco tempo, mas chegou, a ser ouvida em Castelo Branco na antiga onda da extinta rádio Juventude 101.8, mas gerou polémica por não ser local, outros tempos, e acabou por desaparecer, tendo voltado a Juventude mais uns tempos, até que despareceu e agora não existe nada em 101.8

À semelhança da ex-rádio Mangualde (107,1MHz) que também está extinta! frequências não aproveitadas por qualquer grupo, limitando-se a "destruir" outras rádios - Foia, Emissora das Beiras, etc. ...

Danl

• Hero Member
« Responder #20 em: Fevereiro 13, 2025, 01:20:42 pm »

Certo.
Era Lisboa 107.2, Porto 107.2, Coimbra 98.4, Algarve - curiosamente não referiam Faro - 95.5, Santarém 92.7, Alentejo 101.8 e Castelo Branco 101.8. Eu na Guarda consegui ouvir através do emissor albicastrense. Tinha amigos e familiares meus de Castelo Branco que ficaram muito tristes, desanimados e inclusive revoltados pela Cidade ter deixado de emitir na Beira Baixa. E não foram apena um nem dois, foram vários. Se a memoria não me atraiçoa alugaram o emissor da Juventude durante meio-ano. Foi pena, porque mais valia ter ficado e muito provavelmente os 101.8 ainda teriam sinal hoje em dia.

Em Castelo Branco, noutros tempos, porque agora desconheço, os 107.2 da Amadora também se captavam mormente por altura do Verão. Lembro-me de um conjunto de moradores do prédio de Santiago ter colocado uma antena no topo desse edifício para que os moradores tivessem acesso a essa radio.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2025, 01:22:26 pm por Danl »